Deputados ressaltam que obras estruturantes do governo Brandão ficarão para a história

 

POLITICA: Deputados da base governista na Assembleia Legislativa ressaltaram, na sessão plenária desta terça-feira (30), o comprometimento e o trabalho do governador Carlos Brandão (PSB) ao enumerar obras em diversas regiões do Maranhão. Os parlamentares Ricardo Arruda (MDB), Daniella (PSB), Ana do Gás (PCdoB), Adelmo Soares (PSB), Catulé Júnior (PP), João Batista Segundo (PL) e Fred Maia (PDT) assinalaram ações em municípios como Grajaú, Caxias, Humberto de Campos, Pedreiras, além de cidades da Baixada Maranhense.

Ricardo Arruda agradeceu e destacou a obra de construção do aeroporto de Grajaú, um pedido seu atendido pelo governador; do Centro de Hemodiálise e a pavimentação da MA-006, sonhos antigos da população. Ele destacou que as ações ficarão como legado. “Isso é que vai marcar a sua gestão. Obras estruturantes, necessárias e que ficarão para a história do nosso estado”, destacou.

Para o deputado, as iniciativas do governo mostram que ele está no caminho certo. “Eu me sinto com meu mandato legitimado, com tantas obras importantes, tantas iniciativas do Governo do Estado que puderam chegar por reivindicação nossa, mas, sobretudo, por sensibilidade do governador Carlos Brandão às necessidades do nosso povo”.

Ações concretas
Ana do Gás repercutiu a entrega pelo governo de 2.700 kits para agricultores familiares de 111 municípios, em parceria com a Fetaema. Também destacou a quarta rodada do programa Tempo de Semear, que garante crédito a esse segmento. “Quero fazer aqui um reconhecimento especial e justo ao nosso governador Brandão, que tem demonstrado, com atitudes concretas, seu olhar sensível, municipalista e profundamente humano”.

Ela criticou o grupo de oposicionistas, que ataca o governador com afirmações infundadas e, também, agradeceu o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, pelo trabalho realizado. “Orleans tem dialogado diariamente com todos os representantes, visitando as comunidades, ouvindo a demanda, fazendo essa ponte necessária entre o governo do Estado e os municípios. Ele é hoje uma referência de gestão próxima, moderna e comprometida com todas as bases”, assinalou.

Os deputados Adelmo Soares, Daniella e Catulé Júnior trataram sobre ações realizadas em Caxias, tendo citado serviçoes em outras cidades também. Adelmo destacou o governo pelo ineditismo em diversas iniciativas, a exemplo da entrega de 10 mil tablets a estudantes do município e a inauguração do Centro de Ciências da Saúde da Uema.

“A passagem do governador Carlos Brandão na nossa cidade, acompanhado do secretário Orleans Brandão, nos trouxe muito mais benefícios, mais avanços para a cidade”, afirmou Adelmo.

Daniella destacou ações na educação e saúde de Caxias e Açailândia e reafirmou seu compromisso com o grupo político do governador. “Eu quero, mais uma vez, reafirmar o meu compromisso com o povo do Maranhão, com esse grupo político liderado pelo governador Carlos Brandão, que tanto tem feito pelo nosso estado. Tenho muito orgulho de caminhar de mãos dadas com ele, com o seu secretariado, e dizer que a gente está aqui para somar”, afirmou.

Catulé Júnior falou sobre ter acompanhado agenda em Humberto de Campos, ao lado do secretário Orleans Brandão, que representou o governo, assinou ordens de serviço e entregou cartões do Maranhão Livre da Fome. Também tratou sobre a celebração do aniversário de Caxias, junto com o governador Carlos Brandão. “Quero aqui render meus agradecimentos ao governador por ser um amigo da cidade de Caxias e um amigo do Leste Maranhense”, disse.

Baixada e Médio Mearim
João Batista Segundo observou o trabalho realizado pelo governador na Baixada Maranhense, em especial na rodovia MA-014. “Milito na região, sou da região, venho dizer que a Baixada nunca teve um olhar tão especial como está tendo pelo nosso governador Carlos Brandão”, assegurou.

