O Governo do Estado ampliou os investimentos na pavimentação asfáltica do município de São José de Ribamar. Nesta terça-feira (31), foram iniciadas as obras de asfaltamento de mais 10,3 quilômetros de vias do município, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e o prefeito dr. Julinho acompanharam a execução dos serviços que vão garantir a trafegabilidade e melhorar a qualidade de vida da população, com a requalificação da malha viária urbana, ampliação da acessibilidade e melhoria das condições de mobilidade em áreas de expansão urbana do município.
“É mais uma etapa do amplo programa de pavimentação asfáltica autorizado pelo governador Carlos Brandão que vai asfaltar cerca de 100 quilômetros de vias em São José de Ribamar. É a união de esforços, entre governo estadual e prefeitura, que está transformando o município e melhorando a qualidade de vida dos ribamarenses”, afirmou Orleans Brandão.
Na região do Alto do Turu, a intervenção contempla a implantação de pavimentação em 13 vias que se articulam diretamente com a Avenida Nossa Senhora da Vitória, totalizando aproximadamente 3.800 metros lineares e área de cerca de 23.830 m². Entre as vias contempladas destacam-se: Rua da Mangueira, Rua Canção Nova, Rua do Bacuri, além de vias complementares (ruas seis, cinco, três e outras vias locais), compondo um sistema viário integrado. Os serviços incluem a execução completa da estrutura do pavimento, abrangendo preparação do subleito, regularização, base e sub-base.
Os serviços também beneficiarão 3.210 quilômetros da rua da Vitória (Região Parque Vitória/Parque Jair) e 3.300 km na Avenida General Arthur Carvalho (Turu). As intervenções estão concentradas em eixos estratégicos da região, caracterizadas por intenso adensamento populacional e crescimento urbano recente, com predominância de vias não pavimentadas ou com elevado grau de degradação estrutural.
Do ponto de vista funcional, a intervenção promove a estruturação do sistema viário local, ampliando a conectividade entre bairros, reduzindo descontinuidades urbanas e permitindo maior integração com o eixo da Avenida Nossa Senhora da Vitória, que atua como corredor estruturante de mobilidade.
O prefeito dr. Julinho agradeceu ao governo estadual pela parceria que vai garantir a trafegabilidade em áreas estratégicas de São José de Ribamar. “São 10,3 km que vão mudar a realidade desses ribamarenses”, afirmou.
O município de Raposa, com sua forte tradição na pesca artesanal e potencial turístico em franca expansão, foi contemplado nesta terça-feira (31) com um pacote de importantes obras de infraestrutura urbana autorizado pelo Governo do Estado. Representando o governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, assinou ordens de serviço que preveem investimentos em requalificação de espaços públicos, mobilidade e fortalecimento da economia local.
Durante a agenda, foram autorizadas intervenções estratégicas que incluem a requalificação do Cais da Raposa, urbanização do Complexo do Porto do Braga, a revitalização da Praça Chico Noca e pavimentação asfáltica de ruas. As obras fazem parte de um conjunto de ações estruturantes voltadas à revitalização de espaços públicos, estímulo ao turismo, à economia e à organização urbanística do município, consolidando Raposa como um importante polo turístico do estado.
A requalificação do Cais da Raposa tem como objetivo revitalizar um dos principais pontos turísticos e econômicos da cidade. O projeto prevê a recuperação estrutural do cais, implantação de áreas de lazer, construção de quadra esportiva, instalação de playground, academia ao ar livre, criação de estacionamento, além de urbanização da orla com paisagismo, iluminação e melhorias na infraestrutura urbana.
O secretário Orleans Brandão destacou o caráter estruturante das obras para o município. “Serão obras dignas da importância de Raposa para o Maranhão. A cidade precisa de ações como estas para fomentar principalmente o turismo, que já é muito forte aqui. Por isso, estamos garantindo investimentos que vão além da infraestrutura física. São iniciativas que fortalecem a economia local, especialmente as atividades ligadas à pesca e ao turismo, além de promover melhores condições de vida para a população”, afirmou.
