Governador Carlos Brandão firma acordo de R$ 53 milhões para obras em aeroporto de Barra do Corda

– Assinatura de Termo de Compromisso para reestruturação do aeroporto de Barra do Corda (Foto: Gilson Teixeira)

Um Termo de Compromisso entre o Governo do Estado Maranhão e o Governo Federal direciona cerca de R$ 53 milhões para a reestruturação do aeroporto de Barra do Corda, município com grande circulação de pessoas e que concentra atividades econômicas importantes na região central do estado. A iniciativa integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e envolve articulação com a Secretaria Nacional de Aviação Civil.

O governador Carlos Brandão frisou o papel do equipamento para além da infraestrutura.

“Assinamos, em Brasília, um convênio entre Governo do Estado, Ministério de Portos e Aeroportos e a Prefeitura de Barra do Corda no valor de 53 milhões de reais para o aeroporto de Barra do Corda. Eu estou falando aí de uma estação de passageiros, um pátio e também uma pista de balizamento asfaltada para garantir que a gente possa desenvolver o agronegócio, indústria e comércio e, acima de tudo, salvar vidas quando necessário. O aeroporto é a porta de entrada para o desenvolvimento da região central do Maranhão”.

Pelo Governo Federal, o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé França, chamou atenção para o avanço da proposta dentro do planejamento nacional.

“Não só o convênio, mas já assinamos também a autorização da licitação do aeroporto, portanto, é investimento saindo do papel para levar mais qualificação, infraestrutura aeroportuária para Barra do Corda, beneficiando toda a região, promovendo desenvolvimento social, geração de emprego e renda, crescimento do agronegócio e mais desenvolvimento para o Maranhão”, reforçou o ministro.

O prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, enfatizou o alcance social da obra para a população. “É um momento ímpar na história do Maranhão e na de Barra do Corda. Neste momento, deixa de ser um sonho e passa a ser realidade. Esse aeroporto vai beneficiar mais de 1 milhão de pessoas que precisam ir e voltar, transitar por esta porta do desenvolvimento do nosso estado e do nosso país”.

Já o presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo, destacou a relevância geográfica do município.

“Eu tenho por essa cidade um carinho muito especial. A situação geográfica de Barra do Corda é muito favorável, ela se situa no centro do Maranhão, com mais de 30 municípios que compõem a macroregião e que vão utilizar, efetivamente, esse aeroporto como centro de desenvolvimento econômico e social”, afirmou.

Governo do Maranhão inaugura Centro de Hemodiálise Cláudio José de Sousa Leite Santos, em Paço do Lumiar

Para ampliar a rede de atendimentos a pacientes renais na Região Metropolitana de São Luís, o Governo do Maranhão entregou, segunda-feira (30), o Centro de Hemodiálise Cláudio José de Sousa Leite Santos, em Paço do Lumiar.

Localizada no bairro Maiobão, a unidade passa a ser um dos maiores serviços de hemodiálise do município. Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão ressaltou que o Centro reforça o trabalho da gestão estadual em garantir atendimento e mais qualidade de vida para pacientes renais no estado.

A estrutura especializada no cuidado às pessoas com doença renal crônica terá capacidade para realizar 3.120 sessões mensais. A unidade, localizada na Avenida 01, Quadra 04, Loteamento Santo Antônio, bairro Maiobão, funcionará em três turnos, das 6h às 19h.

O governador Carlos Brandão destacou a ampliação do serviço de hemodiálise na rede estadual de saúde. “Tomei a decisão de fazer expansão dos centros de hemodiálise no estado. Recebemos com 179 cadeiras de hemodiálise, já vamos chegar a 600. Aqui em Paço do Lumiar são 40 cadeiras para atender 240 pacientes do município e cidades próximas como São José de Ribamar e Raposa. As pessoas precisam fazer até três sessões por semana – segunda, quarta e sexta – e ainda tinham que passar pelo sofrimento de se deslocarem de seus municípios até o centro mais próximo. Por isso, estamos investindo nesta expansão, diminuindo a distância, deixando as máquinas de hemodiálise mais próximas da população”, pontuou.

