Debate entre Tiago e Joel evidenciou superioridade técnica da equipe de Brandão sobre a gestão Braide


Ex-secretários de Saúde, do Estado e do município de São Luis, Tiago Fernandes e Joel Nunes, pré-candidatos a cargos eletivos, debateram modelos de gestão durante podcast. Quem foi melhor, Estado ou Município?

POLITICA: O debate realizado entre os ex-secretários de Saúde Tiago Fernandes, que atuou na gestão estadual, e Joel Nunes, ex-titular da pasta em São Luís, no UQ Podcast, evidenciou diferenças importantes na abordagem dos problemas da saúde pública maranhense. Ao longo da discussão, Tiago apresentou dados, contextualizou pactuações do Sistema Único de Saúde (SUS) e detalhou o funcionamento da rede de atendimento, demonstrando domínio dos temas debatidos.

Um dos principais pontos levantados por Tiago foi a baixa cobertura da atenção primária em São Luís. Segundo ele, a falta de acompanhamento preventivo faz com que milhares de pacientes procurem diretamente as unidades de urgência e emergência, contribuindo para a sobrecarga dos hospitais. O ex-secretário também ressaltou que a capital possui responsabilidades pactuadas no atendimento regionalizado e recebe recursos federais para atender pacientes de diversos municípios do Maranhão, razão pela qual o fluxo de usuários do interior para São Luís é uma consequência natural da organização da rede pública de saúde.

Outro tema abordado foi o impacto de decisões administrativas da gestão municipal sobre a rede estadual. Tiago citou mudanças no atendimento do Hospital da Criança e alterações em parcerias entre Município e Estado, como no caso da Policlínica do Cohatrac. Na avaliação dele, medidas desse tipo acabaram transferindo demandas para estruturas estaduais e aumentaram a pressão sobre serviços já bastante procurados pela população.

Ao final, o debate acabou servindo como uma demonstração da qualificação técnica dos quadros que passaram pela gestão do governador Carlos Brandão. Enquanto Tiago apresentou números, diagnósticos e soluções para os desafios da saúde pública, suas argumentações encontraram pouca contestação ao longo da discussão. Para observadores da cena política, o desempenho reforçou a imagem de um grupo que reúne profissionais com experiência prática e conhecimento aprofundado da realidade da saúde maranhense.

Orleans Brandão reúne prefeitos em São Luís e fortalece articulação política para as próximas etapas da pré-campanha

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

Unidade

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

Governo reforça ações de saúde, infraestrutura e esporte no município de São Bento

População aprovou a revitalização dos espaços públicos como a Areninha Esportiva, o Parque São Lourenço, além das ações da Carreta da Mulher.

Com o trabalho da gestão estadual pautado no municipalismo, a população de São Bento recebeu, nesse domingo (21), um grande pacote de ações direcionado à saúde, infraestrutura e esporte. O Governo do Estado inaugurou a Praça São Lourenço, realizou ações de saúde preventiva com a Carreta da Mulher Maranhense e entregou a reforma da Areninha Esportiva, além de fardamento e tablets para aprimorar o trabalho dos agentes comunitários de saúde.

A requalificação de espaços urbanos como a Praça São Lourenço é uma política pública que promove mais qualidade de vida para a população nos municípios, uma vez que este espaço representa a possibilidade de atividades físicas e de lazer, além de ações de convivência reforçando os laços comunitários. A solenidade de entrega do espaço para a população foi conduzida pelo governador Carlos Brandão.

“Estamos realizando diversas entregas e já estivemos aqui em outras oportunidades. Hoje entregamos uma Praça da Família, um espaço destinado à prática de atividades físicas, caminhadas e ao lazer, valorizando, acima de tudo, os moradores do bairro. Também inauguramos uma Areninha Esportiva para incentivar a prática esportiva e entregamos tablets aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, garantindo mais agilidade e eficiência no trabalho realizado por esses profissionais. Além disso, estamos com a Carreta da Mulher oferecendo exames e consultas para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde”, destacou o governador durante a agenda no município.

