
O deputado federal Hildo Rocha participou, nesta sexta-feira, da tradicional romaria em homenagem a São Raimundo Nonato dos Mulundus, evento que acontece há mais de 200 anos, no município de Vargem Grande, e reúne fiéis que acompanham a procissão, que sai da igreja da matriz, nas primeiras horas da manhã, e percorre cerca de 8 km até o povoado Paulica, onde acontece uma missa campal.
Uma das maiores festas religiosas do Brasil, tem como origem homenagens a Raimundo Nonato, um dedicado vaqueiro do povoado de Mulundus e teria morrido na lida para pegar o gado na caatinga. Com o passar dos tempos, o vaqueiro ganhou fama de milagreiro na região.
Tradição, fé e devoção
O deputado Hildo Rocha destacou que a romaria é uma admirável demonstração de fé e devoção a São Raimundo Nonato.

“Tive a felicidade de poder participar desse tradicional e emocionante evento religioso que é considerado um dos mais importantes do Maranhão e do Brasil. O Festejo de São Raimundo dos Mulundus é, portanto, um importante ato de fé e devoção a São Raimundo Nonato dos Mulundus que mobiliza a comunidade católica de Vargem Grande e milhares de devotos de outros municípios da região, em homenageiam ao santo vaqueiro”, destacou Hildo Rocha.
A origem da romaria

De acordo com a história, Raimundo Nonato teria morrido em consequência da queda de cavalo, em frente a uma carnaubeira (árvore típica da região). Não demorou para que moradores do local passassem a acreditar que os galhos da árvore haviam adquirido propriedades capazes de fazer milagres. À medida em que a notícia se espalhava mais pessoas retiravam as folhas até não existir mais nenhum ramo entre as folhagens.
Daí em diante, a fama dos milagres do santo vaqueiro foi se espalhando pela região, atravessou o tempo, e hoje arrasta uma multidão de devotos e movimenta a economia de Vargem Grande e municípios vizinhos.