Governo do Maranhão inicia pré-matrícula 2026 para Rede Pública Estadual

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início nesta terça-feira (9) ao período de pré-matrícula para o ano letivo de 2026 na Rede Pública Estadual de Ensino. Até o dia 9 de dezembro, os estudantes de outras redes que desejam ingressar na Rede Estadual poderão acessar o sistema de pré-matrícula on-line.

A Rede Pública Estadual oferece Ensino Fundamental, Ensino Médio Parcial, Ensino Médio Integral, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Bilíngue São Luís e Santa Inês, além de vagas nas Creches do Centro e da Liberdade.

Agilidade e praticidade

Em 2026, a Seduc consolida o formato para o acesso de novos estudantes à Rede Estadual. Dividido em três etapas – Cadastro Antecipado, pré-matrícula on-line e etapa presencial (matrícula) –, o modelo segue aprimorado para trazer mais agilidade e organização ao processo.

A secretária de Educação, Jandira Dias, destacou o sucesso do formato e a expectativa para o novo ciclo. “A experiência do ano passado comprovou a eficiência do nosso novo sistema. Conseguimos eliminar as grandes filas e dar mais previsibilidade às famílias e às nossas escolas. Para 2026, mantemos esse modelo que prioriza a organização e a transparência, garantindo que todas as famílias tenham uma oportunidade justa e ágil de garantir uma vaga na nossa rede de ensino, que é referência no estado. Estamos preparados para receber nossos novos estudantes com toda a estrutura necessária para um aprendizado de qualidade.”

Pré-matrícula 2026

Para participar da pré-matrícula, é obrigatório que o estudante tenha realizado o Cadastro Antecipado, etapa inicial e essencial para habilitar o acesso ao sistema. Somente com o cadastro prévio é possível selecionar a unidade escolar de preferência no momento da pré-matrícula.

O sistema de pré-matrícula está disponível no site oficial da Seduc (educacao.ma.gov.br). Após essa etapa, os interessados deverão seguir as instruções detalhadas nos editais publicados no site e acompanhar o cronograma de matrículas.

Calendário e informações

A Seduc reforça que os pais, mães, responsáveis ou estudantes devem ler atentamente os editais publicados no site para compreender os critérios de ingresso, a documentação necessária e as orientações específicas de cada modalidade de ensino. O cumprimento dos prazos estipulados é fundamental para garantir a vaga desejada.

O período de pré-matrícula vai até 20 de dezembro de 2025. Em caso de dúvidas, a secretaria disponibiliza suporte por e-mail no endereço matricula2026@edu.ma.gov.br.

CRONOGRAMA DE PRÉ-MATRÍCULA 2026

– Iema Bilíngue: a partir do dia 9 de dezembro, até o término do número de vagas.

– Creche Liberdade e Centro: a partir do dia 10 de dezembro, até o término do número de vagas.

– Ensino fundamental: a partir do dia 11 e 12  de dezembro, até o término do número de vagas.

– Ensino médio (parcial e integral): 15 a 19 de dezembro.

Governo do Maranhão avança na requalificação da Praça do Sol, em São Luís

– Governo vistoria obras da Praça do Sol na Praia da Ponta d’Areia (Foto: Gilson Teixeira)

O governador Carlos Brandão vistoriou, neste sábado (6), o andamento das obras de requalificação da Praça do Sol, na Praia da Ponta d’Areia, em São Luís (MA). O projeto, executado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), tem como objetivo transformar o espaço em uma área mais segura, inclusiva e sustentável para moradores e turistas.

Com aproximadamente 25 mil m², a obra inclui reforma geral, demolição completa de pisos, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, além da remoção de estruturas antigas. Entre os serviços estruturantes em andamento, está a contenção costeira, construída com estacas, blocos de coroamento e cortinas de concreto para garantir mais estabilidade e proteção da orla.

O novo espaço também ganhará piso de alta resistência e piso podotátil, ampliando a acessibilidade. A obra inclui a construção de uma praça de alimentação com 36 quiosques com cobertura metálica e telhas termoacústicas, além de 11 barracas de água de coco.

A requalificação prevê ainda academia, playground, parque para pets, execução de instalações hidráulicas e elétricas, três rampas de acessibilidade para a praia, uma rampa exclusiva para guardas-vidas, guarda-corpos, estacionamento e um novo posto policial, reforçando a segurança do local.