Para o prefeito de São Bento, Dino Penha, as obras da gestão municipal são motivo de comemoração, uma vez que contribuem para melhorar cada vez mais a vida da população. “Todas essas entregas são muito importantes. É só festa na nossa cidade porque essa é uma grande parceria com o Governo do Estado. São coisas boas que estamos trazendo para São Bento e todas as vezes que os representantes do governo veem ao município trazem notícias boas”, comentou.

A população aprovou a revitalização dos espaços públicos. Segundo a recepcionista Audinéia Barros, a Praça São Lourenço é importante para a população em geral, especialmente como opção de lazer para as crianças.

“Nós estamos muito felizes com a entrega dessas obras. Essa parceria da Prefeitura com o Governo do Estado é muito boa. Pela primeira vez alguém olhou para o nosso bairro aqui em São Bento, que era esquecido e trouxe lazer para as crianças, para nós que trabalhamos o dia todo e que temos que tirar uma horinha para dar uma caminhada, passear. Só temos a agradecer”, frisou.

O Governo do Estado também fortaleceu as ações de saúde com o Programa Cuidar de Todos por meio do eixo Atenção Primária que possibilitou a entrega de kits de trabalho contendo fardamento e tablets para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE).

Foram beneficiados mais de 120 servidores municipais, que agora poderão registrar visitas domiciliares em tempo real, atualizar os cadastros das famílias acompanhadas e monitorar as condições de saúde da população atendida. A medida contribui para a integração das informações, amplia a eficiência dos serviços e garante mais agilidade na tomada de decisões pelas equipes da rede pública de saúde.

“Eu quero agradecer ao Governo do Estado e à Prefeitura Municipal de São Bento pela iniciativa de trazer esses tablets que serão de grande importância para nós e para a população. Porque assim o agente comunitário de saúde terá mais agilidade e eficiência no seu trabalho para com a comunidade”, relatou Euzilene Costa, que é agente comunitária de saúde e faz parte do sindicato da categoria.

Outra ação de grande importância para a saúde da população foi a atuação da Carreta da Mulher Maranhense. A iniciativa consiste em uma unidade móvel do Governo do Estado que percorre os municípios maranhenses oferecendo serviços gratuitos de saúde, prevenção e cidadania, com foco no atendimento às mulheres.

Durante a ação em São Bento, foram realizados exames de ultrassonografia, mamografia, preventivo (PCCU), testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia. A população também teve acesso a consultas em especialidades médicas como ginecologista, dermatologista e clínico geral.

A lavradora Basília Maria aproveitou para colocar os exames e consultas em dia. “Eu já fiz hoje a mamografia, o preventivo e vou fazer a transvaginal mais logo. Agradeço muito por essa oportunidade dessa carreta ter vindo e os médicos nos atenderem, estávamos precisando muito. Com a vinda dessa carreta, podemos fazer de graça todos os exames que precisamos, isso já é bom demais”, contou.

A agenda institucional no município contou ainda com a reinauguração da Areninha Esportiva, espaço público de lazer e esporte que foi transformado em um minicomplexo com infraestrutura moderna para a prática de atividades físicas, inclusão social e convivência comunitária. O objetivo é tirar os jovens da ociosidade, promover a saúde e garantir direitos sociais aos moradores do município.

“Orleans é o mais preparado para governar o Maranhão porque fez muito e conhece as necessidades de cada região”, afirma Brandão

POLITICA: Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas. E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador, acrescentando: “Orleans é o mais preparado para governar o Maranhão porque fez muito como secretário de Estado e conhece as necessidades de cada região”.

Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.

O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.

Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema.

“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.

Governo participa de celebração do Dia do Capelão no Maranhão em solenidade festiva no Turu

Solenidade reuniu centenas de capelães, com representações de mais de 50 municípios maranhenses.