Fred Maia pontuou ações na área de segurança e educação na região do Médio Mearim e elogiou o fato do secretário Orleans Brandão atender ligações de todos e prontamente encaminhar solução para a demanda apresentada, a exemplo da obra de reforma do colégio Oscar Galvão, em Pedreiras. “A gente fica feliz em saber que a gente liga para as autoridades e as autoridades imediatamente atendem”, disse.

Iracema Vale destaca investimentos na agricultura familiar como ferramenta de desenvolvimento social

Deputada Iracema Vale durante ato de entrega de kits para a agricultura familiar feita pelo governador Carlos Brandão

Agência Assembleia / Fotos J. Cardoso

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na sexta-feira (26), de solenidade promovida pela Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema), voltada ao fortalecimento da agricultura familiar.

Iracema Vale destacou a importância do investimento contínuo na agricultura familiar como ferramenta de desenvolvimento social e econômico. “Estamos falando de famílias que produzem o alimento que chega à mesa dos maranhenses. Valorizar esses trabalhadores é investir diretamente na segurança alimentar e na geração de renda em nosso estado”, afirmou a parlamentar.

Na ocasião, foram entregues pelo Governo do Estado 2.700 kits de apoio à produção agrícola, beneficiando agricultores e agricultoras familiares de 111 municípios maranhenses. Os equipamentos distribuídos incluem 1.500 kits de irrigação, 500 roçadeiras, 500 forrageiras e 200 motores rabeta, destinados a associações, entidades parceiras e sindicatos de trabalhadores rurais filiados à Fetaema.

Na ato, o governador Carlos Brandão comemorou as ações voltadas para a agricultura familiar. “Essa é a maior entrega que o governo já fez. Eu fico muito feliz em atender 2.700 famílias que trabalham na agricultura familiar do nosso estado”, afirmou.

Iracema Vale, governador Brandão e outras autoridades entregam cartão-auxílio para agricultores investirem na aquisição de sementes e insumos

Tempo de Semear

Além das entregas, a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima) realizou o 4º sorteio de beneficiários do programa ‘Tempo de Semear’, que, desta vez, contemplou 23 produtores da mesorregião Oeste Maranhense. Os contemplados receberão um auxílio financeiro no valor de R$ 2 mil, por meio de cartão de débito, para investir na aquisição de sementes, insumos e equipamentos agrícolas em estabelecimentos comerciais autorizados.

A presidente da Fetaema, Ângela Silva, destacou a importância das parcerias institucionais para o avanço da agricultura familiar no Maranhão e agradeceu o apoio recebido: “Esse é um momento de grande conquista para os trabalhadores e trabalhadoras do campo. Agradecemos ao Governo do Estado e aos parceiros pelo compromisso com a nossa luta e por acreditarem na força da agricultura familiar”, afirmou.

Na cerimônia, deputada Iracema Vale destacou a importância do investimento contínuo na agricultura familiar

Também participaram do evento o Secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB); o secretário de Agricultura e Pecuária Sagrima, Fábio Gentil (PP); os deputados estaduais, Antônio Pereira (PSB), Ana Gás (PCDB); além de prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas.

Representantes de entidades voltadas à agricultura familiar participaram do ato de entrega dos kits

Parceria com Governo do Estado garante mais benefícios a Primeira Cruz

Primeira Cruz é mais um município inserido no programa Maranhão Livre da Fome, onde 175 famílias receberam seus cartões e passaram a ter acesso a R$ 200 mensais para a compra de alimentos, além de assistência à saúde e cursos de capacitação para o mercado de trabalho. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, representou o Governo do Estado na agenda desta segunda-feira (29) na cidade e também fez a entrega de outras obras e serviços estaduais para a população.

“Nossa trabalho é por todos os municípios do Maranhão, e a parceria das secretarias de assistência Social também é indispensável para o sucesso do programa de combate à fome, que além de garantir alimentação a essas famílias, movimenta a economia da cidade. Daqui a dois ou três anos, vamos poder dizer que no Maranhão não existe mais fome, não existe mais extrema pobreza”, enfatizou Orleans Brandão, ao lado do prefeito Guilherme Carneiro Aguiar, dos deputados federal Pedro Lucas e estadual Osmar Filho, e demais autoridades estaduais e municipais.

