Com entrega de cinco restaurantes populares nesta semana, governo avança na expansão da maior rede da América Latina

Ao todo, já são 224 Restaurantes Populares inaugurados no Maranhão. A unidade de número 225 foi entregue no município de Guimarães, nesta sexta-feira.

O Governo do Maranhão segue avançando na ampliação da rede de Restaurantes Populares em todo o estado. Somente nesta semana foram entregues cinco unidades no interior do estado – Maracaçumé, Maranhãozinho, Governador Nunes Freire, Capinzal do Norte e Guimarães. A meta é implantar pelo menos uma unidade em cada município maranhense, consolidando o maior programa de segurança alimentar da América Latina.

Ao todo, já são 224 Restaurantes Populares inaugurados no Maranhão. A unidade de número 225 foi entregue no município de Guimarães, nesta sexta-feira. O programa tem garantido o direito à alimentação de qualidade, oferecendo refeições com alto padrão nutricional a preços acessíveis, tornando-se referência nacional no combate à fome e à insegurança alimentar.

O governador Carlos Brandão destacou o perfil municipalista da gestão e o compromisso com o desenvolvimento das cidades em todas as regiões do estado. “Mais um dia de ações de um governo municipalista. Em todos esses municípios inauguramos Restaurantes Populares, além de outros importantes equipamentos públicos, como retroescavadeiras, ambulâncias, caminhonetes, unidades do Viva/Procon, Estação Tech e muito mais”, destacou o governador.

O valor das refeições é simbólico e amplamente acessível à população, graças ao subsídio do Governo do Estado. O café da manhã é servido ao custo de R$ 0,50, enquanto almoço e jantar custam R$ 1,00 cada, totalizando R$ 2,50 pelas três refeições diárias.

Além de garantir alimentação de qualidade à população, o programa segue em expansão. A previsão do Governo do Maranhão é inaugurar mais 23 unidades até o mês de julho.

As obras, na maioria das vezes, são iniciadas do zero. Em parceria com os municípios, é realizada a definição estratégica dos locais de implantação. Os prédios passam por revitalização completa e recebem toda a estrutura necessária antes da entrega à população.

Os Restaurantes Populares são construídos pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) e administrados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

“É muito importante a entrega desses equipamentos. Por determinação do governador Carlos Brandão, temos dado prioridade e celeridade às obras dos Restaurantes Populares, que têm retirado centenas de maranhenses da situação de vulnerabilidade social”, destacou Márcio Machado, secretário de Estado de Governo.A entrega das novas unidades reforça o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida da população maranhense. Nos municípios de Maracaçumé, Capinzal do Norte e Maranhãozinho, o sentimento predominante entre os moradores foi de gratidão. Já em Governador Nunes Freire, além da inauguração do Restaurante Popular, o Governo do Estado também anunciou a pavimentação de cinco quilômetros de vias urbanas.

Maranhão segue avançando e registra o quinto maior crescimento do país em renda, segundo dados do Radar IDHM 2024

Estudo é desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Maranhão segue alcançando avanços significativos ao longo dos últimos anos. Dados do Radar IDHM 2024, divulgados esta semana, mostram que, entre 2012 e 2024, o Maranhão foi o quinto estado com o maior crescimento de renda no país. Esse indicador passou de 0,602 para 0,658 no último ano da série. Quanto mais próximo de 1,0, melhor é o índice, e o crescimento demonstra uma mudança importante nesse cenário.

O Radar IDHM 2024 é um estudo desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação à renda per capita, o levantamento mostrou que o indicador evoluiu de R$ 338,42, em 2012, para R$ 481,46, em 2024, representando o 16º maior crescimento nacional.

O estudo utiliza metodologia própria, baseada em séries históricas compatibilizadas com a renda ajustada a valores de 2010. Considerando outras metodologias empregadas no país, como a PNAD Contínua, os avanços são ainda mais expressivos. Segundo o levantamento, os investimentos públicos realizados no estado têm contribuído para a melhora desses indicadores ao longo dos últimos anos.

“Pelos dados mais recentes da PNAD Contínua, o rendimento domiciliar per capita da população maranhense em 2024 foi de R$ 1.132,00, em valores reais de 2025. Nesse quesito, o Maranhão foi o estado com o quinto maior crescimento do rendimento real domiciliar per capita do país”, ressaltou Dionatan Carvalho, presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

Avanço da renda entre a população negra

O levantamento mostra que, mesmo diante de problemas estruturais, já é possível perceber avanços, como no recorte da renda por cor/raça da população negra maranhense. Apesar de o estado ainda ocupar a última posição nesse indicador, houve evolução significativa. Entre 2012 e 2024, o índice passou de 0,588 para 0,646, correspondendo a um aumento de 9,9 pontos, a terceira maior variação entre as unidades federativas do país.

