O combate à extrema pobreza no Maranhão é uma das prioridades do Governo do Estado, que está interiorizando o programa Maranhão Livre da Fome. Nesta quarta-feira (23), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, foi a quatro municípios fazer a entrega dos cartões que garantirão transferência de renda, capacitação e assistência à saúde a 3.367 famílias beneficiadas em Mata Roma, Anapurus, São Benedito do Rio Preto e Belágua.
“Além de grandes investimentos que o governo Carlos Brandão tem feito em todos os 217 municípios, era preciso resgatar cerca de 500 mil pessoas que ainda estão na extrema pobreza e acabar com a fome no Maranhão. E é isso que estamos fazendo com o Maranhão Livre da Fome, esse programa que além de transferir renda, ainda vai dar assistência à saúde e capacitar as pessoas para que elas tenham oportunidade no mercado de trabalho”, destacou Orleans Brandão.
Em Mata Roma, ao lado do prefeito Besaliel Freitas Albuquerque e da primeira-dama e secretária de Assistência Social Nicinha Lessa, Orleans coordenou a entrega de cartões do Maranhão Livre da Fome, onde 950 pessoas e suas famílias foram beneficiadas. “Terão a garantia de R$200,00 por mês e mais R$ 50,00 por filho menor de seis anos, para comprar alimentos e incrementar a economia do município em R$ 230 mil por mês. Além disso, terão atendimento odontológico e oftalmológico, e capacitação para que possam ter acesso ao emprego”, declarou o secretário de Assuntos Municipalistas.
O programa também chegou a Anapurus, onde foram entregues os cartões a 878 beneficiários, que ao usarem o crédito mensal na compra de alimentos vão injetar cerca de R$ 200 mil por mês na economia do município, gerando emprego e renda. “Em Colinas, depois de entregar obras de infraestrutura, abastecimento d’água e educação, o governador ouviu de uma senhora que, embora ele estivesse trabalhando muito pelo Maranhão, ainda faltava comida na mesa dela, e oportunidade de trabalho. E foi pensando em pessoas como ela que idealizamos o programa Maranhão Livre da Fome, para resgatar da pobreza extrema quem ainda precisa do apoio do Estado”, contou Orleans Brandão, ao lado do prefeito Tânios Lima.
Em São Benedito do Rio Preto, mais 1.063 famílias beneficiadas pelo Maranhão Livre da Fome. “Agradecemos o apoio do prefeito Wallas Rocha e de toda a sua equipe, pois sem a parceria dos municípios não conseguiríamos tirar esse programa do papel e chegar às pessoas que ainda passam fome em nosso estado”, destacou Orleans Brandão.
“Orleans é um grande secretário que a cada dia nos surpreende, mostrando sua força, competência e jeito de atender, com olhar especial para os menos favorecidos. Com gratidão reafirmo nossa parceria para que os investimentos estaduais continuem chegando para desenvolver São Benedito”, declarou Wallas Rocha.
Orleans encerrou a primeira agenda de entrega dos cartões do Maranhão Livre da Fome no interior em Belágua, atendendo 475 famílias. O prefeito Neném Pontes destacou a importância do programa:
“Pavimentação asfáltica, reforma de escolas, construção de hospitais, praças e abastecimento de água. Todas as obras que temos recebido do Governo do Estado são importantes, mas combater a fome é o maior investimento, e é isso que a nossa parceria está fazendo. Por isso, agradecemos em nome de todas essas famílias”.
Entrega de obras e assinatura de ordens de serviço marcaram a visita do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, ao município de Axixá, segunda-feira, ao lado da prefeita Roberta Barreto e dos secretários estaduais de Saúde, Tiago Fernandes, e de Esporte e Lazer, Celso Dias. Representando o governador Carlos Brandão, Orleans reafirmou o compromisso do governo estadual em continuar trabalhando para levar obras e serviços e melhorar a vida de quem mais precisa.
“Hoje 400 pessoas foram atendidas e serão encaminhadas para cirurgias de catarata e pterígio, para voltar a enxergar. Por todo o Maranhão, nossa equipe da saúde está batendo recordes de cirurgias oftalmológicas e eletivas. Inauguramos a Estação Tech, com foco em formação digital e qualificação profissional. Além disso, entregamos cinco equipamentos esportivos completamente revitalizados, parte do programa Sedel Revitaliza que está sendo ampliado e vai chegar a todos os municípios da região do Munim”, afirmou Orleans Brandão.
Graças à parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, foram entregues à população de Axixá os ginásios poliesportivos dos povoados Santa Rosa, Burgos e Veneza, a Arena Esportiva do Centro e o Ginásio Poliesportivo José Pedro Ferreira Reis. O município também ganhou a Estação Tech, para a formação digital dos jovens.
As ordens de serviço assinadas por Orleans Brandão também vão garantir a construção de dois portais da cidade, a reforma da Praça da Família e implantação da Casa TEA 12+. “O Governo do Estado, junto com a prefeitura, está garantindo estrutura de verdade, na educação, no lazer, no esporte, na saúde e na formação digital. Seguimos acompanhando de perto as entregas e ações que o Governo do Maranhão tem realizado em cada canto do estado, sempre com responsabilidade e compromisso com a população”, destacou o secretário de Assuntos Municipalistas.
Laticínio Igarapé produz 500kg de queijo diariamente, sendo 70% do tipo coalho. Amor e tradição marcam a história do Queijo Igarapé
Agência Assembleia
Por Doriane Menezes / Fotos: Kristiano Simas
Com uma bacia leiteira em franca expansão, o Maranhão segue a passos largos rumo à construção de uma nova ‘rota do queijo’ no Nordeste brasileiro. Unindo cultura, técnica e paladar peculiares, o queijo maranhense alça voos nunca antes imaginados e vem conquistando chancelas importantes em concursos nacionais e internacionais, abocanhando novos mercados e arrebatando a preferência de apreciadores dessa milenar arte da gastronomia queijeira.
O Queijo Sertão, de Colinas; e o Queijo Igarapé, de Igarapé Grande, são algumas das marcas que representam essa nova rota e que vêm colocando o Maranhão em uma posição privilegiada na produção de queijos artesanais no país.
Assim, o queijo maranhense sai de uma produção incipiente, originária de antigos ranchos leiteiros, e passa a adotar novas e modernas tecnologias de produção, seja para a elaboração do queijo artesanal ou industrializado. Algumas das fazendas leiteiras que entraram para o ramo vêm conduzindo a produção aliada a aspectos de sustentabilidade ambiental, que agregam valor verde ao produto e conquistam nichos de consumo cada vez mais exigentes.