O Centro conta com 40 máquinas de hemodiálise e quatro de reserva. A implantação do serviço cria 240 novas vagas de tratamento, beneficiando diretamente 240 pessoas que antes precisavam se deslocar para outras cidades em busca de atendimento.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, informou que outros quatro Centros de Hemodiálise serão entregues em breve. “Aqui em Paço do Lumiar estamos entregando o sexto centro de hemodiálise da atual gestão estadual. São 40 novas cadeiras aqui em Paço do Lumiar. Já no próximo mês, será feita a entrega dos centros de Hemodiálise de Viana, Lago da Pedra, Colinas e Barra do Corda. Esta é a maior expansão da rede de diálise já vista na história do Maranhão porque o nosso compromisso é simples: salvar vidas e encurtar distâncias”, enfatizou.

O novo Centro amplia a rede de serviço de hemodiálise no sistema estadual de saúde. Além da melhoria estrutural, a unidade representa mais dignidade e conforto para quem depende do tratamento renal contínuo. Durante a atual gestão já foram entregues os centros de Hemodiálise de Grajaú, Barreirinhas, Santa Inês, Santa Luzia do Paruá e Buriticupu.

A vice-prefeita de Paço do Lumiar, Mariana Brandão, destacou a importância do centro entregue nesta segunda-feira (30). “Essa obra é muito importante para o nosso município. Nós tínhamos muitas pessoas que faziam hemodiálise em São Luís, lá no Monte Castelo, e agora nós vamos poder atender mais de 240 pacientes no mês aqui mesmo no nosso município, mais perto das suas casas. Isto representa menos custo para as famílias e mais dignidade para o paciente. É respeito, é qualidade de vida, é humanidade. É o Governo do Maranhão junto com governo municipal”, declarou.

Mais qualidade de vida durante o tratamento

Para os pacientes, a unidade entregue no município representa mais segurança durante o tratamento.

Aos 76 anos, a aposentada Beatriz Costa, moradora do bairro Lima Verde, em Paço do Lumiar, faz hemodiálise há 10 meses e afirmou que agora vai ficar mais fácil manter o tratamento, pois a unidade está mais próxima da sua casa.

“Já ficou mais fácil fazer o tratamento porque agora o centro está mais pertinho para mim. Para ir para São Luís o transporte era uma dificuldade, porque eu fazia lá à noite. Então, eu saía de casa às seis horas e chegava lá às 7h por causa do trânsito que era o que mais judiava. Quando dava umas 22h30, eu terminava e enfrentava outra dificuldade para voltar para casa. Estou muito feliz, aqui é muito confortável. E eu estou muito agradecida ao Governo do Maranhão desde que cheguei aqui”, comentou.

Edevaldo Sócrates, 46 anos, é promotor de vendas e morador da Estrada de Ribamar. Ele também já começou a fazer o tratamento no novo centro de hemodiálise. “Faço hemodiálise há dez anos. Durante esses dez anos, eu já percorri várias clínicas. Há três anos, eu estava fixo em uma, mas a dificuldade era muito grande, devido à distância, ao transporte. O gasto era alto com transporte público ou de aplicativo. E com essa vinda dessa clínica pra cá, para nossa região, facilitou muito. Vai ser melhor tanto o acesso do paciente como a economia também. E sem falar no conforto já que aqui tudo é de primeira qualidade. Por isso, só tenho a agradecer. Primeiramente a Deus e, segundo, ao Governo do Maranhão”, disse.

Expansão da rede de hemodiálise no Maranhão

Nos últimos anos, a gestão estadual deu um salto nos investimentos para possibilitar a maior expansão da rede de hemodiálise no Maranhão, dobrando a capacidade de atendimento e garantindo o serviço de forma regionalizada.

A rede estadual de saúde conta com 16 centros de hemodiálise na Região Metropolitana de São Luís e em cidades do interior e serviços prestados em unidades de saúde credenciadas. A inauguração em Paço do Lumiar reforça esse compromisso e amplia ainda mais o atendimento na Grande Ilha.

A hemodiálise é o procedimento por meio do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer.

O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

São José de Ribamar recebe mais 10,3km de pavimentação asfáltica na região do Alto do Turu

O Governo do Estado ampliou os investimentos na pavimentação asfáltica do município de São José de Ribamar. Nesta terça-feira (31), foram iniciadas as obras de asfaltamento de mais 10,3 quilômetros de vias do município, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e o prefeito dr. Julinho acompanharam a execução dos serviços que vão garantir a trafegabilidade e melhorar a qualidade de vida da população, com a requalificação da malha viária urbana, ampliação da acessibilidade e melhoria das condições de mobilidade em áreas de expansão urbana do município.