Políticas públicas, como reservas de vagas para negros e quilombolas em cursos de graduação, programas de qualificação profissional e concursos públicos, além da capacitação de pessoas negras, quilombolas e de matriz africana em cursos voltados ao desenvolvimento do turismo no estado, contribuíram para a melhora desse indicador.

As ações fazem parte do compromisso da gestão estadual com a redução das desigualdades e da discriminação racial em áreas como mercado de trabalho, educação e segurança pública.

Minha Renda

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Lívio Corrêa, os investimentos em programas sociais têm ampliado o alcance das políticas públicas voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade em todas as regiões do Maranhão.

“Na área social, a gestão estadual está fortalecendo políticas voltadas à redução da vulnerabilidade social e à ampliação da autonomia financeira das famílias. O programa Maranhão Livre da Fome, somente no ano de 2025, alcançou mais de 74.871 famílias, o equivalente a cerca de 341.241 pessoas, com um volume de R$ 141,7 milhões transferidos diretamente para a população em situação de maior vulnerabilidade nos 217 municípios”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Lívio Corrêa.

A realização conjunta dessas ações fortaleceu o sistema de segurança alimentar no estado, com a implantação de Bancos de Alimentos e Restaurantes Populares em diversas regiões, reforçando o compromisso com a melhoria da renda da população.

“Além disso, o Governo do Maranhão também tem investido em programas voltados à geração de renda e qualificação profissional, como os programas Mais Renda e Minha Renda, que oferecem capacitação, acompanhamento técnico e doação de kits e equipamentos para trabalhadores do comércio formal. É um conjunto de investimentos que proporciona transformação social”, destacou o presidente do Imesc.

Governo apresenta resultados de ações sustentáveis e entrega equipamentos agrícolas em São Luís

Programação tem como foco o fortalecimento das políticas de sustentabilidade ambiental e incentivo à agricultura familiar, por meio de ações coordenadas pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM) e pelas secretarias que integram o Programa Maranhão Sustentável.

Neste sábado (23), o governador Carlos Brandão participará da programação de fortalecimento das políticas de sustentabilidade ambiental e incentivo à agricultura familiar, por meio de ações coordenadas pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM) e pelas secretarias que integram o Programa Maranhão Sustentável.

O evento será iniciado com a apresentação dos resultados do Programa Recicla MA – Ciclo Resíduos Orgânicos, desenvolvido durante a 65ª Expoema 2025. A ação destacou o reaproveitamento de resíduos orgânicos gerados no evento, resultando na coleta de 2,4 toneladas de resíduos, produção de 1,5 tonelada de composto orgânico e 500 litros de biofertilizante.

Durante o ato, também serão entregues certificados de reconhecimento institucional às empresas e instituições parceiras da iniciativa, além da entrega simbólica de kits de compostagem contendo composto orgânico e biofertilizante produzidos a partir do reaproveitamento dos resíduos coletados. A programação inclui ainda uma ação simbólica de reflorestamento no Parque da Independência.

Fortalecimento da agricultura familiar

Na sequência, será realizada a entrega de equipamentos agrícolas no âmbito do Programa Maranhão Sustentável, instituído pela Lei 12.716/2025. A ação tem como objetivo promover a sustentabilidade ambiental aliada ao fortalecimento da agricultura familiar e ao apoio aos pequenos e médios produtores rurais do estado.

Serviço

O quê: Governo apresenta resultados de ações sustentáveis e realiza entrega de equipamentos agrícolas;

Quando: Sábado (23), a partir das 10h;

Onde: Parque Independência, Av. José Sarney, nº 2322, bairro Jardim São Cristóvão, São Luís (MA).

Governador Carlos Brandão visita stands de serviços e programas do Governo do Maranhão na Agrobalsas 2026

Gestão estadual apoia a feira e levou para o local espaços com os diversos serviços e programas voltados para os produtores rurais.

O Governo do Maranhão participa da Agrobalsas 2026 por meio de diversas secretarias e órgãos estaduais que estão com pavilhões e stands apresentando serviços e programas voltados para os produtores rurais, exposições, comercialização de produtos agrícolas e outras oportunidades de negócios, além de atividades para o público em geral.

Na última sexta-feira (15), o governador Carlos Brandão visitou a Agrobalsas e os stands do governo estadual.

A 22ª Agrobalsas acontece na Fazenda Sol Nascente, em Balsas, na altura do KM-04 da BR-230, Região Sul do Maranhão. Este ano o tema da feira, que será encerrada neste sábado (16), é “Raízes que Transformam”.

A Agrobalsas é promovida pela Fundação do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN), com o apoio do Governo do Maranhão.