Queijo Sertão ganha sete troféus no maior concurso do gênero em Santa Catarina
Uma dessas produções é a do ‘Queijo Sertão”, da Leitaria Brandão, no município de Colinas, distante 442 quilômetros da capital maranhense. Entre palmeiras de babaçuais que amenizam um pouco o calor escaldante da região de solo levemente avermelhado, o empreendimento finca os pés cada vez mais forte nesse ramo atualmente liderado por grandes leitarias do Sul e Sudeste do país.
Essa constatação veio com os diversos prêmios conquistados em renomados concursos gastronômicos do gênero. Recentemente, os tipos coalho pasteurizados, coalho no palito com especiarias, ricota fresca, Minas frescal, entre outros da linha, arrebataram nada mais, nada menos que sete troféus em diferentes categorias do grande ‘Prêmio Queijo Brasil’, realizado em Blumenau (SC), vencendo concorrentes tradicionais na feitura do produto e, inclusive, de outros estados nordestinos participantes.
“Queijo sem defeitos, muito prazeroso em sua suavidade, sabor equilibrado, massa de bom visual. Um belo representante do estilo”. Assim descreveram os jurados do ‘Prêmio Queijo Brasil’ nas fichas de avaliação do concurso, referindo-se ao Queijo Sertão tipo coalho artesanal – carro-chefe da Leitaria Brandão -, que levou o ouro na categoria.
O Queijo Sertão tipo coalho é um dos mais premiados da linha de produção do Laticínio Brandão
Mas a fama do queijo maranhense de Colinas não para de crescer e chegou também à ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards, um dos maiores concurso de queijos artesanais das Américas, realizado em Minas Gerais. Dessa vez, foi o Queijo Sertão tipo coalho com carne de sol que conquistou o paladar dos apreciadores com uma massa que acrescenta ao tradicional coalho um sabor tipicamente nordestino, ao introduzir a carne de sol no produto. Na premiação, trouxe a prata para o Maranhão.
Premiações nacionais em importantes concursos do gênero têm chancelado o Queijo Sertão como um dos melhores do país
Sabores peculiares e regionais despertam o interesse de apreciadores
A conquista de novos mercados e premiações importantes no cenário nacional pela leitaria colinense, que começou seu legado em uma pequena fazenda familiar nos idos de 1955, demonstra que vem dando certo a ousadia de impulsionar um estado que não tinha vocação para o ramo, mas que agora caminha a passos largos rumo a um lugar hoje ocupado pelas grandes bacias leiteiras de estados como Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Mas não é à toa que o Queijo do Sertão vem colecionando conquistas. Segundo o gestor de Negócios da Leitaria, Mário Carneiro, o produto se destaca no mercado pela excelente qualidade, aparência limpa e uniforme, com cor clara, livre de manchas ou rachaduras. A textura firme e elástica também é outro qualificador desse queijo que permite cortes sem esfarelar. No paladar, apresenta sabor suave com notas lácteas, levemente salgado e sem amargor ou acidez indesejados. Também se caracteriza pelo aroma fresco e agradável.
Além disso, o diferencial do queijo maranhense está também nas peculiaridades regionais adicionadas ao produto, que imprimem ainda mais identidade ao sabor com a inclusão, por exemplo, de produtos e especiarias típicas da região, como a pimenta.
Textura firme e elástica, sabor suave com notas lácteas, levemente salgado e sem amargor ou acidez indesejados são característica do queijo maranhense
“São novos sabores que colocam nosso queijo em patamares diferenciados na concorrência. As premiações nos impulsionaram e nos deram gás para alçar novos voos”, afirmou Carneiro, destacando ainda que, para isso, um novo laticínio está sendo construído para aumentar a capacidade de produção e, consequentemente, gerar mais emprego na região onde opera.
Ainda em termos de diferencial perante outros produtos, ele destaca também a levedura do Maranhão, que foi reconhecida por especialistas como uma das melhores do mundo. “Talvez seja esse o segredo”, diz ele, sorrindo, confiante no produto da casa.
Leitaria adota modelo de bem-estar animal para aumento da produção e qualidade do queijo
Para chegar ao patamar de excelência que alcançou foram necessárias mudanças cruciais que vão desde o manejo dos animais até o laticínio. Segundo relata o gerente-geral da Leitaria Brandão, veterinário Romão Neto, as conquistas do Queijo do Sertão são fruto de um trabalho árduo e da mudança de postura no manejo dos processos em todas as etapas de sua elaboração.
Atualmente, a produção do leite para a feitura do Queijo do Sertão e de outros derivados da linha origina-se de um approach todo especial, entre eles, a adoção do sistema de Compost Barn para tratamento das vacas. Trata-se de um modelo de alojamento para vacas leiteiras, que combina bem-estar animal, ventilação adequada, livre locomoção, manejo controlado de esterco e sustentabilidade ambiental. Se bem manejado, o sistema é capaz de registrar um acréscimo de 20% a 35% na produção por vaca, refletindo em um leite de melhor qualidade, sobretudo por oferecer maior conforto e redução de estresse ao animal.
Modelo Compost Barn para tratamento das vacas combina bem-estar animal com ventilação adequada, livre locomoção, manejo controlado de esterco e sustentabilidade ambiental
“Além de usufruir de todos esses aspectos, nossas vacas recebem ainda alimentação balanceada rica em nutrientes especiais para cada fase e tomam dois banhos por dia, sempre antes de cada ordenha. O resultado vem com uma produção grandiosa de leite, com a máxima qualidade e que resulta, consequentemente, em um queijo de textura e sabores inigualáveis”, enfatizou Romão Neto, revelando ainda que, em breve, a vida dos animais no alojamento será embalada também por música clássica, outro benefício comumente adotado pelo sistema de Compost Barn, visando reduzir ainda mais o estresse no período da lactação.
Com uma produção de aproximadamente 2 mil litros de leite/dia, a perspectiva é chegar a 10 mil litros/dia até 2026, formando uma bacia leiteira capaz de atender ao crescimento da produção de queijo na atual fábrica, que está sendo totalmente reformulada para comportar o vertiginoso aumento da produção.
Com uma produção de aproximadamente 2 mil litros de leite diariamente, a perspectiva é chegar a 10 mil litros/dia até 2026, aumentando ainda mais a fabricação do queijo
Segundo Romão Neto, atualmente são produzidos 5 mil quilos de queijo por mês, sendo que cerca de 70% são do tipo coalho e o restante distribuído entre outras formas do produto.