“É mais uma etapa do amplo programa de pavimentação asfáltica autorizado pelo governador Carlos Brandão que vai asfaltar cerca de 100 quilômetros de vias em São José de Ribamar. É a união de esforços, entre governo estadual e prefeitura, que está transformando o município e melhorando a qualidade de vida dos ribamarenses”, afirmou Orleans Brandão.

Na região do Alto do Turu, a intervenção contempla a implantação de pavimentação em 13 vias que se articulam diretamente com a Avenida Nossa Senhora da Vitória, totalizando aproximadamente 3.800 metros lineares e área de cerca de 23.830 m². Entre as vias contempladas destacam-se: Rua da Mangueira, Rua Canção Nova, Rua do Bacuri, além de vias complementares (ruas seis, cinco, três e outras vias locais), compondo um sistema viário integrado. Os serviços incluem a execução completa da estrutura do pavimento, abrangendo preparação do subleito, regularização, base e sub-base.

Os serviços também beneficiarão 3.210 quilômetros da rua da Vitória (Região Parque Vitória/Parque Jair) e 3.300 km na Avenida General Arthur Carvalho (Turu). As intervenções estão concentradas em eixos estratégicos da região, caracterizadas por intenso adensamento populacional e crescimento urbano recente, com predominância de vias não pavimentadas ou com elevado grau de degradação estrutural.

Do ponto de vista funcional, a intervenção promove a estruturação do sistema viário local, ampliando a conectividade entre bairros, reduzindo descontinuidades urbanas e permitindo maior integração com o eixo da Avenida Nossa Senhora da Vitória, que atua como corredor estruturante de mobilidade.

O prefeito dr. Julinho agradeceu ao governo estadual pela parceria que vai garantir a trafegabilidade em áreas estratégicas de São José de Ribamar. “São 10,3 km que vão mudar a realidade desses ribamarenses”, afirmou.

Governo do Estado autoriza obras de requalificação do Cais da Raposa, Porto do Braga e Praça Chico Noca no município

O município de Raposa, com sua forte tradição na pesca artesanal e potencial turístico em franca expansão, foi contemplado nesta terça-feira (31) com um pacote de importantes obras de infraestrutura urbana autorizado pelo Governo do Estado. Representando o governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, assinou ordens de serviço que preveem investimentos em requalificação de espaços públicos, mobilidade e fortalecimento da economia local.

Durante a agenda, foram autorizadas intervenções estratégicas que incluem a requalificação do Cais da Raposa, urbanização do Complexo do Porto do Braga, a revitalização da Praça Chico Noca e pavimentação asfáltica de ruas. As obras fazem parte de um conjunto de ações estruturantes voltadas à revitalização de espaços públicos, estímulo ao turismo, à economia e à organização urbanística do município, consolidando Raposa como um importante polo turístico do estado.

A requalificação do Cais da Raposa tem como objetivo revitalizar um dos principais pontos turísticos e econômicos da cidade. O projeto prevê a recuperação estrutural do cais, implantação de áreas de lazer, construção de quadra esportiva, instalação de playground, academia ao ar livre, criação de estacionamento, além de urbanização da orla com paisagismo, iluminação e melhorias na infraestrutura urbana.

O secretário Orleans Brandão destacou o caráter estruturante das obras para o município. “Serão obras dignas da importância de Raposa para o Maranhão. A cidade precisa de ações como estas para fomentar principalmente o turismo, que já é muito forte aqui. Por isso, estamos garantindo investimentos que vão além da infraestrutura física. São iniciativas que fortalecem a economia local, especialmente as atividades ligadas à pesca e ao turismo, além de promover melhores condições de vida para a população”, afirmou.

Modernização

O Complexo do Porto do Braga também receberá investimento de R$ 1,4 milhão para requalificação urbanística do espaço. Entre as intervenções que vão ser realizadas estão a recuperação do pavimento, a implantação de quadras poliesportiva e de areia, paisagismo, iluminação e instalação de mobiliário urbano,
além de adequações de acessibilidade, ampliando as opções de lazer e convivência para a população.

Já a Praça Chico Noca passará por um processo de modernização com a recuperação do piso, implantação de nova iluminação pública, paisagismo, construção de pergolado, melhorias de acessibilidade e instalação de mobiliário urbano, proporcionando um ambiente mais adequado para lazer e convivência social.