Fonte: Secom
Texto: Agenor Barbosa
Fotos: Dennis

O Governo do Maranhão realizou uma ampla programação civil e religiosa na noite de sábado (20) em homenagem ao Dia do Capelão no Maranhão, que é celebrado em 21 de junho. A solenidade ocorreu no Rei de França Buffet, no Turu, e reuniu centenas de capelães, além de diversas autoridades, incluindo o governador Carlos Brandão, que durante a cerimônia agradeceu pela contribuição desses homens e mulheres na assistência espiritual e apoio emocional em determinados espaços institucionais.

“O governo está demonstrando claramente que entende a importância da capelania no nosso estado. Os capelães levam a paz espiritual para as pessoas que estão no momento mais difícil da sua vida, precisando de consolo, e isso não tem preço. Muitas vezes fazemos uma obra muito importante para a coletividade, grande, mas ela não traz esse conforto, essa paz espiritual para uma pessoa que está no leito, uma pessoa que está presa, uma pessoa que está em recuperação. Então esse é um papel muito importante”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Durante a cerimônia, o governador recebeu o Troféu Amigo da Igreja e Capelania. A entrega foi um reconhecimento ao acolhimento da função pela gestão estadual, que ao longo dos últimos anos tem destacado a importância das ações de capelania, especialmente para os profissionais da segurança pública. Na ocasião, também foram entregues certificados para os capelães presentes pelas ações desenvolvidas. O evento reuniu representantes de mais de 50 municípios do Maranhão.

A criação do Dia do Capelão Evangélico Civil e Militar é resultado da Lei Estadual 11.103, de autoria da deputada estadual Mical Damasceno. A medida foi sancionada pelo governador Carlos Brandão no dia 18 de setembro de 2019 e estabelece o dia 21 de junho como data de reconhecimento ao trabalho dos capelães no estado do Maranhão.

O capelão é uma pessoa autorizada a prestar assistência religiosa e, também, realizar cultos em colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e outras organizações ou corporações. Sua atuação é destacada tanto em tempos de paz quanto em missões externas ou conflitos, possibilitando suporte especialmente para os profissionais da segurança pública.

Para o presidente do Instituto União de Capelães e Juízes de Paz Eclesiásticos Internacional (Unicaje), pastor Alex Martins, o momento de celebração representa o reconhecimento público da função de capelão e fortalece as ações desenvolvidas. Ele citou como de fundamental importância o apoio do Executivo e Legislativo Estadual.

“Nunca tivemos no Maranhão um governo que se preocupasse tanto com a capelania, com as igrejas e com as instituições. É algo inédito. Foi criada a Secretaria de Estado de Representação Social que está muito bem direcionada. Também temos que lembrar da deputada Mical Damasceno que é a autora da Lei 11.103 que estabelece o Dia do Capelão no Maranhão”, frisou.

Em Imperatriz, Marcus Brandão destaca crescimento de Orleans e diz que vice será anunciado em 10 dias

“Temos o maior grupo e o melhor candidato, o mais preparado, que conhece os municípios”

POLITICA: Durante passagem por Imperatriz, o ex-presidente do MDB, Marcus Brandão, voltou a reafirmar a força e a união do grupo brandonista. Em entrevista à jornalista Angra Nascimento e com base na evolução registrada nas pesquisas, ele disse acreditar na vitória do pré-candidato Orleans Brandão (MDB) no primeiro turno das eleições para governador.

Marcus Brandão destacou que Orleans tem crescido muito e, no período de um ano, saiu de 9% para 46% nas intenções de voto. “Está muito perto de chegar aos 51%. Para você ter uma ideia, nesse período, Carlos Brandão tinha 22%, ressaltou, fazendo comparativo com a eleição de 2022.

Também garantiu que o pré-candidato ao Senado, André Fufuca, saiu do grupo, mas que 95% dos prefeitos que estavam com o ex-ministro reafirmaram apoio ao governo e a Orleans Brandão. “A candidatura de Fufuca vai entrar sub judice porque existem dois candidatos dentro de uma Federação”, declarou.

