“O PAI TA ON”: Brandão usa trilha sonora de apoio a Lula para informar sobre a posição do presidente à pauta do encontro

POLITICA: O governador Carlos Brandão usou a rede social para informar sobre as diretrizes de sua pauta com o presidente Lula durante a reunião realizada nesta sexta-feira (31), em Brasília.

Com o propósito de defender a municipalidade e qualidade de vida à população, Brandão publicou a foto com Lula revelando harmonia e lealdade política, demonstração de alinhamento de propostas e objetivos politicos bem definidos.

“Boa conversa com o presidente Lula. Falamos da causa comum de cuidar das pessoas, cenário politico do Maranhão, do andamento de grandes obras realizadas em parceria com o governo federal como a avenida Metropolitana, Nova Litorânea, investimentos em saneamento básico e de muitas obras pelo PAC.”, publicou o governador.

O resultado da parceria entre o governador Carlos Brandão e o presidente Lula está nas pesquisas de opinião que comprovam a aprovação da população ao modelo de gestão implantado no Maranhão e ao projeto político defendido pelo grupo que comanda o executivo estadual.

Orleans reconhece importância dos agentes de saúde

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou a importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde ao participar da solenidade “Cuidar de Todos: reconhecimento e inovação para os Agentes Comunitários de Saúde”. Na cerimônia realizada no Multicenter Sebrae, nesta quinta-feira (30), o governador Carlos Brandão entregou tablets e novos kits de fardamento à categoria,

“Reconhecemos a importância do trabalho de vocês nos municípios, indo de casa em casa, vendo como está a saúde das pessoas. Essa é essência do nosso governo, pois temos cumprido a missão de ir aos municípios, conversar com os gestores e com a população para entender as suas necessidades e buscar soluções”, declarou Orleans Brandão.

O secretário acrescentou que o governo está ampliando os investimentos na saúde pública e inovando com iniciativas como o programa Cuidar de Todos de apoio à Atenção Primária, e realizando grandes obras, como a construção do maior hospital da Região Tocantina e o segundo maior do estado, que em breve será entregue à população. “Temos o compromisso de melhorar e valorizar cada vez mais o trabalho de vocês e a assistência à população”, enfatizou ele.

No encontro também foi assinada a alteração da Lei nº 12.042/2023, que institui uma premiação para municípios com objetivo de valorizar e reconhecer os profissionais que atendem diretamente na atenção primária, além de ampliar o uso de tecnologia para fortalecer a integração de dados e o planejamento das ações de saúde em todo o estado. O investimento favorece a atuação dos agentes de saúde na saúde preventiva, como a identificação de gestantes que precisam de pré-natal, e de crianças que necessitam de vacinação.

Atualmente, o Maranhão conta com 16.303 agentes comunitários de saúde e 2.200 agentes de combate às endemias, além de 2.675 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e de 1.872 equipes de Saúde Bucal.

Catulé Júnior destaca condução de Brandão na crise da segurança e pede comprometimento da oposiçao

POLITICA: A presença “enérgica” do governador na linha de frente das ações de segurança pública e no combate a facções criminosas foi ressaltada pelo deputado Catulè Júnior (PP) para contrapor falas do grupo dinista de oposição, durante a sessão desta quinta-feira (30).

“Eu vi os colegas aqui mencionando que o governador não foi à linha de frente da discussão. Nós assistimos ao governador por várias vezes se reunir com a cúpula de segurança, com ações enérgicas”, rebateu.

E, ao reforçar que o governador tem cumprido seu papel com investimentos na segurança pública, Catulé disse que a oposição parece desconhecer o papel do chefe do Executivo.

“Eu não sei o que os colegas querem, se é que o governador empunhe uma pistola, vá para o meio da rua dar tiro – que eu acredito que nem habilitação para isso ele tem”, disse.

O parlamentar também pediu mais comprometimento da oposição no debate acerca do setor, deixando críticas sem fundamento de lado.