Modernização
O Complexo do Porto do Braga também receberá investimento de R$ 1,4 milhão para requalificação urbanística do espaço. Entre as intervenções que vão ser realizadas estão a recuperação do pavimento, a implantação de quadras poliesportiva e de areia, paisagismo, iluminação e instalação de mobiliário urbano,
além de adequações de acessibilidade, ampliando as opções de lazer e convivência para a população.
Já a Praça Chico Noca passará por um processo de modernização com a recuperação do piso, implantação de nova iluminação pública, paisagismo, construção de pergolado, melhorias de acessibilidade e instalação de mobiliário urbano, proporcionando um ambiente mais adequado para lazer e convivência social.
Outro destaque foi a assinatura da ordem de serviço para implantação de aproximadamente oito quilômetros de pavimentação asfáltica em vias urbanas, medida que deve melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores.
O prefeito de Raposa, Eudes Barros, também ressaltou o impacto positivo das obras e a parceria com o governo em benefício da cidade. “Quando município e governo andam de mãos dadas quem ganha é o povo. O governador Brandão abriu as portas para Raposa e agora nós estamos vendo o resultado, com o anúncio dessas intervenções que eram muito aguardadas pela nossa população e que vão transformar espaços importantes da nossa cidade”, declarou.
– SAF entrega equipamentos para fortalecer a agricultura familiar de municípios (Foto: Divulgação)
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realizou a entrega de mais de mil equipamentos destinados a fortalecer e estruturar a agricultura familiar em dez municípios maranhenses: Imperatriz, Itinga, Pedro do Rosário, Pindaré, Alcântara, Humberto de Campos, Bequimão, Davinópolis, Santa Helena e Codó.
A ação é resultado de emendas parlamentares e integra o conjunto de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural, com foco na ampliação da produção, melhoria das condições de trabalho e geração de renda para agricultores e agricultoras familiares. Para o secretário da SAF, Bira do Pindaré, a entrega representa um avanço importante no apoio direto às famílias do campo.
“Esses equipamentos chegam para fortalecer quem produz, garantindo melhores condições de trabalho e ampliando as oportunidades de geração de renda. É o Governo do Maranhão investindo na agricultura familiar e transformando a vida das pessoas”, destacou.
Entre os equipamentos entregues estão barracas de feira, carretas agrícolas, kits de irrigação, forrageiras, motores de rabeta, roçadeiras, além de caixas e estruturas completas para comercialização. Os itens vão contribuir diretamente para o fortalecimento da produção e da comercialização nos territórios beneficiados.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado em promover inclusão produtiva e garantir mais dignidade ao homem e à mulher do campo, impulsionando a agricultura familiar como um dos pilares do desenvolvimento socioeconômico do Maranhão.
Os beneficiários do Projeto Algodão da Liberdade, do município de Alcântara, foram contemplados com barracas de feira e roçadeira. Eliane Rodrigues, beneficiária e liderança do quilombo São Maurício, contou que essa entrega contribui ainda mais com o fortalecimento do projeto. “Estamos muito felizes em receber esses equipamentos que vão ajudar ainda mais nossa comunidade e a fortalecer o Algodão da Liberdade”, disse.
O prefeito de Pindaré, Alexandre Colares, contou que a iniciativa contribui para dinamizar a economia local. “Nosso município está recebendo 20 barracas de feira que irão dar uma nova vida à nossa feira, fortalecendo a comercialização de produtos dos nossos agricultores familiares.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), divulgou o Calendário de Eventos Agropecuários do Estado do Maranhão para 2026. Ao todo, são mais de 50 eventos. Para conferir o calendário oficial, acesse [url=http://www.sagrima.ma.gov.br]http://www.sagrima.ma.gov.br[/url].
