Maranhão alinha ações com Petrobras e BNDES para ampliar políticas públicas no estado

O Governo do Maranhão debateu importantes ações para o desenvolvimento do estado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a Petrobras nesta segunda-feira (2). Representantes do governo maranhense, liderados pelo governador Carlos Brandão, estão na cidade do Rio de Janeiro (RJ) para tratativas que possibilitam a ampliação de investimentos e políticas públicas para o estado.

“Tivemos duas reuniões muito importantes. A primeira tratou com o BNDES sobre o Fundo Amazônia. Apresentamos o projeto junto ao governo da Alemanha e ao governo da Noruega e conseguimos captar recursos para a questão ambiental no combate a queimadas e na questão da regularização fundiária. Também tivemos uma reunião importante na Petrobras. Um acordo de confidencialidade para avançar nessa área do gás, temos feito muitos investimentos”, frisou o governador Carlos Brandão.

A primeira reunião foi com os representantes do BNDES e abordou o aporte de recursos do Fundo Amazônia para o programa estadual Paz no Campo, que foi lançado pelo governo maranhense em 2023 para o desenvolvimento de unidades produtivas de agricultores familiares, bem como para regularização de imóveis rurais e terras devolutas no estado. Com o Paz no Campo, mais de 22.700 famílias já foram beneficiadas com títulos de terra, incluindo comunidades quilombolas.

A reunião desta segunda-feira buscou ampliar estas ações. “O governador está aqui tratando das pautas da regularização fundiária. Estamos tendo um grande avanço, fizemos um alinhamento para recursos que vão fomentar o Paz no Campo. Este é o governo que mais entregou títulos de propriedade na história do Maranhão e vamos ampliar mais ainda. No Fórum de Governadores vamos anunciar um grande pleito do Maranhão junto ao BNDES”, relatou o presidente do Iterma, Anderson Ferreira.

Segundo a diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, que esteve à frente da interlocução com o governo maranhense, o Paz no Campo está em consonância com as diretrizes da instituição, que incentiva o desenvolvimento com compromisso social.

“A regularização fundiária, como prevista no Programa Paz no Campo, reconhece direitos, promove inclusão e cria bases sólidas para um desenvolvimento mais justo e sustentável. Ela garante segurança jurídica às famílias, reduz conflitos no campo e abre caminho para que mais pessoas possam produzir, investir e planejar o futuro. No Maranhão, essa parceria institucional reforça nosso compromisso com políticas que geram oportunidades reais para as comunidades”, destacou a diretora.

Durante a reunião também foi debatido o aporte de recursos para ações de combate a queimadas pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão. Uma parte dos recursos já foi liberada para as ações no estado e a outra parte será investida agora para mais ações que impactam na preservação do meio ambiente.

Parceria com a Petrobras

A reunião com representantes da Petrobras possibilitou a assinatura de um acordo de confidencialidade com a Gasmar, o que possibilitará o avanço dos investimentos na área do gás. O Governo do Maranhão e a Petrobras têm estabelecido uma longa parceria em que o Porto do Itaqui é uma das principais portas de entrada de combustível do país.

Para Angélica Laureano, Diretora Executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, o acordo marca um novo momento de forte parceria entre Gasmar e Petrobras. “Estamos muito felizes com esta assinatura porque entendemos que será um processo produtivo de muitos avanços no setor de gás, tanto para Gasmar quanto para Petrobras.

“O que estamos fazendo hoje é celebrando um acordo entre a Gasmar e a Petrobrás, um acordo de confidencialidade. Isso significa, objetivamente, o diálogo da Petrobras com a Gasmar para tratar do nosso produto principal, que é o gás. Então, abre a possibilidade de fazermos um investimento conjunto. Essa parceria é motivada por vários aspectos, um deles é a margem equatorial. Uma vez vindo à exploração e tendo gás, há a possibilidade de prover gás para o Maranhão e para o Brasil”, observou o presidente da Gasmar, Allan Kardec.

A busca por novas fronteiras para a garantia da segurança e soberania energética nacional, colocando a margem equatorial como uma das últimas fronteiras exploratórias do país, foi tema do Fórum Transição Justa e Segurança Energética sediado na capital maranhense em março de 2024. O evento foi promovido pela Petrobras em parceria com o Governo do Maranhão e com o Consórcio Amazônia Legal.

