Governo do Maranhão leva obras e ações sociais a Trizidela do Vale e Pedreiras

– Governo realiza entrega de obras e serviços em Pedreiras e Trizidela do Vale (Fotos: Júnior Foicinha e Gilson Teixeira)

No sábado (8), o Governo do Maranhão realizou uma série de ações nos municípios de Trizidela do Vale e Pedreiras, com a presença do governador Carlos Brandão. Durante as solenidades, foram entregues obras, assinadas ordens de serviço e anunciados novos investimentos. A cerimônia contou com a presença do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, além de outras autoridades.

Trizidela do Vale

A programação em Trizidela do Vale fez parte das comemorações pelos 31 anos de emancipação política da cidade. Foram entregues uma ambulância, certificados da Caravana Maranhão Capacita Elas, um certificado de Padaria Artesanal, 10 carrinhos do Programa Minha Renda e 15 motores de rabeta a trabalhadores locais.

O secretário de Assuntos Municipalistas do Governo do Maranhão, Orleans Brandão, reforçou o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento dos municípios: “Estamos aqui com muita responsabilidade para realizar uma obra que será um marco para Trizidela. O Governo tem trabalhado em todo o estado e sua maior obra é cuidar das pessoas. O Maranhão está tirando famílias da fome e gerando empregos”, ressaltou.

Durante o evento, o governador assinou ordens de serviço para a pavimentação asfáltica de 4 km e anunciou a recuperação e ampliação da Estação de Tratamento de Água e Esgoto, obra que receberá investimento de R$ 4 milhões do Governo do Estado, com o objetivo de garantir água tratada e de qualidade à população.

“As obras da estação de tratamento de água para resolver definitivamente o problema de abastecimento da cidade. Também vamos pavimentar as ruas e, em breve, vamos inaugurar a tão sonhada estrada que ligará São Luís Gonzaga a Trizidela”, destacou o governador Carlos Brandão.

O prefeito Dr. Deibson Balé comemorou os novos investimentos e agradeceu ao governo estadual: “Temos várias obras em parceria com o Governo do Estado. O governador Carlos Brandão, o secretário Orleans e a presidente Iracema Vale têm sido grandes parceiros. O município só se fortalece quando essas parcerias existem. Além do asfalto e da ambulância, teremos a ampliação da Estação de Tratamento de Água. Governador, obrigado por atender nosso município e colocar o povo em primeiro lugar”.

O pescador Wesley Rodrigues, beneficiado com um dos motores de rabeta, expressou sua gratidão: “estou muito feliz por ter recebido esse motor. Antes, eu ia pescar remando sozinho. Hoje, agradeço a Deus e ao Governo do Estado por me dar essa oportunidade”.

Durante as comemorações, o governador recebeu uma homenagem de alunos do Colégio Militar, além do Certificado de Honra ao Mérito Comenda João Damásio de Freitas, em reconhecimento às ações e serviços prestados ao município. Após a solenidade, Brandão e o prefeito vistoriaram obras municipais e participaram das entregas do Centro de Educação Infantil Professora Maria da Graça Campelo Lima Queiroz, do Auditório Tarcísio Alves Lopes Neto e da Quadra de Esportes Domingos Costa do Nascimento.

Pedreiras

Durante a tarde, em Pedreiras, o governador Carlos Brandão entregou a revitalização completa do Centro de Ensino Oscar Galvão, do Auditório Professor Nona e do Parque João do Vale, espaços de educação, cultura e lazer do município. A prefeita do munícipio, Vanessa Maia participou do evento.

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro de Ensino Oscar Galvão, Leonildo Lima e Emily Menezes, agradeceram ao Governo do Estado pelas melhorias estruturais realizadas na escola e destacaram a importância da acessibilidade e inclusão.

“Quero expressar minha profunda gratidão por tudo que vem sendo feito pela nossa escola, com a reforma do prédio PCD. Não são apenas melhorias na estrutura, mas também demonstrações de respeito, empatia e compromisso com a inclusão. Como aluno com deficiência, me sinto acolhido em ver que minhas demandas sobre acessibilidade foram ouvidas e colocadas em prática. Acessibilidade não é apenas uma questão de estrutura física, mas de direito humano”, declarou Leonildo Lima.