Conforme a Portaria nº 09/2026, publicada no Diário Oficial do Estado, a temporada deste ano terá início em abril, com a 1ª AGROFORTAL, em Fortaleza das Nogueiras. Já em maio, serão realizados sete eventos, entre eles o AgroBalsas, uma das maiores exposições do setor no Maranhão, no período de 11 a 16 de maio, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas (MA).
Neste ano, a novidade é o aumento no número de municípios que estreiam com eventos agropecuários. Ao todo, 13 municípios contarão com a primeira edição de uma feira ou exposição.
Como solicitar o fomento?
Conforme a Portaria nº 002, de janeiro de 2026, que determinou a abertura do período de inscrições dos eventos, apenas as feiras e exposições inscritas no calendário poderão solicitar fomento do Governo do Estado.
Os eventos que constam no calendário divulgado e que tenham interesse em solicitar o fomento devem encaminhar à Sagrima o ofício do projeto, assinado pelo representante legal, além do projeto básico e do plano de trabalho.
Os demais documentos e todo o passo a passo do processo poderão ser conferidos em breve no site da Sagrima ([url=http://www.sagrima.ma.gov.br]http://www.sagrima.ma.gov.br[/url]), na aba “Feiras e Exposições”.
Com uma extensão de quase 200 metros, a construção da ponte sobre o Rio Balsas que era aguardada há mais de quatro décadas na região e agora se transforma em realidade. Na tarde deste sábado (28), o governador Carlos Brandão esteve no município de São Félix de Balsas e acompanhou a inauguração da obra que entra para a história da região. Até então, a travessia para as cidades vizinhas de Balsas, Sambaíba, Loreto e Benedito Leite só era possível através de balsa, com capacidade e horários limitados.
A conclusão da obra significa um acesso terrestre moderno, seguro e constante aos demais municípios, que impacta diretamente no fortalecimento do comércio regional; melhoria da mobilidade entre comunidades rurais e a sede municipal; ampliação do acesso a serviços públicos, como saúde e educação; valorização econômica das áreas situadas no entorno da MA-373.
O grande impacto para o desenvolvimento da região é que a partir de agora haverá mais celeridade para o escoamento da produção tanto de agricultores familiares quanto do agronegócio. Dessa forma, a obra se consolida como um elemento estruturante da infraestrutura regional, contribuindo para o desenvolvimento econômico, integração territorial e melhoria da qualidade de vida da população.
“Aqui, temos a parceria dos deputados estaduais, dos deputados federais e, assim, as ações vão avançando, pois é através dessas parcerias que construímos obras e mudamos a vida das pessoas. O governo tem que em primeiro lugar planejar e depois tem que tirar do papel, esse é o desafio. O que estamos vendo hoje é resultado dessas parcerias. Essa ponte estava sendo esperada há muito tempo pela população”, declarou o governador Carlos Brandão.
Com 195 metros de extensão, a ponte foi projetada para garantir uma travessia segura e permanente sobre o Rio Balsas. Sua estrutura combina vigas metálicas e tabuleiro em concreto, uma tecnologia amplamente utilizada em pontes rodoviárias, o que garante elevada resistência estrutural e maior durabilidade para assegurar a passagem de veículos com total segurança.
O prefeito de São Félix de Balsas, Heider Nunes, frisou que o município integra uma área de forte vocação agropecuária com produção de grãos, especialmente soja e milho, além da atividade pecuária transformando a ponte em um elemento essencial para o desenvolvimento econômico da cidade e demais municípios.
“São Félix de Balsas nunca teve tantas obras ao mesmo tempo. Em apenas um ano e quatro meses está acontecendo muita coisa. E hoje conversamos sobre a reforma do hospital e, também, falamos da reforma da Unidade Integrada Henrique Martins. Então, só tenho a agradecer”, observou o prefeito Heider Nunes.