“A revitalização desse espaço tão querido já avança cerca de 80% e traz mais melhorias, cuidado e um visual totalmente renovado neste belíssimo cartão-postal”, afirmou o governador Carlos Brandão.

“Estamos empenhados para entregar a Praça do Sol, na Ponta d’Areia, à população nas próximas semanas. Aqui, além do belo visual, teremos 36 quiosques com telhas termoacústicas, barracas de côco, academia, playground, parque pet e posto policial, entre outros itens. É uma grande realização”, afirmou o fiscal da obra e engenheiro da Sinfra, Márcio André Pereira.

A obra está 80% concluída e calcula-se a entrega da nova Praça do Sol para o dia 30 de dezembro de 2025. Iniciada em maio de 2024, a condução da obra passou por várias etapas, como uma longa negociação com os barraqueiros que ocupavam a área, entre outras, até avançar ao estágio atual.

Sorrir Ponta do São Francisco mobiliza comunidade e colaboradores em ação ambiental e social

O Sorrir Ponta do São Francisco realizou uma ação ambiental e social com o objetivo de conscientizar a comunidade residente no entorno da unidade odontológica sobre o descarte correto do lixo, a preservação do meio ambiente, a não poluição do mar e o combate à dengue.

A programação incluiu a oferta de serviços odontológicos por meio do Sorrir Móvel, com atendimento clínico geral, além da realização de testes rápidos para sífilis, hepatite B e C e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Também foram ofertadas vacinas e promovidas palestras educativas sobre prevenção das arboviroses.

A iniciativa integra o projeto “Sorrir para o Mar”, idealizado pela gestão administrativa da unidade, com participação dos moradores da Ponta do São Francisco e da Ilhinha. Durante a ação, voluntários se uniram aos colaboradores para realizar a coleta de lixo nos arredores da unidade, enquanto outras equipes ofertavam atendimento odontológico, testes rápidos e atividades educativas.

O diretor geral do Sorrir Ponta do São Francisco, Phillipe Nascimento, ressaltou o principal propósito da ação. “É uma iniciativa que preza não apenas pela coleta do lixo, mas também pela conscientização da população. Como estratégia, realizamos um trabalho de recuperação das lixeiras instaladas no entorno da unidade, buscando chamar a atenção da comunidade para evitar o descarte irregular de resíduos, a poluição e a proliferação de doenças”.

A ação contou com ampla adesão dos moradores. A dona de casa Silvanir Martins, de 51 anos, moradora do bairro São Francisco, aprovou a iniciativa. “Vim para participar da ação, recebi atendimento odontológico e ouvi orientações importantes sobre como prevenir doenças com o descarte correto do lixo. Valeu a pena ter vindo. A comunidade só tem a ganhar com ações como essa”.

O Sorrir Ponta do São Francisco integra a rede de Unidades de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) da Secretaria de Estado da Saúde. A unidade é referência em procedimentos odontológicos de média complexidade para a região metropolitana de São Luís.

Entre os serviços ofertados estão atendimento de clínica geral, odontopediatria, bucomaxilofacial, endodontia, radiologia e ações permanentes de educação em saúde bucal, tudo de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Governo entrega Restaurante Popular da Madre Deus e chega à marca de 205 equipamentos em todo o estado

– As unidades garantem segurança alimentar para os que mais precisam e estará presente em todos os 217 municípios (Foto: Brunno Carvalho)

O Governo do Maranhão inaugurou, nesta quinta-feira (4), o Restaurante Popular da Madre Deus, alcançando a marca de 205 unidades em todo o estado. O equipamento garante comida de qualidade, preparada com orientação de nutricionistas, ao preço simbólico de R$ 1,00 para almoço ou jantar, e café da manhã por apenas R$ 0,50 — totalizando um gasto de apenas R$ 2,50 pelas três refeições do dia. O Maranhão detém a maior rede de restaurantes populares da América Latina.

Durante a inauguração, o governador Carlos Brandão reafirmou a meta de instalar unidades em todos os 217 municípios maranhenses. Ele ressaltou que, somada às demais políticas da área de assistência social, a expansão da rede contribui para o combate à extrema pobreza, o que permitiu a saída de quase 1 milhão de maranhenses dessa situação de vulnerabilidade.