O governador ainda assinou autorização para implantação de uma Policlínica e de uma Casa da Mulher Maranhense, além da pavimentação asfáltica de 7 km e da construção de um sistema de abastecimento de água nos povoados Angical I e Santa Cantídia.

Foram anunciadas também reformas no Colégio Militar 2 de Julho, na Praça da Família e no Centro Administrativo da Sede Regional da Caema. Além disso, três carrinhos dos programas Mais Renda e Minha Renda foram entregues a empreendedores locais.

A empreendedora Ana Maria Galvão, uma das beneficiárias do Programa Mais Renda celebrou a conquista: “Sou empreendedora há bastante tempo, vendo lanches, e meu sonho era ter um carrinho do Programa Mais Renda. Hoje realizei esse sonho graças ao poder público. É uma grande conquista para mim e para minha família”.

Ministério dos Transportes e Governo do Maranhão investem em infraestrutura e mobilidade para o desenvolvimento do Estado

– Governador Carlos Brandão e ministro dos Transportes Renan Filho (Foto: Brunno Carvalho)

O Ministério dos Transportes e os governos do Maranhão e do Tocantins vistoriaram as obras da Ponte de Estreito, na divisa entre os dois estados. O governador Carlos Brandão recebeu o ministro Renan Filho, que também anunciou R$ 278 milhões para obras na BR-010, em Imperatriz.

A ponte Juscelino Kubitschek, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), está em obras desde o ano passado, após o colapso de parte da estrutura, em 22 de dezembro. Os serviços de reconstrução foram vistoriados pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, com a presença do governador Carlos Brandão, no município de Estreito. O ministro também esteve na cidade de Aguiarnópolis verificando o andamento dos trabalhos.

As obras da nova ponte, que será entregue pelo Governo Federal até o fim deste ano, já atingem 75% de execução. Com investimento de R$ 171,1 milhões da União, a estrutura de 630 metros de extensão vai restabelecer a ligação da BR-226 com a malha nacional.

Após a vistoria das obras, o governador Carlos Brandão ressaltou a importância estratégica da ponte, que é um marco importante para o desenvolvimento logístico e integração regional entre os dois estados.

“O nosso governo sempre deu apoio a essa região e a esses municípios, que foram afetados social e economicamente. Devido ao acidente, criamos vários programas para atender às pessoas, por conta da dificuldade financeira que estavam passando, e quero registrar que em dezembro estaremos aqui, inaugurando essa ponte em tempo recorde. Deixo uma mensagem para o povo do Tocantins e do Maranhão, esse é o momento de recomeçar de cabeça erguida e olhando para frente porque o Brasil não pode parar”, afirmou.

O ministro Renan Filho reiterou a parceria entre os governos federal e estadual e reafirmou que as obras serão concluídas em dezembro, o que possibilitará que a região volte à normalidade com a regularização do fluxo de veículos em Estreito e Aguiarnópolis, mas também nas cidades vizinhas.

“O Brasil nunca tinha feito o trabalho de uma ponte desse tamanho e com essa dificuldade tecnológica nesse prazo. O governo federal uniu todos os esforços para isso, com o Governo do Maranhão, Governo do Tocantins, Marinha Brasileira e Ministério dos Transportes para dar essa resposta às duas cidades e às cidades vizinhas que tiveram que receber todo o fluxo nesse período”, frisou.

Imperatriz

Após a vistoria, a comitiva dos governos estadual e federal deslocou-se para Imperatriz, onde foi autorizada a segunda etapa de melhorias na travessia urbana do município, na BR-010. O investimento de R$ 278 milhões do Governo Federal garantirá a duplicação de vias e a construção de viadutos e pontes.