Para a população que aguardava pela obra há mais de quatro décadas, a ponte representa alegria. “É um sonho realizado e mais uma conquista para o nosso município. Antes, passávamos quase oito horas esperando uma carga chegar e hoje atravessamos em um instante. É uma satisfação muito grande, é uma melhoria para a nossa cidade”, afirmou o músico Domingos Pereira, que nasceu no município.
A cabeleireira Katia Andrade contou que o sentimento é de liberdade, pois a balsa limitava o deslocamento para fora da cidade, além de depender das condições climáticas. “Vai melhorar muito, principalmente em relação a saúde que demorava muito na travessia de balsa, eu já precisei e demorou. Então vai melhorar bastante nossa parte em relação ao transporte”, disse.
Viva Procon
O município de São Félix de Balsas recebeu a unidade 126 do Viva Procon, ampliando o acesso da população aos serviços de cidadania e defesa do consumidor. No local, serão oferecidos serviços como emissão da 1ª e 2ª vias do RG, CPF, Carteira de Trabalho Digital, antecedentes criminais, além de consultas e outros serviços digitais pelo Balcão do Cidadão, bem como atendimentos do Detran e do Procon.
Mais obras
O município foi beneficiado ainda com a entrega de dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água e o governador Carlos Brandão assinou ordens de serviço autorizando mais obras na região, como implantação de portal na cidade, reforma da Praça da Família, reforma do Hospital Municipal; e anunciou a entrega de ambulância, viatura policial, veículos no âmbito do Programa Coopera Maranhão, para reforçar as ações municipais de educação e assistência social, e duas patrulhas mecanizadas para auxiliar o trabalho dos agricultores da região.
O Governo do Estado realizou um sonho de décadas da população de São Félix de Balsas ao construir a ponte sobre o Rio Balsas. A obra foi inaugurada no sábado (28) pelo governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e do prefeito Heider Nunes, em mais uma agenda municipalista no interior do Maranhão.
“Nunca se fez tanto em tão pouco tempo, pois em todos os 217 municípios maranhenses há obras do Governo do Estado, muitas delas tidas como impossíveis. Hoje é um dia histórico, pois entregamos mais que uma ponte que tira a cidade do isolamento: liga São Félix de Balsas ao futuro, ao progresso, ao desenvolvimento. E ainda há muitas parcerias que vão trazer melhores condições de vida para a população”, enfatizou Orleans Brandão.
A ponte sobre o Rio Balsas tem 195 metros de extensão e era aguardada há mais de quatro décadas, pois até agora a travessia para as cidades vizinhas de Balsas, Sambaíba, Loreto e Benedito Leite só era possível por meio de balsa, em horários limitados. A obra garante acesso terrestre aos demais municípios, favorece o escoamento da produção agrícola e fortalece a economia regional, além de facilitar o acesso a serviços de saúde e educação.
Ao agradecer pela construção da ponte e também pela implantação do Viva Procon e dos sistemas simplificados de abastecimento d’água dos bairros Três Poderes e Alexandre Costa – também inaugurados neste sábado, o prefeito Heider Nunes lembrou que a parceria com o Governo do Estado trará outros benefícios, como as duas Areninhas Esportivas e a Praça da Matriz, que estão em construção, e os outros investimentos autorizados pelo governador. “São Félix de Balsas nunca teve tantas obras ao mesmo tempo”, ressaltou ele.
Outras obras
A agenda em São Félix de Balsas incluiu a inauguração do Viva Procon, que oferecerá serviços de cidadania e defesa do consumidor, como emissão de documentos e atendimentos do Detran, Procon e Balcão do Cidadão. O governador assinou ordens de serviço para implantação de portal na cidade, e reformas da Praça da Família e do Hospital Municipal
Também foi anunciada a entrega de ambulância, viatura policial, veículos no âmbito do Programa Coopera Maranhão, para reforçar as ações municipais de educação e assistência social, e duas patrulhas mecanizadas para auxiliar o trabalho dos agricultores da região.