A feira reúne produtores, especialistas e entusiastas do agronegócio para discutir as tendências, tecnologias e oportunidades do setor. A edição deste ano terá palestras, mesas de debate, exposição de maquinários e demonstrações de técnicas agrícolas entre outras atividades.

Durante sua visita aos espaços da feira o governador Carlos Brandão destacou a importância do evento para o desenvolvimento da economia no sul maranhense, afirmando que a Agrobalsas funciona como um centro de discussão, debate e troca de experiências entre os produtores rurais.

“A AgroBalsas é um evento de grande sucesso no agronegócio, tanto para pequenas quanto para grandes empresas. É uma plataforma para divulgação dos trabalhos dos produtores da região, além de oferecer qualificação profissional por meio de oficinas e palestras. A feira também promove a venda de marcas e terrenos agrícolas, impulsionando o aumento da produção e produtividade dos produtores. A cada edição, a Agrobalsas tem se tornado mais estruturada e eficiente e o Governo do Maranhão dá todo o apoio porque entende que à medida que a Agrobalsas cresce, o agronegócio do sul do estado também se fortalece”, pontuou Brandão.

O presidente da FAPCEN, Paulo Roberto Kreling, agradeceu o apoio do Governo do Maranhão à Agrobalsas. “O governador Brandão esteve na Serra do Penitente, a maior chapada do sul do Maranhão, com mais de 200 mil hectares de área cultivada, e viu o tamanho do trabalho que é desenvolvido na região pelos produtores rurais. Então, nós temos uma gratidão enorme por todo o investimento que o Governo do Maranhão faz na Agrobalsas, contribuindo para o crescimento dessa feira. Este é um governo que está comprometido com o agronegócio e sempre atende as reivindicações do setor produtivo”, afirmou.

Visita aos stands
Um dos espaços do Governo do Maranhão na Agrobalsas 2026 que foi visitado pelo governador Carlos Brandao foi o Pavilhão Agro, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima).

O espaço reune palestras, cursos, oficinas, rodas de conversa, capacitações, vitrines tecnológicas, atendimentos ao público e apresentações de programas institucionais.
Brandão também esteve no Armazém do Empreendedor do Maranhão, iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Indústria e Comércio (SEINC), voltada à valorização do pequeno negócio.

Esta é a quarta participação do Armazém do Empreendedor na feira, reunindo mais de 60 expositores maranhenses. A estrutura deste ano incluiu uma Vila Food, apresentações das atrações culturais da região, e ainda capacitações em um auditório localizado dentro do espaço.

O governador também conferiu o atendimento prestado ao pequeno produtor rural por meio do stand da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) que pomove a Feirinha da Agricultura Familiar, reunindo agricultores e agricultoras familiares com a comercialização de produtos locais, alimentos saudáveis, artesanato e derivados da produção rural.

O espaço aproxima produtores e consumidores, incentivando a geração de renda e o fortalecimento da economia local.

Também contam com stands na Agrobalsas 2026 a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, (Agerp), a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Secretariaria de Estado da Saúde (SES), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) entre outros órgãos da administração estadual.

Governo do Maranhão e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar debatem regularização fundiária no estado

Como presidente do Consórcio Amazônia Legal, o governador Carlos Brandão também tratou de temas importantes para a região

O governador Carlos Brandão cumpriu agenda institucional em Brasília (DF), na terça-feira (12), e participou de reunião no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) onde tratou de temas de interesse do Maranhão, como a regularização fundiária no estado. Como presidente do Consórcio Amazônia Legal, Brandão também alinhou ações importantes para os estados que compõem a região.

Durante a reunião com a ministra Fernanda Machiaveli, o governador Carlos Brandão alinhou ações para ampliar a cooperação entre o ministério e o Governo do Maranhão em temas como a regularização fundiária no estado.

“Seguimos fortalecendo as parcerias em prol da agricultura familiar. Tivemos um bom diálogo com a ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, para alinhar ações e ampliar a nossa cooperação. Também avançamos em iniciativas estratégicas, como a Plataforma Terras do Brasil e o projeto Caminhos Verdes, fundamentais para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, informou Brandão.

Quanto a isto a ministra Fernanda Machiaveli destacou que o Maranhão, que é uma referência nos processos de regularização fundiária no Brasil tanto nas ações voltadas para os agricultores familiares quanto as comunidades quilombolas e falou sobre algumas parcerias com o estado que estão sendo alinhadas.

“A primeira parceria é a construção de um convênio para impulsionar o processo de regularização fundiária de agricultores familiares. Além disso, nós apresentamos para o governador o projeto Caminhos Verdes, que é um projeto financiado com recursos do Fundo Amazônia, que também vai apoiar o estado do Maranhão a avançar na estruturação deste trabalho com equipamentos para georreferenciamento”, informou.