O avanço das discussões é importante para uma transição energética no país. O acordo de confidencialidade entre a Gasmar e a Petrobras permitirá a troca segura de informações técnicas e comerciais, com avaliação de oportunidades no mercado de gás natural e base jurídica para estudos estruturados.

Orleans Brandão reitera compromisso com Presidente Dutra durante entrega de obras e serviços no município

“O Governo do Estado tem um forte compromisso com Presidente Dutra. Temos obras sendo executadas em todo o município e, hoje, inauguramos algumas que antes eram vistas como impossíveis de serem feitas”, disse o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, durante grande ato de entrega de serviços e obras estruturantes no município, realizado no sábado (28), com a presença do governador Carlos Brandão.

Orleans destacou a inauguração da Estrada do Creoli como uma das mais importantes entregas ao município. “Eu vi a importância dessa estrada para a população de Presidente Dutra. As pessoas não acreditavam que ela saísse do papel, e agora ela está aí, pronta. Eu percebi a felicidade das pessoas com essa estrada”, enfatizou o secretário.

Com uma extensão de 17 km, a Estrada do Creoli melhora significativamente a mobilidade, a logística, o escoamento da produção agrícola e o acesso da população à sede do município.

Ainda como parte do pacote de inaugurações em Presidente Dutra, um dos pontos altos foi também a entrega da Casa da Mulher Maranhense. A nova unidade reforça o compromisso do Estado com o enfrentamento à violência contra a mulher, reunindo em um único local serviços essenciais como atendimento psicossocial, orientação jurídica e proteção integral.

Na ocasião, o governador Carlos Brandão elencou algunas das obras executadas no município. “São escolas, estradas, sistemas de abastecimento d’água, Casa da Mulher Maranhese, entrega de tablets a estudantes e a agentes de saúde, enfim, uma gama de outros serviços que muitos não acreditavam que chegariam aqui, mas que nós assumimos um compromisso com a população de fazer e fizemos”, frisou.

Comemoração

O prefeito de Presidente Dutra, Raimundinho da Audiolar, disse que o momento era de comemoração e gratidão por tantas obras concretizadas no município. “A presença do Estado aqui tem sido uma constante. Já são tantas obras executadas, e nós só temos a agradecer por esse olhar para o nosso município e nosso povo”, ressaltou.

A educação de Presidente Dutra também ganhou reforço com a inauguração de uma nova unidade escolar, agora no povoado Calumbi, que ganhou o Centro de Ensino Governador Eugênio Barros.

Em seguida, foram entregues mais 113 tablets e fardamentos a agentes comunitários de saúde do minicipio. A iniciativa vai proporcionar melhores condições de trabalho, um maior monitoramento dos índices na área e acompanhamento das famílias assistidas.

Assistência

Na mesma ocasião, também foram entregues dois veículos pequenos e uma caminhonete, beneficiando as secretarias municipais de Assistência Social e Educação. Além disso, o Governo do Estado entregou mais sistemas simplificados de abastecimento de água, nas comunidades no bairro Centrinho e na Vila Militar.

A agenda foi concluída com um grande ato do ‘Festival Conecta’, ação do Programa Educação de Verdade – Eixo Tô Conectado, que entregou mais 1.660 tablets para alunos da rede estadual de ensino da região.

Criação da Resex Tauá-Mirim avança após 26 anos de debate no Maranhão

– Criação da Resex Tauá-Mirim avança após 26 anos de debate no Maranhão (Foto: Fernando dos Anjos)

O processo de criação da Reserva Extrativista (Resex) Federal de Tauá-Mirim voltou oficialmente à pauta institucional no Maranhão. Em reunião técnica realizada com o governador Carlos Brandão, representantes do Governo do Estado, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do setor produtivo, lideranças comunitárias e parlamentares discutiram a retomada do procedimento administrativo, paralisado há anos. A proposta abrange mais de 16 mil hectares no município de São Luís e envolve 12 comunidades tradicionais, com mais de 1.150 famílias.