A rede de segurança alimentar mantida pelo Governo do Maranhão agora vai beneficiar também a população de Paulino Neves e Humberto de Campos, onde o governador Carlos Brandão e os secretários de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e de Desenvolvimento Social, Paulo Casé, inauguraram na quinta-feira (26) mais dois Restaurantes Populares. Agora já são 220 equipamentos servindo comida de qualidade a preços simbólicos a milhares de maranhenses.
“Temos trabalhado por todos os municípios maranhenses, com obras e ações, mas quero destacar o grande trabalho social que em quatro anos retirou 1 milhão de pessoas da pobreza extrema. Além disso, o programa Maranhão Livre da Fome. Já conseguimos resultados expressivos, mas sabemos que daqui a alguns anos veremos que a maior obra do governo Carlos Brandão foi cuidar das pessoas, principalmente os que mais precisam”, afirmou Orleans Brandão, ao participar da inauguração do 219º Restaurante Popular em Paulino Neves.
O secretário Paulo Casé destacou a sensibilidade e coragem do governador Carlos Brandão para enfrentar desafios históricos do Maranhão, como a fome e a pobreza extrema. “A rede de Restaurantes Populares e o Maranhão Livre da Fome mostram a coragem e o compromisso de fazer o orçamento do Estado trabalhar pelas famílias mais vulneráveis, e dá condições para que essas famílias prosperem”, afirmou
O prefeito Luís Fernando Santos agradeceu ao governo estadual pela parceria que tem melhorado a vida dos cidadãos de Humberto de Campos. “O Restaurante Popular é uma grande conquista, pois muitas pessoas vêm da zona rural resolver seus problemas e agora terão onde tomar café, almoçar e jantar”, comemorou ele.
O governador Carlos Brandão destacou que as entregas das duas novas unidades do Restaurante Popular reforçam o compromisso da gestão estadual com a segurança alimentar e nutricional da população. “Dobramos o número de restaurantes e garantimos segurança alimentar com uma alimentação de qualidade e a um preço simbólico”, destacou.
Restaurantes Populares
O Restaurante Popular é um equipamento que garante comida de qualidade, preparada com orientação de nutricionistas, ao preço simbólico de R$ 1,00 para almoço ou jantar, e café da manhã por apenas R$ 0,50, totalizando um gasto de apenas R$ 2,50 pelas três refeições do dia. Diariamente, são servidos 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares.
Desde 2022, o Governo do Estado dobrou o número de Restaurantes Populares, fortalecendo o combate à fome no Maranhão. Ao longo do ano passado, foram servidas 43,2 milhões de refeições – entre café da manhã, almoço e jantar – nos municípios que já contam com Restaurantes Populares. Atualmente, 193 municípios contam com restaurantes populares em pleno funcionamento.
Humberto de Campos
Em Humberto de Campos, além da inauguração do Restaurante Popular, o governador Carlos Brandão acompanhou a entrega de 482 óculos de grau para beneficiários do Programa Maranhão Livre da Fome, lançado em maio de 2025 pelo Governo do Estado com o objetivo de erradicar a extrema pobreza no Maranhão.
Os óculos foram entregues aos beneficiários do Maranhão Livre da Fome que, no dia do lançamento do programa, no município, participaram de atendimentos oftalmológicos, como consultas com triagem para cirurgias de catarata e pterígio e prescrição de óculos de grau, por meio do programa Cuidar dos Olhos – Cirurgia e Óculos.
– Imesc divulga relatório do PIB trimestral do Maranhão (Foto: Arte/Divulgação)
O Maranhão encerrou 2025 com crescimento econômico de 4,0%, um desempenho superior ao registrado no Brasil (2,3%) e no Nordeste (2,5%). É o que mostra o PIB Trimestral do Maranhão, publicação que avalia o desempenho das atividades produtivas, como Agricultura, Construção civil e Comércio, bem como a geração de empregos.