Marcus Brandão afirmou que o nome do vice na chapa de Orleans deverá ser anunciado em, no máximo, 10 dias. E também estão analisando o melhor nome para o Senado, que comporá com o senador e pré-candidato à reeleição, Weverton Rocha.

Orleans reforça parceria com segmento evangélico em Paço do Lumiar e São Luís

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu sábado (20)uma agenda voltada ao segmento evangélico, participando da 4ª Conferência da União de Mulheres da Assembleia de Deus do Ciclo de Oração de Paço do Lumiar (UMCOADEPLU) e do Encontro do Dia do Capelão, realizado em São Luís.

Ao longo do dia, ele esteve acompanhado do governador Carlos Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, da deputada estadual Mical Damasceno, do secretário de Representação Social, Wellington Amorim, do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, além de lideranças religiosas e políticas.

Durante a 4ª Conferência da UMCOADEPLU em Paço do Lumiar, que reuniu mulheres de diversas congregações da Assembleia de Deus, Orleans destacou ações desenvolvidas no município quando ocupava o cargo de secretário de Assuntos Municipalistas, citando obras e programas executados na região. Na ocasião, Orleans lembrou da importância de uma das intervenções realizadas no município, ao mencionar o impacto do centro de hemodiálise.

“O centro de hemodiálise considero uma das obras mais importantes que já entregamos aqui em Paço do Lumiar. A cura só vem com o transplante, mas o conforto de ter uma máquina próxima da sua casa possibilitando esse tratamento é muito importante”, lembrou.

Ainda durante a conferência, Orleans destacou a parceria construída com o segmento evangélico durante sua atuação como secretário, que resultou em ações como a regularização de mais de mil igrejas no último ano, além da distribuição de kits musicais e programas de apoio às entidades religiosas.

A deputada estadual Mical Damasceno também manifestou apoio ao pré-candidato e ressaltou a relação com o segmento evangélico.
“Como secretário Orleans sempre esteve à disposição das nossas demandas. Ele é o nosso pré-candidato ao Governo do Estado porque tem um olhar atencioso e valoriza os evangélicos”, afirmou.

Governo do Maranhão reinaugura escola na Cidade Operária e inicia a revitalização de espaços públicos na região do Coroadinho

Agenda teve início pelo bairro do Coroadinho onde uma comitiva da gestão estadual e membros do legislativo municipal visitaram os espaços públicos que estão sendo reformados

Fonte: Secom
Fotos: Fernando dos Anjos e Gilson Teixeira
Texto: Agenor Barbosa

O Governo do Maranhão segue desenvolvendo uma gestão municipalista com ações em todas as regiões do estado. Na manhã do último sábado (20), foram realizadas ações que impactam no bem-estar e qualidade de vida da população da capital maranhense. A gestão estadual entregou a reforma completa do Centro de Ensino Santa Tereza, na Cidade Operária, e assinou as ordens de serviço para a reforma das Praças Mestre Felipe e Burro Brabo, no bairro Coroadinho.

A agenda teve início pelo bairro do Coroadinho onde o governador Carlos Brandão e uma comitiva da gestão estadual e membros do legislativo municipal visitaram os espaços públicos que estão sendo reformados. Ainda no Coroadinho, a comitiva também fez uma vistoria às obras da Praça da Alegria, realizadas pela gestão estadual.

“É preciso entender que as pessoas moram nos bairros e temos que cuidar da população. O nosso governo dialoga, conversa com as pessoas e escuta as representações políticas para ouvir as necessidades. Antes de começarmos uma reforma, sempre mandamos nossa equipe para conversar com as pessoas do bairro porque dentro do gabinete não é possível termos noção de como as pessoas querem aquele espaço. Então, nesses quatro anos temos andado pelos bairros e cada bairro tem a sua demanda”, destacou o governador Carlos Brandão.