Além da entrega dos cartões do Maranhão Livre da Fome, Orleans inaugurou o Viva Procon, que garantirá a emissão de documentos e outros serviços de cidadania à população, e também levou uma ambulância nova para fortalecer o sistema municipal de saúde, e oito carrinhos do programa Mais Renda para pequenos empreendedores da cidade.

O prefeito de Primeira Cruz afirmou que somente com vontade de trabalhar e parcerias será possível mudar a realidade do município. Por isso, ele fez questão de agradecer e reconhecer ao Governo por aproximar o Estado dos municípios com a criação da Secretaria de Assuntos Municipalistas, que tem à sua frente um secretário que ouve os gestores e dá encaminhando às demandas.

“O Maranhão Livre da Fome é um programa fantástico, que dá dignidade a essas famílias que estavam esquecidas. E o Viva Procon é um sonho de toda a população, que precisava ir a outros municípios tirar uma simples identidade. Temos a certeza de que com esses parceiros Primeira Cruz viverá dias melhores”, finalizou o prefeito.

Santa Luzia recebe pacote de obras do governo estadual

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, mostrou a importância da parceria do Governo do Estado com os municípios ao entregar obras e serviços e autorizar um pacote de novos investimentos estaduais em Santa Luzia. Em mais um sábado de agenda no interior do estado, ele destacou que o foco é tirar as políticas públicas do papel para melhorar a vida dos maranhenses.

“Viemos aqui inaugurar escola e distrito policial, inaugurar areninha esportiva, entregar carrinhos do programa Minha Renda e assinar 13 ordens de serviço, o maior pacote de investimentos estaduais da história de Santa Luzia. Nosso compromisso é tirar todas as obras do papel, para melhorar de verdade a vida das pessoas. Com a parceria dos gestores municipais e todas as lideranças que apoiam nosso trabalho, estamos levando benefícios a todas as cidades do Maranhão”, enfatizou Orleans Brandão.

 

Ao lado do prefeito Juscelino Marreca e dos deputados André Fufuca e Marreca Filho, o secretário de Assuntos Municipalistas entregou a reforma do Centro de Ensino Travassos Furtado, a mais antiga unidade de ensino de Santa Luzia, e destacou que mais de R$ 100 milhões estão sendo investidos pelo Governo do Estado no programa Educação de Verdade.

“Além das mais de 600 escolas reformadas e ampliadas, também estamos elevando a qualidade da alimentação e do transporte escolar, e conectando nossos alunos”, disse Orleans Brandão, que ainda entregou a reforma do 1º Distrito Policial e Núcleo de Atendimento à Mulher, 08 carrinhos dos programas Mais Renda e Minha Renda, e inaugurou a Areninha no Povoado Santo Onofre.

O prefeito Juscelino Marreca declarou sua gratidão ao governo estadual por ser sensível às causas municipalistas: “Orleans Brandão veio trazer as políticas públicas para o nosso povo e assinou hoje o maior número de ordens de serviço da história de Santa Luzia. Só temos gratidão ao Governo do Estado, porque é no município que as coisas acontecem, onde precisamos resolver os problemas”.

Foram autorizadas as obras de pavimentação asfáltica de 10 km de vias urbanas; de implantação de quatro sistemas simplificados de abastecimento de água nas localidades Faisa, Vila do Incra, Campo Grande e Vila Pantanala Delegacia; as reformas do Centro de Ensino José Mariano Muniz, da Unidade Integrada Abdon Braide, e da Escola Municipal Deuris de Deus Moreno Dias Carneiro; a implantação do Colégio Militar 2 de julho na Unidade Integrada Acadêmico José Sarney; a reforma do Estádio Municipal; a implantação da Estação Tech; a instalação dos Portais da Cidade, a reforma das praças da Matriz e da Saudade (Bairro Batatal), a construção de Posto de Saúde no Povoado Santo Onofre e a reforma do Mercado Municipal.