“Dobramos o número de restaurantes populares no nosso estado e teremos unidades em todos os 217 municípios, garantindo alimentação de qualidade. São três refeições: o café da manhã, o almoço e o jantar. Qualquer pessoa pode ter acesso a essa alimentação e, mais do que o preço simbólico, é a qualidade que importa, especialmente para garantir às pessoas de baixa renda uma alimentação saudável”, observou Brandão.

O Restaurante Popular da Madre Deus tem capacidade para servir, diariamente, 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares. Com isso, o programa alcança a marca de mais de 200 mil refeições servidas por dia em todas as regiões do Maranhão, reafirmando seu papel essencial no enfrentamento à insegurança alimentar.

Com a nova unidade, São Luís chega a 17 restaurantes populares. Somadas às unidades de São José de Ribamar (3), Paço do Lumiar (1) e Raposa (1), a Grande Ilha passa a contar com 21 equipamentos.

O marco evidencia o compromisso do poder público com a segurança alimentar e nutricional da população, fortalecendo o combate à fome. Ao longo do ano passado, foram servidas 43,2 milhões de refeições — entre café da manhã, almoço e jantar — nos municípios que já contam com restaurantes populares.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, a inauguração de mais uma unidade dessa grande rede é resultado do esforço da gestão estadual em enfrentar a extrema pobreza e a fome.

“É um momento muito importante aqui na Madre Deus, onde estamos testemunhando a sensibilidade e a coragem do governador, que mais que duplicou os restaurantes populares. Temos a meta de, em breve, ter unidades em todos os 217 municípios. Esse governo criou importantes programas sociais e tem enfrentado a extrema pobreza e a fome. Eu fico muito grato por participar desse momento histórico”, afirmou.

A chegada do equipamento de segurança alimentar foi elogiada pela população. A dona de casa Elizabeth Rocha fez questão de acompanhar a inauguração. “É maravilhoso ter um Restaurante Popular para nos atender. Sou moradora da região, e para todos que vivem aqui representa economia, com o valor de R$ 1,00 a refeição”, comentou.

Para a cuidadora Maria Eulina, essa política pública é essencial em todas as regiões do estado. “O governo está de parabéns. Eu vim hoje justamente para provar, e aprovei. Espero que esse trabalho tenha continuidade no nosso Maranhão, pois muitas pessoas necessitam. É muito importante a presença de um Restaurante Popular”, disse.

Governo do Maranhão anuncia Réveillon com Xand Avião, Ávine Vinny e Rey Vaqueiro

O Governo do Estado do Maranhão aposta forte no sucesso deste Réveillon, em São Luís (MA). Realizada por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), a virada do ano promete ser uma das maiores celebrações já vistas na Avenida Litorânea, reunindo grandes atrações da música nacional e local para fazer a alegria não só do público maranhense, mas também de turistas.

A expectativa é de que pelo menos 300 mil pessoas passem pelo local. Ao todo, 1.500 prestadores de serviços diretos e indiretos devem atuar nos bastidores.

“A Avenida Litorânea será, mais uma vez, o palco da festa da virada no Maranhão. Teremos também uma programação que movimenta a economia, gera empregos e amplia oportunidades de renda para pequenos empreendedores e os setores de serviços, alimentação e comércio. Nosso objetivo é garantir que as pessoas celebrem a data com muita alegria e segurança, como em todos os anos, e que os nossos empreendedores também comecem o ano com dinheiro no bolso”, destaca o governador Carlos Brandão.

Com o belo cenário à beira-mar, orla iluminada e a vibração única da capital maranhense, a festa traz uma programação imperdível do pôr do sol ao amanhecer. A partir das 17h30, quem abre o palco é o grupo Argumento com muito samba e pagode. Às 19h30, é a vez da banda Os Tropix levar ao palco uma mistura dos ritmos que embalam gerações.

Quando o relógio marcar 21h30, Xand Avião entra em cena, prometendo animar a multidão com um repertório de forró, dos novos aos grandes sucessos que marcam a sua trajetória e fazem parte da trilha sonora da vida de muita gente.

A contagem regressiva para o ano novo ganha ritmo especial às 23h30 com o  cantor Avine Vinny, nos últimos minutos de 2025. Depois, vem o espetáculo de fogos e com a chegada de 2026, a festa continua com força total às 1h30, quando Jhonny Boy assume o palco.

E, para fechar, às 3h30, Rey Vaqueiro passa a comandar a festa, com mais forró para encerrar a programação com a energia lá em cima.