Outro destaque foi a assinatura da ordem de serviço para implantação de aproximadamente oito quilômetros de pavimentação asfáltica em vias urbanas, medida que deve melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores.

O prefeito de Raposa, Eudes Barros, também ressaltou o impacto positivo das obras e a parceria com o governo em benefício da cidade. “Quando município e governo andam de mãos dadas quem ganha é o povo. O governador Brandão abriu as portas para Raposa e agora nós estamos vendo o resultado, com o anúncio dessas intervenções que eram muito aguardadas pela nossa população e que vão transformar espaços importantes da nossa cidade”, declarou.

Brandão realiza sonho de mais de 40 anos da população e inaugura ponte em São Félix de Balsas

Com uma extensão de quase 200 metros, a construção da ponte sobre o Rio Balsas que era aguardada há mais de quatro décadas na região e agora se transforma em realidade. Na tarde deste sábado (28), o governador Carlos Brandão esteve no município de São Félix de Balsas e acompanhou a inauguração da obra que entra para a história da região. Até então, a travessia para as cidades vizinhas de Balsas, Sambaíba, Loreto e Benedito Leite só era possível através de balsa, com capacidade e horários limitados.

A conclusão da obra significa um acesso terrestre moderno, seguro e constante aos demais municípios, que impacta diretamente no fortalecimento do comércio regional; melhoria da mobilidade entre comunidades rurais e a sede municipal; ampliação do acesso a serviços públicos, como saúde e educação; valorização econômica das áreas situadas no entorno da MA-373.

O grande impacto para o desenvolvimento da região é que a partir de agora haverá mais celeridade para o escoamento da produção tanto de agricultores familiares quanto do agronegócio. Dessa forma, a obra se consolida como um elemento estruturante da infraestrutura regional, contribuindo para o desenvolvimento econômico, integração territorial e melhoria da qualidade de vida da população.

“Aqui, temos a parceria dos deputados estaduais, dos deputados federais e, assim, as ações vão avançando, pois é através dessas parcerias que construímos obras e mudamos a vida das pessoas. O governo tem que em primeiro lugar planejar e depois tem que tirar do papel, esse é o desafio. O que estamos vendo hoje é resultado dessas parcerias. Essa ponte estava sendo esperada há muito tempo pela população”, declarou o governador Carlos Brandão.

Com 195 metros de extensão, a ponte foi projetada para garantir uma travessia segura e permanente sobre o Rio Balsas. Sua estrutura combina vigas metálicas e tabuleiro em concreto, uma tecnologia amplamente utilizada em pontes rodoviárias, o que garante elevada resistência estrutural e maior durabilidade para assegurar a passagem de veículos com total segurança.

O prefeito de São Félix de Balsas, Heider Nunes, frisou que o município integra uma área de forte vocação agropecuária com produção de grãos, especialmente soja e milho, além da atividade pecuária transformando a ponte em um elemento essencial para o desenvolvimento econômico da cidade e demais municípios.

“São Félix de Balsas nunca teve tantas obras ao mesmo tempo. Em apenas um ano e quatro meses está acontecendo muita coisa. E hoje conversamos sobre a reforma do hospital e, também, falamos da reforma da Unidade Integrada Henrique Martins. Então, só tenho a agradecer”, observou o prefeito Heider Nunes.

Para a população que aguardava pela obra há mais de quatro décadas, a ponte representa alegria. “É um sonho realizado e mais uma conquista para o nosso município. Antes, passávamos quase oito horas esperando uma carga chegar e hoje atravessamos em um instante. É uma satisfação muito grande, é uma melhoria para a nossa cidade”, afirmou o músico Domingos Pereira, que nasceu no município.

A cabeleireira Katia Andrade contou que o sentimento é de liberdade, pois a balsa limitava o deslocamento para fora da cidade, além de depender das condições climáticas. “Vai melhorar muito, principalmente em relação a saúde que demorava muito na travessia de balsa, eu já precisei e demorou. Então vai melhorar bastante nossa parte em relação ao transporte”, disse.

Viva Procon

O município de São Félix de Balsas recebeu a unidade 126 do Viva Procon, ampliando o acesso da população aos serviços de cidadania e defesa do consumidor. No local, serão oferecidos serviços como emissão da 1ª e 2ª vias do RG, CPF, Carteira de Trabalho Digital, antecedentes criminais, além de consultas e outros serviços digitais pelo Balcão do Cidadão, bem como atendimentos do Detran e do Procon.

