Governo entrega mais de 2 mil tablets para estudantes e realiza ações em várias áreas em Barreirinhas

– Governo entrega mais de 2 mil tablets para estudantes e realiza ações em várias áreas em Barreirinhas (Foto: Fernando dos Anjos)

O Governo do Maranhão entregou um grande pacote de ações para a cidade de Barreirinhas, quinta-feira (26). Com o Programa Educação de Verdade, eixo Tô Conectado, estudantes da região receberam 2.631 tablets; cerca de 200 agentes comunitários de saúde (ACS) ganharam kits de trabalho; foi entregue a pavimentação de 10 km de vias urbanas; 109 títulos de reconhecimento de domínio de terra; além de dois veículos para a gestão municipal reforçar as ações de educação e assistência social.

O governador Carlos Brandão esteve presente nas entregas e inaugurações. Para Brandão, as ações desenvolvidas em Barreirinhas com o apoio da gestão estadual demonstram o compromisso do governo com o municipalismo e a importância da cidade, que é porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pela Unesco.

Ele destacou o compromisso com o futuro do estado a partir dos vários investimentos na educação, incluindo reforma de escolas, refeições nas escolas e o trabalho para a conectividade digital com o eixo Tô Conectado do Programa Educação de Verdade.

“São duzentos e cinquenta mil tablets que estamos distribuindo em todo o Maranhão. É a maior entrega de todo o Brasil. Nós estamos mudando a nossa educação e os professores não vão ficar de fora, vão receber chromebooks. Por falar em professores, o Maranhão hoje tem o segundo melhor salário do Brasil. Esse é um reconhecimento, um estímulo, para que os nossos professores possam dar uma boa aula. Então, pensando no futuro e pensando no presente criamos esse programa”, reforçou o governador.

A entrega de 2.631 tablets pelo eixo Tô Conectado do Programa Educação de Verdade ocorreu no Ginásio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de Barreirinhas. Os dispositivos contam com acesso à internet e visam modernizar o sistema educacional, garantindo inclusão digital e ferramentas para melhorar a qualidade do ensino.

Com os tablets, os estudantes têm acesso a conteúdos diversificados, como vídeos, livros, plataformas de ensino a distância e aplicativos educativos. A tecnologia permite maior interatividade e engajamento com metodologias dinâmicas e colaborativas, além de uma aprendizagem personalizada, especialmente com o aplicativo Elefante Letrado, que se adapta ao ritmo de cada usuário.

Outra importante entrega com foco na tecnologia são os kits de trabalho para os agentes comunitários de saúde pelo Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária. Em Barreirinhas, foram beneficiados 201 profissionais com fardamento e tablets. O equipamento digital possibilita o registro, em tempo real, das informações e atualização cadastral, além de um monitoramento mais preciso das condições de saúde nas comunidades.

A entrega dos kits para os agentes comunitários ocorreu na Quadra Valdir Soares, onde também foram entregues 109 títulos de reconhecimento de domínio de terra pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). A medida beneficia centenas de famílias que passarão a ter a posse legal das áreas onde vivem e produzem, possibilitando segurança jurídica e mais condições de desenvolvimento.

O Governo do Maranhão também fez a entrega de um veículo para a Secretaria Municipal de Assistência Social e outro para a Secretaria Municipal de Educação, no âmbito do Programa Coopera Maranhão, criado para apoiar os municípios e garantir mais avanços na área da educação e assistência social.

“A palavra hoje é gratidão. Eu quero parabenizar o governo que tem investido em todas as áreas, mas o governador não deixou de olhar pela educação, que é uma das pautas mais importantes que temos. Então eu só quero agradecer pelo governo acreditar na juventude, porque esses estudantes são o futuro da nossa cidade e o futuro do nosso estado”, declarou o prefeito Vinicius Vale.

A comitiva da gestão estadual também acompanhou a solenidade de entrega de diversas obras executadas pela Prefeitura de Barreirinhas, mostrando o compromisso do governo com o desenvolvimento da cidade e do estado.

Entre as ações da gestão municipal destaque para os títulos de regularização fundiária entregues em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão para moradores dos bairros Cidade Nova e Residencial Brasil; inauguração de postos de saúde contribuindo para a descentralização do acesso a serviços básicos de saúde; inauguração de escolas municipais, incluindo uma escola de música; e implantação de uma sala de situação de riscos, equipada com videomonitoramento.

A agenda da gestão municipal integra as celebrações pelos 88 anos de emancipação de Barreirinhas, comemorado no dia 29 de março.

Governo do Maranhão chega à marca de 220 restaurantes populares com inaugurações em Paulino Neves e Humberto de Campos

– Município de Humberto de Campos também recebeu ações do Governo do Estado (Foto: Rodrigo Ribeiro)

A última quinta-feira (26) foi de agenda municipalista do Governo do Maranhão, que entregou duas novas unidades da rede de Restaurantes Populares, chegando à marca de 220 equipamentos em funcionamento. Foram entregues um Restaurante Popular em Paulino Neves e outro em Humberto de Campos. Com as entregas feitas hoje, o Governo do Estado amplia esta que já é a maior rede de segurança alimentar da América Latina.

A agenda municipalista teve início em Paulino Neves, onde o governador inaugurou a unidade 219 do Restaurante Popular, localizada na Rua Demetério Ribeiro, nº 30, no centro do município. A solenidade ocorreu durante um café da manhã com a presença de autoridades e da população local.