A primeira fase da obra, entregue em fevereiro deste ano, revitalizou 4,5 quilômetros da rodovia. Com o início da nova etapa, o total modernizado chegará a 9,9 quilômetros. A travessia é um acesso fundamental para destinos turísticos maranhenses, como a Chapada das Mesas e o Poço Azul. O Ministério dos Transportes anunciou para 2026 a duplicação da rodovia, o que foi comemorado pelo governador Carlos Brandão.

“A duplicação será um passo fundamental para melhorar a mobilidade e o desenvolvimento da região. A obra trará mais conforto, segurança e rapidez, além de reduzir os acidentes”, avaliou.

Já o Ministro dos Transportes reforçou o apoio do Governo Federal nos serviços de duplicação da rodovia federal. “Para fazer uma obra como essa tem que colocar o Brasil para investir mais, foi isso que o presidente Lula fez e agora nós vamos conseguir fazer essa obra”, pontuou.

Presente à cerimônia, o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, também destacou a importância do anúncio da duplicação. “Só aqui, nesse momento inicial, serão 5 viadutos que facilitarão muito a vida dos cidadãos da região, impactando principalmente na mobilidade urbana e evitando acidentes”, comemorou.

A BR-010 é um eixo estratégico para o escoamento da produção agrícola e industrial do Maranhão, com destaque para a melhoria da segurança viária e desenvolvimento econômico da Região Tocantina.

Obras e combate à fome chegam a Tufilândia e Pindaré-Mirim

Os municípios de Tufilândia e Pindaré-Mirim receberam nesta quinta-feira (06) mais investimentos estaduais. Representado pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, o Governo do Estado fez a inclusão de mais 819 famílias no programa Maranhão Livre da Fome, a entrega de equipamentos socioprodutivos e o anúncio de mais obras e serviços estaduais.

“Todos os municípios do Maranhão têm obras estaduais porque este não é um governo de promessas, mas de realizações concretas. Mas esse trabalho grandioso, reconhecido nas pesquisas pela população, só é possível graças à parceria que temos com os municípios. Por isso cumprimos a missão de andar por todo o estado, já visitamos mais de 100 cidades, para ouvir os gestores e a população, conhecer as necessidades de cada lugar e encaminhar as soluções”, reafirmou Orleans Brandão

Em Tufilândia, acompanhado do prefeito Emanuel Ricardo, do ex-prefeito Vildimar Alves Ricardo e outras lideranças municipais, Orleans Brandão fez a entrega dos cartões do Maranhão Livre da Fome a 283 famílias, e de seis carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda. Também foram autorizadas a implantação do Colégio Militar Tiradentes na Escola Municipal Nova Tufilândia, a instalação do portal de entrada da cidade e a pavimentação asfáltica com extensão de três quilômetros de vias urbanas.

Outras 536 famílias passaram a atendidas pelo programa de combate à fome em Pindaré-Mirim, onde pequenos empreendedores foram beneficiados com a entrega de carrinhos do Programa Mais Renda. Ali está em andamento a duplicação da estrada que liga o município a Santa Inês, um sonho de mais de 50 anos que agora o Governo do Estado está realizando.

“Existem duas fases na história do Maranhão: antes e depois do governo Brandão. Em todo lugar tem obra, como nunca visto antes. Sem essa parceria, muito do que já fizemos e ainda faremos em Pindaré-Mirim não seria possível, como a ampla reforma do nosso hospital, o Restaurante Popular e a pavimentação das ruas. A população agradece por todos os benefícios recebidos”, ressaltou o prefeito Alexandre Colares.

”O povo vai escolher a continuidade do desenvolvimento do Maranhão”, afirma Miltinho Aragão

A continuidade do governo municipalista que tem obras em todo o Maranhão foi fortemente defendida pelo prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão, em grande evento que reuniu centenas de moradores, prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas da região. No encontro, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, reafirmou o compromisso de atuar em parceria para manter o trabalho que está combatendo a pobreza e desenvolvendo o estado.