Mais obras
O município foi beneficiado ainda com a entrega de dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água e o governador Carlos Brandão assinou ordens de serviço autorizando mais obras na região, como implantação de portal na cidade, reforma da Praça da Família, reforma do Hospital Municipal; e anunciou a entrega de ambulância, viatura policial, veículos no âmbito do Programa Coopera Maranhão, para reforçar as ações municipais de educação e assistência social, e duas patrulhas mecanizadas para auxiliar o trabalho dos agricultores da região.

Governo do Estado entrega ponte esperada há décadas em São Félix de Balsas

O Governo do Estado realizou um sonho de décadas da população de São Félix de Balsas ao construir a ponte sobre o Rio Balsas. A obra foi inaugurada no sábado (28) pelo governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e do prefeito Heider Nunes, em mais uma agenda municipalista no interior do Maranhão.

“Nunca se fez tanto em tão pouco tempo, pois em todos os 217 municípios maranhenses há obras do Governo do Estado, muitas delas tidas como impossíveis. Hoje é um dia histórico, pois entregamos mais que uma ponte que tira a cidade do isolamento: liga São Félix de Balsas ao futuro, ao progresso, ao desenvolvimento. E ainda há muitas parcerias que vão trazer melhores condições de vida para a população”, enfatizou Orleans Brandão.

A ponte sobre o Rio Balsas tem 195 metros de extensão e era aguardada há mais de quatro décadas, pois até agora a travessia para as cidades vizinhas de Balsas, Sambaíba, Loreto e Benedito Leite só era possível por meio de balsa, em horários limitados. A obra garante acesso terrestre aos demais municípios, favorece o escoamento da produção agrícola e fortalece a economia regional, além de facilitar o acesso a serviços de saúde e educação.

Ao agradecer pela construção da ponte e também pela implantação do Viva Procon e dos sistemas simplificados de abastecimento d’água dos bairros Três Poderes e Alexandre Costa – também inaugurados neste sábado, o prefeito Heider Nunes lembrou que a parceria com o Governo do Estado trará outros benefícios, como as duas Areninhas Esportivas e a Praça da Matriz, que estão em construção, e os outros investimentos autorizados pelo governador. “São Félix de Balsas nunca teve tantas obras ao mesmo tempo”, ressaltou ele.

Outras obras
A agenda em São Félix de Balsas incluiu a inauguração do Viva Procon, que oferecerá serviços de cidadania e defesa do consumidor, como emissão de documentos e atendimentos do Detran, Procon e Balcão do Cidadão. O governador assinou ordens de serviço para implantação de portal na cidade, e reformas da Praça da Família e do Hospital Municipal

Também foi anunciada a entrega de ambulância, viatura policial, veículos no âmbito do Programa Coopera Maranhão, para reforçar as ações municipais de educação e assistência social, e duas patrulhas mecanizadas para auxiliar o trabalho dos agricultores da região.

Orleans Brandão destaca a grandiosidade da Avenida Metropolitana durante entrega da segunda etapa da via neste sábado

“Estamos fazendo a maior obra de mobilidade urbana da história do Maranhão, e não apenas retornos”, afirmou o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, durante a entrega da segunda etapa da Avenida Metropolitana, feita pelo governador Carlos Brandão, neste sábado (29), em São Luís.

A nova etapa da via representa um avanço significativo na infraestrutura viária da Grande Ilha, ampliando a capacidade de circulação e criando novas alternativas de deslocamento para moradores da capital e de municípios da ilha.

Durante o evento, Orleans Brandão reforçou a grandiosidade da Avenida Metropolitana e os benefícios diretos para a população.

“Estamos concluindo mais uma etapa dessa obra que estava no rol das consideradas obras impossíveis, que ninguém tirava do papel, e que agora está sendo concretizada por um homem obstinado que é o governador Brandão. Com a Metropolitana, estamos garantindo maior fluidez ao trânsito, reduzindo o tempo de deslocamento e levando mais qualidade de vida para quem utiliza essas vias todos os dias”, ressaltou Orleans.

Eixo de Integração

Com 4,36 quilômetros de extensão, o novo trecho conecta o Conjunto São Raimundo ao retorno da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), consolidando um importante eixo de integração urbana. A avenida foi projetada com seis pistas de rolamento, ciclovia, calçadas acessíveis, canteiro central estruturado e iluminação pública moderna.