A Resex Tauá-Mirim é uma unidade de conservação de domínio público prevista na Lei nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). O modelo garante proteção ambiental aliada ao uso sustentável dos recursos naturais por populações tradicionais, com gestão realizada por um Conselho Deliberativo presidido pelo ICMBio e previsão de desapropriação de áreas privadas incluídas nos limites estabelecidos.

Durante o encontro, ficou definida a criação de um grupo de trabalho para buscar alternativas que conciliem a proteção dos manguezais e ecossistemas costeiro-marinhos com a manutenção da capacidade logística e industrial estratégica do Estado.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Pedro Chagas, classificou a reunião como produtiva e destacou o papel do Governo como mediador. “Debatemos de maneira clara a criação da Resex Tauá-Mirim. É uma reserva extrativista que preserva a cultura da população tradicional. O governador atuou como intermediador desses interesses, mostrando que o Maranhão preserva o meio ambiente, mas também pensa no desenvolvimento. Vamos sair daqui com um grupo de trabalho para encontrar a melhor alternativa”, disse.

O presidente do ICMBio, Mauro Pires, avaliou que houve avanço nas negociações. “Conseguimos fazer vários avanços e creio que está bem próximo de encontrarmos uma solução: a criação da unidade, levando em conta também os outros aspectos. Discutimos com o setor da indústria, ouvimos as comunidades e trabalhamos com base no desenvolvimento sustentável, que considera as dimensões ambiental, social e econômica”, afirmou.

Para as comunidades, o momento é histórico. O líder comunitário Alberto Cantanhede Lopes lembrou que a proposta tramita há mais de duas décadas. “É um grande passo numa luta que já ultrapassa um quarto de século. São 26 anos de mobilização pela criação dessa unidade de conservação como parte da segurança jurídica que as comunidades do interior da ilha de São Luís precisam. O processo teve consulta pública em 2007, depois ficou parado, e agora estamos retomando. Acreditamos que podemos chegar a uma conclusão até o meio deste ano”, declarou.

Também participaram da reunião representantes da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), do Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (Ciema), do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), da Zona de Processamento de Exportação do Maranhão (ZPE) e técnicos do ICMBio, além de lideranças comunitárias.

A expectativa é que o grupo de trabalho consolide estudos técnicos e propostas de encaminhamento nos próximos meses, com definição sobre o futuro da Resex Tauá-Mirim ainda este ano.

Orleans Brandão vistoria obras de construção do novo Terminal Rodoviário de Rosário

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhado do prefeito de Rosário, Jonas Magno, vistoriou, nesta sexta-feira (27), as obras de construção do novo Terminal Rodoviário do município.

Fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, as obras da rodoviária estão em ritmo acelerado para ofertar uma estrutura mais moderna, conforto e melhorias à mobilidade urbana.

“A construção da Rodoviária de Rosário é um compromisso do governador Carlos Brandão, que agora está saíndo do papel, assim como outras ações já realizadas no município, como reforma de escolas, pavimentação asfáltica de diversas vias, entrega de tabletes a estudantes e a agentes de saúde, entre muitas outras iniciativas. Rosário pode seguir contando com o Governo do Estado para promover melhorias ao município”, disse Orleans.

A estrutura da nova rodoviária é considerada um marco para o desenvolvimento local, com a construção de uma nova avenida de acesso ao centro para aumentar a fluidez. O equipamento vai melhorar tambem o transporte intermunicipal, beneficiando passageiros da Região do Munim e o deslocamento para outras cidades maranhenses.

Também participou da vistoria ao canteiro de obras o deputado estadual Neto Evangelista.

Brandão vistoria obra de revitalização do antigo Palácio do Comércio e avança com intervenções por todo o Centro Histórico

– Brandão vistoria obra de revitalização do antigo Palácio do Comércio (Foto: divulgação)

O governador Carlos Brandão vistoriou a obra de revitalização do antigo Palácio do Comércio, um dos prédios mais emblemáticos do Centro Histórico de São Luís. A intervenção segue em ritmo acelerado e integra um conjunto de ações do Governo do Estado voltadas à recuperação do patrimônio histórico.

Orçada em cerca de R$ 30 milhões, a obra vai transformar o imóvel, localizado na Praça Benedito Leite, no Centro Maranhense de Oportunidades. O espaço será destinado à oferta de cursos de capacitação e formação profissional para estudantes da rede pública estadual, e contará com a parceria do Sistema S e da Associação Comercial do Maranhão.

