Mais 6.792 famílias inseridas no Maranhão Livre da Fome

Mais 6.792 famílias foram inseridas no programa Maranhão Livre da Fome nos municípios de Sambaíba, Mirador e Colinas, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão fez a entrega dos cartões que dão acesso ao maior programa de transferência de renda da história do estado. Nas três cidades, também foram entregues e autorizados obras e serviços estaduais nas áreas de saúde, educação, esporte, infraestrutura e geração de emprego e renda.

“Aqui temos gestão municipal de excelência e a parceria com o governo estadual já garantiu a reforma completa do hospital municipal, a pavimentação das vias urbanas e a construção de pontes. Hoje, viemos inaugurar o 192º Restaurante Popular e entregar 483 cartões do Maranhão Livre da Fome, para garantir que essas famílias tenham comida na mesa, assistência à saúde e capacitação para o trabalho”, declarou Orleans Brandão, em Sambaíba.

Com a prefeita Fátima Dantas, o secretário também assinou ordens de serviço para reforma da praça Matriz, construção do portal da cidade, implantação do Colégio Militar e da Estação Tech, para a capacitação tecnológica dos jovens. Também foram entregues 12 carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, e anunciados mais quatro quilômetros de pavimentação de ruas.

“Agradecemos ao governador e ao secretário Orleans, por trabalharem por Sambaíba. Quando Município e Estado trabalham juntos, com o mesmo objetivo, a população é quem ganha”, declarou a prefeita Fátima Dantas.

Mais 892 famílias foram beneficiadas pelo Maranhão Livre da Fome em Mirador. No município, ao lado da prefeita Domingas Cabral, Orleans também inaugurou no município a Areninha Esportiva, entregou uma ambulância e 12 carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda. “Anunciamos ainda mais cinco quilômetros de pavimentação de ruas desta cidade, sempre ampliando nossa parceria pelo desenvolvimento de Mirador”, acrescentou o secretário de Assuntos Municipalistas.

Em Colinas, onde 5.417 beneficiários foram incluídos no programa Maranhão Livre da Fome, ao lado do prefeito Renato Santos, Orleans destacou os grandes investimentos feitos pelo governo estadual em todo o Maranhão e em Colinas: “Temos um prefeito arrojado, que já nos ajudou a trazer areninhas esportivas, o Parque Linear, a reforma de escolas, mais de 20 quilômetros de pavimentação asfáltica, bloquetes, estamos construindo o centro de hemodiálise. Juntos, trabalhamos pelos colinenses”.

O secretário também destacou os grandes investimentos feitos em segurança alimentar, no combate à fome e na geração de emprego e renda, citando que foi inaugurado o Restaurante Popular de número 192, praticamente dobrando a quantidade de unidades já instaladas. “Também entregamos mais de 12 mil carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, para que esses pequenos empreendedores tenham melhores condições de trabalho. Esse é o nosso foco: melhorar cada vez mais a vida das pessoas”, afirmou o secretário.

Ao finalizar mais uma intensa agenda municipalista, Orleans falou sobre sua missão de rodar o Maranhão inteiro, conversando com prefeitos, vereadores e a população, para entender as necessidades de cada cidade: “Três mil obras entregues, segurança alimentar forte, mais de um milhão de pessoas saíram da extrema pobreza. Não basta obras, investimos no social. E vamos continuar trabalhando para desenvolver o estado e melhorar a vida das pessoas”.

Governo do Maranhão leva obras e serviços a Lajeado Novo

O município de Lajeado Novo receberá mais investimentos estaduais, além das obras e serviços que já estão em andamento. Neste sábado (16), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve na cidade para prestigiar a XIX Cavalgada de Lajeado Novo e assinar ordens de serviços, ao lado do prefeito Itaires Tratorzão, deputados e lideranças da região.

“Viemos prestigiar a cavalgada, que é uma tradição no Maranhão, e também anunciar mais investimentos. Aqui, em parceria com a gestão do prefeito Itaires, já temos obras importantes, como o Viva Procon, o Restaurante Popular, a Estação Tech e a pavimentação de ruas. Juntos faremos muito mais por Lajeado Novo”, declarou Orleans Brandão.

O secretário assinou ordens de serviço para reforma do CRAS, implantação do Colégio Militar Tiradentes, urbanização das margens da BR-226, reforma do Hospital Municipal, implantação de dois portais da cidade, e a entrega de carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda.