O plantel é composto por 75% de vacas holandesas e as demais da raça girolando e pardo suíço. Em média, são feitos 13.5 partos por mês. Mas o projeto de expansão da leitaria prevê chegar a 150 vacas em lactação, para uma captação de aproximadamente 30 litros de leite por animal, até 2029.
Cinco mil quilos de Queijo Sertão são produzidos por mês, sendo que cerca de 70% são do tipo coalho
Outro aspecto positivo observado na trilha da ‘rota do queijo’ maranhense é o potencial gerador de renda e de novos postos de trabalho na região. Quem já se beneficia disso é o jovem João Cláudio, 25 anos, assim como outras 13 funcionárias que atuam só no processo da ordenha. Cláudio é um dos trabalhadores responsáveis pelo manejo alimentar e outras abordagens que proporcionam o bem-estar dos animais no alojamento. “É daqui que garanto o sustento da minha família”, disse o rapaz, que é casado e tem um filho.
O próprio veterinário Romão Neto é da região e foi absorvido como gerente-geral da Leitaria Brandão, onde vem desenvolvendo um trabalho com planejamento moderno e sistematizado.
Inspeções constantes e o cuidado intensivo no manejo das vacas garantem bem-estar ao animal e melhor qualidade do leite e do queijo produzido no laticínio
Com apoio do Sebrae/MA, Laticínio recebe suporte para melhoria de processos e de produtividade
Para melhoria e aprimoramento da sua produção, o Laticínio Brandão tem a consultoria do Sebrae/MA, que apoia o empreendimento nos mais diversos aspectos. Recentemente, foi aplicada a consultoria em mapeamento e melhoramento de processos – uma solução especializada voltada para identificar, analisar e otimizar os fluxos de trabalho do negócio.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento Setorial do Sebrae no Maranhão, Maurício Lima, essa consultoria teve como objetivo tornar os processos do Laticínio mais eficientes, produtivos, padronizados e econômicos, eliminando desperdícios e aumentando a competitividade.
Outro apoio que o Queijo do Sertão recebeu do Sebrae foi na participação de eventos de mercados em níveis estadual e nacional, como o ENEL 2024 – Encontro Nordestino do setor de Leite e Derivados, que aconteceu durante a Expoema, em São Luís, e o Agrinordeste/2024, em Olinda (PE), onde a empresa participou como expositora.
Mas as ações do Sebrae-MA vão além e têm contribuído fortemente para a melhoria da cadeia produtiva do leite no estado. O órgão oferece um conjunto estruturado de ações e consultorias voltadas para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite e derivados, com foco no aumento da produtividade, na qualidade dos produtos, no acesso a mercado e regularização sanitária. Dentre estas ações destacam-se as fichas do Sebraetec – um programa orientado para inovação e gestão -, aplicadas frequentemente na cadeia produtiva leiteira, voltadas à adequação de agroindústrias, à gestão de propriedade, ao melhoramento genético, entre outros suportes.
“Atualmente, estamos atendendo um universo de 142 empreendimentos da cadeia produtiva do leite no Maranhão, nas regionais de Bacabal, Açailândia e Imperatriz, disponibilizando capacitações técnicas e gerenciais, palestras, seminários, missões empresariais e apoio a feiras e exposições agropecuárias”, enfatizou o coordenador de Desenvolvimento do Sebrae/MA, Maurício Lima.
Queijo Igarapé registrou grande crescimento no mercado e conquista cada vez o gosto dos apreciadores. O laticínio é um dos maiores produtores em larga escala de queijos do Maranhão
Queijo Igarapé leva tradição e sabor à mesa dos apreciadores da iguaria
Seguindo o mesmo caminho, o ‘Queijo Igarapé’ é outro importante representante do ramo, com reconhecimento certificado e muitas premiações relevantes. O queijo é produzido pelo Laticínio Igarapé, na zona rural de Igarapé Grande, região central do Maranhão. O município, que é um dos importantes polos leiteiros do estado, forneceu as condições ideais para implantação do Laticínio que hoje é um dos maiores produtores em larga escala de queijos do Maranhão.
O negócio familiar que começou com a paixão dos avós Seifer e Raimunda Medeiros pela produção de leite, ainda no estado da Paraíba, no século passado, fincou raízes pelas bandas de Igarapé Grande e já está na terceira geração de uma família vocacionada para o ramo.
O Laticínio Igarapé produz atualmente meia tonelada de queijo diariamente, sendo 70% do tipo coalho, mas entrou forte na rota do queijo artesanal também com seu requeijão e sua manteiga caseira, que lhes têm rendido premiações em competições importantes do Norte/Nordeste.
Além de atender ao comércio maranhense, abastecendo os grandes conglomerados varejistas locais, o laticínio consolidou mercado também em outros estados, como o Piauí, por exemplo, que compra maior parte da produção dos Medeiros.
Como o Laticínio não dispõe de produção própria de leite, toda a matéria-prima é adquirida dos produtores da região, como a do pequeno agropecuarista Heleno Barros, que entrega 350 litros de leite por semana ao laticínio. “Isso nos ajuda bastante porque nossa produção tem destino certo”, disse Barros.
Dentro da fábrica, a feitura do queijo se desenvolve quase como num balé, num ritmo que mescla precisão e tradição
É com brilho nos olhos que os Medeiros se orgulham não apenas de levar adiante o ofício que herdaram de Seu Seifer e Dona Raimunda, mas também por saber que contribuem diretamente com a economia do local que os acolheu e para a manutenção da produção de dezenas de famílias que vivem da venda do seu leite para o Laticínio Igarapé.
Dentro da fábrica, a feitura do queijo se desenvolve quase como num balé, num ritmo que mescla precisão e tradição, onde cada movimento tem seu tempo certo em uma coreografia silenciosa, ritualística, aprendida ao longo dos anos – mexer, virar, misturar, medir, prensar, cortar…
O aroma lácteo invade o ambiente, convidativo, e o vapor que sobe das cubas aquecidas aguçam todos os sentidos. “Aqui não há espaço para pressa, nem para distrações”, diz Carlinhos Medeiros, um dos gestores do Laticínio. Para ele, o tempo do queijo é soberano e respeitá-lo é o primeiro mandamento de quem transforma o simples leite em uma iguaria que carrega história na alma.
E a família Medeiros tem na sua essência o amor por essa arte. Mesmo com os incrementos tecnológicos e sanitários da modernidade, necessários ao processamento dos produtos na fábrica, o queijo artesanal sempre foi para eles mais do que técnica, é quase um rito ancestral, o sabor de suas manhãs sentados à grande mesa do café familiar, é herança viva moldada com paciência e afeto a essa arte milenar.