“O Réveillon será, sem dúvida, uma experiência inesquecível, uma celebração que une música, mar, tradição e alegria em uma noite que ficará marcada na memória de todos que estiverem lá. Governador Carlos Brandão determinou uma festa que garantisse segurança, boa infraestrutura, acessibilidade, e acima de tudo, muita alegria na chegada de 2026”, disse o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

Apoio e parcerias

O Réveillon do Maranhão 2026 conta com a parceria de diversas secretarias e órgãos estaduais, cada um desenvolvendo um papel especial para que o evento seja um grande sucesso.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes-MA), por meio do Programa Mais Renda, incentiva o empreendedorismo; a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) e a Polícia Militar (PM-MA) para garantir a ordem e inibir a criminalidade; O Corpo de Bombeiros, por sua vez, vai reforçar a segurança no local e estará de prontidão para eventuais ocorrências.

Além da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), que atua com antecedência na promoção do destino; da Secretaria de Estado da Saúde (Ses-MA) que promove ações preventivas de saúde, democratizando informações; a MOB, operadora de serviço de transporte público, tão importante em eventos de grande porte como esse e a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), importante parceira na estratégia de divulgação e publicidade do evento.

Atrações:

17h30 – Grupo Argumento
19h30 – Os Tropix
21h30 – Xand Avião
23h30 – Ávine Vinny
1h30 – Jhonny Boy
3h30 – Rey Vaqueiro

Governo do Estado investe R$ 20 milhões e antecipa pagamento integral dos cachês de agremiações carnavalescas

– Recurso injetado garante preparação antecipada das manifestações culturais (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O mês de dezembro começou com boas notícias para o Carnaval do Maranhão 2026. Durante encontro realizado no Palácio dos Leões, em São Luís, o Governo do Maranhão anunciou o investimento de R$ 20 milhões destinados aos diversos segmentos das manifestações culturais carnavalescas do estado. O governador Carlos Brandão também confirmou o adiantamento do pagamento dos cachês das agremiações.

Os presidentes e representantes de diversas escolas de samba do Maranhão foram recebidos em uma grande recepção no Palácio dos Leões para discutir estratégias de fortalecimento do carnaval de passarela, um dos maiores símbolos culturais do estado. Participaram do encontro mestres-sala, porta-bandeiras, ritmistas e dirigentes das escolas de samba, além da diretoria da Liga das Escolas de Samba de São Luís (Liesma).

Também foram recebidos representantes de blocos tradicionais, blocos organizados, blocos alternativos de trio, grupos afros, alegorias de rua, grupos de tambor de crioula, tribos de índio, entre outros que irão integrar a programação oficial do Carnaval 2026.

O governador Carlos Brandão destacou que o encontro reforça a estratégia adotada pelo Governo do Maranhão, em 2024, de antecipação do pagamento dos cachês às escolas de samba, garantindo que os grupos possam se preparar com antecedência para a temporada carnavalesca.

“Ano passado abrimos o Palácio dos Leões pela primeira vez, e esta é a segunda vez, para recebermos as escolas de samba. Só que este ano resolvemos ampliar e receber as mais variadas agremiações. A decisão de pagar antecipado o cachê é importante para que as escolas possam comprar seus materiais e comecem a se preparar. Há muitos anos, as pessoas recebiam depois do Carnaval, mas, no nosso governo, estamos adotando uma nova medida para que as escolas recebam antecipadamente. A partir de hoje, as escolas vão receber R$ 7 milhões para começarem a se organizar e fazermos o carnaval mais querido da história do Maranhão”, afirmou.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, a medida reforça o compromisso do Governo do Maranhão com a preservação das manifestações populares, garantindo que as escolas e grupos carnavalescos possam planejar seus desfiles com antecedência, qualidade e segurança, além de fomentar toda a cadeia produtiva do Carnaval.

“Esse é um momento muito importante. Estamos fazendo esse investimento junto com o governador Brandão: serão R$ 20 milhões injetados na economia do estado, diretamente para a classe cultural. Um momento histórico! Hoje, o governador, pela primeira vez, está recebendo todos os segmentos dentro do Palácio dos Leões. Isso nunca aconteceu antes. Tenho certeza de que o Carnaval 2026 será um grande sucesso”, ressaltou o secretário.