Consórcio Amazônia Legal

A reunião também teve como objetivo aproximar institucionalmente o MDA e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, promovendo uma agenda de alinhamento estratégico com a nova gestão ministerial, buscando apresentar à ministra Fernanda Machiaveli as principais iniciativas, demandas e prioridades que vêm sendo conduzidas pelos estados da Amazônia Legal, especialmente no âmbito da governança fundiária, regularização territorial, integração de bases geoespaciais, segurança jurídica e implementação da agenda de transformação ecológica na região amazônica.

“Enquanto presidente do Consórcio Amazônia Legal, também tive um diálogo produtivo com a ministra Fernanda Machiaveli sobre avanços para a agricultura familiar e a regularização fundiária na nossa região”, pontuou Brandão, que assumiu a presidência do Consórcio em março deste ano.

O encontro também visou fortalecer os canais de cooperação interfederativa entre União, estados amazônicos e INCRA, consolidando o papel do Consórcio como instância regional de articulação, coordenação e apoio à implementação de políticas públicas estruturantes para a Amazônia Legal.

“O projeto Caminhos Verdes também pode apoiar os estados amazônicos que fazem parte do consórcio para que eles avancem no processo de regularização fundiária. Nós entendemos que a regularização fundiária é uma das políticas mais relevantes porque dá segurança jurídica, dá segurança para as famílias de agricultores, regulamenta e pacifica o rural brasileiro”, assinalou a ministra Fernanda Machiaveli.

O projeto tem importância tanto para as comunidades quilombolas, para as comunidades indígenas, para as comunidades tradicionais e para o conjunto da agricultura familiar, incluindo assentados da reforma agrária.

Agricultura familiar maranhense ganha destaque na Agrobalsas com participação da SAF

Durante a programação, a SAF promove a Feirinha da Agricultura Familiar, reunindo agricultores e agricultoras familiares com a comercialização de produtos locais, alimentos saudáveis, artesanato e derivados da produção rural.

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) participa, entre os dias 11 e 16 de maio, da feira agropecuária Agrobalsas, fortalecendo o diálogo sobre desenvolvimento rural, sustentabilidade e valorização da produção da agricultura familiar maranhense.

Durante a programação, a SAF promove a Feirinha da Agricultura Familiar, das 17h às 22h, reunindo agricultores e agricultoras familiares com a comercialização de produtos locais, alimentos saudáveis, artesanato e derivados da produção rural. O espaço busca aproximar produtores e consumidores, incentivando a geração de renda e o fortalecimento da economia local.

Além da comercialização, a SAF também realiza atividades voltadas à capacitação técnica de agricultores, estudantes e participantes da feira. No dia 13 de maio, às 17h, será realizada a palestra “Manejo da adubação química e orgânica na agricultura familiar”, abordando práticas produtivas que contribuem para o aumento da produtividade com sustentabilidade no campo.

Já no dia 14 de maio, às 10h, terá a palestra sobre o Selo Gosto do Maranhão e, às 16h, acontece a oficina “Coleta e amostragem de solo”, atividade prática que irá orientar os participantes sobre técnicas adequadas para análise do solo, fundamental para o planejamento da produção agrícola e melhoria da fertilidade das áreas cultivadas.

A participação da SAF na Agrobalsas reforça o compromisso do Governo do Maranhão com o fortalecimento da agricultura familiar, promovendo acesso à informação, assistência técnica, comercialização e incentivo às práticas sustentáveis no meio rural.

Realizada anualmente em Balsas, a Agrobalsas é um dos maiores eventos do agronegócio do Maranhão e reúne produtores, instituições, empresas e organizações ligadas ao desenvolvimento do setor agrícola no estado.

Governo do Maranhão participa da Agrobalsas 2026 com ampla programação de serviços

Diversas secretarias e órgãos estaduais estarão com pavilhões e stands como os espaços Pavilhão Agro e o Armazém do Empreendedor.

O Governo do Maranhão participará intensamente da maior feira de agronegócios do estado, a Agrobalsas 2026, que começa nesta segunda-feira (11) e segue até sábado (16). Diversas secretarias e órgãos estaduais estarão presentes com pavilhões e estandes, como o Pavilhão Agro e o Armazém do Empreendedor, nos quais serão apresentados serviços e programas voltados aos produtores rurais, exposições, comercialização de produtos agrícolas e oportunidades de negócios para o setor, além de atividades para o público em geral.

A 22ª edição da Agrobalsas acontece na Fazenda Sol Nascente, em Balsas, na altura do km 4 da BR-230, na região sul do Estado. Neste ano, o tema da feira é “Raízes que transformam”. O evento é promovido pela Fundação do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), com apoio do Governo do Maranhão.

A Agrobalsas reúne produtores, especialistas e entusiastas do agronegócio para discutir tendências, tecnologias e oportunidades do setor. A programação inclui palestras, mesas de debate, exposição de maquinários e demonstrações de técnicas agrícolas, entre outras atividades.