“A Secretaria de Assuntos Municipalistas foi a melhor iniciativa do governo, pois o secretário Orleans recebe e ouve todos os prefeitos. É graças a essa parceria que tantas obras e serviços estaduais estão chegando a Lajeado Novo. Somos gratos a toda essa atenção que só traz benefícios à nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Da programação em Lajeado Novo também participaram a deputada Janaína, além de prefeitos e vereadores de São João do Paraíso, Sítio Novo, Fortaleza dos Nogueira, Montes Altos, Porto Franco e São Pedro dos Crentes.

“Nos próximos dias estaremos entregando obras e ações em cerca de 15 municípios, porque independentemente de cor partidária dos gestores, nosso governo está focado em trabalhar por todo o Maranhão”, finalizou Orleans Brandão.

Governo do Maranhão leva as ações do Maranhão Livre da Fome para Icatu, Santa Rita e Bacabeira

– Brandão assinou ordem de serviço para diversos investimentos em Icatu (Foto: Brunno Carvalho)

Mais três municípios maranhenses receberam as ações do Programa Maranhão Livre da Fome neste sábado (16). O governador Carlos Brandão fez a entrega dos cartões aos beneficiários de Icatu, Santa Rita e Bacabeira, além de ter anunciado novos investimentos de infraestrutura, saúde, esporte e cidadania para melhorar a vida da população nas cidades.

Durante a entrega dos cartões, o governador Carlos Brandão destacou que, em dois anos, mais de 1 milhão de pessoas saíram da pobreza no Maranhão, conforme dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas que ainda há cerca de 500 mil maranhenses nessa condição e são estas pessoas que estão beneficiadas pelo Maranhão Livre da Fome, programa que, além de garantir comida na mesa da população, agrega diversos serviços para ampliar a atenção em saúde e o acesso ao mercado de trabalho.

“Estamos levando o Maranhão Livre da Fome para todos os municípios para fortalecer o combate à insegurança alimentar. Além disso, também estamos garantindo acesso facilitado a serviços de saúde e a profissionalização dos beneficiários. Também aproveitamos para anunciar novos investimentos que melhorem o dia a dia das pessoas nas cidades, como: obras de pavimentação, reforma de escolas, hospitais e muitas outras. É um pacote amplo de ações para garantir o desenvolvimento dos municípios”, assinalou Brandão.

 

Icatu

Em Icatu, 1.036 beneficiários receberam o cartão do Programa Maranhão Livre da Fome. A entrega aconteceu no Colégio Militar Tiradentes XXXIII. Além da entrega dos cartões, foram prestados diversos serviços para os beneficiários, como a realização de consultas oftalmológicas e triagem para cirurgia de catarata e pterígio, de enfermagem, testes rápidos de glicemia e aferição da pressão arterial. O Sorrir Móvel fará atendimento odontológico. Também foi feita a emissão de Carteira de Identidade.

O prefeito de Icatu, Walace Azevedo, agradeceu ao Governo do Maranhão pela parceria. “Para nós é um momento de gratidão, pois 1.036 famílias icatuenses estão sendo beneficiadas e a partir de hoje terão condições de alimentar seus filhos. Além disso, elas estão recebendo atenção em saúde e capacitação profissional. É uma transformação importante da realidade dessas famílias. Agradeço ao governador Carlos Brandão por esse trabalho e pela parceria com o nosso município”, pontuou.

Entre as beneficiárias do programa está a família de Lurdilene Costa. “Esse cartão vai me ajudar muito. Eu sou mãe solo, trabalho em outra cidade para sustentar meus filhos. Essa renda do cartão chegou em uma hora ótima. Eu vou poder dar café, almoço e janta para meus filhos”, comemorou.

O vendedor Raimundo Silva também recebeu um cartão para sua família. “Esse programa é muito importante. É uma ajuda para quem está precisando, pois aumenta nossa renda e a gente bota comida na nossa mesa”, comentou.

Mãe de 6 filhos, Maria Raimunda também agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo programa. “Eu sou mãe solo e me viro para poder sustentar seis filhos. Tenho certeza que, assim como eu, todo mundo que está aqui hoje está muito feliz com a entrega desse cartão. Agradeço a Deus e ao governo do estado por esse benefício”, disse.