O presidente da Liesma, Itamilson Pereira, destacou que a iniciativa fortalece a cadeia produtiva do Carnaval e reconhece o valor cultural das agremiações. “Quando vemos o Maranhão fazer esse carnaval e valorizar a cultura popular, precisamos agradecer, porque existe estados em que a cultura popular tem perdido espaço por falta de sensibilidade política. É preciso entender que os dois mundos podem caminhar juntos: a cultura de massa e a cultura popular. No governo Brandão, vemos a cada ano uma preocupação maior com o aumento dos cachês. Isso é valorização, é o que mantém a cultura popular viva e salvaguardada”.

R$ 20 milhões em investimentos

Para 2025, serão destinados R$ 7.646.000,00 ao adiantamento dos cachês. No total, o Estado vai investir R$ 20 milhões no fortalecimento e estímulo aos grupos carnavalescos. O valor do adiantamento varia conforme o tipo de manifestação.

Outra novidade para o Carnaval 2026 consiste no fato de que o Governo do Estado irá premiar os cinco primeiros lugares das escolas de samba, blocos organizados e blocos tradicionais (grupos A e B), campeões oficiais do carnaval maranhense. Os valores variam entre:

R$ 100 mil – escola de samba campeã

R$ 50 mil – bloco tradicional campeão do grupo A

R$ 30 mil – bloco tradicional campeão do grupo B

R$ 30 mil – bloco organizado campeão

A iniciativa busca não apenas promover um espetáculo grandioso em 2026, mas também movimentar a economia criativa do estado, gerando emprego, renda e atraindo turistas. O Governo do Maranhão reafirma seu compromisso com a preservação e o fortalecimento da cultura popular, consolidando o Carnaval como um dos maiores patrimônios do povo maranhense.

Premiações completas

Escolas de samba

1º lugar – R$ 100 mil

2º lugar – R$ 90 mil

3º lugar – R$ 80 mil

4º lugar – R$ 70 mil

5º lugar – R$ 60 mil

Bloco Tradicional A

1º lugar – R$ 50 mil

2º lugar – R$ 40 mil

3º lugar – R$ 30 mil

4º lugar – R$ 20 mil

5º lugar – R$ 10 mil

Bloco Tradicional B

1º lugar – R$ 30 mil

2º lugar – R$ 20 mil

3º lugar – R$ 15 mil

4º lugar – R$ 10 mil

5º lugar – R$ 5 mil

Bloco Organizado

1º lugar – R$ 30 mil

2º lugar – R$ 20 mil

3º lugar – R$ 15 mil

4º lugar – R$ 10 mil

5º lugar – R$ 5 mil

Brandão entrega estrada de Santana em São João Batista e vistoria Travessia da Baixada

O governo do Maranhão entregou a pavimentação do trecho que liga o Povoado Santana, no Entroncamento da MA-314, à sede de São João Batista.
A estrada, com mais de 15 km de extensão, recebeu investimento de R$ 29,8 milhões e vai oferecer um trajeto mais seguro, confortável e acessível para quem depende da via todos os dias.

“A estrada de Santana estava totalmente destruída e, com isso, a gente vai melhorar o escoamento da produção, transporte de pacientes e alunos através de ambulâncias”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

A obra, realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), incluiu serviços de terraplanagem, instalação de base e sub-base, construção de bueiros e toda a parte de drenagem para garantir o escoamento da água da chuva.

A pavimentação foi finalizada com asfalto de alta qualidade (CBUQ), que aumenta a durabilidade da estrada e melhora o desempenho no tráfego diário.

Com a nova estrada, moradores de Santana, São João Batista e comunidades próximas passam a ter melhor acesso a serviços de saúde, educação e transporte escolar.

A obra também facilita o escoamento da produção agrícola e pesqueira da região, além de reduzir o tempo de deslocamento e os custos de transporte.

Impacto que já começa a ser sentido no dia a dia: a estrada, antes marcada por dificuldades, agora oferece mais segurança e tranquilidade para quem precisa trabalhar, estudar ou vender sua produção no centro do município.

“A estrada antes era só lama, tinha muito buraco, e hoje está sendo entregue pelo governador. É uma obra importante para o nosso município, só temos que agradecer”, disse o funcionário público e morador Izandro Mota.

Travessia da Baixada
O governador Carlos Brandão também vistoriou o andamento de outras obras importantes daquela região, como a Travessia da Baixada.