Pavilhão Agro

Um dos espaços do Governo do Maranhão na Agrobalsas 2026 será o Pavilhão Agro, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima). Durante os seis dias de evento, o espaço contará com palestras, cursos, oficinas, rodas de conversa, capacitações, vitrines tecnológicas, atendimentos ao público e apresentações de programas institucionais.

“O Agrobalsas é uma vitrine estratégica para apresentarmos as ações que o Governo do Maranhão vem desenvolvendo para fortalecer o agro maranhense com inovação, sustentabilidade e inclusão produtiva. Nossa expectativa é promover troca de conhecimento, ampliar o diálogo com produtores, estudantes e técnicos, além de aproximar a população das políticas públicas e tecnologias que estão impulsionando o desenvolvimento do setor no estado”, destacou Jucielly Oliveira, secretária da Sagrima.

Entre os destaques da programação técnica estão o curso de piscicultura voltado para indígenas, palestra sobre Serviço de Inspeção Municipal em consórcios públicos e oficina de produção de mudas frutíferas, que integram a programação da terça-feira (12).

Na quarta-feira (13), será realizada uma palestra sobre a Rota do Peixe Sul Maranhense. Já na quinta-feira (14), a programação inclui palestra sobre o potencial do camarão marinho no sul do Maranhão, além de debates sobre proteína animal no MATOPIBA, Plano ABC+ e o Centro Estadual de Monitoramento Agrometeorológico do Maranhão (CEMAM), que contará com uma réplica no estande da Sagrima. O CEMAM foi inaugurado recentemente em São Luís.

Agricultura familiar

O pequeno produtor rural também receberá atenção especial do Governo do Maranhão por meio do estande da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). Durante a programação, a SAF promoverá a Feirinha da Agricultura Familiar, das 17h às 22h, reunindo agricultores familiares para a comercialização de produtos locais, alimentos saudáveis, artesanato e derivados da produção rural. A iniciativa incentiva a geração de renda e o fortalecimento da economia local.

Além da comercialização, a secretaria realizará atividades voltadas à capacitação técnica de agricultores, estudantes e participantes da feira. No dia 13 de maio, às 17h, será realizada a palestra “Manejo da adubação química e orgânica na agricultura familiar”, abordando práticas produtivas que contribuem para o aumento da produtividade com sustentabilidade no campo.

Já no dia 14 de maio, às 16h, acontece a oficina “Coleta e amostragem de solo”, atividade prática que irá orientar os participantes sobre técnicas adequadas para análise, fundamental para o planejamento da produção agrícola e melhoria da fertilidade das áreas cultivadas.

Defesa agropecuária

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) também participará da Agrobalsas 2026 com mesas-redondas, palestras, minicursos e a apresentação do projeto “Fazendo Educação”, encenado por meio de teatro de fantoches.

“A Aged está presente no dia a dia da sociedade quando fiscaliza e inspeciona, promovendo a proteção das lavouras e dos rebanhos para garantir a qualidade do alimento que chega à mesa do consumidor. Durante a Agrobalsas, teremos a oportunidade de mostrar nossas ações e promover a educação sanitária”, afirmou o presidente da Aged, Wellington Reis.

Armazém do Empreendedor

Após encerrar 2025 com faturamento recorde de R$ 7,3 milhões, o Armazém do Empreendedor do Maranhão, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), se prepara para sua quarta participação na Agrobalsas.

O evento, que é referência em inovação e tecnologia no campo, servirá de palco para mais de 60 expositores maranhenses. A estrutura deste ano inclui uma Vila Food, que repetirá o sucesso que foram as apresentações das atrações culturais da região no ano passado, e ainda capacitações em um auditório localizado dentro do Armazém do Empreendedor.

O secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, destaca o sucesso do projeto. “O Armazém é a estrela dos grandes eventos do estado. A cada ano, buscamos ampliar não apenas o espaço, mas as oportunidades que os empreendedores têm durante os eventos. Por isso, nos preocupamos desde a estrutura até a oferta de cursos, capacitações e rodadas de negócios ao longo dos eventos, para que a participação do empresário seja produtiva ao máximo”, comentou.

Tecnologia e Inovação

O desenvolvimento científico e tecnológico do setor também está entre as metas do Governo do Maranhão. Por isso, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promoverá a exposição de projetos temáticos ligados à área de inovação, competitividade e desenvolvimento socioeconômico do Maranhão.

Já a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) fará o lançamento da edição nº 59 da Revista Inovação, no primeiro dia da feira. A publicação traz na capa a pesquisa coordenada pela cientista Solange França, que investiga alternativas sustentáveis para o controle da lagarta-do-cartucho na produção de milho, em Balsas.