O momento foi celebrado pela população, que há muitos anos aguardava a reforma dos espaços públicos. Para o assistente administrativo Alisson Nascimento, que mora próximo da Praça do Burro Brabo, a requalificação do espaço público representa mais integração para a comunidade e opção de lazer com segurança, especialmente para as crianças. Depois de reformada, a praça contará com um campo de futebol com grama sintética, facilitando a manutenção do espaço para práticas de atividades esportivas.

“Antes, a situação da praça estava bem precária, pois com o passar do tempo as coisas vão se deteriorando, então, é bom ver essas melhorias. É um espaço onde poderemos colocar as nossas crianças para brincar, um espaço tranquilo e adequado para praticarem um esporte, além de poder receber várias ações da comunidade. A reforma dessas praças também é uma boa oportunidade para melhorar a convivência de todos os moradores do bairro, isso proporciona harmonia, bem-estar”, comentou.

Situação semelhante foi relatada pelos moradores que utilizam a Praça Mestre Felipe, na região da Vila Conceição. William Gomes, que mora no bairro do Coroadinho, afirma que não lembra a última vez que o espaço passou por uma ampla reforma, mas que os brinquedos já estavam quebrados e o local necessitava de uma limpeza mais efetiva.

“A Praça Mestre Felipe estava precisando dessa reforma, pois os brinquedos estavam quebrados, o local estava sujo, então precisava dessa manutenção para as crianças poderem voltar a brincar e se divertirem. Então é muito bom que seja feita essa reforma, teremos uma praça limpa e bonita para a população usufruir desse local”, contou.

O vereador Nato Júnior, que acompanhou a visita aos locais das obras, afirmou que o ato representa mais qualidade de vida para a população do Coroadinho e das regiões vizinhas.

“Hoje é um dia de festa porque a nossa comunidade esperou por muito tempo que um representante enxergasse essa necessidade que temos na Vila Conceição que é a Praça Mestre Felipe e no Residencial Tadeu Palácio que é a Praça do Burro Brabo. O governo está enxergando esses espaços comunitários dentro da nossa cidade com um olhar sensível e humilde. Essas duas obras são importantes e darão dignidade a todos que praticam suas atividades físicas aqui. Eu tenho certeza que depois que essas obras forem entregues a qualidade de vida dessas pessoas vai melhorar ainda mais”, frisou.

Após a agenda no Coroadinho, a comitiva da gestão estadual seguiu para a Cidade Operária onde foi entregue o Centro de Ensino Santa Tereza. O espaço foi completamente requalificado e agora apresenta melhores condições de ensino para os estudantes e de trabalho para os professores e demais servidores que trabalham na escola.

“Nosso auditório está todo reformado, as quadras, tivemos a construção de uma arena de vôlei de praia, além da reforma das salas de aula. A escola foi toda revitalizada e agora toda a comunidade do Santa Tereza tem a escola que merece. Agradecemos ao Governo do Estado por essa sensibilidade com a educação”, relatou a gestora-geral do Centro de Ensino Santa Tereza, Ana Regina Lima.

Para os estudantes, o momento é de celebração. A estudante Sofia Fernandes, que cursa o 3º ano do Ensino Médio e é presidente do Grêmio Estudantil, afirmou que é uma alegria receber a escola completamente nova. “Essa obra vai trazer muitos benefícios para os estudantes do Santa Tereza. Será um espaço muito melhor tanto para estudarmos quanto para a nossa convivência com os nossos momentos sociais”, disse.

Também estudante do 3º ano, Nicola Moraes lembrou que o cuidado com estrutura física do prédio garante segurança e motiva os estudantes. “Essa reforma foi muito importante para os estudantes em geral e vai melhorar a nossa aprendizagem porque é um incentivo para estudar mais. Com a nossa escola bem estruturada, melhora muito a nossa relação para vir e estudar, então só temos a agradecer”, comentou.