“Nós precisamos trazer ao debate proposições, pontos de vista que nos ajudem a melhorar a situação da segurança do nosso estado, e nós não podemos ser insensíveis em relação ao esforço, aos investimentos que têm sido feitos pelo governador Carlos Brandão”, afirmou.

Ricardo Arruda cobra responsabilidade da oposição e ressalta ações de impacto do governo contra a criminalidade

POLITICA: O deputado Ricardo Arruda (MDB) cobrou responsabilidade da oposição no debate sobre crise na segurança pública, problema que afeta todos os estados, e destacou ações de impacto do governo do Estado no combate à criminalidade, em fala na sessão desta quinta-feira (30), na Assembleia.

“O crime organizado sofreu um prejuízo financeiro de mais de R$ 200 milhões, por conta de apreensão de drogas, de veículos, objeto de crime. Isso é trabalho efetivo do sistema de segurança, atingindo o crime organizado naquilo que mantém a atividade criminosa, que é o recurso financeiro”, observou.

A gravidade da disseminação de fake news na área de segurança pública, principalmente por motivação política, também foi tratada pelo deputado. A prática, segundo ele, provoca prejuízos incalculáveis para a população.

“No afã de se criar um clima de alarmismo, de terror na cidade, inclusive alguns até com o objetivo político de atingir o governador Carlos Brandão, se causa prejuízo para as pessoas, para a economia, o dia a dia da população”, disse ao falar de episódio recente em São Luís.

Ricardo Arruda relatou que o clima de pânico instalado atingiu sua família, porque a disseminação das falsas informações ocorreu pela internet. “Meu filho, de 11 anos, na sexta-feira estava aterrorizado, sem querer ir para a escola”.

Neto Evangelista condena oposição por espalhar fake news sobre ataque de facções e destaca ações do governo

POLITICA: O deputado estadual Neto Evangelista (União) rebateu a narrativa de dinistas de oposição ao destacar medidas do governador Carlos Brandão na linha de frente do enfrentamento à crise da segurança pública – que atinge todo o país. Na sessão plenária desta quinta-feira (30), o parlamentar também condenou a disseminação de fake news pela internet, o que potencializou a onda de medo em São Luís, na semana passada.

“Eu vi Instagram de homens públicos, vídeos antigos, olha a irresponsabilidade. Vídeos antigos de tiros acontecendo, por exemplo, na avenida Daniel de La Touche. Vou repetir, vídeos antigos, isso beira a irresponsabilidade”, assinalou.

Neto Evangelista destacou que a oposição deturpa a fala das autoridades da área de segurança para tentar confundir a população. “O alerta que eu faço é que o problema de segurança que se vive no Brasil inteiro não se combate com fake news”.

O parlamentar observou que essa onda de informações falsas potencializou o medo e o pânico na população. “A quantidade de fake news criada instalou um terror na cidade. Eram crises pontuais, e eu não estou omitindo isso, que geraram um medo exacerbado na sociedade, a ponto de diretores fecharem escolas”, destacou.

Neto Evangelista enumerou algumas medidas definidas pelo governador para melhorar a área, como o chamamento de todos os concursados da Polícia Militar que estavam sub judice e de mais 34 delegados, além de investimentos nas delegacias de todo o Maranhão.

Atingindo o crime
Em aparte, o deputado Ricardo Arruda falou sobre os prejuízos causados pelas fakes news à população e também ressaltou as ações realizadas pelo governo do Estado.

“A gente sabe que existem problemas, mas existem ações efetivas do sistema de segurança do Estado, atingindo o crime organizado naquilo que mantém a atividade criminosa, que é o recurso financeiro envolvido”, disse.

No mesmo tom o deputado Catulè Júnior (PP) também aparteou e cobrou mais responsabilidade e participação da oposição na construção de solução para o problema do setor no estado, a partir de críticas construtivas. Também rebateu oposicionistas ressaltando a presença “enérgica” do governador na linha de frente das ações na semana que passou.