 

Mais investimentos para Icatu

Ainda em Icatu, o governador Carlos Brandão assinou ordem de serviço para a execução de 5 quilômetros de pavimentação asfáltica e o termo de autorização para adesão de Icatu ao programa Rua Nova. As duas iniciativas vão melhorar a mobilidade urbana no município.

Também foram assinados termos de autorização para construção de areninha esportiva, reforma de hospital, implantação de 1 poço artesiano para ampliar o abastecimento d’água na cidade e a construção do portal de entrada do município.

Brandão também autorizou a implantação de uma unidade do Viva/Procon para garantir a prestação de serviços de cidadania, uma Estação Tech para promover a inclusão digital, oferecer capacitação profissional e estimular o empreendedorismo na cidade.

Foram entregues, também, 20 carrinhos do Programa Mais Renda para fortalecer o empreendedorismo e a inclusão socioprodutiva.

 

Santa Rita e Bacabeira

Em seguida, o governador Carlos Brandão foi para o Centro de Convenções José Gonçalo, no KM-71, da BR-135, em Santa Rita, onde ocorreu a entrega dos cartões do Programa Maranhão Livre da Fome para 748 beneficiários da cidade e mais 56 de Bacabeira.

A prefeita de Bacabeira, Naila Gonçalo, falou da importância do programa para a cidade. “O Maranhão Livre da Fome é fruto da sensibilidade do governador Carlos Brandão em olhar para as necessidades das famílias maranhenses e vai fazer a diferença para a população de Bacabeira, pois comida na essa é sinônimo de dignidade”, afirmou.

No local, também foram ofertados serviços de consulta oftalmológica e da atenção primária em saúde. Durante a solenidade, foi assinada de ordem de serviço para obras de 5 quilômetros de pavimentação asfáltica em Santa Rita.

Milton Gonçalo, prefeito de Santa Rita, afirmou que o programa vai levar dignidade para as famílias beneficiadas no município. “Deixo meu ‘muito obrigado’ ao governador Carlos Brandão porque esse auxílio de R$ 200,00 vai dar mais dignidade para a população vulnerável da nossa cidade. Além disso, ele também está atendendo ao nosso pedido por mais asfalto para o município”, frisou.

A lavradora Idiana Lima é uma das beneficiárias do programa e disse que o auxílio vai ajudar muito sua família. “Vai melhorar muito para a gente porque é a certeza daquele valor todo mês só para comprar comida e o que vier do trabalho já ajuda em outras despesas. Por isso, agradeço muito por essa iniciativa do Governo do Maranhão”, comentou.

A pescadora Lidiane Rocha também agradeceu pelo programa. “Esse programa vai ajudar muito em casa para comprar mantimento. E além disso eu pude consultar da vista. Já era uma coisa que eu estava precisando há muito tempo e não conseguia e hoje eu saio daqui com o cartão para comprar comida para meus filhos e já com o encaminhamento para ganhar meus óculos novos”, comemorou.

 

Maranhão Livre da Fome

O Programa Maranhão Livre da Fome foi criado para erradicar a fome e a extrema pobreza no estado, sendo instituído pela Lei Estadual 12.502/2025. As famílias selecionadas recebem o Cartão Maranhão Livre da Fome, um cartão pré-pago na função crédito exclusivo para a compra de produtos do gênero alimentício em estabelecimentos previamente cadastrados.

O benefício corresponde a R$ 200,00 mensais, exclusivo para a compra de alimentos, concedido a famílias que, estando no CadÚnico e mesmo recebendo o Bolsa Família, ainda vivem com renda per capita inferior a R$ 218,00. As famílias com crianças de 0 a 6 anos recebem, ainda, R$ 50,00 adicionais por filho.

Governo do Estado leva obras e serviços a Lajeado Novo

O município de Lajeado Novo receberá mais investimentos estaduais, além das obras e serviços que já estão em andamento. Neste sábado (16), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve na cidade para prestigiar a XIX Cavalgada de Lajeado Novo e assinar ordens de serviços, ao lado do prefeito Itaires Tratorzão, de deputados e lideranças da região.

“Viemos prestigiar a cavalgada, que é uma tradição no Maranhão, e também anunciar mais investimentos. Aqui, em parceria com a gestão do prefeito Itaires, já temos obras importantes, como o Viva PROCON, o Restaurante Popular, a Estação Tech e a pavimentação de ruas. Juntos faremos muito mais por Lajeado Novo”, declarou Orleans Brandão.