A produção do Queijo Igarapé abastece grandes conglomerados varejistas do Maranhão, Piauí e outros estados
– Comemoração do início do programa Maranhão Livre da Fome em Urbano Santos (Foto: Gilson Teixeira)
Mais um passo importante no combate à fome e à pobreza foi dado no Maranhão neste fim de semana com a chegada das ações do programa Maranhão Livre da Fome às cidades de Santa Quitéria do Maranhão, Brejo e Urbano Santos. O governador Carlos Brandão acompanhou a ação com parte do secretariado estadual, o momento incluiu a entrega e desbloqueio do cartão do programa aos beneficiários, além de ações de saúde, cidadania e anúncio de capacitação profissional.
“Estamos percorrendo o estado inteiro. Aqui, em Santa Quitéria vamos entregar cartões para mais de 1.400 famílias, com isso mais de 6 mil pessoas serão beneficiadas. É um investimento de R$ 350 mil todo mês que vai circular na economia para a compra de alimentos. Noventa mil famílias vão receber esse benefício e vamos retirar 430 mil pessoas da extrema pobreza”, declarou o governador.
O cartão Maranhão Livre da Fome é destinado a famílias que estão abaixo da linha da pobreza, ou seja, famílias que possuem menos de R$ 218,00 por pessoa para se manterem a cada mês. A identificação dessas famílias foi feita pela gestão estadual a partir do cruzamento de dados federais e a lista com o nome dos beneficiários pode ser consultada publicamente pelo site https://maranhaolivredafome.ma.gov.br/beneficiarios
O benefício mensal no valor de R$ 200,00 e mais R$ 50,00 por cada criança de até seis anos é pago às famílias por meio do Cartão Maranhão Livre da Fome, um cartão pré-pago na função crédito exclusivo para a compra de produtos de gênero alimentício. Com ele, as famílias podem adquirir itens essenciais em estabelecimentos com CNAEs, registro que garante que estão aptos para a comercialização de alimentos.
Em Santa Quitéria do Maranhão estão registradas 1.462 famílias que, a partir de agora, poderão contar com o benefício do governo estadual e ampliar suas rendas, garantindo comida na mesa. O programa também conta com cursos profissionalizantes para que os beneficiários conquistem autonomia financeira.
“O terceiro eixo do Maranhão Livre da Fome é a capacitação profissional dos beneficiários para que possam se preparar para o mercado de trabalho ou tenham o seu próprio negócio. São várias opções e as pessoas serão capacitados a partir de uma grande parceria que estamos fazendo com empresas públicas e privadas”, informou o governador Carlos Brandão.
Revitalização na MA-034
Na ocasião, o governador também anunciou a conclusão do projeto para a requalificação da via principal que corta a cidade, a MA-034, transformando-a em um cartão-postal para a região do Baixo Parnaíba. Outras obras anunciadas foram a ampliação do sistema de abastecimento de água, a partir de uma nova adutora do Rio Parnaíba até o município, e a reforma e ampliação da escola municipal Heitor Pedrosa.
A prefeita de Santa Quitéria do Maranhão, Sâmia Moreira, lembrou que várias outras ações da gestão estadual beneficiam a população do município, como a recente entrega de ambulância, portais de entrada e saída da cidade, computadores em escola pública do ensino médio para uso dos estudantes e articulação para implantação de uma unidade do Procon.
“O governador Carlos Brandão está ajudando as famílias que estão em uma situação de pobreza acentuada e ao mesmo tempo trazendo renda que aquecerá a economia. É uma renda que será distribuída e vai ajudar as famílias e o comércio”, destacou a prefeita.
Entre os beneficiários em Santa Quitéria do Maranhão está Cristiane Pereira, que teve acesso aos atendimentos na área da saúde e definiu o programa como esperança para novos dias. “Esse cartão vem em boa hora, pois sou mãe de sete filhos, então agradeço a todos que criaram esse programa, especialmente ao governador Carlos Brandão”, disse.
Benefícios em Brejo e Urbano Santos
Na cidade de Brejo, a entrega dos cartões foi realizada na unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), no povoado do Morro Alegre. A prefeita da cidade, Thâmara Castro, destacou a importância do benefício para as mais de 1.800 famílias que estão registradas na cidade no Maranhão Livre da Fome.
“É com muita alegria que recebemos esse programa que vem para ajudar os brejenses. É um programa de muita sensibilidade do governador e recebemos com muita gratidão. Sabemos que temos 6.800 habitantes que recebem o Bolsa Família, mas que hoje não é suficiente e com o Maranhão Livre da Fome vai melhorar”, destacou a prefeita.
Para a lavradora Josélia Maria Viana, a oportunidade de fazer as consultas médicas também foi elogiada. “Eu vou fazer o exame de vista e isso é muito bom, pois tem muitas pessoas que precisam e não têm condições. Então essa é uma oportunidade e estou muito feliz, eu tenho duas crianças e o cartão vai me ajudar muito”, disse.
No município de Urbano Santos mais de 900 famílias estão registradas para receber o cartão. De acordo com o prefeito da cidade, Clemilton Barros, a medida garante dignidade para estas famílias e vai aquecer a economia com a circulação do recurso, que é destinado exclusivamente para a compra de alimentos.
“Esse projeto é fundamental para levar alimento para as famílias que mais precisam, em Urbano Santos temos quase mil famílias beneficiadas. Agradeço também pela participação do secretário [de Estado de Assuntos Municipalistas] Orleans Brandão que tem trabalhado em todos os projetos para melhorar a vida da população”, ressaltou Clemilton Barros.
Presente na solenidade de entrega do benefício, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, ressaltou o compromisso social da gestão estadual que através do municipalismo está ajudando todos os municípios do estado.
“É uma forma carinhosa, acolhedora e humana de tratar as pessoas. O governador Carlos Brandão é assim. Estou muito grata, pois quando o povo se alegra, isso também enche o nosso coração de alegria”, elogiou.
Para a lavradora Gracilene Sousa dos Santos, o trabalho conjunto da gestão estadual e municipal em favor dos que mais precisam é um exemplo positivo. “Para a gente que depende de muita coisa ter uma renda a mais com esse benefício é importante. Eu agradeço pelo cartão e pela consulta, ainda mais que se precisar de óculos é de graça”.
Mais um mutirão de entregas dos cartões do programa Maranhão Livre da Fome foi iniciado nesta sexta-feira (18) contemplando os municípios de Chapadinha, Araioses e Tutóia. Com a presença do governador Carlos Brandão e de parte do secretariado estadual, o cartão do programa foi entregue aos beneficiários, que também tiveram acesso a serviços de saúde como consultas oftalmológicas e saúde bucal.