No fim da manhã, o governador Carlos Brandão e sua comitiva almoçaram em Humberto de Campos, marcando a entrega do Restaurante Popular da cidade e a inauguração da unidade 220 do estado, localizada na Avenida Lister Caldas, no bairro São Bernardo.

O governador Carlos Brandão destacou que as entregas das duas novas unidades do Restaurante Popular feitas hoje nas duas cidades reforçam o compromisso da gestão estadual com a segurança alimentar e nutricional da população.

“Garantimos segurança alimentar com uma alimentação de qualidade e há um preço simbólico. Também aproveitamos para debater parcerias com o prefeito em relação à Estação Tech, Colégio Militar e ao Viva Procon. Essa é uma cidade turística e estamos trabalhando para termos uma balsa funcionando que vai ligar o município de Paulino Neves até Tutóia, garantindo essa travessia para a população e para turistas”, observou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé, informou que com o marco de 220 Restaurantes Populares inaugurados, o governo estadual avança no desenvolvimento de políticas assistenciais de forma a garantir justiça social.

“É um compromisso do governo chegarmos em todos os 217 municípios. Ainda está em fase de construção em outros municípios, mas ficamos muito gratos por essa sensibilidade e coragem do governo fazer o orçamento do Estado trabalhar pelas famílias mais vulneráveis. O governo está comprometido em enfrentar a extrema pobreza”, informou.

Restaurantes Populares
O Restaurante Popular é um equipamento que garante comida de qualidade, preparada com orientação de nutricionistas, ao preço simbólico de R$ 1,00 para almoço ou jantar, e café da manhã por apenas R$ 0,50, totalizando um gasto de apenas R$ 2,50 pelas três refeições do dia. Diariamente, são servidos 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares.

Desde 2022, o Governo do Estado dobrou o número de Restaurantes Populares, fortalecendo o combate à fome no Maranhão. Ao longo do ano passado, foram servidas 43,2 milhões de refeições – entre café da manhã, almoço e jantar – nos municípios que já contam com Restaurantes Populares. Atualmente, 193 municípios contam com restaurantes populares em pleno funcionamento.

Paulino Neves
Em Paulino Neves, a população agradeceu pela chegada do Restaurante Popular. O aposentado Clidiomar Rodrigues comentou que outros municípios da região turística dos Lençóis Maranhenses como Barreirinhas e Tutóia já têm o equipamento e ficou feliz pela inauguração do equipamento em Paulino Neves.

“Esse restaurante vai ser muito importante para a população local e também para quem está de passagem pela cidade. Estava fazendo falta um restaurante desses aqui. Que venham mais benefícios como esse para a gente”, disse Clidiomar Rodrigues.

A dona de casa Karliane Santos contou que ficou muito feliz com a inauguração do Restaurante Popular. “Esse era um grande sonho dos moradores da cidade de Paulino Neves. Então, a gente só tem a agradecer. Acredito que este é um benefício que vai ajudar a todos em Paulino Neves”, comemorou.

Humberto de Campos

Em Humberto de Campos, além da inauguração do Restaurante Popular, o governador Carlos Brandão acompanhou a entrega de 482 óculos de grau para beneficiários do Programa Maranhão Livre da Fome, que ocorreu na Escola Municipal Adalberto Mendes Filho, localizada na Avenida Lister Caldas, no bairro Gomes.

A entrega dos óculos corresponde a uma das ações previstas na segunda etapa do programa, no eixo saúde. O programa foi lançado em maio de 2025 pelo Governo do Estado com o objetivo de erradicar a extrema pobreza no Maranhão. Receberam os óculos os beneficiários do Maranhão Livre da Fome que, no dia do lançamento do programa, no município, participaram de atendimentos oftalmológicos, como consultas com triagem para cirurgias de catarata e pterígio e prescrição de óculos de grau, por meio do programa Cuidar dos Olhos – Cirurgia e Óculos.

O prefeito de Humberto de Campos, Luís Fernando Santos, destacou a parceria que o Governo do Maranhão mantém com o município.

“É um grande dia que o governador esteve presente aqui no município e tendo sensibilidade com as demandas da população. Temos a inauguração do Restaurante Popular de número 220 com comida de ótima qualidade. Vamos construir ainda mais com essa parceria e outros benefícios vão chegar”, comentou o prefeito Luís Fernando Santos.

Para quem recebeu os óculos de grau gratuitamente a iniciativa representa mais qualidade de vida e economia na renda familiar.

“É muito bom para Humberto de Campos esse restaurante. Aqui não tinha essas coisas. Às vezes você chega em casa cansado e sem tempo de fazer a comida e agora já sabe onde almoçar”, comentou o lavrador Valdivino dos Santos.

Opinião semelhante foi compartilhada pela lavradora Maria Dalva. “Eu agradeço muito ao governo por essa oportunidade, pois outras cidades já tinham esse benefício, então precisávamos também”, disse.

Governo do Estado amplia serviços de saúde, educação e cidadania em São Benedito do Rio Preto e Afonso Cunha

Com foco na melhoria da infraestrutura urbana, no fortalecimento da rede socioeducacional e na ampliação do atendimento de saúde e cidadania, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, representando o governador Carlos Brandão, cumpriu, quarta-feira (25), agenda institucional nos municípios de São Benedito do Rio Preto e Afonso Cunha, marcada por inaugurações, entregas de equipamentos públicos, entre outras ações.