“Eu não sei o que os colegas querem, se é que o governador empunhe uma pistola, vá para o meio da rua dar tiro – que eu acredito que nem habilitação para isso ele tem”, disse.

DEU NA VEJA: Duas cadeiras vazias e o silêncio do Supremo sobre o Maranhão

POLITICA: Imbróglio judicial tem impedido a nomeação de novos conselheiros para o Tribunal de Contas, responsável por fiscalizar as contas públicas

Da VEJA / Por Matheus Leitão

Há quase dois anos, o Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA) opera incompleto. Duas cadeiras permanecem vazias à espera de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). As Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7603 e 7605 questionam o rito de escolha dos conselheiros maranhenses, mas seguem sem solução desde que o relator, ministro Flávio Dino, concedeu uma liminar suspendendo as nomeações até o julgamento definitivo.

Casos semelhantes envolvendo tribunais de contas de outros estados, como Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, já foram analisados e concluídos pelos ministros Gilmar Mendes, André Mendonça, Dias Toffoli e Nunes Marques. Já no Maranhão, o imbróglio judicial trava a ocupação de uma das vagas desde 2023, obstruindo o funcionamento correto da instância que fiscaliza as contas públicas do estado.

As ações apontam que o rito de escolha adotado pela Assembleia Legislativa do Maranhão para a indicação dos conselheiros diverge do previsto na Constituição Federal. O modelo exige que o candidato à vaga tenha o apoio de um terço dos deputados estaduais e impõe idade máxima de 70 anos regras que vigoraram também em nomeações anteriores, inclusive quando o governador era o próprio Flávio Dino.

Em fevereiro deste ano, já como ministro do STF, Dino concedeu nova liminar suspendendo outra indicação ao TCE-MA. Desta vez, a vaga era de livre escolha do governador. A ADI 7780 foi proposta pelo Solidariedade e já conta com os pareceres da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral da República que reconhecerem que os problemas de rito já foram superados.

No último dia 28, o ministro Dino solicitou informações a magistrados do Maranhão que podem contribuir com os casos. Agora, há expectativa de que as ações finalmente tenham um desfecho.

Solar Coca-Cola inaugura nova linha de PET em São Luís em solenidade com o governador Carlos Brandão

– Com investimento de R$ 150 milhões, a fábrica aumenta em 45% sua capacidade produtiva e a linha consolida o Maranhão como um polo produtivo regional (Foto: Rodrigo Ribeiro)

A Solar Coca-Cola, uma das maiores fabricantes do Sistema Coca-Cola no Brasil, inaugurou nesta quinta-feira (30) sua nova linha de produção de embalagens PET na fábrica de São Luís (MA). O evento celebrou um investimento de mais de R$ 150 milhões, e contou com a presença do governador Carlos Brandão, que foi recebido pelo diretor-presidente da Solar, André Salles.

O novo aporte na unidade de São Luís representa um marco para a operação local. Com a modernização, a fábrica aumentará sua capacidade produtiva em 45% e criará novos postos de trabalho. Estrategicamente, o investimento permitirá que a unidade alcance a autossuficiência na produção de garrafas PET e consolidará São Luís como um polo produtivo regional para a Solar, passando a abastecer também os mercados do Piauí e de Tocantins.

O governador Carlos Brandão participou da inauguração da nova linha de produção de refrigerantes. A iniciativa reafirma a confiança do setor privado no ambiente de negócios do estado e reforça o momento de expansão econômica vivido pelo Estado.

“O Maranhão vive um novo ciclo econômico, e a chegada de investimentos como este é prova concreta desse avanço. O nosso estado cresce acima da média nacional e segue liderando o PIB do Nordeste, com um crescimento estimado de 3,5% neste ano, segundo o Banco do Brasil. Esse é o resultado de um trabalho planejado, que une responsabilidade fiscal, incentivo à produção e valorização do nosso povo. Para que possamos aproveitar ao máximo esse cenário de oportunidades, seguiremos investindo na capacitação da nossa mão de obra, garantindo que o maranhense esteja preparado para ocupar o espaço que merece nesse novo momento de prosperidade e desenvolvimento”, destacou o governador.