Com infraestrutura moderna e planejamento estratégico para dar fluidez ao trânsito, a Avenida Metropolitana é um dos principais investimentos em mobilidade urbana da capital maranhense.

As intervenções visam ainda solucionar os gargalos históricos da mobilidade urbana nos trechos abrangidos, além de criar rotas alternativas aos corredores já saturados e reorganizar o fluxo viário da Grande Ilha.

O governador Carlos Brandão destacou o caráter estratégico do investimento para o crescimento da capital. “Esse é um investimento que acompanha a expansão de São Luís. A cidade cresceu muito e precisava de uma intervenção de grande porte como essa. Após concluída, a Metropolitana vai beneficiar mais de um milhão de moradores, abrangendo os quatros municípios da Grande Ilha. As pessoas vão conseguir trafegar com mais qualidade e chegar mais cedo em suas casas. Isso é qualidade de vida”, afirmou Brandão.

Impactos positivos

Além de melhorar a mobilidade urbana, a Avenida Metropolitana impacta diretamente a rotina de moradores de 50 bairros da região metropolitana, ajudando a desafogar vias já saturadas e fortalecendo a integração de São Luís com municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.

A moradora da Cidade Olímpica, Meyere Márcia, considera a obra de suma importância, principalmente para quem vive o dia a dia naquele trecho da via, como os estudantes da UEMA e os milhares de moradores dos bairros que compõem a região, por exemplo. “Com essa interligação entre bairros feita pela Metropolitana, melhora muito a locomoção e impacta positivamente a vida de todos nós”, pontuou ela.

Além de garantir segurança e eficiência a motoristas, ciclistas e pedestres, a intervenção promove ainda impactos conômicos, uma vez que movimenta e estimula o comércio local e valoriza toda a região.

No aniversário de Barreirinhas, Orleans Brandão celebra entrega de pacote de obras e serviços para a cidade

Principal porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o município de Barreirinhas, que completa 88 anos na quinta-feira (26), recebeu uma ampla agenda de inaugurações do Governo do Maranhão voltada ao fortalecimento da infraestrutura urbana, da política agrária, do desenvolvimento socioeducacional e da saúde. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, ao lado do governador Carlos Brandão, acompanhou as entregas na cidade.

Em uma cidade fortemente vocacionada para o turismo, o Governo do Estado melhorou a infraestrutura urbana com implantação de 10 quilômetros de asfaltamento em vias da cidade, medida que refletiu na mobilidade e na recepção dos visitantes.

Segundo Orleans Brandão, Barreirinhas é um município estratégico para o Maranhão, especialmente por sua vocação turística ligada aos Lençóis Maranhenses.

“Por isso, essa agenda foi pensada de forma integrada, abrangendo um conjunto de iniciativas para melhorar o município em diversos setores, preparando a cidade para o bem-estar de seus moradores e para receber cada vez melhor os visitantes”, enfatizou o secretário.

Na área da educação, novas escolas foram entregues nos povoados Quebra, Mamede e no conjunto habitacional Roseana Sarney. Além disso, foram distribuidos 2.631 tablets para estudantes do Ensino Medio da rede pública, por meio do programa ‘Educação de Verdade’ – eixo Tô Conectado.

O governador Carlos Brandão comentou sobre a importância dessa ferramenta para os estudantes. “Como é bom compartilhar com eles essa alegria de receber um instrumento tão importante à sua educação. Sentir essa energia, ver a alegria e o brilho nos olhos desses jovens nos causa muita satisfação. Barreirinhas tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico do estado, mas tudo começa pela educação”, frisou.

Regularização fundiária

A agenda também contemplou ações de política fundiária com a entrega de títulos de terra. Ao todo, foram 109 títulos de reconhecimento de domínio, por meio do Iterma, além de 700 títulos de regularização fundiária em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão, beneficiando moradores dos bairros Cidade Nova e Residencial Brasil.

A entrega dos títulos de terra beneficiou pessoas como a agricultora familiar Luzia Santos, de 76 anos, do povoado Munin dos Canavieiras. “Esperei 32 anos por esse momento. Agora, sim, posso dizer que a terra é minha de verdade”, declarou.

Assim como Dona Luzia, Antônio Francisco Oliveira, 56 anos, também foi beneficiado. “Não sei expressar a minha alegria e o significado desse momento para a minha família”, afirmou.