“Nunca se fez tantas obras em tão pouco tempo, mas o nosso maior legado é cuidar das pessoas. Aos ataques dos adversários, a gente responde com mais trabalho. Meu compromisso é o de ser um bom secretário de um governo que tem mais de 70% de aprovação, de continuar trabalhando para levar mais benefícios aos municípios, acordar cedo, dormir tarde e melhorar a vida de quem mais precisa”, enfatizou Orleans Brandão.

Em forte discurso, Miltinho Aragão disse à população e aos líderes políticos presentes que é o momento de refletir sobre o destino do Maranhão. Ele lembrou que, em 2021, o Maranhão se juntou em São Mateus para afirmar que a partir daquele momento tinha escolhido um líder para dar continuidade ao desenvolvimento do estado, e o nome dele era Carlos Brandão. Essa decisão foi vitoriosa e hoje ele é um dos três governadores mais bem avaliados do Brasil, trabalhando em parceria com o governo Lula e com os municípios.

“O Maranhão não pode ter quebra de continuidade no desenvolvimento que nós vivenciamos pelo governo de um grande líder político e humano. Ninguém governa bem sem humanidade, caridade e dignidade com as pessoas. É desse governante que os municípios precisam e nós temos que ter responsabilidade, temos que ter lado. O Maranhão não vai regredir e as conquistas que temos hoje têm que continuar na mesma velocidade”, destacou o prefeito de São Mateus.

Afirmando não temer a pressões e ameaças, Miltinho Aragão declarou que seu lado é o do povo, é o de quem tem respeito especialmente pelos mais humildes. E disse ter a convicção de que na hora certa a população escolherá o próximo governador optando por dar continuidade a tantos programas importantes que têm melhorado a vida das pessoas, como o Maranhão Livre da Fome, os Restaurantes Populares, a pavimentação asfáltica, o Educação de Verdade.

“Quem vai decidir o destino do Maranhão é a população, município a município. Essa turma que não atende prefeito nem vereador, que não tem humanidade, não vai ganhar de quem é humano, de quem é povo, de quem é gente, de quem é municipalista e trabalha junto com os prefeitos, pelos maranhenses. Estamos juntos com o governo Brandão e com o presidente Lula, para dar continuidade a esse trabalho grandioso pelo nosso estado”, finalizou Miltinho Aragão.

Em São Mateus, o governo estadual fez a entrega de blocos de pavimentação do Programa Mutirão Rua Nova, da reforma da quadra e do Centro de Ensino Alves Cardoso, de 36 cartões do Programa Tempo de Semear, e de seis carrinhos do Programa Minha Renda/Mais Renda. Também foram inseridas 475 famílias no programa Maranhão Livre da Fome.

Para o município foram autorizadas mais obras estaduais: sete quilômetros de pavimentação asfáltica;
construção do Parque Ambiental da cidade; Revitalização das Praças da Av. Antônio Pereira Aragão.

Governo do Estado fortalece parceria com o município de Codó

A importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios foi mais uma vez destacada nesta quarta-feira (05), desta vez na cidade de Codó, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, foi recebido pelo prefeito Chiquinho Oliveira (PT) e pelo deputado estadual Francisco Nagib, para a inclusão de famílias codoenses no programa Maranhão Livre da Fome. Eles também entregaram equipamentos e anunciaram mais investimentos estaduais no município.

“O governo Brandão não estaria com 71% de aprovação se não tivesse a parceria do governo Lula. Da mesma forma os municípios precisam do Estado e estamos trabalhando juntos para realizar grandes obras pelo desenvolvimento do Maranhão. Nós estamos aqui hoje para afirmar que o prefeito Chiquinho e o município de Codó podem contar com o governo estadual”, afirmou Orleans Brandão.

Ao receber o secretário de Assuntos Municipalistas, o prefeito de Codó fez questão de declarar que, embora tenha sido adversário político do governador Carlos Brandão em sua reeleição, sempre pode contar com o apoio do governo do Estado. “Não podemos ter governo contra governo. Nossa gestão só terá sucesso com o governo Lula e governador Brandão ao nosso lado. Quem ganha é o povo de Codó”, afirmou Chiquinho Oliveira.