Este investimento é a primeira etapa de um plano robusto da Solar Coca-Cola para o Maranhão, que prevê um aporte total de R$ 400 milhões entre 2025 e 2029. “Este é um momento de muito orgulho para a Solar e reflete nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento do Maranhão. Recebemos o governador Carlos Brandão em nossa fábrica para celebrar conosco este passo fundamental para o futuro da nossa indústria no estado”, afirma André Salles, diretor-presidente da Solar Coca-Cola.

Geração de empregos

A Solar Coca-Cola é uma força econômica significativa no Maranhão, gerando 2.400 empregos diretos, atendendo 50 mil pontos de venda e operando 12 centros de distribuição, entre próprios e terceiros.

Além dos investimentos industriais, a empresa mantém um forte vínculo com a comunidade. Em 2025, a Solar foi reconhecida pelo Great Place to Work (GPTW) como a melhor empresa para se trabalhar no Maranhão. A companhia também desenvolve talentos locais por meio de iniciativas como o Coletivo Jovem Coca-Cola, que já formou mais de 10 mil jovens maranhenses, e o programa Portas Abertas, focado na inclusão de mulheres da localidade na equipe.

Sobre a Solar Coca-Cola

A Solar é uma das maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola e conta com 13 fábricas espalhadas pelo Brasil. Com cerca de 120 centros de distribuição, entre próprios e terceirizados, a empresa atua em aproximadamente 70% do território brasileiro, operando nas regiões Norte, Nordeste e em parte do Centro-Oeste.

A Solar tem mais de 19 mil colaboradores e é responsável pela produção e distribuição para cerca de 380 mil pontos de venda no país, impactando positivamente mais de 80 milhões de brasileiros.

Líder do Comando Vermelho é preso pela polícia do Maranhão e São Paulo, anuncia Brandão

A Polícia Civil do Maranhão prendeu um dos líderes da facção PCM, liderança do CV, na manhã desta quinta-feira (30), em São Paulo. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Brandão em seu perfil no Instagram.

“O combate ao tráfico de drogas e às facções é permanente!”, afirmou o governador na postagem.

E Carlos Brandão complementou: “As forças de segurança seguem agindo todos os dias, com firmeza, para desarticular o tráfico, prender suspeitos, proteger comunidades e garantir mais tranquilidade a quem vive no nosso estado”.

Forças de segurança do Maranhão retiram quatro toneladas de drogas de circulação e enfraquecem o narcotráfico com prejuízo de mais de R$ 215 milhões

Restando ainda dois meses para o encerramento do ano, o Maranhão contabiliza resultados expressivos na apreensão de entorpecentes. Entre janeiro e setembro deste ano,  cerca de quatro toneladas de drogas foram apreendidas pelas forças de segurança do estado em diferentes regiões. O volume representa um aumento de cerca de 60% em relação ao mesmo período de 2024. Além disso, o crime organizado teve um prejuízo financeiro superior a R$ 215 milhões, por conta das apreensões e sequestro de bens dos investigados.

Entre os entorpecentes apreendidos estão aproximadamente 2,8 toneladas de maconha e 1,2 tonelada de cocaína, resultado do trabalho permanente de repressão ao tráfico, realizado pelas polícias Militar e Civil e pela Força Estadual, com apoio do serviço de Inteligência. Além das drogas, veículos, bens e contas bancarias de pessoas ligadas à facções criminosas que atuam no estado foram bloqueados e sequestrados.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, o avanço nas apreensões reflete o fortalecimento das estratégias conjuntas e o impacto direto na base financeira do tráfico. “As forças de segurança do Maranhão estão sufocando o narcotráfico. Cada apreensão representa um golpe, que reduz a capacidade desses grupos de financiar crimes, corromper pessoas e expandir territórios. Seguiremos com ações firmes e contínuas para causar mais prejuízos aos criminosos, enfraquecer e desmontar a estrutura financeira do crime organizado, que financia e origina outros crimes”, destacou o secretário.