Durante a vistoria, o governador destacou que a iniciativa reúne preservação histórica e geração de oportunidades. “Vamos devolver à população um prédio que faz parte da nossa história e, ao mesmo tempo, criar um espaço que vai transformar vidas. Esse é um investimento que preserva o patrimônio cultural, fortalece a economia, amplia a qualificação da nossa juventude e prepara o Maranhão para crescer com mais inclusão e desenvolvimento”.

O Centro Maranhense de Oportunidades é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag). A proposta foi estruturada para alinhar a oferta de cursos às demandas específicas dos setores produtivos do estado, ampliando as chances de inserção dos jovens no mercado de trabalho. Além disso, também será oferecida capacitação para mães atípicas, com espaço para os filhos e ações de economia solidária.

O Sistema S, parceiro da iniciativa, será responsável pelo custeio integral dos cursos e por toda a estrutura necessária ao funcionamento do centro, incluindo mobiliário, equipamentos, material didático, aparato tecnológico e manutenção. A expectativa é formar cerca de 2 mil jovens por ano, ao longo de 10 anos.

Além do impacto social, o projeto também prevê retorno econômico, com estimativa de arrecadação anual de R$ 15 milhões por meio de transferências de recursos federais, de acordo com a Semag, e ainda contribui para a revitalização do Centro Histórico, ao recuperar um imóvel de relevância arquitetônica para novo uso educacional.

O Centro Maranhense de Oportunidades ocupará três andares do Palácio do Comércio, somando uma área de 3.438,77 metros quadrados, destinada à criação de salas de aula e espaços para cursos técnicos em áreas como portos, logística, segurança do trabalho, administração e refrigeração.

“Este espaço vai cumprir um papel estratégico: formar jovens para profissões que já têm vagas abertas, qualificar mães atípicas com apoio social e transformar um patrimônio histórico em um equipamento público vivo, útil e voltado para o futuro. É um projeto que une preservação, inclusão social e desenvolvimento econômico em um mesmo endereço”, destacou Alberto Bastos, titular da Semag.

Obras de revitalização por todo o Centro Histórico

Desde o início da gestão, já foram restaurados 16 prédios históricos, enquanto outros oito estão com obras em andamento, além do antigo Palácio do Comércio. A revitalização do Centro Histórico também conta com aporte do governo federal. Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), outras oito importantes edificações passam por processo de restauração.

“Quando investimos na recuperação do Centro Histórico, estamos promovendo ocupação, fortalecendo o comércio, incentivando o turismo e gerando emprego e renda. É um trabalho estruturado, com parcerias e responsabilidade fiscal, que garante a preservação da nossa identidade e movimenta a economia. O nosso objetivo é fazer o com que o Centro Histórico volte a ser um espaço vivo, dinâmico e cheio de oportunidades para a população”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

Veja os imóveis que já foram ou estão sendo restaurados

Prédios restaurados
* Rua da Palma, 308 – Curso de Música – Licenciatura da Uema/Cecen
* ⁠Rua da Palma, 316A – Curso de Música – Licenciatura da Uema/Cecen
* ⁠Rua da Palma, s/nº – Centro Caixeiral – Uema/Direito
* ⁠Beco da Pacotilha, nº 36 – Edificação de uso habitacional
* ⁠Rua das Hortas, nº 270 – Edificação de uso habitacional
* ⁠Praça João Lisboa, nº 432 – Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema – Marandu
* ⁠Rua dos Craveiros, nº 122 – Centro de Referência das Mulheres Negras do Maranhão
* ⁠Rua de Santaninha, nº 418 – Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis
* ⁠Rua Portugal, nº 302 – Edificação Comercial abrigando: Restaurante Cafofinho da Tia Dica, Loja de Artesanato Mamãe Decora, Livraria Paço Prosa e o Centro Matróa de Capoeira
* ⁠Rua da Direita, nº 156 – Centro Cultural Educacional Acapus (Academia de Capoeira Angola Pequeno Urucum da Senzala) e a sede da companhia artística Tapete Criações Cênicas
* ⁠Praça João Lisboa – Moto Bar e Restaurante
* ⁠Praça João Lisboa, 153 – Restaurante Quintas da Lisboa
* ⁠Rua do Giz, nº 139 – Equatorial “Eqt Lab”
* ⁠Rua Grande, s/n – Shopping Rua Grande (Viana Empreendimentos)
* ⁠Praça João Lisboa – Centro Tecnológico e Cultural da Indústria (Sesi)
* Igreja de Santo Antônio