Orleans Brandão fez a entrega dos cartões do programa Maranhão Livre da Fome a 509 famílias codoenses, e agradeceu a Francisco Nagib por ter sido um dos deputados estaduais responsáveis pela aprovação do maior programa de transferência de renda do estado, na Assembleia Legislativa. “Daqui a dois ou três anos, você poderá afirmar que contribuiu para acabar com a fome no Maranhão”, enfatizou o secretário.

O Governo do Estado também entregou ao município de Codó uma ambulância nova, kits de equipamentos agrícolas, 10 carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda. Também foi anunciada a implantação da segunda unidade do Restaurante Popular, desta vez no bairro Trizidela. “Vamos ampliar o diálogo com a gestão municipal para beneficiar cada vez mais os codoenses”, finalizou Orleans Brandão.

Deputados destacam ações do governo em diversas regiões do Maranhão

Fred Maia, Daniella e Júnior Cascaria destacaram obras e ações que estão sendo realizadas pelo governador Carlos Brandão

Agência Assembleia

A sessão plenária desta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa foi marcada por falas de deputados destacando ações do governo do Estado em diversas regiões do Maranhão.

“Onde você for, não tem uma cidade no Maranhão que não tenha a obra do Governo do Estado e, diga-se de passagem, obras de grande relevância que mudam a característica, principalmente da qualidade social das pessoas, levando mais dignidade e respeito”, afirmou Fred Maia.

Ao parabenizar o governador Carlos Brandão, o parlamentar ressaltou a sensibilidade do gestor e o trabalho do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, em atender às demandas dos municípios. “Dá todo esse apoio, atendendo os prefeitos para que essas obras sejam cada vez mais ágeis”, afirmou.

O deputado Fred Maia também elogiou serviços como o da estrada que vai ligar Urbano Santos a Barreirinhas. “Vai trazer dignidade para todo aquele povo e vai ligar a região central do Maranhão, a região sul do Maranhão, o Médio Mearim todo com o Apolo turístico de Barreirinhas, onde as pessoas vão poder fazer o turismo, gerar emprego”, observou.

Investimento na malha viária
Júnior Cascaria destacou o trabalho que vem sendo realizado por Carlos Brandão no estado, ressaltando o investimento na malha viária.

“Hoje, ele vem priorizando tanto as MAs como as vicinais”, disse.

O parlamentar também assinalou ações do governo no combate à criminalidade. “Unificaram na hora certa e correram para a rua na hora certa para dar mais paz e mais tranquilidade ao nosso povo, que muito precisa”, disse.

Auxílio
Na mesma linha, a deputada Daniella (PSB) abordou a importância da proposição que institui o Projeto Órfãos do Feminicídio, já encaminhado pelo governador Carlos Brandão à Assembleia Legislativa.

“Um projeto que assegura mais direitos para as nossas crianças e adolescentes que são vítimas também desse bárbaro crime que acomete mulheres”, atestou, ressaltando a parceria do Ministério Público na ação.

A parlamentar pediu apoio dos colegas e urgência na votação do projeto. “Quem precisa do auxílio, quem precisa do suporte não só financeiro, mas também todo o suporte social, psicossocial, não pode esperar”, ressaltou.

Governo do Estado leva mais obras à Baixada Maranhense

A Baixada Maranhense recebeu mais investimentos do governo estadual segunda-feira (03), quando o governador Calos Brandão e o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, estiveram nos municípios de Turilândia e Cururupu para inaugurar obras, anunciar mais realizações e incluir famílias no programa Maranhão Livre da Fome.

“O que nos motiva a trabalhar cada vez mais é saber que estamos melhorando a vida das pessoas, principalmente as que mais precisam. O governador Carlos Brandão está realizando obras impossíveis, mas o seu maior legado é ser humano”, afirmou Orleans Brandão, ao destacar que o governo enfrenta problemas históricos da Baixada Maranhense, onde também está ampliando o combate à pobreza extrema.