Durante todos os dias do evento, o estande da Fapema será um espaço de interação entre pesquisadores, estudantes, empresários e produtores rurais. A equipe da Fundação estará à disposição dos visitantes explicando sobre os editais de fomento, além de exposição de pesquisas apoiadas pela Fundação e o Espaço Literário, com exposição e sorteio de livros.

Outras ações

Técnicos do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) marcarão presença diária na Agrobalsas tirando dúvidas do público sobre regularização fundiária e urbana, além de capacitações.

Outro órgão do governo voltado especificamente para as atividades agropecuárias presente na Agrobalsas será a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, (Agerp), que fará o acompanhamento dos agricultores familiares maranhenses durante todos os dias da feira agropecuária. O órgão também realizará palestras, oficinas, exposições e comercialização de produtos da agricultura familiar.

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) terá pavilhão próprio onde apresentará as potencialidades do Porto do Itaqui, além de oferecer ao público um tour pelo Porto do Itaqui por meio de óculos de realidade virtual.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) fará atendimento com orientação sobre solicitações de outorgas, consultas de processos, dicas de como evitar multas ambientais, consulta de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Dispensa de Licenciamento Ambiental (DLA) e atendimento sobre Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir), na Agrobalsas. Além da programação do stand, a Sema fará capacitações abertas ao público em geral.

No stand da Secretariaria de Estado da Saúde (SES), a população poderá ser vacinada contra Influenza e Covid-19.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) marca presença na Agrobalsas com a participação dos programas Mais Renda e Minha Renda. Os beneficiários estarão presentes na praça de alimentação durante a feira, fornecendo alimentação para os participantes do evento, fomentado a geração de renda aos microempreendedores do programa.

A programação completa pode ser confira nos canais oficiais do Governo do Maranhão nas redes sociais.

Governo realiza reparos na MA-014, entre Matinha e Viana, após rompimento com as fortes chuvas

– Comissão liderada pelo secretário Aparício Bandeira realizou vistoria para o início das obras (Foto: divulgação)

O Governo do Maranhão destacou equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) para vistoria e início dos reparos do trecho da MA-014, entre Matinha e Viana, que rompeu na noite de domingo (3) durante as fortes chuvas na região. O secretário da Sinfra, Aparício Bandeira, chegou ao local ainda durante a manhã desta segunda-feira (4) acompanhado de uma comissão com a presença de engenheiros para o planejamento dos serviços.

A via é a principal forma de deslocamento das cidades da Baixada Maranhense com as demais regiões do estado e o rompimento foi causado pelo transbordamento de um açude às margens da rodovia, agravado pelo grande volume de chuvas na região. O governador Carlos Brandão destacou o empenho da gestão estadual para restabelecer o tráfego na rodovia estadual e alertou sobre o perigo de uso irregular das estruturas das rodovias estaduais.

“Historicamente esses açudes são feitos em margem de rodovia, o que é um erro. MA não pode servir de barreira para açude. O excesso de chuva que houve na última noite, de 150 milímetros, fez com que esse açude transbordasse e rompesse esse trecho. Por isso solicitei para o secretário da Infraestrutura que se deslocasse imediatamente para lá, para fazer um diagnóstico e tomar as providências necessárias”, informou o governador.

Com a presença da equipe da Sinfra, foi traçado um planejamento para recuperação emergencial do trecho, iniciando os trabalhos já nesta segunda-feira e previsão de restabelecimento do tráfego nos próximos dias. O secretário Aparício Bandeira lembrou que a via está sendo monitorada pela gestão estadual e que o objetivo é garantir a retomada do fluxo de pessoas e veículos com segurança.

“Em primeiro lugar eu quero frisar a preocupação do governo em resolver essa situação. A rodovia foi recentemente requalificada e aconteceu esse problema devido às fortes chuvas da noite passada. Chegamos cedo com o prefeito de Viana, Carrinho Cidreira, e com o prefeito de Olinda Nova, Valdenir Diniz, com vereadores e toda uma comissão para resolver essa situação. O Estado está presente e não vamos sair daqui antes de darmos trafegabilidade para a via”, ressaltou Aparício Bandeira.

O trabalho conta com maquinário pesado e serão utilizados, entre outros materiais, pedra rachão, material de britagem recomendado para fundações, drenagem, sub-base de pavimentos e outras situações, o que garante o fundamento necessário para o porte da obra.

O prefeito de Olinda Nova, Valdenir Diniz, agradeceu o empenho das equipes da gestão estadual e se prontificou a auxiliar no que for necessário para contribuir com a restauração do tráfego na região. “É um momento difícil, mas o governo está tomando uma ação rápida. Essa é a única via de acesso que temos. Estamos aqui acompanhando com toda essa comissão do governo a solução para esse problema e vamos contribuir no que for necessário para restabelecer o tráfego na via”, observou.