Em comemoração aos 77 anos de São Benedito do Rio Preto, a programação na cidade iniciou pela inauguração da Escola Municipal Cravo e a Rosa. A nova unidade já soma mais de 3.400 alunos matriculados.

O secretário Orleans Brandão destacou os avanços e as parcerias que têm sido celebradas com os municípios em todas as áreas.

“A nossa maior obra é cuidar das pessoas. E é isso que estamos fazendo em São Benedito e Afonso Cunha, garantindo que nossas crianças e jovens tenham acesso digno e de qualidade à educação, ao esporte, à profissionalização; que as pessoas possam ter fácil acesso a serviços de cidadania e que as cidades sejam melhor estruturadas para proporcionar qualidade de vida aos seus moradores”, disse o secretário.

Ainda em São Benedito do Rio Preto, a agenda incluiu a inauguração de uma unidade do Viva/Procon, da Estação Tech e do Ginásio Poliesportivo Galileu Roberto, além da entrega de uma Areninha Esportiva no bairro São Paulo, que conta com campo de futebol, academia ao ar livre, playground e infraestrutura completa de lazer e urbanização.

O prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha, também ressaltou os avanços proporcionados pela parceria com o Governo do Estado. “Podemos comemorar hoje muitas aquisições importantes para o nosso município, mas eu gostaria de destacar especialmente a inauguração do Viva/Procon, que é uma das conquistas mais significativas porque viabiliza serviços essenciais à nossa população. Não vamos mais precisar sair daqui para buscar atendimento em outras cidades como fizemos por muitos anos”, pontuou.

Também foram entregues ao município dois veículos, destinados às secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, com o objetivo de fortalecer a atuação dessas pastas no atendimento à população.

Cidania

À tarde, em Afonso Cunha, o Governo do Estado também entregou diversas obras em homenagem ao aniversário de 66 anos da cidade. Entre as entregas destaca-se o Centro de Ensino Educa Mais Ana Liz Bacelar Silva’. A escola, que vem se destacando com aprovações de seus alunos no ENEM e em olimpíadas científicas importantes, passou por ampla reforma para melhor atender os cerca de 500 alunos da unidade.

A agenda em Afonso Cunha contemplou ainda a entrega de uma ambulância e, na ocasião, também foi assinado o termo de autorização para implantação de uma unidade do Viva/Procon, que vai permitir à população acesso facilitado a serviços como emissão de documentos, orientação ao consumidor e mediação de conflitos.

O prefeito de Afonso Cunha, Pedro Medeiros, participou dos atos de entrega e celebrou os avanços do município.

Governo do Maranhão entrega nova etapa da Avenida Metropolitana para melhorar mobilidade na Grande Ilha

A infraestrutura viária maranhense ganha reforço definitivo com a 2° etapa da Avenida Metropolitana. A obra será inaugurada pelo Governo do Estado do Maranhão, neste sábado (28), às 9h, no Parque Independência, com a participação do governador Carlos Brandão. O novo corredor amplia a capacidade de circulação, melhora a fluidez do trânsito e cria alternativas de deslocamento para a população de São Luís e municípios da Grande Ilha.

A obra possui 4,36 km de extensão e conecta o Conjunto São Raimundo ao retorno da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), formando um importante eixo de integração urbana. A Avenida Metropolitana foi projetada com seis pistas de rolamento, ciclovia, calçadas acessíveis, canteiro central estruturado e iluminação pública moderna, garantindo mais segurança e eficiência para motoristas, pedestres e ciclistas.

Além de melhorar a mobilidade urbana, o novo corredor viário impacta diretamente a rotina de moradores de 28 bairros da região metropolitana, reduzindo o tempo de deslocamento e desafogando vias já saturadas. A intervenção também fortalece a integração com municípios da Grande Ilha, como Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

A obra também impulsiona o desenvolvimento econômico das áreas atendidas, estimula o comércio local, gera oportunidades e valoriza o espaço urbano. Com infraestrutura moderna e planejamento estratégico, a Avenida Metropolitana passa a figurar entre os principais investimentos em mobilidade urbana da capital maranhense.

SERVIÇO

O quê: entrega da 2° etapa da Avenida Metropolitana.
Quando: neste sábado (28), às 9h.
Onde: Parque Independência – Av. José Sarney, s/n, Bairro São Raimundo (próximo à Academia de Polícia Civil do Maranhão).

Governo inaugura praça na Praia Grande e fortalece laços históricos entre Maranhão e Açores

– Governador Carlos Brandão destacou a importância do resgate histórico (Foto: Júnior Foicinha)

A capital maranhense conta com um novo ponto turístico na região do Centro Histórico: a Praça dos Açores. O espaço público foi entregue na tarde desta segunda-feira (23) pela gestão estadual, em uma solenidade que contou com representantes do Governo do Maranhão e do Governo dos Açores. Mais do que um equipamento urbano, o novo ponto turístico fortalece os laços do Maranhão com o arquipélago dos Açores, uma região autônoma de Portugal composta por nove ilhas vulcânicas.

Para o governador Carlos Brandão, reconhecer as raízes do povo maranhense e fomentar o turismo são duas missões que se complementam. Ele agradeceu o empenho dos gestores da Agência Executiva Metropolitana (Agem), responsável pela execução da obra, que dialogou com representantes do governo açoriano para a concepção do projeto da praça.