Já Hagata Sophie afirmou que a reforma foi necessária e que agora os estudantes poderão aproveitar ainda mais todos os ambientes. “Os alunos do Santa Tereza sempre foram muito participativos e criativos. Então, sempre gostamos desse ambiente escolar e com a reforma só potencializou, principalmente para os alunos que entraram neste ano. A reforma da biblioteca ficou muito boa, é um espaço que usamos muito e todos os alunos gostam porque temos uma grande quantidade de leitores na escola. Só temos a agradecer”, pontuou.

Orleans Brandão prestigia Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus em Barreirinhas e reforça diálogo com comunidades cristãs

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou a Reunião Geral de Obreiros do Campo da Assembleia de Deus de Barreirinhas, no último sábado (20), atendendo ao convite da congregação. O encontro representou mais um importante momento de diálogo entre Orleans e diferentes segmentos da sociedade, fortalecendo a aproximação com as comunidades cristãs e lideranças religiosas de diversas regiões do estado.

Também participaram da programação o prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; a deputada estadual Mical Damasceno; o ex-deputado federal Costa Ferreira; além de pastores, missionários e outras referências do segmento evangélico maranhense.

Na ocasião, Orleans Brandão agradeceu o acolhimento e as parcerias construídas ao longo dos últimos anos com diversas comunidades evangélicas do Maranhão. Ele destacou a importância do apoio espiritual que tem recebido durante sua caminhada.

“Meu coração é só gratidão por ter oportunidades como esta de conversar com as pessoas, ouvir suas experiências, receber suas orações e reafirmar os compromissos que temos com a população maranhense. A cada encontro como esse me sinto ainda mais firme no propósito de continuar trabalhando por um Maranhão cada vez melhor.
São momentos que renovam nossa fé, nossa esperança e nossa disposição para servir a população”, afirmou.

Orleans também ressaltou a importância da Secretaria de Representação Social, criada pelo governador Carlos Brandão. Ele considera a iniciativa fundamental para ampliar o diálogo permanente com as comunidades cristãs e demais segmentos organizados da sociedade.

Segundo ele, a estrutura permite que as demandas dessas comunidades sejam ouvidas de forma mais próxima e efetiva, contribuindo para a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades da população e fortalecendo a participação social nas decisões governamentais.

No encontro, Orleans Brandão destacou ainda os avanços alcançados pelo Maranhão nos últimos anos, ressaltando a melhoria dos indicadores sociais e econômicos em diversas áreas. Entre os resultados mencionados, destacou a saída de mais de um milhão de maranhenses da condição de extrema pobreza, conforme dados do IBGE, além dos investimentos em infraestrutura, educação, saúde e programas sociais.

Compromisso

Sob a coordenação do pastor presidente da área de Barreirinhas, Eliazar Canavieira, a Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus tem como objetivo promover o alinhamento espiritual, o aperfeiçoamento ministerial e a organização administrativa da igreja. O encontro reúne pastores, evangelistas e auxiliares com o propósito de capacitar os obreiros para servir cada vez melhor às comunidades onde atuam.

O pastor Eliazar Canavieira agradeceu a presença de Orleans Brandão e ressaltou a importância do diálogo entre as lideranças públicas e a comunidade cristã.

“Vamos orar pedindo a Deus que fortaleça sua caminhada e lhe conceda sabedoria para continuar servindo ao povo maranhense. Também é importante que as pessoas reconheçam e apoiem aqueles que têm demonstrado trabalho, compromisso e dedicação com o desenvolvimento de nossa cidade e de nosso estado”, declarou o pastor.

A missionária Diolinda Mendes também ressaltou a relevância da aproximação entre representantes da sociedade e as comunidades religiosas. “Considero muito importante essa proximidade porque nos permite conhecer melhor seus objetivos para a sociedade, compreender seus propósitos e avaliar se eles caminham em sintonia com os valores da nossa igreja e com os interesses da população”, afirmou.