O secretário assinou ordens de serviço para reforma do CRAS, implantação do Colégio Militar Tiradentes, urbanização das margens da BR-226, reforma do Hospital Municipal, implantação de dois portais da cidade, e a entrega de carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda.

“A Secretaria de Assuntos Municipalistas foi a melhor iniciativa do governo, pois o Orleans recebe e ouve todos os prefeitos. É graças a essa parceria que tantas obras e serviços estaduais estão chegando a Lajeado Novo. Somos gratos a toda essa atenção que só traz benefícios à nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Da programação em Lajeado Novo também participaram a deputada Janaína, além de prefeitos e vereadores de São João do Paraíso, Sítio Novo, Fortaleza dos Nogueiras, Montes Altos, Porto Franco e São Pedro dos Crentes.

“Nos próximos dias estaremos entregando obras e ações em cerca de 15 municípios, porque independente da cor partidária dos gestores, nosso governo está focado em trabalhar por todo o Maranhão”, finalizou Orleans Brandão.

Orleans cresce em São Luís e Braide despenca após aproximação com grupo de dinistas de extrema esquerda

POLITICA: Comparativo dos números de pesquisas feitas em São Luís pelo Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão), nos meses de junho e agosto, mostra crescimento da pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao governo do Estado e queda do percentual do pré-candidato Eduardo Braide (PSD). Chama atenção que o declínio do prefeito de São Luís ocorre justamente após anúncio da aproximação dele com o grupo de dinistas de extrema esquerda comunista.

De acordo com a pesquisa, em cenário estimulado, Orleans Brandão saiu de 7.90% em junho e subiu para 17.80% das intenções de voto. Nesse mesmo cenário, Eduardo Braide tinha 74.32% no mês de junho, despencando para 58.29% em agosto, na capital, perdendo 16.03 pontos percentuais – número bastante expressivo.

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), e o vice-governador Felipe Camarão (PT) mantiveram os números, dentro da margem de erros, ambos com um pequeno acréscimo para maior. Camarão tinha 5.93% em junho e agora aparece com 9.02%. Lahesio tinha 4.44%, e alcançou 5.61% na pesquisa mais recente.

No âmbito do estado, o levantamento do Inop Previsão também já aponta empate técnico entre Eduardo Braide e Orleans Brandão. Em cenário estimulado, Braide aparece com 33.89% enquanto Orleans soma 30.17% da preferência do eleitorado. Em terceiro lugar, está o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 15.23%; e em quarto aparece Felipe Camarão, com 9.33%.

Resta saber se, após essa expressiva queda no percentual das pesquisas e da triste constatação do naufrágio da pré-candidatura de Camarão, Braide vai reavaliar ou não se ‘banca’ essa aproximação com os novos aliados da extrema esquerda.

Cartões do Maranhão Livre da Fome são entregues em São Bento e Serrano

O maior programa de transferência de renda da história do Maranhão chegou a Serrano do Maranhão e a São Bento neste fim de semana.

No sábado, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve nas duas cidades para entregar cartões do Maranhão Livre da Fome a 1.249 famílias, além de assinar ordens de serviços que vão efetivar mais investimentos estaduais em parceria com as prefeituras.

Em Serrano do Maranhão, em parceria com a prefeita Val Cunha e o apoio dos deputados Cláudio Cunha e Detinha, o governador Carlos Brandão já inaugurou importantes obras, como o estádio municipal, praça, ginásio poliesportivo e cinco quilômetros de pavimentação asfáltica.

“Hoje voltamos para entregar os cartões do Maranhão Livre da Fome a 349 famílias, que além do recurso para comprar alimentos, terão também assistência à saúde e capacitação para ter acesso ao mercado de trabalho e garantir o próprio sustento”, ressaltou Orleans Brandão.

Mais 900 famílias receberam os cartões do Maranhão Livre da Fome em São Bento, onde o secretário Orleans Brandão, com o prefeito Dino Penha, também assinou ordens de serviço para a construção do portal da cidade, para a implantação do Colégio Militar e a autorização para o funcionamento do novo Centro de Imagem.