“São obras muito importantes para a Baixada Maranhense, começam na sede de Anajatuba e vão até a beira do Rio Mearim. Esse trecho já está praticamente pronto. Vai ter um terminal e, de lá, vamos atravessar com a balsa até aqui, em São João Batista, com mais 30 km de asfalto até o centro da cidade”, explicou Carlos Brandão – ressaltando que a proposta é reduzir em até três horas o acesso à Baixada.

“É um desafio para a engenharia, porque nós estamos fazendo uma obra dentro de uma área pantanosa. É uma travessia. Ninguém acreditava nisso, e fazemos para o povo chegar mais rápido às suas casas”, completou o governador do Estado.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, pontuou que a entrega atende diretamente diversos povoados de São João Batista, destacando que a Secretaria teve papel decisivo no processo, ao ouvir a demanda da população e encaminhar ao governador. “O municipalismo saiu do papel. Hoje, a gente realiza mais um sonho da comunidade. A estrada de Santana vira realidade. Estou muito feliz por fazer parte dessa história”, afirma.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, “essa rodovia é uma obra importante para a região de São João Batista, interligando povoados e promovendo desenvolvimento”. Ele ainda integrou a comitiva que vistoriou também o Cais do Porto da Raposa, em São João Batista.

O prefeito Mecinho considera que as melhorias estão trazendo mudanças significativas. “Vivemos o melhor momento do município, com muitas entregas e muitas obras. Não só com recursos próprios, mas também com a parceria do governo do Estado, que estendeu a mão e tem nos ajudado a desenvolver São João Batista.”

Governo do Maranhão oficializa antecipação de pagamentos de cachês do Carnaval 2026

O Governo do Maranhão anuncia nesta segunda-feira (1°) um pacote de incentivos financeiros para valorizar as manifestações culturais carnavalescas já pensando no Carnaval 2026.

Na reunião marcada com representantes de escolas de samba, blocos tradicionais, blocos organizados, grupos afros, tribos de índio, blocos alternativos de trio, tambor de crioula e alegorias de rua, o governador Carlos Brandão oficializará o adiantamento dos cachês dos grupos que participarão da próxima temporada.

A antecipação será de R$ 7.646.000 com a finalidade de garantir planejamento e segurança para as agremiações. E, no total, o investimento estadual será de R$ 20 milhões para incentivar e estruturar toda a cadeia produtiva do Carnaval.

O encontro marca o início da construção do Carnaval 2026. Também será incluída a nova premiação para os campeões oficiais da temporada: R$ 100 mil para a escola de samba campeã; R$ 50 mil para o bloco tradicional campeão do Grupo A; R$ 30 mil para o campeão do Grupo B e R$ 30 mil para o bloco organizado campeão.

SERVIÇO:

O quê: Anúncio de investimento e adiantamento dos cachês para o Carnaval 2026

Quando: Segunda-feira, 1°de dezembro, às 17h

Onde: Palácio dos Leões – Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de São Luís.

Governador Carlos Brandão entrega estrada de Santana em São João Batista

O Governo do Maranhão entregou a pavimentação do trecho que liga o Povoado Santana, no Entroncamento da MA-314, à sede de São João  Batista.
A estrada, com mais de 15km de extensão, recebeu investimento de R$ 29,8 milhões e vai oferecer um trajeto mais seguro, confortável e acessível para quem depende da via todos os dias.

“A estrada de Santana estava totalmente destruída e, com isso, a gente vai melhorar o escoamento da produção, transporte de pacientes através de ambulâncias e de alunos”, ressaltou o Governador Carlos Brandão.

A obra, realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), incluiu serviços de terraplenagem, instalação de base e sub-base, construção de bueiros e toda a parte de drenagem para garantir o escoamento da água da chuva.

A pavimentação foi finalizada com asfalto de alta qualidade (CBUQ), que aumenta a durabilidade da estrada e melhora o desempenho no tráfego diário.

Com a nova estrada, moradores de Santana, São João Batista e comunidades próximas passam a ter melhor acesso a serviços de saúde, educação e transporte escolar.
A obra também facilita o escoamento da produção agrícola e pesqueira da região, além de reduzir o tempo de deslocamento e os custos de transporte.

Impacto que já começa a ser sentido no dia a dia: a estrada, antes marcada por dificuldades, agora oferece mais segurança e tranquilidade para quem precisa trabalhar, estudar ou vender sua produção no centro do município.