Maranhão tem segunda maior queda do Brasil em analfabetismo entre quem tem mais de 15 anos

Em 10 anos houve um recuo de 4,8 pontos percentuais na taxa de analfabetismo da população residente no Maranhão nessa faixa etária.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na sexta-feira (20), os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua sobre a Educação (PNAD Contínua Educação). Em relação ao Maranhão, um dos dados de destaque é a redução do analfabetismo entre as pessoas de 15 anos ou mais de idade. Embora a taxa de analfabetismo ainda seja grande nessa faixa etária comparativamente com outros estados, o Maranhão teve a segunda maior queda nesse aspecto, o que demonstra um avanço na eficiência das políticas públicas direcionadas a essa área.

Em 10 anos houve um recuo de 4,8 pontos percentuais na taxa de analfabetismo da população residente no Maranhão de 15 anos ou mais de idade. Em 2016, esse indicador era de 15,7%, enquanto em 2025 recuou para 10,9%. É a segunda maior queda em pontos percentuais dentre os outros estados. O Maranhão possuía o terceiro maior índice de analfabetismo nessa faixa etária em 2016 considerando os demais estados. A partir de 2022 melhorou duas posições nesse ranking, o que aponta para uma melhora.

Essa indicação de mudança no cenário da educação maranhense é reforçada pelos dados mais recentes trazidos pela pesquisa como o comparativo dos últimos anos. Em 2024, a população analfabeta com 15 anos ou mais de idade correspondia a 595 mil pessoas, o que representou um recuo de 15 mil pessoas em relação a 2025. Com isso, o Maranhão apresentou melhor índice quando comparado ao Ceará, Paraíba, Piauí e Alagoas.

A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, ressaltou que várias são desenvolvidas pela gestão estadual para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem em todo o estado. Desde a reforma das escolas com aparelhamento como laboratórios, bibliotecas e outros espaços até investimentos para a garantia da permanência dos estudantes em sala de aula, como o apoio ao transporte escolar com um dos eixos do Macroprograma Educação de Verdade, além de várias outras ações.

Na parte da alfabetização, a gestora destacou a importância do Programa Maranhão Alfabetizado, iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal e que foca na redução do analfabetismo. O projeto é direcionado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade escolar adequada.

“Os dados mostram que o Maranhão está avançando na redução do analfabetismo, resultado de um trabalho contínuo de ampliação do acesso à educação. Esse levantamento é fundamental para orientar nossas ações e fortalecer políticas como o Maranhão Alfabetizado, que leva oportunidades de alfabetização a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à escolarização na idade adequada, além das estratégias de busca ativa e do fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos. Ainda temos desafios, mas seguimos trabalhando e investindo fortemente para garantir mais oportunidades educacionais à população maranhense”, enfatizou a secretária Jandira Dias.

Entre os outros dados de destaque trazidos pela PNAD Contínua Educação sobre o Maranhão está a proporção de pessoas com 25 anos ou mais de idade que concluíram a educação básica obrigatória, ou seja, que completaram, no mínimo, o Ensino Médio. Assim como em anos anteriores, o estado teve uma trajetória de crescimento e alcançou, em 2025, o índice de 47,4%. A pesquisa revelou que entre as mulheres, esse percentual era mais elevado, 51,6%, do que entre os homens, 42,6%.

A pesquisa também mostrou crescimento do percentual de pessoas com ensino superior completo no Maranhão, com aumento de mais de 100% no quantitativo de pessoas, precisamente 113,3%, passando de 263 mil pessoas, em 2016, para 561 mil pessoas, em 2025. Esse percentual fica acima da média nacional cujo crescimento foi de 56,1%.

Sobre a PNAD Contínua Educação

Essa pesquisa foi iniciada pelo IGBE em 2012 com levantamento trimestral, por meio de questionário básico, das informações sobre as características educacionais da população. A partir de 2016, o módulo anual de Educação foi introduzido na pesquisa, ampliando a investigação do tema para todas as pessoas da amostra durante o segundo trimestre de cada ano. O objetivo do levantamento é retratar o panorama educacional da população brasileira a partir dos resultados do questionário anual de Educação. Desde o início da série histórica, em 2016, o Maranhão vem apresentando melhora nos índices desse ranking.