“Os municípios se desenvolvem com as parcerias certas. Governo do Estado e prefeituras trabalhando juntos para que as políticas públicas cheguem aos que mais necessitam. Temos obras e serviços estaduais em todos os 217 municípios maranhenses, ao mesmo tempo em que atuamos para acabar com a pobreza extrema no Maranhão”, finalizou Orleans Brandão.

O governador Carlos Brandão esteve na cidade de Penalva neste sábado (9) para a inauguração da primeira etapa da Estrada do Jacaré. A entrega faz parte das comemorações do aniversário da cidade, que completa 110 anos neste domingo (10). O trecho entregue tem uma extensão de nove quilômetros e, na ocasião, o governador assinou ordem de serviço dando início à segunda etapa da obra, com mais nove quilômetros de pavimentação.

A estrada põe fim a uma demanda histórica, pois era aguardada há mais de um século pela população do município. O governador Carlos Brandão explicou que a primeira etapa contemplou a ligação da sede do município ao Povoado Ponta Grande e que a segunda e última etapa compreende mais nove quilômetros de pavimento para ligação do Povoado Ponta Grande ao Povoado Jacaré, beneficiando mais de 10 mil pessoas.

“É motivo de muita alegria estar aqui em Penalva comemorando os 110 anos de emancipação política da cidade e comemorando com entregas, com anúncios. Acabamos de entregar mais uma viatura para a polícia, entregamos 20 carrinhos do Mais Renda e do Minha Renda e entregamos a primeira etapa da estrada que vai do entroncamento da MA-216 até o Povoado Jacaré”, informou o governador.

Com a Estrada do Jacaré será possível um deslocamento mais rápido e seguro entre o povoado e a sede municipal de Penalva. Isso facilitará o acesso a serviços essenciais como saúde e educação, mas também impulsionará o escoamento da produção agrícola e extrativista, reduzindo custos e fortalecendo a economia local.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, o apoio da gestão estadual aos municípios é fundamental para o desenvolvimento do Maranhão. Ele ressaltou a sensibilidade do governador para solucionar o problema que durava várias décadas e mantinha isolada parte da população, diante da dificuldade de acesso.

“Era uma luta do prefeito Ronildo e, agora, do prefeito Guerra, a construção dessa estrada, que liga o maior povoado do município. O governador Brandão, como sempre sensível, principalmente no setor de rodovias, autorizou a obra e hoje estamos inaugurando essa primeira etapa e ele já assinou a ordem de serviço para a segunda etapa. Então, ainda este ano inauguraremos a estrada até o Povoado Jacaré”, assegurou o secretário.

O prefeito de Penalva, Henrique Guerra, agradeceu o compromisso da gestão estadual em apoiar os municípios, especialmente para a realização de grandes obras que muitas vezes se tornam obstáculos para as gestões municipais. “Política pública se faz com parcerias e essa obra representa a esperança de um povo que esperou por 110 anos, isolados, mas que hoje, com o apoio do governador, estamos tirando do isolamento. Essa estrada vai levar progresso e mudar a realidade da nossa cidade”, ponderou.

O momento foi acompanhado pelo ex-prefeito Ronildo Campos. “O governador Carlos Brandão sempre teve essa sensibilidade, desde quando era vice-governador e eu enquanto prefeito de Penalva levava essas demandas. Por muito tempo ficamos fazendo paliativos, mas não resolvia, a população continuava no sofrimento. E agora, graças a Deus, a população está vendo esse sonho ser realizado”, contou.

Para a população, a obra representa um grande alívio. Morador do povoado Ponta Grande há 70 anos, Lázaro Trindade afirma que ficou surpreso quando viu os trabalhos começarem. “Nós não esperávamos chegar uma obra dessas e chegou. Estamos todos os moradores daqui aplaudindo o serviço que o governo está fazendo. Antes, íamos para Penalva e, se chovia, a moto caía no caminho porque era só lama. Hoje, nem poeira nós temos. É uma coisa linda”, relatou.

Surpresa também foi o sentimento destacado pela pescadora Rosenilde Serra quando avistou as obras de pavimentação. “Quando as máquinas passaram lá na minha porta, as lágrimas desceram, porque esperávamos por essa obra há muitos anos. Então hoje está muito bom, rapidinho chegamos a Penalva e agora podemos limpar nossas casas sem aquela poeira. Eu também não esperava que um governador viesse algum dia ao nosso povoado, é realmente um governador do povo”, comentou.