Dra. Helena Duailibe defende Maranhão Livre da Fome e contesta informações distorcidas da oposição

A deputada Dra. Helena Duailibe (PP) fez uma defesa do programa Maranhão Livre da Fome, na sessão plenária desta quarta-feira (24), ao ressaltar que a ação do governo do Estado vai muito além da entrega de cartões. A fala da parlamentar contestou informações distorcidas da oposição.

“Na verdade, são várias ações que são desenvolvidas. A grande preocupação nossa era de não se fazer um programa só para entregar cartão, mas sim acompanhar as famílias, visitar as famílias. Todas essas famílias vêm de um cadastro que é fornecido pelos municípios”, detalhou.

Dra. Helena Duailibe esclareceu que o programa está sendo exemplo, segue um planejamento e requer toda uma estrutura. “Tem todo esse cronograma de atendimento que, às vezes, demora. Mas, o mais importante é que, quando ele começa, tem objetivos claros, tem realmente sido um exemplo”, observou.

Para mostrar o alcance, a parlamentar relatou a experiência de ter participado de ato do programa na Região Metropolitana de São Luís. “Vi atendimento em saúde, atendimento às famílias, não só a entrega do cartão”, declarou.

Catulé Júnior acompanha entrega de obras e serviços do Governo do Estado em Matões

Deputado Catulé Júnior reforçou seu compromisso com a população maranhense e destacou o trabalho do governador Brandão

Assecom / Dep. Catulé Júnior

O município de Matões foi contemplado, nessa terça-feira (23), com uma série de ações do Governo do Estado, em ato que contou com a presença do governador Carlos Brandão, do deputado estadual Catulé Júnior e de secretários estaduais.

Entre os benefícios entregues à população estão 1.107 cartões do Programa Maranhão Livre da Fome, além de carrinhos dos programas Mais Renda e do Minha Renda, voltados ao fortalecimento da economia popular. Também foi inaugurada a obra de reforma das instalações da Delegacia de Polícia Civil de Matões e assinadas autorizações para novas obras e serviços.

Em seu pronunciamento, o deputado Catulé Júnior reforçou seu compromisso em estar próximo da população e destacou o trabalho do governador Carlos Brandão: “O governador, junto com o secretário Orleans, tem percorrido todo o estado, e eu tenho a felicidade de acompanhá-lo em muitas cidades nessas agendas. O que é mais gratificante é que onde ele chega, além de fazer muitas entregas e assinar ordens de serviço, hoje ele é o governador que tem mais obras em toda a história do Maranhão, com mais de 3 mil obras entregues e em andamento. É por isso que você conta com o meu apoio, por isso que defendemos esse governo, que tem cara e cheiro de povo”.

Impacto positivo

As iniciativas tiveram impacto direto na vida de centenas de famílias. A dona de casa Divina Eremilta, mãe de cinco filhos, destacou o alívio que o cartão do Maranhão Livre da Fome trará à sua família: “Estou muito agradecida. Esse cartão vai nos beneficiar muito. Eu tenho 5 filhos que agora vão ter alimentação boa na mesa”.

No setor da geração de renda, a diarista Francisca Sousa, que é mãe solo, comemorou o recebimento de um carrinho do programa Mais Renda: “Para mim é muito importante receber esse carrinho. Já trabalho como diarista, mas agora vou poder trabalhar em eventos e ter uma renda extra”, disse.

Já Maria do Socorro, também beneficiada pelo programa, declarou: “Estou muito emocionada em receber esse carrinho. Vou vender meu café, meu bolo, meu dindin e fazer minha renda para me sustentar”, comemorou.

Deputado Catulé Júnior com o governador Carlos Brandão e outras autoridades durante entrega de cartões do programa ‘Maranhão Livre da Fome’, em Matões

Parcerias

Durante a solenidade, autoridades ressaltaram o papel do deputado Catulé Júnior na construção de parcerias políticas em benefício do povo maranhense. O governador Carlos Brandão ressaltou a importância da união entre Executivo e Legislativo: “Eu dizia para Catulé, que é importante os deputados para o governador, assim como é importante os vereadores para os prefeitos. A gente tem que trabalhar com unidade e parceria, sem parceria não fazemos nada”, salientou.