O governador Carlos Brandão explicou que todas as cidades serão contempladas com a entrega do Cartão Maranhão Livre da Fome, que possibilita um auxílio mensal de R$ 200,00 para a compra de alimentos da cesta básica e mais R$ 50,00 por cada filho de até seis anos de idade. Os beneficiários são pessoas atendidas pelo Bolsa Família e cuja renda por pessoa ainda seja inferior a R$ 218,00, o que significa que vivem abaixo da linha da pobreza extrema.
“O programa não é apenas para dar comida, é para cuidar da saúde também e capacitar as pessoas para que elas possam ingressar no mercado de trabalho. São feitos exames médicos com consultas e encaminhamentos, se precisar de óculos, será feito o exame e escolhida a armação para receber os óculos; se precisar de cirurgia de catarata, de pterígio, será encaminhado para cirurgia e assim por diante. Além de tudo isso, teremos cursos de qualificação profissional para aqueles que querem empreender, são cursos de corte e costura, cabeleireiro, conserto de motos, entre outros”, explicou Brandão.
O primeiro local a receber a entrega dos cartões nesta sexta-feira foi a cidade de Chapadinha que tem 2.463 beneficiários registrados no programa. O vice-prefeito Dr Levi Pontes acompanhou a ação e representou a prefeita Belezinha. Ele reforçou a importância da ação do governo para o combate à fome e à pobreza extrema.
“É de uma emoção enorme podermos contar com um governador que é sensível aos mais necessitados. Temos um governador municipalista, humano e cristão e o seu pensamento é voltado para aqueles que mais precisam das políticas públicas, então me sinto honrado em ser parceiro deste governo”, afirmou o vice-prefeito.
As entregas também ocorreram nas cidades de Araioses e Tutóia que, respectivamente, possuem 567 e 1.310 beneficiários registrados. Como ocorreu em Chapadinha, além de receberem o cartão do programa estadual, os beneficiários também tiveram acesso a consultas médicas, exames de vista, encaminhamentos para os casos de cirurgia, além de expedição de documentos pelo Procon.
Para o prefeito de Araioses, Neto Carvalho, o empenho da gestão estadual em apoiar os municípios no enfrentamento de problemas graves como o combate a extrema pobreza representa uma grande mudança para o Maranhão.
“Eu preciso parabenizar o governador Carlos Brandão por essas ações que vão trazer benefícios, é mais qualidade de vida para as pessoas com o combate à fome. Podemos agradecer de coração por esta boa ação”, afirmou o prefeito de Araioses.
O secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos, lembrou que o programa estadual foi construído com a parceria de instituições de vários setores e da sociedade civil organizada. Ele ressaltou que a iniciativa representa um marco histórico para a superação da pobreza e para dar dignidade a milhares de famílias.
“A expansão do Maranhão Livre da Fome para os municípios do interior representa mais do que a entrega de cartões, mas esperança de dias melhores, com a garantia de recursos para a população de baixa renda se alimentar, movimentar o comércio local e promover qualificação profissional para empreender ou ingressar no mercado de trabalho. Com a chegada agora a mais 26 municípios, vamos alcançar outras 19.081 famílias, levando alimento à mesa, mas também dignidade, oportunidade e autonomia. É assim que combatemos a fome: com ação imediata e transformação estrutural”, destacou o secretário Alberto Bastos.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, informou que o início das entregas no interior do estado marca uma nova etapa do programa que já beneficiou muitas famílias na Grande Ilha.
“Nosso governador Carlos Brandão deu um grande passo na luta contra a erradicação da extrema pobreza em nosso estado. Fizemos a entrega em São Luís e, agora, temos a missão de avançar com a distribuição dos cartões nos 217 municípios. São mais de 95 mil famílias que serão beneficiadas, e quero destacar aqui o trabalho do secretário Orleans Brandão, fundamental para o sucesso da mobilização junto aos municípios. Graças a esse esforço, já conseguimos garantir, na fase de pré-cadastro, quase 80 mil famílias”, observou Paulo Casé Fernandes.
A lista dos beneficiários em cada cidade está disponível para consulta pública pelo site [url=https://maranhaolivredafome.ma.gov.br/beneficiarios]https://maranhaolivredafome.ma.gov.br/beneficiarios[/url]. Para receber o cartão do programa estadual, basta que a pessoa contemplada apresente a certidão de nascimento ou casamento, o documento de identidade e o CPF.
Maria Elizete Lima recebeu o benefício durante a ação em Chapadinha. Ele considerou tudo muito organizado e de fácil acesso. De posse do cartão, ela afirmou que segue confiante em seus sonhos e com a oportunidade de dias melhores.
“Esse benefício veio para ajudar muitas pessoas e vai me ajudar a realizar os meus sonhos e o meu dia a dia, comprando alimentos para a minha casa. Como lavradores, nós trabalhamos, mas precisamos desse benefício que o governador está proporcionando com esse olhar sensível”, comentou.
Para Rosana Moreira de Jesus, que está grávida, o benefício chegou no momento certo. “O cartão veio em uma hora boa para me ajudar, pois eu estava precisando comprar as coisas para os meus meninos, então eu só tenho a agradecer”, disse.
O sentimento de gratidão também foi ressaltado por Gardênia da Silva Cruz. “Muitas famílias precisam e graças a Deus chegou. Eu agradeço de coração”, relatou.
Moradora da cidade de Araioses, a pescadora Maria das Graças Lopes contou que são oito pessoas em sua casa e que o benefício do governo federal com o Bolsa Família necessitava desse reforço. Ela elogiou o apoio da gestão estadual com a capacitação para ingressar no mercado de trabalho e com as ações na área da saúde.
“Eu fiz a consulta de vista, porque as minhas quatro filhas todas usam óculos, só que há mais de dez anos eu não podia usar óculos porque não tinha como comprar e hoje eu consegui os meus óculos”, comemorou.
Também muito feliz, a doméstica Maria do Perpétuo Socorro Brito agradeceu a iniciativa da gestão estadual. “A ajuda que temos é do governo do presidente Lula e antes do fim do mês a gente já fica sem. Foi o primeiro governador que nos enxergou. Nunca tínhamos visto um projeto como este”, relatou.
Neste sábado (19), a entrega do Cartão Maranhão Livre da Fome prossegue nos municípios de Santa Quitéria do Maranhão, Brejo e Urbano Santos. Em Santa Quitéria, a entrega será no Centro de Ensino Cônego Nestor Cunha, na Avenida Coronel Francisco Moreira, nº 53, Centro. Em Brejo, na unidade do Iema, no KM 18 da BR-222/MA-034, no Povoado do Morro Alegre. Em Urbano Santos, no Centro de Ensino Ester Flora de Araújo, na Rua Duque de Caxias, nº 1, Centro.
