
O sabor da tradição tomou conta do Arraial Santo Antônio, em São Luís, no período de 20 a 29 de junho, com a realização do 1º Festival de Comidas Típicas, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). O evento reuniu gastronomia, cultura e identidade maranhense com raízes profundas no campo.
Com o objetivo de valorizar os sabores da terra e fortalecer a agricultura familiar, onze barraqueiros participaram do festival, competindo pelo título de “Melhor Prato Típico”. A premiação, realizada na última noite do arraial (29), contemplou os melhores colocados com um troféu e o primeiro lugar recebeu R$ 4 mil, reconhecendo o talento e dedicação dos participantes.
O cardápio apresentou o melhor da culinária maranhense com arroz de cuxá, arroz Maria Isabel, arroz branco, tortas de caranguejo e camarão, peixe frito, vinagrete e farofa, entre outros pratos que encantaram os jurados e o público.
A grande vencedora da primeira edição foi a barraca Maria Firmina, composta por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O prato campeão trouxe um filé de pescada grelhado na farinha seca com camarão no alho e óleo, acompanhado de arroz branco, vinagrete de manga com cereja e tucupi, além de uma farofa brasileira com farinha amarela, castanha de caju, castanha-do-pará, coco ralado e dendê.
Representando a barraca, Andrea Mendonça Coelho, moradora do bairro Anjo da Guarda e empreendedora na produção de marmitas caseiras, celebrou emocionada a conquista.
“Esse primeiro lugar representa a confiança das pessoas no meu trabalho. Agradeço a oportunidade e me sinto reconhecida por todo esforço e dedicação que coloco em cada prato que faço”, falou Andrea.
A escolha do melhor prato foi feita por um júri popular e um júri técnico composto por especialistas em gastronomia e cultura popular. Entre os critérios avaliados estavam a aderência, apresentação, aroma e sabor.
A diretora do Iema Gastronomia, Letícia Menezes, elogiou a iniciativa. “É gratificante ver a valorização da culinária regional, que é tão rica e diversa. O festival celebrou o que o Maranhão tem de melhor no período junino com comidas típicas de dar água na boca. Fiquei lisonjeada com o convite da SAF. Todos os pratos estavam deliciosos e muito bem elaborados”.
Também integraram o júri técnico a chef e empreendedora Amanda Celleny, do restaurante Meu Mará, e a radialista Gisa Franco.
O secretário da SAF, Bira do Pindaré, afirmou que o Festival de Comidas Típicas foi um sucesso, atraindo os bons apreciadores da culinária. A iniciativa foi uma oportunidade para destacar a qualidade e singularidade dos alimentos produzidos pela agricultura familiar que vem recebendo total apoio da gestão do governador Carlos Brandão.
“O resultado não poderia ser outro. O sucesso do festival se deve ao empenho dos barraqueiros que ofereceram o seu melhor colocando amor e experiência gastronômica em cada prato. Todos os participantes estão de parabéns”, disse Bira.
O 1º Festival de Comidas Típicas não apenas celebrou a gastronomia regional, mas também reafirmou o compromisso da SAF em apoiar quem cultiva os sabores e saberes do Maranhão.