Em andamento
* ⁠Rua da Palma, 247 – Alumar
* ⁠Rua Portugal, 243 – Ça-Vá
* ⁠Rua Portugal, 155 – Cresol
* ⁠Vila Galé – Antiga Casa do Maranhão
* ⁠Rua Portugal – Restaurante + Apoio Vila Galé
* ⁠Vila Galé – Antiga Defensoria
* ⁠Igreja da Sé
* Antigo Grand São Luís Hotel

Em andamento com recursos do PAC
* Rua Portugal, 303 – antiga Secma – Será o Museu do Bumba Meu Boi
* ⁠Rua da Estrela, 585 – Será um Polo Tecnológico
* ⁠Praça Antônio Lobo, 33 – Antiga Casa dos Estudantes – Será a sede do IHGM
* ⁠Igreja de Santana
* ⁠Igreja de São João
* ⁠Rua Santo Antônio, 161 (Sobrado da Baronesa de São Bento) – Será o Formando e Cozinhando
* Rua do Giz, 93 – Será o novo Cacem
* Igreja do Carmo

Governo do Maranhão inicia obras de pavimentação em ruas e avenidas de São José de Ribamar

– Governo do Maranhão inicia obras de pavimentação em ruas e avenidas de São José de Ribamar (Foto: divulgação)

O compromisso da gestão estadual com a infraestrutura viária é um dos objetivos principais da agenda municipalista do Governo do Maranhão, que iniciou nessa quarta-feira (25), com o programa de pavimentação de ruas e avenidas de São José de Ribamar.

A iniciativa integra o maior pacote de investimentos em infraestrutura viária já executado pelo Governo do Estado na cidade e foi realizada nos bairros do Alto do Turu e Parque Jair.

Na cerimônia de lançamento das obras, estiveram presentes: o secretário Extraordinário de Assuntos Municipalistas (Seam), Orleans Brandão; o secretário de Governo (Segov), Márcio Machado; o secretário-geral da Governadoria (SAG), Luís Fernando; entre outros representantes.

O secretário Márcio Machado destacou que a pavimentação em blocos de concreto visa garantir ruas mais organizadas, seguras e com melhor acesso para moradores e comerciantes, e reforçou que é um investimento histórico com foco na transformação da cidade e em elevar a qualidade de vida da população.

“É com muita felicidade poder perceber o avanço da agenda municipalista do Governo do Maranhão, com esta importante obra em São José de Ribamar. É um dia histórico para a cidade, que agora conta com mais uma grande transformação da nossa gestão estadual”, pontuou Márcio Machado.

“Assumimos esse grande compromisso com São José de Ribamar em fazermos uma grande obra no eixo de infraestrutura. E trazer essa pavimentação é entender o quão ela é importante para o município e para sua população. Temos certeza de que a cidade vive um novo momento com mais esta importante obra do governador Carlos Brandão”, destacou o secretário Orleans Brandão. “Uma obra que garante mais infraestrutura, mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população”, acrescentou o secretário Luís Fernando.

A pavimentação foi bastante elogiada pelo público presente na cerimônia de lançamento da obra. Dionilson Pereira, morador há 27 anos do Alto do Turu, parabenizou o Governo do Estado pelo programa de Pavimentação de ruas e avenidas de São José de Ribamar.

“Nós estamos muito gratos com estas obras aqui na região, por vais nos dar muito mais qualidade de vida. Os comércios da região eram muito prejudicados, sem infraestrutura, sem segurança. Agora, tudo vai melhorar. Estamos felizes em ver o poder público do nosso lado”, agradeceu o morador.

Mais entregas

Nos últimos dias, no interior do estado, a Segov deu continuidade à agenda municipalista do Governo do Maranhão, com a entrega de duas novas unidades da rede de Restaurantes Populares, sendo uma em Igarapé do Meio e outra em Porto Rico do Maranhão.