– Mais de 4 mil pessoas já receberam o cartão do programa (Foto: Divulgação)
Com o objetivo de combater a extrema pobreza e garantir alimento na mesa das famílias maranhenses mais vulneráveis, o Governo do Estado lançou o programa Maranhão Livre da Fome. Os primeiros beneficiários a receber os cartões foram moradores da Grande Ilha, que, em pouco mais de dois meses, já movimentaram R$ 1.240.007,81 na compra de alimentos.
A entrega dos primeiros cartões ocorreu nos dias 9 e 10 de maio, contemplando famílias dos quatro municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa). Até o momento, foram distribuídos 2.533 cartões, beneficiando 4.272 pessoas.
O benefício é destinado exclusivamente à compra de alimentos em estabelecimentos comerciais credenciados, promovendo o comércio local e garantindo alimentação adequada. Desde o início do programa, os beneficiários já realizaram compras que somam mais de R$ 1,2 milhão.
Entre os beneficiários está Cristiane dos Santos. “Fiquei muito alegre porque esses R$ 250 vão me ajudar muito. Às vezes, minha filha fica sem leite, pede um biscoito e não tem. É muito difícil, porque ela chora e eu vou para o quarto chorar também e conversar com Deus. Poder ir ao comércio e comprar o que minha filha pede me deixa muito feliz”, relatou.
A diarista Geíse Galvão Magalhães também já recebeu o cartão. “Sou mãe solteira. Já recebo um auxílio, mas só ele não estava dando. Então, o Maranhão Livre da Fome foi uma ajuda que caiu do céu. Agora, posso comprar comida e o que ganho trabalhando já serve para remédios e para ir construindo minha casinha”, contou.
A dona de casa Regina Silva afirma que o programa transformou a realidade de sua família. “Só tenho a agradecer. Assim que recebo o benefício, já vou ao supermercado fazer compras. Estou muito feliz. Já recebo o Bolsa Família, mas esses R$ 200 a mais vão facilitar muito o nosso dia a dia”, disse.
Mais 19 mil famílias serão contempladas
De acordo com a Secretaria de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag), a próxima etapa do programa contemplará 26 municípios, alcançando 19.081 novas famílias, com o objetivo de levar alimento à mesa, mas também dignidade, oportunidade e autonomia.
“É assim que combatemos a fome: com ação imediata e transformação estrutural. A expansão do Maranhão Livre da Fome representa mais do que a entrega de cartões — é a esperança de dias melhores, com a garantia de recursos para a população de baixa renda se alimentar, movimentar o comércio local e buscar qualificação para empreender ou ingressar no mercado de trabalho”, destacou o secretário da Semag, Alberto Bastos.
Entregas no interior começam dia 18
Nesta sexta-feira (18), o governador Carlos Brandão inicia uma agenda de visitas aos municípios que serão contemplados com a nova etapa do programa. Serão beneficiados os municípios de Chapadinha, Araioses, Santa Quitéria do Maranhão, Brejo e Urbano Santos, além de Tutóia, na região norte do estado.
A entrega dos cartões ocorrerá em Chapadinha, Araioses e Tutóia na sexta-feira (18); e em Santa Quitéria, Brejo e Urbano Santos no sábado (19).
Além desses, também receberão os cartões os municípios de:São Benedito do Rio Preto, Belágua, Água Doce do Maranhão, Santana do Maranhão, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Paulino Neves, Buriti, Milagres do Maranhão, Mata Roma, Anapurus, Cantanhede, Miranda do Norte, Anajatuba, Pirapemas, Matões do Norte, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Vargem Grande e Itapecuru-Mirim.
O calendário e local de entrega dos cartões para estas cidades ainda será divulgado pelo Governo do Maranhão em seus canais oficiais nas redes sociais e na imprensa local.
Sobre o programa Maranhão Livre da Fome
O programa Maranhão Livre da Fome foi idealizado pela Secretaria de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag) e desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).
Trata-se de um programa de segurança alimentar instituído pela Lei Estadual 12.502/2025 que busca erradicar a fome no estado. Ele garante um complemento financeiro de R$ 200 às famílias beneficiárias do Bolsa Família que, mesmo recebendo a ajuda federal, ainda vivem com renda mensal inferior a R$ 218 per capita (por pessoa), portanto, permanecem abaixo da linha da extrema pobreza.
Além desse valor, famílias incluídas no programa que têm crianças de 0 a 6 anos de idade recebem um adicional de R$ 50 por criança. A ideia do programa Maranhão Livre da Fome é assegurar que todas as famílias tenham condições dignas de alimentação e possam deixar de depender da assistência financeira do estado, por meio do pilar da inclusão socioprodutiva, que levará capacitação profissional às pessoas maiores de 16 anos que são beneficiárias do programa estadual.
Ao todo, serão cerca de 95 mil famílias alcançadas pelo programa, o equivalente a 432 mil maranhenses, conforme o Observatório do Cadastro Único do Governo Federal. O governo estadual identificou essas famílias a partir do cruzamento de informações entre a base do CadUnico e da folha de pagamentos do Bolsa Família.
A lista dos beneficiários está disponível no site: [url=https://maranhaolivredafome.ma.gov.br/beneficiarios/]https://maranhaolivredafome.ma.gov.br/beneficiarios/[/url].
Combate à fome no Maranhão
Entre 2021 e 2023, aproximadamente 919,9 mil pessoas superaram a condição de pobreza no Maranhão, reduzindo o índice de 66,2% para 52,7%, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No mesmo período, o estado também obteve destaque no Nordeste pela expressiva diminuição da pobreza extrema, que caiu de 22,8% para 12,2%, equivalente a uma redução de 10,5 pontos percentuais.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam a revolução silenciosa em curso: entre 2022 e 2023, o Maranhão registrou a saída de cerca de 195 mil pessoas da extrema pobreza e outras 372 mil da pobreza.
Ao completar 173 anos, Imperatriz foi presenteada com a entrega de obras e assinatura de ordens de serviços que vão totalizar mais de 30 obras do Governo do Estado no município. Ao lado do prefeito Rildo Amaral e outras autoridades estaduais e federais, o secretário de Assuntos Municipalistas ressaltou a importância do trabalho em parceria para que a cidade tenha desenvolvimento e melhor qualidade de vida para a população.