O motorista José Domingos Silva escolheu a palavra gratidão para definir o fim da espera pela obra. “Eu agradeço muito ao governador Carlos Brandão e ao prefeito Guerra por essa oportunidade que temos agora com a estrada, antes aqui não rodava nada, tudo era lama e hoje estamos tendo essa oportunidade”, disse.

Durante a agenda em Penalva, o governador Carlos Brandão entregou uma viatura para reforçar o trabalho da polícia na região e, também, 20 carrinhos dos Programas Mais Renda e Minha Renda. Esses programas impactam diretamente na ampliação da renda e melhoraria da qualidade de vida de trabalhadores informais a partir da capacitação, entrega de equipamentos para o trabalho e orientação sobre empreendedorismo.

Governo do Maranhão lança programa Educação de Verdade para fortalecer a segurança alimentar, transporte escolar e aprendizagem da rede estadual de ensino

– Governo lança programa Educação de Verdade (Foto: Rodrigo Ribeiro)

Fortalecer a segurança alimentar, garantir o deslocamento dos alunos até a escola e dar apoio tecnológico nas atividades pedagógicas. Estes são os eixos do macroprograma Educação de Verdade, lançado nesta sexta-feira (8) pelo Governo do Maranhão. Durante a solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, o governador Carlos Brandão destacou que mais de 247 mil alunos da rede estadual de ensino serão beneficiados.

O macroprograma Educação de Verdade tem como eixos os programas “Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes”, “Transporte de Verdade” e a entrega de tabletes para todos os 247.180 alunos e notebooks para todos os professores da rede pública estadual de ensino.

Serão contemplados alunos das escolas da educação básica da rede pública estadual, das modalidades Atendimento Educacional Especializado (AEE), Educação de Jovens e Adultos (EJA), fundamental, médio, quilombola e anexos.

“Vamos oferecer refeições de qualidade para os alunos, para que eles tenham melhor nutrição e, com isso, melhores condições de raciocínio e aprendizado. Também vamos aumentar o repasse que o governo faz para o transporte escolar para que as prefeituras tenham recursos suficientes para que os alunos possam chegar à escola com segurança e dignidade”, afirmou o governador Carlos Brandão, durante a solenidade de lançamento, quando ressaltou que o Governo do Maranhão reformulou vários eixos para implementar um amplo programa que vai melhorar os indicadores da educação.

Brandão também anunciou uma iniciativa inédita na educação do Maranhão. “Faremos a aquisição e entrega de tablets e notebooks para todos os nossos alunos e professores da rede estadual. A tecnologia é uma grande aliada do ensino e nós precisamos garantir que nossos alunos tenham acesso aos equipamentos para melhorar seu desempenho em sala de aula e facilitar os estudos também em casa”, informou.

Os dois programas, que serão coordenados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vão garantir o acesso e permanência dos estudantes na rede pública de ensino, de acordo com a titular da pasta, Jandira Dias.

“Por meio deste macroprograma vamos garantir mais avanços para a educação do Maranhão. Com o ‘Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes’, vamos garantir que os alunos tenham direito a almoço e/ou jantar na nossa rede escolar. Já com o ‘Transporte Escolar de Verdade’ vamos atualizar nossa tabela de repasse de recursos aos municípios, fortalecendo cada vez mais nosso regime de colaboração com as prefeituras, conforme prevê o Pacto pela Aprendizagem”, explicou Jandira Dias.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, avaliou que o Programa Educação de Verdade vai transformar a realidade do ensino no Maranhão. “Este programa é fruto da sensibilidade do governador Carlos Brandão em ouvir atentamente as demandas dos prefeitos, dos alunos e professores durante suas agendas nos municípios. Este novo programa vai fortalecer o trabalho que já vem sendo feito na educação maranhense, pois mais do que triplica os repasses feitos às prefeituras para o transporte escolar, garante alimentação nas escolas e conectividade”, assinalou.

Fortalecimento do municipalismo

O prefeito de Bacabal, Roberto Costa, que também é presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), afirmou que o Educação de Verdade é mais uma iniciativa do Governo do Maranhão que fortalece o municipalismo e dará melhor estrutura para a educação nos municípios.