Saúde nos povoados

Na saúde, novos postos foram inaugurados em povoados de Barreirinhas, como Sertãozinho, Tapuio, Amapá, Mundico, Cosme, Aeroporto, Manoelzinho e Braço. Ainda como investimento na área, agentes comunitários receberam tablets e fardamentos.

Outro destaque foi a inauguração da sala de videomonitoramento, que reforça a segurança pública e contribui para a proteção do fluxo turístico na cidade. A medida aumenta a sensação de segurança para moradores e visitantes, aspecto essencial para um destino que projeta a imagem do Maranhão no Brasil e no exterior.

A agenda foi concluída com a entrega de veículos para as secretarias municipais de Assistência Social e Educação.

O prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale, elencou as diversas obras já executadas no município pelo Governo do Estado. “Além desse pacote de obras entregue hoje, já inaugurou também a ponte sobre o Rio Preguiças, reforma do aeroporto, o Centro de Hemodiálise, a sede do Corpo de Bombeiros, mais de 30 quilômetros de asfalto, só para citar algumas”, pontuou.

Também participaram da agenda de entregas a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale; o senador Wéverton Rocha, os deputado estaduais Antônio Pereira e Ana do Gás; o deputado federal Edilázio Júnior; prefeito de Tuntun, Fernando Pessoa; o vice-prefeito de Urbano Santos, Herlon Júnior, entre outras autoridades.

Com unidades em Paulino Neves e Humberto de Campos, Governo mantém 220 Restaurantes Populares

A rede de segurança alimentar mantida pelo Governo do Maranhão agora vai beneficiar também a população de Paulino Neves e Humberto de Campos, onde o governador Carlos Brandão e os secretários de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e de Desenvolvimento Social, Paulo Casé, inauguraram na quinta-feira (26) mais dois Restaurantes Populares. Agora já são 220 equipamentos servindo comida de qualidade a preços simbólicos a milhares de maranhenses.

“Temos trabalhado por todos os municípios maranhenses, com obras e ações, mas quero destacar o grande trabalho social que em quatro anos retirou 1 milhão de pessoas da pobreza extrema. Além disso, o programa Maranhão Livre da Fome. Já conseguimos resultados expressivos, mas sabemos que daqui a alguns anos veremos que a maior obra do governo Carlos Brandão foi cuidar das pessoas, principalmente os que mais precisam”, afirmou Orleans Brandão, ao participar da inauguração do 219º Restaurante Popular em Paulino Neves.

O secretário Paulo Casé destacou a sensibilidade e coragem do governador Carlos Brandão para enfrentar desafios históricos do Maranhão, como a fome e a pobreza extrema. “A rede de Restaurantes Populares e o Maranhão Livre da Fome mostram a coragem e o compromisso de fazer o orçamento do Estado trabalhar pelas famílias mais vulneráveis, e dá condições para que essas famílias prosperem”, afirmou

O prefeito Luís Fernando Santos agradeceu ao governo estadual pela parceria que tem melhorado a vida dos cidadãos de Humberto de Campos. “O Restaurante Popular é uma grande conquista, pois muitas pessoas vêm da zona rural resolver seus problemas e agora terão onde tomar café, almoçar e jantar”, comemorou ele.

O governador Carlos Brandão destacou que as entregas das duas novas unidades do Restaurante Popular reforçam o compromisso da gestão estadual com a segurança alimentar e nutricional da população. “Dobramos o número de restaurantes e garantimos segurança alimentar com uma alimentação de qualidade e a um preço simbólico”, destacou.

Restaurantes Populares

O Restaurante Popular é um equipamento que garante comida de qualidade, preparada com orientação de nutricionistas, ao preço simbólico de R$ 1,00 para almoço ou jantar, e café da manhã por apenas R$ 0,50, totalizando um gasto de apenas R$ 2,50 pelas três refeições do dia. Diariamente, são servidos 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares.

Desde 2022, o Governo do Estado dobrou o número de Restaurantes Populares, fortalecendo o combate à fome no Maranhão. Ao longo do ano passado, foram servidas 43,2 milhões de refeições – entre café da manhã, almoço e jantar – nos municípios que já contam com Restaurantes Populares. Atualmente, 193 municípios contam com restaurantes populares em pleno funcionamento.

Humberto de Campos

Em Humberto de Campos, além da inauguração do Restaurante Popular, o governador Carlos Brandão acompanhou a entrega de 482 óculos de grau para beneficiários do Programa Maranhão Livre da Fome, lançado em maio de 2025 pelo Governo do Estado com o objetivo de erradicar a extrema pobreza no Maranhão.