“Estamos trabalhando por todo o Maranhão, e Imperatriz tem merecido especial atenção do governador Carlos Brandão e de toda a sua equipe. Temos vindo aqui todo mês, para conversar com as pessoas e ouvir o prefeito Rildo, por isso tanta coisa boa está acontecendo nesta cidade. Imperatriz está mais bonita, mais asfaltada, mais iluminada e com as políticas públicas chegando a quem mais precisa”, enfatizou Orleans Brandão, no segundo dia da comemoração pelo aniversário do município.
Ao agradecer a parceria dos deputados estaduais, do deputado federal JP, da senadora Eliziane Gama, do ministro André Fufuca, presentes nas festividades de Imperatriz, o secretário de Assuntos Municipalistas citou as inúmeras obras já entregues, as que estão em andamento ou serão iniciadas agora, em áreas importantes como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
“Já temos aqui um Restaurante Popular, mas vamos instalar outros dois nos bairros Bacuri e Parque Alvorada. Reinauguramos escolas totalmente reformadas e o Hospital de Alta Complexidade está em fase final. Com o apoio dos nossos parlamentares, várias ruas e avenidas estão recebendo asfalto e autorizamos mais obras de pavimentação asfáltica e drenagem. Autorizamos ainda a construção de praça, creche com 12 salas, UBS, e um novo posto policial. Estamos focados em trazer cada vez mais investimentos para ajudar o prefeito Rildo Amaral a transformar Imperatriz na cidade que a população espera”, concluiu.
Rildo Amaral agradeceu por todo o apoio que tem recebido do governo Carlos Brandão, destacando o papel de interlocutor dos prefeitos desempenhado pelo secretário de Assuntos Municipalistas: “Orleans é aquele que liga para saber das necessidades da nossa população, que está sempre presente em Imperatriz, mostrando que política se faz com diálogo e respeito às pessoas”.
A vida da população é transformada a partir do nível de desenvolvimento social e econômico das cidades. Por isso, para pensar o futuro a partir dos municípios, está acontecendo em São Luís a segunda edição do Transformar Juntos – Maranhão. O governador Carlos Brandão participou da abertura do evento que busca debater a melhoria do ambiente de negócios no estado.
Organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e correalizado pelo Governo do Maranhão, o Transformar Juntos – Maranhão foi aberto nesta terça-feira (15) e segue até a quarta-feira (16), no Multicenter Negócios & Eventos, no bairro Cohafuma, em São Luís. O evento reúne gestores públicos e lideranças locais para debater políticas públicas e desenvolvimento territorial, com vistas à melhoria do ambiente de negócios nos 217 municípios maranhenses.
O superintendente do Sebrae, Albertino Leal, enfatizou os desafios para o futuro. “Agora, precisamos avançar ainda mais, consolidar as boas práticas aqui compartilhadas, ampliar o alcance das soluções, integrar os eixos de atuação de forma sistêmica, com apoio técnico, marcos legais adequados e foco em resultados. Transformar exige escolhas e juntos temos todas as condições de fazer com que essa escolha se torne política pública eficaz nas nossas cidades”, disse ele.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo de Sousa, e o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho, também participaram da solenidade de abertura da 2ª edição do Transformar Juntos – Maranhão.
Durante a cerimônia, o governador Carlos Brandão ressaltou a importância da parceria com o Sebrae para que as ações de apoio às micro e pequenas empresas desenvolvidas pelo Governo do Maranhão cheguem com mais agilidade e eficiência aos municípios. “O Transformar Juntos – Maranhão vai reunir os articuladores do Governo do Maranhão, dos municípios e do Sebrae para que a gente possa estreitar ainda mais essa parceria, modernizando a gestão pública e levando os resultados para os municípios. Já temos a Sala do Empreendedor em todos os 217 municípios, e isto tem fortalecido a capacitação dos empreendedores, conforme a aptidão econômica de cada município, afinal, 94% dos empreendimentos maranhenses são micro e pequenas empresas”, assinalou Brandão.
O governador Carlos Brandão destacou, ainda, iniciativas do Governo do Maranhão para incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. No início deste mês foi assinado termo de cooperação entre o Governo do Estado, Banco do Nordeste (BNB), Sebrae e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para garantir a ampliação de microcrédito para micro e pequenos empreendedores que atuam em solo maranhense.“Fruto desta parceria, o Banco do Nordeste vai financiar cerca de R$ 1,4 bilhão por meio do seu programa de microcrédito, e o Governo do Estado vai pagar os juros das operações no valor de R$ 21 mil, ampliando os negócios e facilitando a vida desses empreendedores. Só com essa parceria vamos atingir R$ 3 bilhões em investimentos nas micro e pequenas empresas. A parceria inclui a instalação de Salas do Empreendedor em todas as unidades do Viva/Procon e em outras 50 do próprio Sebrae, aumentando a capilaridade do acesso ao crédito no nosso estado”, explicou o governador Brandão.
O secretário-geral da Governadoria, Luís Fernando Silva, afirmou que, além do foco no fortalecimento do empreendedorismo, o Transformar Juntos – Maranhão é fundamental para a modernização da gestão pública.“O Transformar Juntos – Maranhão parte da ideia do municipalismo, uma convicção adotada pelo governador Carlos Brandão desde o início da sua gestão. Não existe estado forte sem município forte e sem a participação popular. Vou ministrar uma palestra no painel Cidades Inteligentes, trazendo minha experiência como ex-prefeito de São José de Ribamar, quando a cidade foi 1º lugar estadual e nacional no Prêmio Cidade Empreendedora”, disse Luís Fernando.
Maranhão Digital Empresas
Por meio da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), o Governo do Maranhão assinou termo de cooperação técnica com o Sebrae para dar continuidade à expansão do programa Maranhão Digital Empresas, permitindo a automatização dos serviços da Jucema em 60 municípios maranhenses. A iniciativa representa um passo decisivo rumo à digitalização completa dos serviços de registro empresarial no estado.
Sérgio Sombra, presidente da Jucema, falou da importância desse programa. “O primeiro local que um empreendedor busca quando vai abrir seu negócio é o município, para saber da legalidade daquele empreendimento. Com o Maranhão Digital Empresa nós tornamos mais rápido e menos burocrático, simplificando todo o processo de abertura e legalização dos novos negócios na rede municipal, incentivando a geração de emprego e renda”, explicou.
Transformar Juntos – Maranhão
O Transformar Juntos 2025 tem como objetivo impulsionar a transformação dos territórios a partir da integração entre gestão pública, empreendedorismo e inovação, promovendo um desenvolvimento sustentável, inclusivo e competitivo para o Maranhão. Dentro dessa agenda estratégica, a Jucema participa com três ações de destaque.