O secretário de Articulação Política, Rubens Pereira, afirmou: “Cumprimentar o deputado Catulé Júnior pelo trabalho, pela ajuda que tem dado ao Governo do Maranhão na Assembleia Legislativa, e com certeza o governador sabe retribuir aqueles que trabalham para ajudar a desenvolver o nosso estado”.

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também reconheceu o papel do parlamentar: “Quero agradecer ao nosso deputado Catulé. O Maranhão Livre da Fome que a gente entrega aqui tem participação sua, pois apesar do governador Carlos Brandão ter colocado o recurso, ter idealizado esse programa junto conosco, nós precisamos da Assembleia Legislativa para a sua aprovação”, enfatizou.

Orleans destaca força da parceria do Estado com municípios

O domingo foi de muitas entregas e de mais investimentos estaduais no interior do Maranhão. Representando o Governo do Estado, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve em Passagem Franca, Turiaçú, Maracaçumé e Presidente Médici para incluir mais 2.961 famílias no programa Maranhão Livre da Fome, entregar ambulâncias, viaturas policiais e carrinhos do programa Mais Renda, além de autorizar obras de infraestrutura, educacionais e acesso a cidadania, em parceria com os municípios.

“São mais de três mil obras, em todas regiões do Maranhão, graças à parceria com os municípios para tirar do papel obras e serviços importantes como o Viva Procon, a Estação Tech, o Colégio Militar e o Restaurante Popular, além do maior programa de pavimentação asfáltica e o de combate à fome da história do Maranhão”, afirmou Orleans Brandão.

Em Passagem Franca, ao lado do prefeito Chicão da Parabólica, foram anunciados a reforma do hospital, a pavimentação asfáltica de mais quatro quilômetros de vias urbanas e a implantação de rede de abastecimento de água. O município também é parceiro no programa Maranhão Livre da Fome, onde mais de 800 beneficiários receberão renda para compra de alimentos, assistência à saúde e cursos de capacitação para o mercado de trabalho. “Nos últimos meses, trouxemos ambulância e viatura para polícia, fizemos o asfaltamento de quatro quilômetros de ruas, estamos concluindo um Viva Procon e Restaurante Popular. Vamos continuar trazendo mais benefícios”, afirmou Orleans Brandão.

Outras 1.524 famílias foram inseridas no programa de combate à fome, em Turiaçú, onde Orleans Brandão fez a entrega de oito carrinhos do programa Mais Renda, e levou a autorização do Governo do Estado para o início da pavimentação asfáltica de 6 km de vias urbanas, implantação do Portal da Cidade, do Programa Mutirão Rua Nova no bairro Caxias, e do Colégio Militar Tiradentes

“Além de garantir comida na mesa para quem mais precisa, esse programa vai injetar cerca de R$ 400 mil por mês na economia da nossa cidade. Este Governo está desenvolvendo um trabalho extraordinário e competente por meio da Secretaria de Assuntos Municipalistas, pois a nossa população precisa do apoio dos governos estadual e federal para que suas necessidades sejam atendidas”, destacou o prefeito de Turiaçú, Edésio Cavalcanti.

Em Maracaçumé, Orleans Brandão fez a entrega dos cartões do Maranhão Livre da Fome a 524 famílias, e de oito carrinhos do Programa Mais Renda para que comerciantes informais tenham melhores condições de trabalho. Com o vice-prefeito Zé Menandes e demais autoridades municipais, o secretário autorizou a Implantação do Colégio Militar, do Viva Procon e da Estação Tech. “São muitas e importantes obras, sempre desenvolvidas em parceria com os municípios”, enfatizou.

