
O visual da Ponta d’Areia, em São Luís, foi completamente renovado. O Governo do Estado do Maranhão entregou para a população, nesta sexta-feira (23), a nova Praça do Sol. Totalmente repaginada, um dos pontos turísticos mais amados de São Luís agora conta com uma estrutura moderna, acessível e pronta para receber tanto as famílias maranhenses como os turistas, com todo o conforto que eles merecem.
“Eu tenho certeza que a Praça do Sol vai ser o motivo de muitas pessoas virem para cá tomar uma água de coco e desfrutar dessa vista maravilhosa. Um verdadeiro cartão postal feito com capricho. Tudo aqui é de primeira qualidade. Não se mediu esforços para entregar um trabalho de qualidade para o povo”, ressaltou o governador Carlos Brandão.
Com uma área de 25 mil metros quadrados, a obra executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) foi muito além da estética. O espaço recebeu uma reforma estrutural, incluindo a renovação total dos pisos e das redes elétrica, hidráulica e sanitária.
Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, a transformação impressiona. “Existe uma Ponta d’Areia antes dessa praça e outra depois dessa praça. São 25 mil metros quadrados dotados de toda modernidade. É um prazer imenso entregar essa importantíssima obra na orla de São Luís”, disse.
A nova Praça do Sol foi pensada para ser o destino de lazer em qualquer dia da semana. Para encantar os visitantes, a escultura da sereia, feita em zirconita e assinada pelo artista Eduardo Sereno, está de volta. Ainda no ato da inauguração, muitos visitantes aproveitaram para tirar fotos ao lado do monumento e contemplar um belo pôr do sol.
Arte, gastronomia, bem-estar e lazer se unem em um só lugar. A praça de alimentação completa possui 36 restaurantes e 11 barracas de água de coco. A praça tem ainda academia ao ar livre para quem não abre mão do treino sentindo a brisa do mar. E, para a criançada, playground moderno, além do espaço pet exclusivo para os amigos de quatro patas.
O projeto também priorizou o cuidado com as pessoas. O local conta com rampas de acesso à praia, novos guarda-corpos e um estacionamento organizado. Para garantir a tranquilidade dos frequentadores, um novo posto policial também foi instalado na área.
A reforma da Praça do Sol eliminou barreiras arquitetônicas que antes impediam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. De acordo com Leidiana Dias, secretária do Instituto Amor Incondicional, a substituição do terreno irregular por um piso adequado transformou o local em um ponto turístico, de fato, inclusivo.
“Antes não tinha como vir, porque era cheio de pedra e não dava para andar com cadeira de rodas. Hoje, a gente vê que está com uma acessibilidade maravilhosa. O projeto pensou bastante nas pessoas com deficiência. Não há mais nada que impeça o deslocamento. É maravilhoso poder trazer as crianças para curtir essa vista sem nenhum tipo de empecilho”, observou Leidiana.
Para quem acompanhou as décadas de abandono, a revitalização da Praça do Sol representa o resgate da autoestima do bairro Ponta d’Areia. Moradora da região há 60 anos, a aposentada Juliete Pinheiro reconhece que o novo espaço estimula o lazer noturno e a prática de exercícios físicos.
“A Praça do Sol era feia, agora está linda. Foi maravilhoso o serviço do nosso governador. Ele está de parabéns. A vista ficou mais bonita, você pode passear à noite e fazer caminhada. As barraquinhas de coco e a área de ginástica ficaram nota 10. Eu tiro o chapéu”, afirmou Juliete.
O turismo maranhense é um dos segmentos mais impactos pela entrega. “A Praça do Sol é importantíssima para nós. O turista vem para a cidade e quer conhecer lugares bonitos que tenham sentido e valor cultural. E nós, da Setur-MA e da comunidade, ficamos muito felizes em receber uma praça tão bonita, que tem um significado tão grande para os maranhenses. Vamos preservar para manter vivas as nossas memórias”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
A entrega contou com descerramento da placa de inauguração, benção na capela e cerimônia com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, como: o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; o senador Weverton Rocha, o deputado federal Duarte Jr., e outros que comemoraram a revitalização como uma grande conquista.
Homenagem a João Mohana
Após o descerramento da placa ocorreu uma homenagem simbólica ao Padre João Mohana com a presença da irmã do religioso e foi carregada de emoção, especialmente durante a bênção na capela. O celebrante da missa recordou o período em que foi aluno de Mohana. Um tributo para reverenciar o legado do padre e médico maranhense.
Na nova praça foi instalada uma placa que conta a história de vida de Mohana, que foi padre, médico, psicólogo e escritor brasileiro com vários livros publicados.
Padre Mohana era fiho de imigrantes libaneses e passou toda a infância e adolescência nas cidades de Coroatá, Bacabal e Viana, até que decidiu mudar-se para São Luís para iniciar seus estudos.
Em 1995 faleceu aos 70 anos deixando um legado de romances a frente do seu tempo, um verdadeiro exemplo de sarcerdócio, espiritualidade e retidão.