O Governo do Maranhão participa do evento com um stand institucional reunindo a Jucema, e as secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e do Trabalho e Economia Solidária (Setres). Nesse espaço, técnicos estarão à disposição do público para prestar informações e apresentar os programas e ações do Governo do Estado voltados para o ambiente de negócios no Maranhão.
– Governador e sua equipe de trabalho ouviram demandas específicas de cada município e autorizaram obras (Foto: Brunno Carvalho)
Mais 11 prefeitos de cidades maranhenses foram recepcionados individualmente pelo governador Carlos Brandão, nesta segunda-feira (14), durante audiências realizadas na sala de reuniões do Palácio dos Leões, em São Luís (MA). Ao todo, o chefe do Poder Executivo estadual já recebeu a visita institucional de 123 gestores e gestoras municipais desde o início do ano. A meta do governo é atender pleitos de todos os 217 municípios do estado.
Durante os encontros, o governador e sua equipe de trabalho, composta por parte do seu secretariado, ouviram demandas específicas de cada município e autorizaram obras, serviços e novos investimentos para cada cidade. “A parceria com os municípios é essencial para levarmos mais obras, serviços e qualidade de vida à população. Seguimos firmes no compromisso com o municipalismo”, informou Brandão nas redes sociais.
Foram recepcionados nesta segunda-feira os prefeitos de: Esperantinópolis, Joselândia, Turilândia, Fortuna, Bom Lugar, Conceição do Lago Açu, Alto Alegre do Pindaré, Vitória do Mearim, Paraibano, Igarapé do Meio e Matões. A prefeita de Esperantinópolis, Simone Carneiro, participou da reunião e acredita que o contato direto com o governador do Estado garante novas possibilidades de desenvolvimento para todos os municípios do Maranhão.
“Todas as cidades precisam dessa parceria entre Estado e município para que possamos alcançar um desenvolvimento maior, uma evolução significativa para toda a nossa população. Agradeço imensamente pelo convite e pela calorosa recepção do nosso governador”, disse a prefeita.
Mais investimentos e novos pleitos
As reuniões com os prefeitos reforçam a agenda municipalista defendida pela atual gestão estadual e garantem a autorização de obras e o repasse de novos equipamentos públicos para as cidades. Esse foi o caso da Prefeitura de Fortuna, que participou da audiência com o governador representada pelo prefeito e por vereadores da cidade. Como resultado imediato da reunião, o município recebeu uma nova ambulância, e uma viatura policial para reforçar a segurança pública.
“Uma reunião muito produtiva, na qual várias obras serão anunciadas pelo governador para o município de Fortuna. Vamos receber uma ambulância, uma viatura da Polícia Militar e estou aqui muito satisfeito, junto com a comitiva de vereadores de Fortuna. Só tenho a agradecer pela recepção do governador”, declarou o prefeito de Fortuna, Sebastião Costa.
Para Paulo Curió, prefeito de Turilândia, município localizado na Baixada Maranhense, o encontro com o governador foi essencial para retomar projetos e iniciar novas ações que envolvam a parceria entre Estado e prefeitura municipal.
“A palavra hoje é gratidão ao nosso governador Carlos Brandão. Trouxemos as pautas do nosso município — algumas antigas e outros novos pleitos — e o nosso governador prontamente nos atendeu. Tenho certeza de que a nossa Turilândia, que vem se destacando com obras em parceria com o Governo do Estado, vai se desenvolver ainda mais nesse novo momento”, avaliou Paulo Curió.
Carlos Brandão participou das reuniões acompanhado dos secretários de Estado Aparício Bandeira (Infraestrutura), Tiago Fernandes (Saúde), Sebastião Madeira (Casa Civil), Alberto Bastos (Monitoramento de Ações Governamentais), Márcio Machado (Governo), Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas), entre outros gestores de pastas governamentais.
Os investimentos do governo municipalista também estão chegando a São José dos Basílios, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve neste domingo (13) para inaugurar o 188º Restaurante Popular. Com o secretário de Desenolvimento Social, Paulo Casé, o prefeito Ronaldo Vieira e demais autoridades municipais, Orleans também vistoriou serviços em andamento, anunciou mais obras estaduais e conversou com os cidadãos basilienses.
“Chegamos a São José dos Basílios com um dos programas mais aprovados do governo estadual, que é o Restaurante Popular. Com ele asseguramos comida de qualidade e acessível para toda a população. É a ampliação da rede de segurança alimentar de um governo que nos últimos dois anos tirou quase 1 milhão de pessoas da extrema pobreza e agora busca acabar com a fome de quase 500 mil pessoas com o programa Maranhão Livre da Fome, que garante auxílio financeiro e capacitação para que essas famílias possam garantir seu próprio sustento. Queremos em breve afirmar que não há mais ninguém passando fome no Maranhão”, destacou o secretário de Assuntos Municipalistas.
Orleans Brandão ressaltou a importância da parceria do Governo do Estado com os municípios para possibilitar que a políticas públicas cheguem a quem mais precisa, a exemplo dos poços artesianos, da Areninha Esportiva, do Viva Procon e da Estação Tech que em breve serão entregues à população de São José dos Basílios. “Tenho muito orgulho de dizer que em todo município do Maranhão tem uma obra, tem uma ação do Governo do Estado chegando a quem mais precisa”, acrescentou o secretário, ao assinar ordem de serviço para construção do portal da cidade e anunciar que a cidade ganhará mais três quilômetros de pavimentação asfáltica, dentro de um amplo programa que o governo estadual iniciará em agosto.
O prefeito Ronaldo Vieira afirmou que o apoio do secretário de Assuntos Municipalistas tem sido fundamental para o atendimento às demandas do município, como a perfuração de poços na comunidade Santa Luzia, que resolverá o abastecimento de água para cerca de mil habitantes, e na sede da cidade. “Fizemos muito em seis meses e vamos fazer muito mais por São José dos Basílios, com essa parceria do Governo do Estado. E agradecemos ao secretário Orleans, que tem demonstrado verdadeira preocupação em melhorar a vida dos maranhenses”, enfatizou ele.
Na visita ao município, Orleans Brandão recebeu, ainda, o Título de Cidadão Basiliense e anunciou o lançamento de um programa estadual inovador em apoio aos conselhos tutelares.
“Agradecemos ao Governo do Estado por essa iniciativa que vai assegurar estrutura e condições de trabalho adequadas para a garantia de direitos a crianças e adolescentes”, declarou o presidente do Conselho Tutelar de São José dos Basílios, Romário Santos.