Encerrando a agenda de domingo, Presidente Médici recebeu do Governo do Estado ambulância, viatura policial, oito carrinhos do programa Mais Renda e a inclusão de 113 famílias no Maranhão Livre da Fome. Ao lado do prefeito Caçula Coelho e da deputada Iracema Vale, Orleans autorizou a pavimentação asfáltica de dois quilômetros de ruas, a instalação do portal da cidade, e a implantação do Viva Procon, da Estação Tech e do Colégio Militar. “Temos obras em todos os 217 municípios, e continuaremos focados em melhorar a vida das pessoas”, finalizou o secretário.

SAF vai destinar mais de R$ 440 mil para beneficiários do programa Fomento Rural em Pedro do Rosário e Santa Luzia do Paruá

– Programa Fomento Rural beneficia produtores de Pedro do Rosário e Santa Luzia do Paruá (Foto: Júnior Campelo)

Agricultores familiares dos municípios de Pedro do Rosário e Santa Luzia do Paruá foram beneficiados com ações do Programa Fomento Rural, executado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). Ao todo, foi anunciado um investimento superior a R$ 440 mil para o fortalecimento de atividades no campo, com a implantação de diversos projetos produtivos e não produtivos.

O Programa Fomento Rural é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que oferece apoio técnico e financeiro com o objetivo de fortalecer a economia rural, impulsionar a produção de alimentos e ampliar as fontes de renda, contribuindo para a segurança alimentar e a redução da pobreza.

Em Pedro do Rosário serão investidos R$ 216.200,00 no desenvolvimento de 45 projetos agropecuários, voltados à horticultura e à criação de animais, além de dois projetos não produtivos, nas áreas de salão de beleza e produção e revenda de bolos. Os projetos estão distribuídos em 13 comunidades do município, sendo que 10 delas são comunidades quilombolas.

Já em Santa Luzia do Paruá, o investimento será de R$ 225.400,00, destinado ao desenvolvimento de 38 projetos agropecuários, envolvendo horticultura, apicultura, fruticultura, criação de animais e piscicultura, além de 11 projetos não produtivos, como salão de beleza, revenda de roupas e cosméticos, panificação e artesanato. As iniciativas contemplam 10 comunidades locais, das quais uma é reconhecida como quilombola. Vale destacar que, dos projetos aprovados no município, 36 são liderados por mulheres e 13 por homens.

O secretário da SAF, Bira do Pindaré, destacou a importância do programa para o desenvolvimento rural e a segurança alimentar. “Esse programa fortalece a agricultura familiar nos territórios mais vulneráveis, com impacto direto na renda e na qualidade de vida. Estamos elaborando os projetos certos e os resultados virão em breve, com a implantação gerando bons frutos, promovendo a produção e dinamizando a economia local”, afirmou.

A agricultora Maria de Souza, da comunidade quilombola Pedreira, do município de Pedro Rosário, contou a satisfação em ser beneficiária do programa. “Estamos muito felizes com os projetos aqui na comunidade. É um incentivo a mais para produzirmos e, futuramente ampliar nossas rendas”.

Parceria com Governo do Estado garante mais benefícios ao Sertão Maranhense

O Sertão Maranhense recebeu neste fim de semana mais investimentos do Governo do Estado em proteção social, saúde, educação e infraestrutura. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve em Pastos Bons e São João dos Patos para fazer a inclusão de mais 889 famílias no programa Maranhão Livre da Fome, entregar carrinhos do programa Mais Renda, inaugurar escola e anunciar um pacote de obras estaduais.

“Temos um carinho especial pelo Sertão Maranhense, mas o governo estadual tem obras em todos os 217 municípios. Continuamos indo a todas as regiões para incluir as famílias que ainda vivem na pobreza extrema no programa Maranhão Livre da Fome, para que elas tenham renda para comprar comida, assistência à saúde e capacitação para o mercado de trabalho. E além disso, trazemos mais obras e serviços para, em parceria com os gestores dos municípios, desenvolver cada cidade e melhorar a vida das pessoas”, enfatizou Orleans Brandão.