O prefeito de Viana, Carrinho Cidreira, também destacou a celeridade da gestão estadual para início da recuperação do trecho. “Eu quero parabenizar o governo por ter mandado o secretário da Infraestrutura. Quando a gente agride a natureza, ela dá resposta e isso aqui é a reposta da natureza. Foi cortado o bueiro e cercada a área e isso acabou forçando a pressão para cá e houve esse problema”, frisou.

Ações de manutenção

A MA-014 já possui um amplo trabalho de requalificação em curso que faz parte das ações de manutenção das rodovias estaduais desenvolvido pelo Governo do Maranhão, faltando pouco mais de 12 quilômetros para concluir a restauração da via, o que vai garantir, junto com outras obras, mais mobilidade para a Baixada Maranhense.

Governador Carlos Brandão fortalece agenda municipalista e alcança a marca de 210 prefeitos recebidos no Palácio dos Leões

– O marco de 210 prefeitos recebidos no Palácio dos Leões assinala a gestão municipalista de Carlos Brandão (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, segue fortalecendo o diálogo com os municípios por meio da agenda municipalista, consolidada como um dos pilares de sua gestão. Nessa quinta-feira (30), no Palácio dos Leões, em São Luís, o chefe do Executivo estadual recebeu mais quatro prefeitos. Com os novos encontros, o Governo do Estado do Maranhão alcança a marca de 210 prefeituras atendidas nesta rodada de conversas, restando apenas 7 municípios para a conclusão do cronograma de escuta ativa.

A iniciativa tem o objetivo de descentralizar os serviços públicos e fortalecer parcerias diretas para a execução de obras e ações nas áreas de infraestrutura, saúde e cidadania. Participaram da rodada de encontros os prefeitos Flávio Amorim (Araguanã), Bruno Cardoso (São João do Caru), Dilcilene Oliveira (Boa Vista do Gurupi) e Erlanio Xavier (ex-prefeito de Igarapé Grande), iniciativa que teve como objetivo ouvir diretamente as demandas locais e construir soluções conjuntas para melhorar a qualidade de vida da população nos municípios.

Durante as reuniões, os prefeitos apresentaram demandas prioritárias de seus municípios, abrangendo áreas como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento social. Entre os principais pontos discutidos estiveram a recuperação de estradas vicinais, ampliação de serviços de saúde básica, investimentos em equipamentos públicos e apoio a programas sociais que atendem comunidades em situação de vulnerabilidade.

O governador destacou que a aproximação com os gestores municipais permite ao governo estadual ter uma visão mais precisa das necessidades de cada cidade, respeitando suas particularidades e potencialidades. Segundo ele, essa escuta ativa é fundamental para garantir que as políticas públicas sejam mais eficazes e alcancem quem realmente precisa.

“Já recebemos 210 prefeitos e prefeitas, só hoje foram quatro municípios. E nessas discussões a gente ouve as demandas e autoriza para que a gente possa melhorar os municípios. Daqui saiu Viva Procon, Colégio Militar, asfalto, enfim, várias obras que interessam ao município. E hoje eles estão saindo daqui com ambulância zerinho, para que eles possam transportar pacientes e salvar vidas. É assim o nosso governo: trabalhando para melhorar a vida das pessoas”, disse o governador Carlos Brandão.

Brandão também ressaltou que o municipalismo é uma diretriz permanente de sua gestão, baseada na cooperação institucional e no fortalecimento das prefeituras. Ele enfatizou que o governo está aberto ao diálogo e disposto a firmar parcerias que resultem em benefícios concretos para a população, independentemente de posicionamentos políticos ou partidários.

O prefeito de São João do Caru, Bruno Cardoso, celebrou os investimentos anunciados. O prefeito avaliou de forma positiva a oportunidade de apresentar suas demandas diretamente ao governador. “Essa é uma ótima oportunidade para tratar de assuntos de grande interesse para o nosso município de São João do Caru. Fortalecemos a parceria, e já já tem novidade chegando na cidade”, destacou.

Uma ambulância foi entregue para atender a população de Boa Vista do Gurupi. A prefeita Dilcilene Oliveira destacou a receptividade e os resultados da reunião com o Governo do Estado. “Hoje eu estou aqui com o nosso governador, trazendo as demandas do nosso município e estou levando a ambulância. Este é o tipo de parceria que precisamos. Estaremos sempre juntos para que a gente possa fazer o melhor pelo nosso município”, disse a prefeita.

Na mesma direção, o prefeito de Araguanã, Flávio Amorim, ressaltou a agilidade no atendimento às demandas locais e a entrega da ambulância para o município. “Agradecer aqui ao nosso governador Carlos Brandão por atender as demandas de Araguanã. Vamos receber agora uma ambulância e daqui alguns dias receber uma patrulha mecanizada para a agricultura do nosso município. Também saímos com a garantia de 3 km de asfalto e de bloquetes para poder melhorar a qualidade das nossas ruas. Quero agradecer a parceria e as portas abertas para poder atender as demandas do nosso povo de Araguanã”, concluiu.