O material divulgado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), quinta-feira (26), mostra que, no quarto trimestre do ano, a economia estadual manteve o ritmo de expansão, com alta de 4,1%, também acima das médias nacional (1,8%) e regional (2,4%). O resultado evidencia a continuidade da geração de empregos e renda no estado, impulsionada por investimentos públicos e privados, e reforça perspectivas positivas para 2026.
O desempenho econômico recente do Maranhão reforça o impacto de políticas públicas voltadas ao crescimento e à geração de oportunidades. Para o governador Carlos Brandão, os números refletem uma gestão comprometida com resultados e com o desenvolvimento do estado.
“Quando o Maranhão cresce acima da média do Brasil e do Nordeste, o recado é claro: tem trabalho sério dando resultado. Vamos seguir avançando, com desenvolvimento que abre caminhos, gera oportunidades e movimenta o estado para ir ainda mais longe”, frisou Brandão.
O setor industrial foi o principal destaque do período, com crescimento de 10,9% em relação a 2024, superando, com ampla margem, os resultados do Brasil (1,4%) e do Nordeste (2,4%). Todas as atividades da indústria apresentaram desempenho positivo, com ênfase para as indústrias de transformação, que avançaram 21,7%. Também contribuíram para o resultado as indústrias extrativas (5,8%), os serviços de água, esgoto e energia (5,0%) e a construção (5,6%), consolidando o setor como o principal motor da economia maranhense.
A agropecuária registrou crescimento de 10,3% em 2025, o segundo melhor resultado entre os setores, ficando acima da média do Nordeste (7,6%) e próxima da nacional (11,7%). O desempenho foi impulsionado pela produção de grãos, especialmente soja, milho e mandioca, que seguem como importantes vetores do desenvolvimento econômico no estado. A tendência é de continuidade desse ritmo nos próximos períodos.
Já o setor de serviços apresentou crescimento mais moderado, de 1,4%, levemente abaixo do Nordeste (1,9%) e do Brasil (1,8%). Ainda assim, algumas atividades se destacaram positivamente, como outras atividades de serviços (4,1%), transportes (3,1%), comércio (2,2%), atividades imobiliárias (2,0%) e informação e comunicação (1,8%). Em contrapartida, os segmentos de finanças (-3,9%) e administração pública (-0,4%) registraram retração.
Com resultados consistentes ao longo do ano e a manutenção do crescimento no último trimestre, o Maranhão consolida um cenário econômico favorável. A combinação entre investimentos, dinamismo produtivo e desempenho setorial indica a continuidade da expansão em 2026, com impactos positivos sobre o emprego, a renda e o desenvolvimento estadual.
O material completo pode ser acessado no site do Imesc (www.imesc.ma.gov.br).
– Município de Humberto de Campos também recebeu ações do Governo do Estado (Foto: Rodrigo Ribeiro)
A última quinta-feira (26) foi de agenda municipalista do Governo do Maranhão, que entregou duas novas unidades da rede de Restaurantes Populares, chegando à marca de 220 equipamentos em funcionamento. Foram entregues um Restaurante Popular em Paulino Neves e outro em Humberto de Campos. Com as entregas feitas hoje, o Governo do Estado amplia esta que já é a maior rede de segurança alimentar da América Latina.
A agenda municipalista teve início em Paulino Neves, onde o governador inaugurou a unidade 219 do Restaurante Popular, localizada na Rua Demetério Ribeiro, nº 30, no centro do município. A solenidade ocorreu durante um café da manhã com a presença de autoridades e da população local.
No fim da manhã, o governador Carlos Brandão e sua comitiva almoçaram em Humberto de Campos, marcando a entrega do Restaurante Popular da cidade e a inauguração da unidade 220 do estado, localizada na Avenida Lister Caldas, no bairro São Bernardo.