“A estrada, antes era só lama, tinha muito buraco e, hoje, está sendo entregue pelo governador. É uma obra importante para o nosso município, só temos que agradecer”, disse o funcionário público e morador Izandro Mota.

O Governador Carlos Brandão também vistoriou o andamento de outras obras importantes daquela região, como a Travessia da Baixada.

“São obras muito importante para a Baixada Maranhense, começa na sede de Anajatuba até a beira do Rio Mearim. Esse trecho já está praticamente pronto. Vai ter um terminal e, de lá, vamos atravessar com a balsa até aqui, em São João Batista, com mais 30 km de asfalto até o centro da cidade”, explicou Carlos Brandão – ressaltando que a proposta é reduzir em até três horas o acesso à baixada.

“É um desafio para a engenharia,  porque nós estamos fazendo uma obra dentro de uma área pantanosa. É uma travessia. Ninguém acreditava nisso e fazemos para o povo chegar mais rápido às suas casas”, completou o governador do Estado.

O secretário de Estado de Assuntos Munipalistas, Orleans Brandão, pontuou que a entrega atende, diretamente, diversos povoados de São João Batista, destacando que a Secretaria teve papel decisivo no processo, ao ouvir a demanda da população e encaminhar ao governador. “O municipalismo saiu do papel. Hoje, a gente realiza mais um sonho da comunidade. A estrada de Santana vira realidade. Estou muito feliz por fazer parte dessa história”, afirma.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, “essa rodovia é uma obra importantes para a região de São João Batista, interligando povoados e promovendo desenvolvimento”. Ele também integrou a comitiva que vistoriou ainda o cais do Porto da Raposa, em São João Batista.

O prefeito Mecinho considera que as melhorias estão trazendo mudanças significativas. “Vivemos o melhor momento do município, com muitas entregas e muitas obras. Não só com recursos próprios, mas também com a parceria do Governo do Estado, que estendeu a mão e tem nos ajudado a desenvolver São João Batista.”

Governo do Maranhão anuncia investimento de R$20 milhões destinados a grupos locais para o Carnaval 2026

O mês de dezembro chega com boas notícias para o Carnaval do Maranhão 2026. Na próxima segunda-feira, dia 1º, o governador Carlos Brandão fará uma reunião com os diversos segmentos de manifestações culturais carnavalescas e oficializará o adiantamento do pagamento dos cachês destinados às escolas de samba, blocos tradicionais, blocos organizados, blocos alternativos de trio, grupos afros, alegoria de rua, grupo de tambor de crioula e tribos de Índio.

Para o adiantamento está previsto o montante de R$ 7.646.000. No total, o Estado vai investir R$20 milhões para fortalecimento e incremento dos grupos deste segmento. O montante do adiantamento varia de acordo com o tipo de manifestação carnavalesca.

O encontro marca o pontapé inicial para a construção do Carnaval 2026 e trará boas novas para o setor cultural.

Além disso, outra novidade para o Carnaval 2026 consiste na premiação proporcionada pelo Governo do Estado aos cinco primeiros lugares das escolas de samba, blocos organizados e blocos tradicionais grupos A e B, campeões oficiais do carnaval maranhense 2026.

Os valores são de R$ 100 mil para a escola de samba campeã; R$ 50 mil para o bloco tradicional campeão do grupo A; R$ 30 mil para o bloco tradicional campeão do grupo B; e R$ 30 mil para o bloco organizado campeão.

Todas essas medidas reforçam o compromisso do Governo do Maranhão com a preservação das manifestações populares, garantindo que as escolas e grupos carnavalescos possam planejar seus desfiles com antecedência, qualidade e segurança, além de fomentar toda a cadeia produtiva do Carnaval.

A reunião será no Palácio dos Leões, a partir das 17h, na Praça Dom Pedro II.

Premiação
Escolas de samba
1º 100 mil
2º 90 mil
3º 80 mil
4º 70 mil
5º 60 mil

Bloco Tradicional A
1º 50 mil
2º 40 mil
3º 30 mil
4º 20 mil
5º 10 mil

Bloco Tradicional B
1º 30 mil
2º 20 mil
3º 15 mil
4º 10 mil
5º 5 mil

Bloco Organizado
1º 30 mil
2º 20 mil
3º 15 mil
4º 10 mil
5º 5 mil

Serviço
O quê: Anúncio de investimentos para o Carnaval 2026
Quando: 1º de dezembro, às 17h
Onde: Palácio dos Leões (Centro Histórico).