“Hoje, prestamos essa homenagem para fazer justiça às pessoas que vieram aqui e nos ajudaram a fundar a nossa ilha de São Luís e estruturar tudo isso que vemos aqui. Esses casarões e toda essa história linda têm a participação dos açorianos, mas faltava essa homenagem. A partir de hoje, fazemos uma homenagem justa aos açorianos que ficaram na região do Desterro e que, agora, estão representados. Esta é uma belíssima praça para ficar na história de São Luís”, declarou o governador.

A comitiva dos Açores contou com a presença do secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, que destacou o fortalecimento dos laços institucionais e elogiou o novo ponto turístico que celebra o intercâmbio cultural entre os dois povos.

“Estou emocionado com o que foi feito aqui. Capta muito bem aquilo que é a alma dos Açores. Os açorianos chegaram aqui há 400 anos. Grande parte da população atual descende dos açorianos que povoaram, em primeiro lugar, este território. Quando vemos o que foi feito nesta praça, com artistas, arquitetos e todos que planejaram esta homenagem, é algo fantástico. Saio daqui de alma cheia e vamos retribuir ao Maranhão”, afirmou o representante.

Durante a cerimônia, foram homenageadas personalidades históricas que tiveram papel fundamental no povoamento da cidade, como Simão Estácio da Silveira, liderança açoriana responsável pela vinda de famílias, em 1615, que contribuíram diretamente para a formação social e política da cidade. Simão foi o primeiro presidente da Câmara de São Luís, em 1619, função que hoje seria equivalente à de prefeito.

O resgate dessas figuras históricas reforça o compromisso com a preservação das origens e com a construção da identidade maranhense. O presidente da Casa dos Açores do Maranhão, Raphael Aragão, acompanhou a solenidade e parabenizou o trabalho da gestão estadual.

“Essa obra promove um reencontro do Maranhão com o seu passado. São Luís foi a primeira cidade do Brasil a receber os açorianos. Fazer esse resgate histórico e inaugurar essa praça em homenagem aos Açores é mais do que uma obra, é um reconhecimento da cultura açoriana e de tudo o que fizeram pelo Maranhão”, pontuou.

Com ampla estrutura, a Praça dos Açores conta com deck elevado, estacionamento, arborização, bancos, pergolados, museu, playground, entre outros equipamentos que garantem conforto aos visitantes, além de uma vista privilegiada para o pôr do sol.

O trabalho foi realizado pela Agência Executiva Metropolitana (Agem), e o presidente do órgão, André Campos, destacou o conjunto de obras entregues na capital que contribuem para o desenvolvimento da cidade e para a qualidade de vida da população e dos visitantes, como o Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental, o Entreposto Pesqueiro, o apoio para a instalação de um hotel da rede portuguesa Vila Galé e, agora, a Praça dos Açores.

“Aliando cultura e história, o governador teve a sensibilidade de fazer essa homenagem aos açorianos. É algo que passava despercebido por muitos de nós, ludovicenses, que falamos dos portugueses, dos holandeses, dos franceses, mas esquecemos dos açorianos, que foram as primeiras 200 famílias enviadas por Portugal e que desembarcaram no Desterro, deixando um legado importante”, destacou, André Campos.

O novo espaço público surge como símbolo da conexão entre o Maranhão e o arquipélago dos Açores, sendo um convite para que moradores e visitantes redescubram o Centro Histórico sob novas perspectivas. A autônoma Solange Silva fez questão de acompanhar a inauguração e aprovou o resultado.

“Está muito bonito. O governo fez uma obra mais do que merecida para nós. É algo justo. Eu já visitava antes, tem um lindo pôr do sol, e já combinei de fazer um piquenique. Vai ser ótimo”, comentou.

Memória açoriana no Maranhão

Região autônoma de Portugal, os Açores tiveram papel marcante no processo de colonização civil e na municipalização de São Luís, no início do século XVII. Para valorizar essa memória, a praça conta com elementos que remetem à presença açoriana no estado, como postes, a inscrição com os nomes das nove ilhas do arquipélago no piso e um portal com nomes de açorianos que ajudaram a fundar a cidade.

O local abriga também o Memorial Açoriano, um museu dedicado a resgatar a contribuição desse povo para a história maranhense. Entre essas contribuições estão a Festa do Divino Espírito Santo, a construção de embarcações e a arquitetura das antigas casas rurais de São Luís e de outras regiões do estado.

A praça conta ainda com dez painéis de aproximadamente 3,5 metros que retratam desde a partida do arquipélago dos Açores até a chegada a São Luís, além das contribuições para a história e a cultura local. O trabalho foi desenvolvido pelo artista plástico Eduardo Sereno, que utilizou a técnica de argila em baixo-relevo incisivo, criando uma ilusão de movimento a partir da variação da luz natural.

“A técnica é relativamente simples, mas fiquei surpreso ao perceber o quanto desconhecia a história dos açorianos. Eu não tinha noção da importância desse povo para o Brasil e, principalmente, para São Luís. Mergulhei nessa pesquisa e retratamos desde a saída dos Açores até o legado em técnicas de cerâmica, trabalho com osso e madeira, criação de animais. Eles fizeram coisas fantásticas”, afirmou o artista.