“O aumento dos repasses para o transporte escolar é uma demanda histórica dos prefeitos do Maranhão, que está sendo resolvida hoje com esta iniciativa, pois vai sanar, principalmente, a dificuldade que as prefeituras enfrentam de garantir o transporte para os alunos do ensino médio. Também vamos colocar comida no prato dos alunos, problema que muitas vezes impede os estudantes de irem para a escola, dando melhores condições de ensino para todos”, assinalou Roberto Costa.

O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, também ressaltou a importância da iniciativa do Governo do Maranhão. “Educação de verdade se faz com educação digna e com qualidade. Quando o Governo do Maranhão traz um programa que prioriza a alimentação e o transporte dos alunos, todos nós só temos a ganhar”, disse.

O prefeito de São João dos Patos, Alexandre Magno, falou dos benefícios para a comunidade escolar. “Este é um programa importantíssimo que vai manter os alunos em sala de aula, evitando cada vez mais a evasão escolar, além de dar um apoio muito importante para o transporte escolar. Os municípios têm uma necessidade muito grande de garantir também o deslocamento dos alunos do ensino médio e, agora, poderemos fazer isso”, comentou.

 

Comemoração dos estudantes

Estudantes de diversas escolas da rede estadual acompanharam a solenidade de lançamento do programa e comemoraram os benefícios. “Esses programas vão melhorar muito o nosso desempenho na escola, pois muitas vezes temos que sair muito cedo de casa para poder pegar um ônibus e esse tempo extra que vamos economizar já vai ser investido nos estudos”, disse Adrianny Maria Silva, aluna do Centro de Ensino Pedro Álvares Cabral.

O estudante Janison Almeida dos Santos disse que já ficou sem ir para a escola por falta de transporte, então, comemorou o lançamento do Educação de Verdade. “Eu já fiquei sem ir para a escola por falta de dinheiro para pagar passagem. Então, esse programa vai ser muito importante para viabilizar o acesso dos estudantes à escola, acesso à internet para fazer pesquisas e uma boa alimentação para nos dar disposição para os estudos”, comentou.

 

Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes

O programa “Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes” é uma iniciativa estratégica do Governo do Maranhão. Instituído pela portaria nº 099/2025, ele fortalece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Serão investidos R$ 61.795 mil. Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual.

Por meio do programa, que já entra em vigor no segundo semestre letivo deste ano, será ofertada alimentação balanceada durante os 200 dias letivos. Os estudantes do turno matutino receberão lanche e almoço; no turno vespertino serão servidos almoço e lanche; já os alunos do turno noturno receberão janta.

Com foco em segurança alimentar, na redução da evasão escolar, no fortalecimento da aprendizagem e na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, o programa vai operar por meio de uma gestão eficiente e transparente, assegurando que os recursos sejam aplicados de forma responsável e impactante.

 

Transporte Escolar de Verdade

O programa Transporte Escolar de Verdade vai complementar o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e assegurar transporte gratuito, seguro e acessível, visando reduzir os índices de evasão escolar e fortalecer a permanência dos estudantes nas instituições de ensino, prioritariamente os da zona rural e áreas remotas.

A operacionalização do programa prevê a ampliação do repasse financeiro aos municípios, com recursos provenientes do Tesouro Estadual.

Atualmente, as prefeituras recebem R$ 200,00 por aluno. Por meio do programa este valor vai para R$ 997,50 por aluno. Com isso, o investimento do Governo do Maranhão no transporte escolar passará de R$ 12 milhões para R$ 80 milhões por ano.

Esta iniciativa consolida o compromisso do governo estadual com a promoção de uma educação inclusiva e equitativa, ao eliminar barreiras geográficas que historicamente limitam o acesso ao ensino público.

Ao garantir condições adequadas de transporte escolar, o programa contribui significativamente para o desenvolvimento social e a redução das desigualdades educacionais no estado e se soma a outras políticas já implementadas pelo Governo do Maranhão para garantir que os alunos tenham condições de se deslocar até as unidades de ensino.

Para aderir ao Programa Transporte Escolar de Verdade, o município deverá firmar o termo de adesão junto à Seduc e apresentar a documentação exigida, conforme orientações estabelecidas pelo programa.

 

Apoio tecnológico

Além de alimentação e transporte, os alunos da rede estadual receberão tablets para uso nas atividades pedagógicas na escola e em casa. Os aparelhos serão configurados para acesso apenas a atividades educacionais, sendo bloqueados jogos on-line e redes sociais.