Em Pastos Bons, 623 famílias estão sendo atendidas pelo Maranhão Livre da Fome. “Esse programa veio na hora certa, complementando as iniciativas do governo federal, para acabar com a fome em nosso estado. Isso só é possível porque temos de verdade um governo municipalista, com olhar especial para os mais vulneráveis”, afirmou o prefeito Enoque Mota.

No município, os secretários Orleans Brandão e Jandira Dias (Educação) também fizeram a entrega da reforma completa do Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, uma das mais de 650 escolas estaduais já recuperadas e ampliadas pela atual gestão.

Em São João dos Patos, além da inclusão de outras 266 famílias no programa Maranhão Livre da Fome, o secretário de Assuntos Municipalistas levou a autorização do Governo do Estado para implantação do portal da cidade e da Estação Tech para capacitação tecnológica, além de entregar oito carrinhos do programa Mais Renda.

“Este é um governo que conhece seu povo e busca soluções para suas necessidades, por isso levou a fábrica da Inpasa para Balsas, construiu estradas vicinais para escoar a produção, dobrou o número de Restaurantes Populares, investiu em cidadania com os Viva Procon. É um Governo que está trabalhando de verdade pelo povo do Maranhão”, afirmou o prefeito de São João dos Patos, Dr. Alexandre.

Governo insere mais 1.240 famílias no programa de combate à fome

Mais 1.240 famílias foram incluídas no maior programa de transferência de renda da história do Maranhão nesta sexta-feira (19), nos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Peritoró e Dom Pedro, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, fez a entrega dos cartões aos beneficiários do Maranhão Livre da Fome. Nas três cidades, o Governo do Estado autorizou um pacote de obras, reforçando a parceria com os municípios.

“A nossa missão é cuidar das pessoas. Com o Maranhão Livre da Fome, estamos resgatando cerca de 430 mil pessoas da extrema pobreza, garantindo a elas também assistência à saúde e capacitação para que tenham sua própria renda. Temos obras e serviços em todos os municípios do Maranhão, em parceria com os gestores locais, e estamos focados em acabar com a fome em nosso estado. Trabalhamos incansavelmente para melhorar a vida das pessoas”, afirmou Orleans Brandão.

Em Alto Alegre do Maranhão, 387 famílias foram integradas ao programa Maranhão Livre da Fome. Ali também foram entre 08 carrinhos do programa Mais Renda, para pequenos empreendedores. “Nosso sentimento é de gratidão por essa parceria que tem trazido tantos benefícios para nossa população. Temos conversado com o secretário Orleans e com o governador Carlos Brandão, e vamos continuar trabalhando juntos pelo desenvolvimento do nosso município”, declarou a prefeita Nilsilene do Liorne.

Outras 721 famílias beneficiárias do Maranhão Livre da Fome passaram receber a transferência de renda para compra de alimentos em Peritoró, e também tiveram atendimento médico, odontológico e oftalmológico. No município foram entregues 08 carrinhos do programa Mais Renda e uma ambulância para o sistema de saúde. Além disso, foram autorizadas as obras de pavimentação de 5 km de vias urbanas, a construção do estádio municipal, e a cobertura das quadras do Colégio Militar e da Unidade de Ensino Dulce Almeida.

“Este evento mostra a força do municipalismo no Maranhão, recebendo aqui o secretário Orleans Brandão, o presidente da Famem, Roberto Costa, e outros ex-dirigentes da nossa federação e prefeitos de outras cidades. Estamos todos unidos com o Governo do Estado, com ações concretas, com o único propósito de desenvolver os nossos municípios e melhorar a vida da população”, enfatizou o prefeito de Peritoró, Dr. Júnior.

E em Dom Pedro, o governo estadual incluiu 132 famílias no programa de combate à fome, e entregou 15 carrinhos do Mais Renda para melhorar o trabalhado de trabalhadores informais. No município, novos investimentos estaduais foram autorizados: a pavimentação de 04 km de vias urbanas, a implantação de 02 poços para abastecimento d’água, a construção da Praça da Família e de dois portais da cidade, e a instalação do Colégio Militar, da Estação Tech e do Viva Procon. “A nossa população está confiante em dias cada vez melhores”, concluiu o prefeito Galego Mota.