Orleans Brandão cumpre agenda municipalista com entrega de obras e assinaturas para novos investimentos em Loreto

Após inaugurar dezenas de obras em Balsas e Tasso Fragoso, no final de semana, a comitiva do Governo do Maranhão chegou a Loreto, nesta segunda-feira (23), intensificando a agenda de entregas de serviços públicos no Sul do estado.
O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou os atos no município, ao lado do governador Carlos Brandão.

A agenda em Loreto iniciou pela inauguração da Praça Nossa Senhora de Guadalupe, que, com sua revitalização, passou a proporcionar um novo largo de convivência em frente à Igreja da padroeira da cidade.

Outro momento importante foi a entrega do Núcleo Especializado da Defensoria Pública do Maranhão (DPE) no município. A nova unidade vai garantir mais acesso à justiça e à assistência jurídica gratuita para os moradores da região.

Orleans Brandão destacou o trabalho de interiorização dos serviços estaduais e da importância que isso representa para a população.

“Mais um dia de andanças pelo nosso estado, entregando obras essenciais à população. Agora em Loreto, inauguramos equipamentos públicos que vão reforçar principalmente o atendimento dos serviços de cidadania, como a Defensoria Pública e o Viva/Procon, e melhorar os espaços de convivência da cidade”, disse o secretário.

Além disso, o município também recebeu a Praça Nossa Senhora de Loreto, ampliando os espaços públicos de lazer na cidade.

Investimentos

O governador Carlos Brandão também ressaltou os investimentos feitos pelo Estado para assegurar mais cidadania e segurança jurídica aos maranhenses.

“Com essa inauguração, estamos ampliando a presença da Defensoria em Loreto, o que facilita o acesso dos cidadãos aos seus direito e à proteção de suas garantias. É um avanço significativo na área para toda essa região. Chega de viajar longas distâncias para se tirar um simples documento”, ressaltou Brandão.

Durante o evento, foram assinadas ainda ordens de serviços para implantação do Colégio Militar; para a pavimentação de diversas ruas de Loreto e, ainda, para a construção do Portal da Cidade.

A professora Maria de Jesus Silva classificou como um presente as obras entregues na cidade. “As praças ficaram lindas, e imaginar que não precisamos mais sair daqui para resolver questões na Defensoria Pública ou no Procon, por exemplo, é um grande ganho para todos nós”, disse.

Urbanização

Na mesma ocasião, também foi assinado o termo de autorização de obras para a urbanização do entorno do calçadão da MA-347, que visa valorizar a área, impactando positivamente o comércio local.

“Um dia muito especial para a nossa cidade. Nada melhor que, na semana do aniversário do município, a gente receber tantos serviços importantes e que são verdadeiros presentes para a nossa população. Após nos entregar outras obras como o Rstaurante Popular, a Areninha e pavimentação de ruas, o governo nos presenteia agora com mais serviços”, afirmou o prefeito de Loreto, Germano Coelho.

Também participaram do ato de entrega o deputado federal Márcio Honaiser, o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado; o presidente de Câmara Municipal de Loreto Zé do Constâncio; os prefeitos Rodrigo Coelho (Benedito Leite); Fátima (Sambaíba); Hélder Nunes (São Félix de Balsas); o ex-prefeito de Loreto, Mafran Bringel, entre outras lideranças da região.

Balsas celebra 108 anos com muitas entregas e com novos investimentos do Governo do Estado

A cidade de Balsas teve um domingo (22) de comemoração e avanços sociais. Na programação pelos 108 anos do município, o Governo do Estado do Maranhão realizou uma série de entregas e anúncios que melhoram significativamente o dia a dia da população.

A agenda começou com a entrega da Estrada do Maravilha, reforçando a mobilidade urbana e o escoamento da produção na região. Primeira estrada vicinal pavimentada da história do município.

Ao longo do dia, foram contempladas diversas áreas. “Dando continuidade à nossa agenda municipalista, entregamos a Estrada do Maravilha, Restaurante Popular, veículos, sistemas de abastecimento de água, pavimentação, escolas, areninhas e tablets para os alunos, garantindo uma educação mais moderna, conectada e de qualidade. Estamos tirando do papel aquilo que foi compromisso, porque temos parceria para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

No esporte e lazer, a inauguração das areninhas do povoado Angelim e do bairro Jardim Iracema deu opções de convivência e prática esportiva, especialmente para crianças e jovens.

Na saúde, o Estado entregou 155 tablets e fardamentos para agentes comunitários, por meio do Programa Cuidar de Todos, fortalecendo o trabalho de atenção básica.

A agenda também incluiu obras de infraestrutura urbana, como a entrega da Ponte D. Leontinha, além da implantação do Colégio Militar 2 de Julho.

No campo social, foi inaugurado o Restaurante Popular n° 218, acompanhado da entrega de 10 carrinhos do Programa Mais Renda, incentivando o empreendedorismo.

A autônoma Maria do Socorro foi uma das beneficiadas com a ferramenta de trabalho. “É muito importante receber esse carrinho, porque vai garantir mais uma renda pra minha casa. Eu sou chefe de família e isso ajuda muito no nosso sustento. Hoje, no aniversário da cidade, quem ganhou o presente fomos nós. Agradeço ao governador Carlos Brandão e ao prefeito Alan da Marissol por esse apoio às mães de família e por trazer esse benefício pra gente”.

Educação

No período da tarde, a educação ganhou protagonismo com a entrega do Centro de Ensino Professor Luiz Rego, que passa a contar com uma quadra poliesportiva.

No Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia de Balsas (IEMA), durante o Festival Conecta, estudantes também receberam tablets pelo Programa Educação de Verdade, no eixo Tô Conectado.

Para os jovens, o equipamento é sinônimo de oportunidade. “É muito importante a gente receber esse tablet. A gente é muito grato como alunos do IEMA, por ter esse apoio do nosso governador. Isso vai ajudar muito nos nossos estudos, ainda mais agora que estamos nos preparando para o Enem e vestibulares”, relatou Rebeca Beckman.

Encerrando a programação no município, foi inaugurada a Estação Tech, espaço voltado à inovação e à qualificação profissional da juventude, que já desperta o interesse de estudantes e moradores.

A agenda incluiu ainda, a entrega de veículos para as áreas de Assistência Social, Educação e para a Câmara Municipal, por meio do Programa Coopera Maranhão, além de uma nova viatura para a Polícia Militar e equipamentos de segurança.

“A gente fica muito feliz com essa parceria com o Governo do Estado, porque Balsas foi contemplada com diversas obras e ordens de serviço, como a da Clínica Sorrir. Hoje, colhemos resultados como a Estrada do Maravilha, areninhas, escolas, Restaurante Popular e tablets para alunos e agentes de saúde. Essa parceria tem garantido mais qualidade de vida para a população”, avaliou o prefeito Alan da Marissol.

Presente nas inaugurações, o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou os avanços, especialmente na educação. “Nunca se fez tanto em tão pouco tempo. Em apenas três anos já reformamos mais de 600 escolas no Maranhão, muitas delas climatizadas e com quadras. Além disso, criamos o programa Educação de Verdade, com transporte escolar, conectividade e alimentação adequada. Isso mostra que, para o nosso governador, educação não é gasto, é investimento.”

Visita a Tasso Fragoso

Antes de chegar a Balsas, a agenda passou por Tasso Fragoso, onde foi inaugurado o Restaurante Popular n° 217 e assinadas ordens de serviço para implantação de portais de entrada da cidade, reforma da praça central com palco fixo e construção de uma ponte em concreto sobre o Riacho Marcelino.

Para o governador Carlos Brandão as ações respondem às demandas locais. “Inauguramos o Restaurante Popular, garantindo segurança alimentar com comida de qualidade e preço acessível, e anunciamos obras como a Praça Central, uma ponte para tirar povoados do isolamento e mais pavimentação. Já levamos asfalto para a cidade e seguimos investindo, especialmente em uma região forte na agricultura”, afirmou.

A moradora Oldeir Fonseca comemorou a novidade. “Estamos muito felizes com a chegada do Restaurante Popular em Tasso Fragoso. Vai atender não só os moradores, mas também quem visita a cidade, com comida saudável e de qualidade.”

Também foi autorizada a implantação de uma Estação Tech no município, ampliando as oportunidades de qualificação e inserção dos jovens no mercado de trabalho na região sul do estado.

“Só temos a agradecer. É uma parceria que tem dado certo e traz muitos benefícios para Tasso Fragoso. Nossa cidade ainda tem muito a ganhar”, afirmou o prefeito Kelson Richard.

No aniversário de Balsas, Orleans Brandão acompanha entrega de pacote de obras com cerca de 20 equipamentos públicos para a cidade

A inauguração da Estrada do Maravilha, primeira vicinal totalmente asfaltada do município de Balsas, foi o ponto de partida para o grande ato de entrega de um pacote de obras e serviços do Governo do Maranhão, em celebração ao aniversário de 108 anos da cidade. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou o governador Carlos Brandão nesse momento histórico para a população balsense.

O pacote de serviços contemplou cerca de 20 equipamentos públicos entregues para áreas fundamentais, desde a saúde e educação até o fortalecimento da segurança pública e o apoio ao setor social.

A Estrada do Maravilha, que liga a sede à zona rural, é um marco para a cidade. Com 2,5 km de pavimentação asfáltica, a via facilita o acesso a diversos povoados e, ainda, ao Balneário Maravilha, um importante espaço de lazer nas proximidades do Rio Balsas.

Ainda na área da infraestrutura viária, a ponte Dona Leontina, no bairro Cajueiro, foi outra grande obra entregue para melhorar a mobilidade no município. “Essa ponte desmoronou há 26 anos e somente agora, na gestão Brandão, conseguimos que ela fosse restaurada”, lembrou a vereadora Daynara Miranda.

Durante a solenidade, o secretário Orleans Brandão destacou a importância de trabalhar em parceria com os municípios para promover o desenvolvimento local.

“Cada entrega feita aqui hoje reflete o compromisso do Governo do Maranhão com a melhoria da qualidade de vida dos balsenses. Entregamos obras fundamentais e estamos realizando ações concretas em várias áreas para garantir ainda mais desenvolvimento para a cidade”, afirmou Orleans.

Segurança Alimentar

Outro marco importante foi a inauguração do segundo Restaurante Popular da cidade, o de n° 218 da política de segurança alimentar do governo estadual. Houve ainda a entrega de viaturas para a Polícia Militar, reforçando a segurança pública no município.

Ainda em celebração ao aniversário de Balsas, o Governo do Maranhão entregou o Colégio Militar 2 de Julho e inaugurou duas Areninhas Esportivas, nos povoados Angelim e Jardim Iracema.