A agenda municipalista se fortalece como uma estratégia eficiente de governança, promovendo integração entre estado e municípios e garantindo que as ações governamentais estejam alinhadas com as reais necessidades da população maranhense. Ao atingir a marca de 210 prefeitos recebidos, o governo reforça seu compromisso com uma gestão participativa, transparente e voltada para resultados.

215 anos de Grajaú: Governo do Maranhão inaugura obras e anuncia novos investimentos no município

– Governo entrega pacote de obras e serviços em Grajaú (Foto: Fernando dos Anjos)

Para celebrar o aniversário do município de Grajaú, que está comemorando 215 anos de fundação, o Governo do Maranhão levou uma série de ações para a população. O governador Carlos Brandão entregou 800 títulos de domínio de terra, inaugurou uma areninha esportiva, entre outras ações.

As entregas começaram pela concessão de 800 títulos de domínio de terra. A ação marca mais uma etapa do Programa “Esta Casa Agora é Minha”, coordenado pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), para garantir segurança jurídica e o direito à moradia digna. As entregas ocorrem no povoado Alto Brasil, que fica a 47 quilômetros da sede do município, na BR-226.

“Hoje, aqui em Grajaú, comemoramos 215 anos, em mais uma agenda municipalista, com diversas entregas à população. Começamos aqui pelo Alto Brasil, um grande povoado de Grajaú pelo qual temos o maior carinho, entregando 800 títulos de propriedades urbanas. “Esta Casa Agora é Minha” é um programa criado pelo nosso governo, onde a gente distribuiu o título para pessoas que há 30, 40 anos estavam esperando o documento. Gente que sai daqui com a certeza que a casa é sua”, destacou Brandão.

O governador também destacou o perfil municipalista da sua gestão e a parceria com a Prefeitura de Grajaú, o que tem garantido diversos investimentos da gestão estadual na cidade em benefício da população.

O prefeito de Grajaú, Gilson Guerreiro, reforçou a importância da parceria entre o município e o Governo do Maranhão. “Festa, alegria, vitória, resultado de quando você deposita a sua confiança nos líderes, você colhe o positivo, que é o que está acontecendo hoje aqui. Isso é um trabalho, uma política de Estado bem executada, bem orquestrada, do governador que ordena, que autoriza o trabalho do seu corpo técnico e que as obras e serviços são bem executados”, reforçou o gestor.

Benefícios às comunidades rurais

Durante as entregas dos títulos, a presidente do Iterma, Polianna Macedo, destacou que a ação representa o reconhecimento de uma trajetória marcada pela resistência e pela luta das comunidades rurais da região.

“Estamos aqui hoje no Alto Brasil para reconhecer uma história que já existe. Cada família que está aqui construiu ao longo dos anos sua relação com a terra, com o trabalho, com a resistência e com a esperança. O que o Estado faz hoje é algo essencial: transformar esse direito vivido em um direito garantido. Porque o título que eles recebem hoje não é apenas um documento. Ele é dignidade, ele é segurança, ele é cidadania”, assinalou.

Para os beneficiados, que agora passam a ter a posse legal da terra onde vivem e produzem, garantindo estabilidade, dignidade e novas perspectivas de desenvolvimento, foi um dia histórico.

A lavradora Maria José Chaves disse que há muito aguardava por este momento. “Eu fico muito feliz por este momento tão esperado. Há 20 anos, a gente esperava pela oportunidade de receber a documentação das nossas casas. Quero agradecer a Deus por tudo e ao nosso governador Carlos Brandão”, comemorou.

O motorista Antônio Abelson também festejou a conquista. “Primeiramente quero agradecer essa oportunidade de estar realizando um sonho que todos nós temos de ter o documento dos nossos bens. Já tem já 14 anos que moramos aqui e tem já mais de dois anos que havíamos esperando esse momento. E eu tenho só gratidão por tudo que está acontecendo”.

Bolo comemorativo

Ainda como parte da cerimônia comemorativa, Brandão e a comitiva governamental participaram de um café da manhã com representantes do polo gesseiro, uma das principais atividades econômicas do município. Na ocasião, ocorreu o corte do bolo pelo aniversário da cidade. A solenidade aconteceu na Indústria Gesso Integral LTDA.

Encerrando a agenda em Grajaú, ocorreu a entrega da Areninha Esportiva, localizada no setor Ronierd Barros, no bairro Extrema. Com esses equipamentos, o Governo do Maranhão tem garantido espaços qualificados para a prática de atividades esportivas e de lazer nos municípios do estado.