Orleans lembrou que, em parceria com a gestão municipal, o Governo do Estado já realizou importantes obras em Turilândia, como a reforma completa do hospital municipal e a implantação do Restaurante Popular. E agora os investimentos estaduais estão sendo ampliados para promover o desenvolvimento da cidade e melhorar as condições de vida da população. Foram 650 famílias incluídas no programa Maranhão Livre da Fome, e anunciadas obras de pavimentação asfáltica e de construção do cais da cidade.

Em Cururupu, outras 715 famílias foram incluídas no programa Maranhão Livre da Fome. No município foram entregues as obras reforma do Colégio Estadual Joana Batista, incluindo a quadra poliesportiva, e autorizados 06 quilômetros de pavimentação asfáltica, a implantação de Estação Tech e do Colégio Militar 2 de julho na Unidade Integrada Municipal Herculana Vieira II, além da construção da quadra poliesportiva no Centro de Ensino Gervásio Protásio e da reforma do Mercado Municipal.

“O Maranhão está no caminho certo, e esse grande trabalho tem que continuar. Político comprometido diz o que pode fazer pela população e cumpre, e não faz promessas que não saem do papel. Por isso o governador Carlos Brandão e o secretário Orleans têm todo o respeito e a gratidão da população de Cururupu”, afirmou o prefeito Aldo Lopes.

Governo do Estado entrega cartões do Programa Maranhão Livre da Fome para 653 famílias de Turilândia

– Entrega de cartões do Maranhão Livre da Fome em Turilândia (Fotos: Dney Justino e Gilson Teixeira)

Mais 653 famílias maranhenses agora têm a certeza de comida na mesa todos os dias. Nesta segunda-feira (3), em Turilândia, o Governo do Maranhão entregou cartões para os beneficiários do Programa Maranhão Livre da Fome. No município também foram assinadas ordens de serviço para a implantação de 6 quilômetros de asfalto e a construção de cais, refeitório e uma quadra poliesportiva, além de terem sido entregues carrinhos dos programas Mais Renda e Minha Renda.

A solenidade de entrega e desbloqueio dos cartões foi realizada no Colégio Militar Tiradentes – Unidade XXXVI e contou com a presença do governador Carlos Brandão.

Os beneficiários também tiveram acesso a serviços de saúde como consultas oftalmológicas pela rede estadual de saúde e atendimentos da atenção primária a partir de parceria da rede municipal de saúde.

Durante a entrega dos cartões, o governador Carlos Brandão afirmou que o Maranhão Livre da Fome amplia as ações do Governo para garantir a segurança alimentar das famílias maranhenses.

“O Programa Maranhão Livre da Fome é, sem dúvida, um dos maiores programas de segurança alimentar da nossa história recente. Com esta ação municipalista, de grande relevância para todo o Maranhão, 430 mil pessoas vão sair da extrema pobreza, com cartões para compra de alimentos. Aqui, em Turilândia, estamos investindo em diversas frentes, de forma que nossa parceria com a Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Paulo Curió, de longa data, tem dado excelentes benefícios para a população”, disse Brandão.

O prefeito de Turilândia, Paulo Curió, destacou a parceria entre o município e o Governo do Maranhão, que anunciou novos investimentos na cidade. “Quero agradecer a parceria do governador Carlos Brandão e todos que estão aqui anunciando um pacote de obras e de benefícios para a nossa população. O governo municipal, o governo estadual e o governo federal são parceiros de Turilândia e a gente vem construindo essa parceria há bastante tempo e quem vai ganhar é a população de Turilândia”, disse.

Para os beneficiários do Programa Maranhão Livre da Fome a iniciativa representa mais tranquilidade no sustento das suas famílias.

“Foi uma surpresa. Eu fiquei aguardando porque disseram que iam entrar em contato. E é bom demais, porque a gente que não tem salário fixo, que não tem emprego, sabe como é. Esse cartão vem como um complemento da renda. Chegou numa boa hora. Eu fiquei feliz por mim e pelas famílias que foram contempladas” relatou a dona de casa Raimunda Santos.