Ainda nas cidades, foram realizadas uma série de ações governamentais: Igarapé do Meio contou com assinaturas de ordem de serviço para implantação de Areninha no povoado Lage Comprida e implantação de um portal de entrada da cidade e de termo de autorização para implantação de Estação Tech; já em Porto Rico do Maranhão, assinaturas de ordem de serviço para implantação do Colégio Militar Tiradentes, reforma da Praça da Família, do hospital da cidade, implantação do Viva Procon e de termo de autorização para implantação de um portal de entrada da cidade.

Outro destaque foi em São Félix de Balsas, com a entrega da iluminação sobre o Rio Balsas até o início da Avenida Alexandre Costa, além de dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) e de um Viva/Procon.

Maranhão registra aumento do fluxo aéreo e São Luís lidera com crescimento de 31,7%, em janeiro

– Maranhão registra crescimento do fluxo aéreo (Foto: Divulgação)

O Maranhão iniciou 2026 mantendo a curva de crescimento no setor aéreo. Dados da Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), obtidos pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), apontam que o o fluxo total de embarques e desembarques no estado foi de 192.369 passageiros, considerando 99.770 embarques e 92.599 desembarques. Os números representam 26,36% a mais que o mês de janeiro de 2025, quando foi registrado a marca de 152.239 (79.026 embarques e 73.213 desembarques) na demanda aérea.

O Aeroporto Internacional de São Luís registrou crescimento de 31,7% no fluxo total de passageiros em janeiro, alcançando 166.452 embarques e desembarques, contra 126.408 no mesmo período de 2025.

O relatório mostrou ainda que o desempenho da capital impulsionou o resultado estadual, que contabilizou 92.599 desembarques no mês, alta de 26,48% em relação aos 73.213 registrados em janeiro do ano passado.

Em São Luís, os desembarques somaram 79.615 passageiros em janeiro de 2026, frente a 60.349 no mesmo mês de 2025, crescimento de 31,93%. Nos embarques, foram registrados 86.837 passageiros, contra 66.059 no ano anterior, avanço de 31,46%. O resultado consolida a capital como principal porta de entrada e saída de visitantes no Maranhão.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou que o desempenho expressivo no início de 2026 reforça a estratégia adotada pelo Governo do Estado para ampliar a presença do Maranhão no mercado turístico nacional.

“Os resultados mostram que o Maranhão está cada vez mais conectado e preparado para receber visitantes. O crescimento registrado, especialmente em São Luís, é fruto de um trabalho de planejamento, articulação com o setor aéreo e promoção estratégica dos nossos destinos. Seguimos focados em ampliar rotas, fortalecer os polos regionais e garantir que esse crescimento se traduza em geração de emprego, renda e oportunidades para os maranhenses”, afirmou.

Em Imperatriz, o aeroporto registrou 12.816 desembarques e 12.637 embarques em janeiro de 2026, mantendo a relevância do município para a integração regional e o deslocamento de passageiros no sul do estado, região da Chapada das Mesas.

Já em Barreirinhas, porta de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM), foram contabilizados 168 desembarques e 296 embarques no primeiro mês do ano, refletindo a consolidação da conectividade aérea como fator estratégico para o fortalecimento do turismo regional.

O coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), Igor Almeida, destacou que o crescimento registrado em janeiro reforça a consistência da demanda aérea no estado.

“Os dados mostram que o avanço não é pontual, mas resultado de uma tendência sustentada de crescimento da mobilidade aérea no Maranhão. O monitoramento contínuo permite identificar padrões de comportamento da demanda, avaliar o impacto da ampliação de voos e subsidiar a Setur-MA na definição de estratégias mais assertivas para o fortalecimento do turismo em todas as regiões do estado”, afirmou.

Ordenamento turístico fortalece visitação aos Lençóis Maranhenses

O avanço da conectividade aérea também dialoga com as ações de ordenamento turístico nos Lençóis Maranhenses, principal cartão-postal do estado.

Em janeiro de 2026, Barreirinhas registrou fluxo de 20.957 visitantes, número quase cinco vezes superior ao mesmo período de 2025, quando foram contabilizados 4.233 acessos. Já em Santo Amaro, o fluxo passou de 10.604 visitantes em janeiro de 2025 para 14.438 em janeiro de 2026.