Já os professores receberão notebooks. O equipamento vai auxiliar no planejamento das aulas, elaboração de provas, atividades escolares, lançamento de notas e em cursos de capacitação e formação continuada.

Governo do Maranhão lança programa Educação de Verdade

Para dar mais dignidade aos estudantes maranhenses, o governador Carlos Brandão lança o programa “Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes” e assina convênio para adesão ao programa Transporte Escolar de Verdade. A solenidade será realizada pelo Governo do Maranhão na sexta-feira (dia 8), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, às 8h30.

O programa “Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes” é uma iniciativa estratégica do Governo do Maranhão que fortalece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Todos os alunos da rede estadual de ensino farão uma refeição na escola, com acompanhamento nutricional.

Por meio do programa será ofertada alimentação balanceada durante os 200 dias letivos. Os estudantes do turno matutino receberão lanche e almoço; no turno vespertino serão servidos almoço e lanche; já os alunos do turno noturno receberão janta.

Serão contemplados todos os alunos das escolas da educação básica da rede pública estadual, das modalidades Atendimento Educacional Especializado (AEE), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Fundamental, Médio, Quilombola e anexos, beneficiando um total de 247.180 alunos.

Com foco em segurança alimentar, na redução da evasão escolar e no fortalecimento da aprendizagem, o programa opera por meio de uma gestão eficiente e transparente, assegurando que os recursos sejam aplicados de forma responsável e impactante.

O “Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes” também vai contribuir para a redução da evasão escolar, promover hábitos alimentares saudáveis e ampliar as políticas de combate à fome no estado.

 

Transporte escolar de verdade

Já o programa Transporte Escolar de Verdade vai complementar o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e assegurar transporte gratuito, seguro e acessível, visando reduzir os índices de evasão escolar e fortalecer a permanência dos estudantes nas instituições de ensino, prioritariamente os da zona rural.

A operacionalização do programa prevê a ampliação do repasse financeiro aos municípios, com recursos provenientes do Tesouro Estadual. Esta iniciativa consolida o compromisso do governo estadual com a promoção de uma educação inclusiva e equitativa, ao eliminar barreiras geográficas que historicamente limitam o acesso ao ensino público.

Ao garantir condições adequadas de transporte escolar, o programa contribui significativamente para o desenvolvimento social e a redução das desigualdades educacionais no estado e se soma a outras políticas já implementadas pelo Governo do Maranhão para garantir que os alunos tenham condições de se deslocar até as unidades de ensino.

Os dois programas, que serão coordenados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vão garantir o acesso e permanência dos estudantes na rede pública de ensino.

 

Serviço

O quê: Governo do Maranhão lança programa Refeição de Verdade para Mentes Brilhantes e assina convênio para adesão ao Transporte Escolar de Verdade.

Quando: Sexta-feira, dia 8, a partir das 8h30.

Onde: Palácio Henrique de La Rocque, Av. Jerônimo de Albuquerque, 401 – Jardim Renascença, São Luís – MA.

Adelmo Soares reforça caráter municipalista da gestão de Carlos Brandão

Deputado Adelmo Soares fez referência a diversas obras realizadas em Caixas, Colinas, Codó, Barreirinhas e outros municípios

Agência Assembleia

O deputado estadual Adelmo Soares (PSB) reforçou, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão desta terça-feira (5), o caráter municipalista do governador Carlos Brandão (PSB) na gestão do Executivo Estadual. De acordo com o parlamentar, o governo do estado tem levado ações aos 217 municípios do Maranhão.

“O governador tem visitado os municípios. Quando não visita, recebe os prefeitos e prefeitas no Palácio dos Leões. Isso mostra o emblema que o governador Carlos Brandão carrega, que é um governo municipalista e do ineditismo, pois são ações e obras inéditas que transformam a vida do povo”, destacou o parlamentar.

Como exemplo, Soares citou a ordem de serviço para a duplicação da Avenida Pirajá, uma das mais importantes vias de acesso ao município de Caxias. A obra conta com 3 km de extensão, da BR-316 até a Igreja Nossa Senhora de Nazaré, na Trizidela.

O deputado também fez referência a outras obras em Caixas, como a reforma da praça da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, e em cidades como Colinas, Codó e Barreirinhas. “São essas ações que devemos trilhar: desenvolvimento, progresso e, acima de tudo, um compromisso social com o nosso povo do Maranhão”, pontuou.