No ato, o governador Carlos Brandão destacou que Balsas vive um momento muito especial. “A Estrada do Maravilha e as demais obras entregues aqui são fundamentais para o desenvolvimento do município e do Maranhão. Estamos avançando muito na construção de infraestrutura que transforma a realidade social e educacional da nossa população”, frisou.

Na área da saúde, foram distribuídos 155 tablets e fardamentos para agentes comunitários de saúde, uma ação voltada para melhorar a coleta de dados e o atendimento à população. Além disso, 10 carrinhos do programa ‘Mais Renda’ foram disponibilizados para promover a inclusão produtiva e o apoio aos pequenos empreendedores.

Balsas também foi beneficiada com a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água nos povoados Marimbondo e Bom Cantinho. Na mesma ocasião, foi assinada a ordem de serviço para a criação da Clínica Sorrir, destinada a cuidados odontológicos da população.

Avanços tecnológicos

A programação de entregas também contou com o ‘Festival Conecta’, que entregou 2.500 tablets educacionais como parte do Programa “Educação de Verdade” – eixo Tô Conectado, além da inauguração da Estação Tech, que visa à inclusão digital e ao acesso à tecnologia.

O prefeito Alan da Marissol ressaltou a importância de cada uma dessas ações para o desenvolvimento da cidade. “Hoje é um dia de celebração para Balsas. O Governo do Maranhão tem sido um parceiro fundamental no nosso crescimento. As entregas feitas aqui, incluindo a quadra do Centro de Ensino Prof. Luiz Rego e os veículos para a Assistência Social e a Educação, demonstram o compromisso do governador Carlos Brandão com o bem-estar da nossa gente”, afirmou o prefeito.

Também participaram do ato de entregas os deputados federais Marreca Filho e Márcio Honaiser; os deputados estaduais Yglesio Moyses e Dra. Vivianne; o subsecretário de Educação Antônio Heluy, vereadores municipais e outras lideranças da região sul do estado.

Governo do Estado entrega mil títulos de terra no município de Santa Luzia e anuncia novos investimentos

Famílias maranhenses celebraram a entrega de mil títulos de reconhecimento de terra, num dos momentos mais marcantes da agenda do Governo do Estado do Maranhão em Santa Luzia, no sábado (21). A população também recebeu kits do Programa Padaria Artesanal, tablets e fardamento para agentes comunitários de saúde, além de veículos para reforçar a atuação municipal.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão participou da entrega dos títulos, iniciativa que garante mais segurança jurídica para as famílias e produtores rurais.
“Nós entregamos mil títulos de propriedades urbanas para pessoas que esperavam há mais de 10, 20, 30 anos. Agora, estão com o documento na mão, tudo gratuito. Se fosse pago, cada título custaria cerca de 15 mil reais. Só hoje seriam 15 milhões de reais, mas o Governo fez questão de garantir isso sem custo, olhando para quem mais precisa, enquanto também avançamos com ordens de serviço em áreas como pavimentação, abastecimento de água e equipamentos públicos”, ressaltou Carlos Brandão.

A beneficiária Maria Nazaré Silva de Jesus contou, com emoção, o que significou receber o documento após anos de espera. “Estou muito feliz, porque esperei 14 anos por esse documento para dizer que, agora, essa casa é minha. Agradeço primeiro a Deus e, também, ao governador Carlos Brandão. É um motivo de muita gratidão, não só por mim, mas por todos do meu bairro e por outros que também vão receber”.

Também foram distribuídos kits do Programa Padaria Artesanal, iniciativa que incentiva pequenos negócios e movimenta a economia local. O kit inclui forno, batedeira planetária, balança digital, cilindro de abrir massas e formas, permitindo ampliar a produção e confeitaria.

Uma das beneficiadas, Rebeca Lima Nogueira, destacou que a formação representa uma oportunidade de trabalho e mais autonomia no dia a dia. “É uma oportunidade para trabalhar de casa e para cuidar do meu filho”, afirmou.

Na área da saúde, mais de 260 agentes comunitários receberam tablets e fardamento padronizado, medida que contribui para a organização e fortalecimento do trabalho desenvolvido nas comunidades. Com o uso dos equipamentos, o registro das visitas domiciliares e o acompanhamento das famílias passam a ser feitos de forma mais ágil e precisa, otimizando o fluxo de informações na atenção primária.

Na linha de frente da saúde pública, o agente Antônio Pereira compartilhou sobre os esforços diários. “A gente está na luta todo dia, de casa em casa, cuidando das nossas comunidades. Tudo o que acontece na saúde tem o trabalho do agente. Se aumentou o número de consultas, tem agente de saúde; se melhorou a vacinação das crianças, tem agente de saúde. Nós estamos aqui nessa missão diária, garantindo que as políticas cheguem, de verdade, a quem precisa”.

A agenda contou ainda a entrega de três veículos destinados à Educação, Assistência Social e à Câmara Municipal, por meio do programa Coopera Maranhão, ampliando a capacidade de atendimento das estruturas municipais.

“Santa Luzia recebe o governador de braços abertos, ainda mais quando ele vem trazendo benefícios, atendendo a Educação, a Assistência, a Câmara de Vereadores e assinando ordens de serviço. Essa parceria com o Governo do Estado é fundamental para que as ações cheguem na ponta e façam a diferença na vida da população”, disse o prefeito de Santa Luzia, Juscelino Marreca, agradecendo a parceria institucional.