A apreensão mais recente no estado foi em Grajaú, na região Central, no último domingo (26), quando a Polícia Militar interceptou 42 kg de maconha, além de três veículos e uma espingarda, durante abordagem na BR-226. Quatro suspeitos foram presos em flagrante. A ação integra o conjunto de esforços voltados ao monitoramento de rotas usadas para o transporte de drogas entre os municípios maranhenses.

Em Bacabal, no Médio Mearim, no início do mês, policiais militares apreenderam 85 kg de entorpecentes e R$ 20 mil em espécie durante abordagem a um imóvel usado como ponto de tráfico. Dois suspeitos, apontados como responsáveis pelo comércio de drogas no bairro Cohab II, foram presos em flagrante.

Em Santa Quitéria, no Baixo Parnaíba, a Polícia Militar apreendeu 141 tabletes de maconha prensada, equivalente a 150 kg, que estavam escondidos no compartimento falso de um caminhão. A ação, realizada no dia 23, foi resultado de uma atuação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, em um trecho da MA-034 entre os municípios de Milagres do Maranhão e Santa Quitéria. Dois ocupantes do caminhão, que haviam saído de Marabá (PA) e seguiam para São Bernardo (MA), foram presos e autuados em flagrante pela Polícia Civil por tráfico de drogas.

Já em Paço do Lumiar, há cerca de dois meses, uma ação no bairro Iguaíba resultou na apreensão de 1,5 tonelada de maconha, avaliada em cerca de R$ 10 milhões — uma das maiores apreensões do ano no estado.

Os resultados expressivos de apreensão de entorpecentes se devem à intensificação das ações integradas, que ocorrem por meio de duas grandes operações das forças de segurança do estado: a Operação Impacto, coordenada pela Polícia Militar, que tem entre seus objetivos retirar drogas de circulação e bloquear rotas do tráfico, e a Operação Captura, da Polícia Civil, voltada ao cumprimento de mandados de prisão por crimes graves, entre eles, o tráfico de drogas e a atuação de facções criminosas.

“Essas duas ações têm dado respostas firmes à criminalidade no que diz respeito ao enfrentamento às organizações criminosas, especialmente à ação de repressão ao tráfico de entorpecentes”, finalizou Maurício Martins.

Adelmo comemora aprovação de Brandão: “Governo nada de braçadas concretizando sonhos das pessoas”

POLITICA: O deputado Adelmo Soares (PSB) fez uma fala provocativa direcionada ao grupo dinista de oposição ao comemorar o resultado da pesquisa Quaest, divulgada na terça-feira (28) pela TV Mirante e que mostrou o governo de Carlos Brandão com 71% de aprovação da população.

“Enquanto a oposição insiste muito em bater no governo, o governo nada de braçada nas realizações e concretizando o sonho das pessoas”, afirmou na sessão plenária desta quarta-feira (29), na Assembleia.

Adelmo Soares chegou a dizer que, ao ver os números da pesquisa Quaest, ficou imaginando a reação do presidente nacional do PSB, João Campos, que manobrou para tirar Brandão do partido.

“Fez uma mudança na direção do PSB do Maranhão, pensando que fez alguma vantagem. Mas aí você está tirando um governador que tem 71% de aprovação para colocar um grupo de pessoas que está tentando, de todas as formas, uma reeleição”, declarou.

O deputado Adelmo Soares também destacou o apoio da maioria do Parlamento Estadual ao trabalho que vem sendo realizado por Carlos Brandão, que ficou conhecido como o governador das obras impossíveis. “É um governo do ineditismo, que visita as obras, que recebe os prefeitos, que realiza obras, obras que nunca se imaginou serem feitas, e que estão sendo concluídas pelo governo Carlos Brandão”.

Depois de enumerar ações da gestão estadual, sentenciou: “Por isso que ele agora está com 71% de aprovação”.