O governador Carlos Brandão destacou que as entregas das duas novas unidades do Restaurante Popular feitas hoje nas duas cidades reforçam o compromisso da gestão estadual com a segurança alimentar e nutricional da população.
“Garantimos segurança alimentar com uma alimentação de qualidade e há um preço simbólico. Também aproveitamos para debater parcerias com o prefeito em relação à Estação Tech, Colégio Militar e ao Viva Procon. Essa é uma cidade turística e estamos trabalhando para termos uma balsa funcionando que vai ligar o município de Paulino Neves até Tutóia, garantindo essa travessia para a população e para turistas”, observou.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé, informou que com o marco de 220 Restaurantes Populares inaugurados, o governo estadual avança no desenvolvimento de políticas assistenciais de forma a garantir justiça social.
“É um compromisso do governo chegarmos em todos os 217 municípios. Ainda está em fase de construção em outros municípios, mas ficamos muito gratos por essa sensibilidade e coragem do governo fazer o orçamento do Estado trabalhar pelas famílias mais vulneráveis. O governo está comprometido em enfrentar a extrema pobreza”, informou.
Restaurantes Populares
O Restaurante Popular é um equipamento que garante comida de qualidade, preparada com orientação de nutricionistas, ao preço simbólico de R$ 1,00 para almoço ou jantar, e café da manhã por apenas R$ 0,50, totalizando um gasto de apenas R$ 2,50 pelas três refeições do dia. Diariamente, são servidos 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares.
Desde 2022, o Governo do Estado dobrou o número de Restaurantes Populares, fortalecendo o combate à fome no Maranhão. Ao longo do ano passado, foram servidas 43,2 milhões de refeições – entre café da manhã, almoço e jantar – nos municípios que já contam com Restaurantes Populares. Atualmente, 193 municípios contam com restaurantes populares em pleno funcionamento.
Paulino Neves
Em Paulino Neves, a população agradeceu pela chegada do Restaurante Popular. O aposentado Clidiomar Rodrigues comentou que outros municípios da região turística dos Lençóis Maranhenses como Barreirinhas e Tutóia já têm o equipamento e ficou feliz pela inauguração do equipamento em Paulino Neves.
“Esse restaurante vai ser muito importante para a população local e também para quem está de passagem pela cidade. Estava fazendo falta um restaurante desses aqui. Que venham mais benefícios como esse para a gente”, disse Clidiomar Rodrigues.
A dona de casa Karliane Santos contou que ficou muito feliz com a inauguração do Restaurante Popular. “Esse era um grande sonho dos moradores da cidade de Paulino Neves. Então, a gente só tem a agradecer. Acredito que este é um benefício que vai ajudar a todos em Paulino Neves”, comemorou.
Humberto de Campos
Em Humberto de Campos, além da inauguração do Restaurante Popular, o governador Carlos Brandão acompanhou a entrega de 482 óculos de grau para beneficiários do Programa Maranhão Livre da Fome, que ocorreu na Escola Municipal Adalberto Mendes Filho, localizada na Avenida Lister Caldas, no bairro Gomes.
A entrega dos óculos corresponde a uma das ações previstas na segunda etapa do programa, no eixo saúde. O programa foi lançado em maio de 2025 pelo Governo do Estado com o objetivo de erradicar a extrema pobreza no Maranhão. Receberam os óculos os beneficiários do Maranhão Livre da Fome que, no dia do lançamento do programa, no município, participaram de atendimentos oftalmológicos, como consultas com triagem para cirurgias de catarata e pterígio e prescrição de óculos de grau, por meio do programa Cuidar dos Olhos – Cirurgia e Óculos.
O prefeito de Humberto de Campos, Luís Fernando Santos, destacou a parceria que o Governo do Maranhão mantém com o município.
“É um grande dia que o governador esteve presente aqui no município e tendo sensibilidade com as demandas da população. Temos a inauguração do Restaurante Popular de número 220 com comida de ótima qualidade. Vamos construir ainda mais com essa parceria e outros benefícios vão chegar”, comentou o prefeito Luís Fernando Santos.