Na ocasião, foram anunciados novos investimentos e autorizadas obras de infraestrutura no município, com a assinatura de ordens de serviço para a reforma da Praça da Matriz, da Praça da Saudade, no bairro Batatal, e da Escola Municipal Deuris de Deus Moreno Dias Carneiro, além da implantação de uma Estação Tech voltada à capacitação de jovens.

O governador Carlos Brandão marcou presença também em eventos que movimentaram a cidade, como a 1° Marcha para Jesus, que reuniu cerca de 3 mil pessoas em um percurso de fé pelas principais ruas da cidade.

Feira da Agricultura Familiar do Vale do Pindaré

No mesmo dia, a comitiva do Governo do Estado acompanhou a abertura da Feira de Agricultura Familiar do Vale do Pindaré, voltada à comercialização de produtos regionais, troca de experiências e valorização dos trabalhadores do campo, com programação que inclui exposições, oficinas e atividades formativas.

Para o governador Carlos Brandão, o evento serve de incentivo aos pequenos produtores. “Essa primeira feira aqui, em Santa Luzia, mostrou que vai dar certo. Reunimos artesanato, produtos da agricultura familiar, oficinas e distribuição de equipamentos, tudo para fortalecer quem produz. O agricultor familiar coloca cerca de 70% da comida na nossa mesa e precisa de apoio, terra, assistência, insumos e mercado. Quando a gente organiza essa cadeia e garante compra da produção, como já fazemos, a gente impulsiona todo esse segmento tão essencial”, afirmou.

A presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), França do Macaquinho, enfatizou os avanços garantidos aos produtores.“Quero agradecer ao governador pela sensibilidade, porque ele acredita no potencial da agricultura familiar e tem apoiado com regularização de terras, entrega de kits e fortalecimento da assistência técnica. Nada disso seria possível sem esse compromisso com o agricultor, que é quem garante grande parte da nossa alimentação e move o desenvolvimento no campo”.

Balsas – Governo do Estado inicia agenda de entregas de obras em comemoração ao aniversário da cidade

Com a inauguração do Centro Esportivo do Arena Brasil em Balsas, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, representando o governador Carlos Brandão, deu início
no sábado (21) à ampla agenda de entrega de obras e serviços públicos, em comemoração ao aniversário de 108 anos do município, celebrado neste domingo (22).

O evento contou com a presença do ministro dos Esportes, André Fufuca, do prefeito de Balsas, Alan da Marissol, entre outras lideranças políticas e comunitárias da região sul do Maranhão.

Localizado no bairro Rosa Santos, o Centro Esportivo inaugurado em Balsas oferece um espaço estruturado para a prática de diversos esportes e de convivência social, com campo de futebol, quadras, parquinho infantil, pista de caminhada, áreas de convivência e outros equipamentos

Durante a cerimônia, o secretário Orleans Brandão destacou a importância dos investimentos voltados ao esporte e à juventude.

“Um grande complexo esportivo, uma linda iniciativa do nosso presidente Lula para a população de Balsas, onde faremos grandes entregas para celebrar o aniversário da cidade. Sabemos que o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social, por isso o governo do estado também tem ampliado os investimentos em infraestrutura esportiva justamente para garantir mais oportunidades aos nossos jovens”, afirmou Orleans.

Acesso ao Esporte

Coordenada pelo Ministério dos Esportes, em parceria com os estados e municípios, o Arena Brasil visa ampliar o acesso ao esporte, ao lazer e à convivência social, além de desempenhar papel estratégico na prevenção da violência e no fortalecimento dos vínculos comunitários.

O ministro dos Esportes, André Fufuca, também ressaltou a importância da parceria entre os entes públicos para a execução de projetos estruturantes como esse. “O centro esportivo de Balsas é um dos mais completos do programa Arena Brasil, fruto de parceria importante com o estado e o município. O equipamento representa um compromisso do Governo Federal em democratizar o acesso ao esporte em todo o país”, pontuou.

Moradora do bairro que recebeu o complexo esportivo, Elisâgela Silva enalteceu a iniciativa. “Ficou um espaço maravilhoso. Agora nossas crianças têm uma arena esportiva realmente completa, onde podem praticar esporte e brincar”, disse ela.

O estudante Daniel Pires, 12 anos, usando suas chuteiras novas e equipagem de futebol, já dava os primeiros chutes no campinho de futebol society da arena. O garoto celebrou a entrega do espaço e os benefícios para a criançada da cidade. “Agora, a gente tem um lugar muito bom pra jogar futebol e fazer outros esportes., relatou.

Grande Momento

Segundo o prefeito de Balsas, Alan da Marissol, a cidade vive um grande momento. “Além da implantação desse centro esportivo, temos avançado muito com as dezenas de obras entregues pelo governador Carlos Brandão aqui. Eu só tenho a agradecer por essas parcerias tão frutíferas e que têm promovido tantos benefícios ao nosso município”, frisou o gestor.

A agenda municipalista continua neste domingo (22), com a presença do governador Bradão, para entrega de um pacote de obras e anúncio de novos investimentos para o município, como presente de aniversário.

Participaram também da entrega os deputados federais Marreca Filho e Márcio Honaiser, o deputado estadual Dr. Yglésio, o presidente da Câmara Municipal de Balsas, vereador Paulo Júnior, presidente Câmara, entre outras lideranças políticas e comunitárias locais.