Considerando os dois principais portais de entrada do Parque, Barreirinhas e Santo Amaro, o fluxo total saltou de 14.837 visitantes em janeiro de 2025 para 35.395 em janeiro de 2026, crescimento superior a 138%.

Parceria com Governo do Estado garante 100 km de pavimentação a São José de Ribamar

São José de Ribamar vai receber do governo estadual o maior programa de investimento em infraestrutura viária da história do município. Na terça-feira (24), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, o prefeito Julinho Matos, o ex-prefeito Luís Fernando e demais lideranças ribamarenses fizeram, no bairro Jardim Tropical, o lançamento das obras dos 100 quilômetros de pavimentação asfáltica e em bloquetes que vão abranger 350 ruas em todo o município.

“Há 20 dias o governador Carlos Brandão veio assumir esse compromisso com a população e com todas as lideranças políticas de São José de Ribamar. E hoje retornamos para acompanhar o início dessa obra histórica: serão 90 quilômetros de asfalto e 20 de pavimentação em bloquetes para atender bairros que tanto necessitam de melhor infraestrutura”, enfatizou Orleans Brandão.

Somente no Jardim Tropical, serão 13 quilômetros de asfaltamento que vão beneficiar todo o bairro. “Nossa gratidão ao governador Carlos Brandão, porque neste momento nem existe lado A ou B, tem São José de Ribamar”, declarou o prefeito Julinho, reforçando a parceria do governo estadual que uniu todas os grupos políticos do município.

“Ninguém faz nada sozinho, e este é o momento de unir forças, pois o que todos nós queremos é resolver os problemas e melhorar a vida da população de São José de Ribamar”, concluiu Orleans Brandão.

Nesta quarta-feira (25), o governo estadual iniciou os serviços de pavimentação asfáltica no Parque Jair, também em São José de Ribamar. Orleans Brandão esteve no bairro fazendo o lançamento das obras na área que será contemplada com mais de três quilômetros de asfalto e bloquete.

Na ocasião, Orleans lembrou o compromisso assumido pelo governador Carlos Brandão, durante a entrega da Estrada de Santana, em contemplar São José de Ribamar com essas obras.

“Nós sabemos o quanto São de Ribamar precisava desses serviços. Por isso assumimos esse grande compromisso, que vai revolucionar a infraestrutura do município”, disse Orleans Brandão.

A primeira intervenção no bairro Parque Jair totaliza cerca de 4.200 m², onde serão implantados blocos intertravados, além de meios-fios. Na mesma região, as obras também vão contemplar o bairro Alto do Turu II, abrangendo uma área de 1.680 m² com a aplicação de blocos intertravados e meios-fios.

Avanços

Presente ao ato, o vice-prefeito de Ribamar, Natércio Santos, disse que o momento era de festa. “O povo de Ribamar está de parabéns por essa conquista, pois espera há décadas por essas melhorias. Sem dúvida, um projeto fabuloso que vai beneficiar todo o nosso município”, ressaltou.

Liderança comunitária da região, Dudu Diniz afirmou que a iniciativa do Governo do Estado começava a mudar hoje a realidade do Parque Jair, que sofre há anos com a falta de infraestrutura. “Nós fizemos a solicitação e o governador Carlos Brandão, juntamente com o secretário Orleans, atendeu prontamente”, frisou.

Brandão anuncia que recuperação da BR-222 será iniciada em março

A obra de recuperação da BR-222, entre Entrocamento (Itapecuru- Mirim) e Chapadinha, está garantida. Os serviços foram assegurados pelo governador Carlos Brandão em reunião com o ministro da Infraestrutura, Renan Filho, em Brasília, para tratar sobre a restauração das rodovias federais do Maranhão.

“O ministro nos garantiu que vai começar essa recuperação em março”, afirmou Brandão, em entrevista à TV Mirante.

O investimento previsto é de R$ 200 milhões, recurso já alocado para o início dos trabalhos na rodovia.