Os óculos foram entregues aos beneficiários do Maranhão Livre da Fome que, no dia do lançamento do programa, no município, participaram de atendimentos oftalmológicos, como consultas com triagem para cirurgias de catarata e pterígio e prescrição de óculos de grau, por meio do programa Cuidar dos Olhos – Cirurgia e Óculos.

Iracema Vale participa de agendas do governo em Barreirinhas

Governador Carlos Brandão, Iracema Vale, Weverton Rocha, Orleans Brandão, Vinicius Vale, Ana do Gás, Antônio Pereira, demais autoridades e moradores durante evento em Barreirinhas

Agência Assembleia

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (MDB), participou, nesta quinta-feira (26), da agenda institucional do Governo do Estado em Barreirinhas, que incluiu a abertura do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (FONSET), a entrega de tablets a estudantes e a inauguração de obras de infraestrutura. A programação integrou a agenda municipalista liderada pelo governador Carlos Brandão (sem partido) na região dos Lençóis Maranhenses, com ações também nos municípios de Paulino Neves e Humberto de Campos.

Participaram também dos eventos, o senador Weverton Rocha; o prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale; os deputados estaduais Antônio Pereira e Ana do Gás; o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; o secretário adjunto de Educação, Assis Filho; o ex-deputado federal e estadual Edilázio Júnior e outras autoridades.

Em Barreirinhas, a agenda começou com a abertura da 149ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho, realizada no auditório do Gran Lençóis Flat Residence. O evento reuniu gestores de todo o país para o debate de políticas públicas voltadas ao trabalho. Na sequência, o governo realizou a entrega de 2.631 tablets para estudantes da rede estadual, por meio do Programa Educação de Verdade, no eixo ‘Tô Conectado’.

Durante a agenda, a presidente da Assembleia Legislativa destacou a parceria entre os poderes e os investimentos na região. “A Assembleia sempre será parceira do Governo que é atuante e que tem trabalho em todo o estado do Maranhão. E hoje, claro, a minha região sendo contemplada: Barreirinhas, Humberto de Campos, Paulino Neves. A gente sai daqui muito feliz, porque percebe a alegria da juventude de Barreirinhas com o programa ‘Tô Conectado’, que é um programa pensado pelo nosso secretário Orleans Brandão e executado pelo governador Carlos Brandão. Então, o nosso coração é só gratidão. Barreirinhas tá conectada!”, afirmou Iracema Vale.

Durante a solenidade, também foram entregues 195 tablets e fardamentos para Agentes Comunitários de Saúde, além de 109 títulos de Reconhecimento de Domínio de Terra. A programação incluiu, ainda, a entrega de veículos para as secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, por meio do programa ‘Coopera Maranhão’, além do acompanhamento de obras executadas pela Prefeitura.

O governador também destacou o conjunto de ações realizadas ao longo do dia nos municípios da região. “Dando continuidade à nossa agenda municipalista, hoje, passamos por Paulino Neves entregando obras, depois fomos a Humberto de Campos e agora, em Barreirinhas, onde encerramos. Começamos com a entrega de tablets, no total mais de 10 mil tablets para toda a região. Entregamos títulos de terras da zona rural, mais de 250 tablets e uniformes para os agentes comunitários de saúde, fortalecendo essa parceria. E também, por meio do programa ‘Coopera Maranhão’, entregamos um veículo para a assistência social, um para a educação e uma caminhonete para auxiliar as atividades da Câmara Municipal”, disse Carlos Brandão.

Carlos Brandão, Iracema Vale e Ana do Gás com pessoas beneficiadas com título de Reconhecimento de Domínio de Terra

Restaurantes populares e ações sociais

Ainda nesta quinta-feira (26), o Governo do Maranhão entregou dois novos Restaurantes Populares, ampliando a rede de segurança alimentar no estado. Em Paulino Neves, foi inaugurada a unidade 219 e, em Humberto de Campos, a unidade 220 da rede. Os equipamentos passaram a oferecer refeições a preços acessíveis, com café da manhã a R$ 0,50 e almoço e jantar a R$ 1,00, garantindo alimentação de qualidade à população.

Em Humberto de Campos, também foram entregues 482 óculos de grau para beneficiários do programa Maranhão Livre da Fome, em ação voltada à promoção da saúde e inclusão social.