Para quem recebeu os óculos de grau gratuitamente a iniciativa representa mais qualidade de vida e economia na renda familiar.
“É muito bom para Humberto de Campos esse restaurante. Aqui não tinha essas coisas. Às vezes você chega em casa cansado e sem tempo de fazer a comida e agora já sabe onde almoçar”, comentou o lavrador Valdivino dos Santos.
Opinião semelhante foi compartilhada pela lavradora Maria Dalva. “Eu agradeço muito ao governo por essa oportunidade, pois outras cidades já tinham esse benefício, então precisávamos também”, disse.
Após inaugurar dezenas de obras em Balsas e Tasso Fragoso, no final de semana, a comitiva do Governo do Maranhão chegou a Loreto, nesta segunda-feira (23), intensificando a agenda de entregas de serviços públicos no Sul do estado.
O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou os atos no município, ao lado do governador Carlos Brandão.
A agenda em Loreto iniciou pela inauguração da Praça Nossa Senhora de Guadalupe, que, com sua revitalização, passou a proporcionar um novo largo de convivência em frente à Igreja da padroeira da cidade.
Outro momento importante foi a entrega do Núcleo Especializado da Defensoria Pública do Maranhão (DPE) no município. A nova unidade vai garantir mais acesso à justiça e à assistência jurídica gratuita para os moradores da região.
Orleans Brandão destacou o trabalho de interiorização dos serviços estaduais e da importância que isso representa para a população.
“Mais um dia de andanças pelo nosso estado, entregando obras essenciais à população. Agora em Loreto, inauguramos equipamentos públicos que vão reforçar principalmente o atendimento dos serviços de cidadania, como a Defensoria Pública e o Viva/Procon, e melhorar os espaços de convivência da cidade”, disse o secretário.
Além disso, o município também recebeu a Praça Nossa Senhora de Loreto, ampliando os espaços públicos de lazer na cidade.
Investimentos
O governador Carlos Brandão também ressaltou os investimentos feitos pelo Estado para assegurar mais cidadania e segurança jurídica aos maranhenses.
“Com essa inauguração, estamos ampliando a presença da Defensoria em Loreto, o que facilita o acesso dos cidadãos aos seus direito e à proteção de suas garantias. É um avanço significativo na área para toda essa região. Chega de viajar longas distâncias para se tirar um simples documento”, ressaltou Brandão.
Durante o evento, foram assinadas ainda ordens de serviços para implantação do Colégio Militar; para a pavimentação de diversas ruas de Loreto e, ainda, para a construção do Portal da Cidade.
A professora Maria de Jesus Silva classificou como um presente as obras entregues na cidade. “As praças ficaram lindas, e imaginar que não precisamos mais sair daqui para resolver questões na Defensoria Pública ou no Procon, por exemplo, é um grande ganho para todos nós”, disse.
Urbanização
Na mesma ocasião, também foi assinado o termo de autorização de obras para a urbanização do entorno do calçadão da MA-347, que visa valorizar a área, impactando positivamente o comércio local.
“Um dia muito especial para a nossa cidade. Nada melhor que, na semana do aniversário do município, a gente receber tantos serviços importantes e que são verdadeiros presentes para a nossa população. Após nos entregar outras obras como o Rstaurante Popular, a Areninha e pavimentação de ruas, o governo nos presenteia agora com mais serviços”, afirmou o prefeito de Loreto, Germano Coelho.
Também participaram do ato de entrega o deputado federal Márcio Honaiser, o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado; o presidente de Câmara Municipal de Loreto Zé do Constâncio; os prefeitos Rodrigo Coelho (Benedito Leite); Fátima (Sambaíba); Hélder Nunes (São Félix de Balsas); o ex-prefeito de Loreto, Mafran Bringel, entre outras lideranças da região.