Operação Carnaval 2026 registra aumento na movimentação e reforça segurança nos terminais da Ponta da Espera e Cujupe

– Ação coordenada pelo Governo do Maranhão garantiu organização, fluidez e atendimento a mais de 71 mil passageiros durante o período carnavalesco (Foto: Divulgação)

A Operação Carnaval 2026 nos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe foi marcada pelo crescimento na movimentação de veículos e passageiros, organização operacional reforçada e atuação integrada dos órgãos de segurança pública. A ação foi realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e Secretaria de Estado de Governo (Segov), com foco em garantir mais segurança e fluidez na travessia do sistema de ferryboat durante o período carnavalesco.

No comparativo com o mesmo período de 2025, houve aumento de aproximadamente 3,1% no número de veículos e de cerca de 0,4% no fluxo de passageiros, demonstrando a alta demanda do sistema aquaviário durante o feriado. Entre os dias 12 e 22 de fevereiro, foram registrados 14.300 veículos em 2026, frente a 13.873 em 2025, um acréscimo de 427 veículos. No transporte de passageiros, passaram pelos terminais 71.737 pessoas este ano, contra 71.461 no ano passado, totalizando aumento de 276 passageiros.

Modelo operacional priorizou organização e fluidez

Apesar do crescimento na movimentação geral, em 2026 não houve venda antecipada de passagens nos dias de maior fluxo. A medida foi adotada de forma estratégica para garantir maior controle da capacidade operacional diária do sistema, evitando sobrecarga e promovendo equilíbrio no embarque.

Nos dias considerados críticos, o embarque ocorreu exclusivamente em fila única, por ordem de chegada, respeitando rigorosamente a capacidade das embarcações e a logística operacional dos terminais. A decisão permitiu maior transparência no processo, organização do fluxo e redução de conflitos operacionais. Para otimizar o fluxo das embarcações, também foram realizadas 15 viagens adicionais ao longo da operação.

Segundo o gerente de Terminais Externos, José Furtado, o planejamento antecipado foi determinante para o êxito da operação. “A Operação Carnaval 2026 foi estruturada com base em estudos de fluxo e projeções de demanda. A suspensão temporária da venda antecipada nos dias de pico foi uma medida técnica adotada para assegurar organização, segurança e fluidez no sistema. Mesmo com aumento na movimentação, conseguimos manter o controle operacional e garantir atendimento adequado à população”, destacou.

Coordenação integrada e segurança reforçada

Durante toda a operação, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) atuou na organização dos fluxos, monitoramento contínuo da movimentação, ordenamento dos acessos, integração com operadores das embarcações e apoio às forças de segurança.

A Polícia Militar do Maranhão atuou com efetivo ampliado desde a entrada dos terminais, realizando abordagens preventivas com apoio de cães farejadores para inibir o transporte de substâncias ilícitas. O Corpo de Bombeiros Militar manteve equipes de prontidão 24 horas por dia, garantindo atendimento imediato a eventuais emergências nos terminais e embarcações.

A Segov foi responsável pela coordenação geral do sistema aquaviário, enquanto a Emap respondeu pelo gerenciamento, organização, regulamentação e funcionamento dos terminais, assegurando ordenamento operacional e condições adequadas de segurança.

O coordenador de Operação de Ferrys da Segov, Bruno Mota, destacou que o planejamento estratégico permitiu a realização das travessias sem registros de ocorrências graves. “Com abordagens preventivas da Polícia Militar, acompanhamento 24 horas do Corpo de Bombeiros e suporte logístico de diversos órgãos, garantimos que mais de 70 mil passageiros realizassem seus trajetos com conforto e tranquilidade”, afirmou.

De acordo com o secretário da Segov, Márcio Machado, a operação reforçou o compromisso do Governo do Estado com a mobilidade segura durante o Carnaval. “Sob determinação do governador Carlos Brandão, reforçamos, de forma conjunta com diversos órgãos, o compromisso do governo em garantir que os maranhenses e turistas pudessem participar desta grande festa que é o Carnaval do Maranhão. Com a democratização do acesso às festividades, permitimos que milhares de pessoas pudessem se divertir com mais comodidade e segurança”, avaliou

Além da Segov e da EMAP, participaram da operação o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Ministério Público do Maranhão (MPMA) e a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Maranhão (CP-MA) e órgãos municipais.