Mais investimentos em Turilândia

Durante a agenda em Turilândia, também foram assinadas ordens de serviço levando mais ações para a população. Na cidade, serão implantados 6 quilômetros de pavimentação asfáltica, melhorando a mobilidade urbana e dando mais segurança na locomoção da população.

Também será implantado um cais e construídos um refeitório e uma quadra poliesportiva para o Colégio Militar Tiradentes.

Para garantir renda para as famílias, também foram entregues 6 carrinhos do programa Mais Renda e outros 6 do Minha Renda.

Programa Maranhão Livre da Fome

O programa estadual combate a fome com um complemento financeiro de R$ 200,00 mensais para famílias que, mesmo já recebendo o Bolsa Família, ainda vivem com renda per capita abaixo de R$ 218,00. As famílias também recebem um adicional de R$ 50,00 por filho de até 6 anos.

O cartão fornecido pelo Programa Maranhão Livre da Fome possibilita a compra de alimentos em estabelecimentos credenciados, não sendo possível a utilização para a compra de bebidas ou outros itens, promovendo o comércio local e garantindo alimentação adequada para os que mais precisam.

Além do benefício financeiro, o programa oferece capacitação profissional para a independência financeira das famílias.

“O PAI TA ON”: Brandão usa trilha sonora de apoio a Lula para informar sobre a posição do presidente à pauta do encontro

POLITICA: O governador Carlos Brandão usou a rede social para informar sobre as diretrizes de sua pauta com o presidente Lula durante a reunião realizada nesta sexta-feira (31), em Brasília.

Com o propósito de defender a municipalidade e qualidade de vida à população, Brandão publicou a foto com Lula revelando harmonia e lealdade política, demonstração de alinhamento de propostas e objetivos politicos bem definidos.

“Boa conversa com o presidente Lula. Falamos da causa comum de cuidar das pessoas, cenário politico do Maranhão, do andamento de grandes obras realizadas em parceria com o governo federal como a avenida Metropolitana, Nova Litorânea, investimentos em saneamento básico e de muitas obras pelo PAC.”, publicou o governador.

O resultado da parceria entre o governador Carlos Brandão e o presidente Lula está nas pesquisas de opinião que comprovam a aprovação da população ao modelo de gestão implantado no Maranhão e ao projeto político defendido pelo grupo que comanda o executivo estadual.

Governo amplia combate à fome e leva mais obras a municípios

O Governo do Estado segue ampliando os investimentos em infraestrutura, na geração de emprego e renda e no combate à fome. Desta vez, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve nos municípios de Senador Alexandre Costa e Governador Eugênio Barros para entregar obras e serviços que promovem desenvolvimento e melhoram a vida das pessoas.

“Voltamos ao interior trazendo mais benefícios, ampliando a rede de segurança alimentar com Restaurante Popular, entregando os cartões do Maranhão Livre da Fome, inaugurando obras como o balneário de Senador Alexandre Costa e anunciando mais investimentos, como Viva PROCON, Estação Tech, Colégio Militar”, destacou Orleans Brandão.

Em Senador Alexandre Costa, mais 513 famílias foram incluídas no Maranhão Livre da Fome, o maior programa de transferência de renda da história do estado que também garante aos beneficiários assistência à saúde e capacitação para o mercado de trabalho. Além disso, Orleans Brandão e o prefeito inauguraram o 202 º Restaurante Popular, e entregaram à população a reforma da urbanização do balneário.

“Este é um dia histórico, porque Senador Alexandre Costa passa a contar com os benefícios desse programa maravilhoso que chega para transformar a vida de muitas famílias e também incentivar o comércio local. Nosso balneário totalmente urbanizado favorece a prática de atividades físicas, trazendo mais saúde para nosso povo. Nossa gestão está alinhada com o governo estadual e grata por tantos benefícios, porque a boa política é feito com parcerias”, destacou o prefeito Dr. Nilo.

Outras 462 famílias terão os benefícios do programa de combate à fome em Governador Eugênio Barros, onde o secretário de Assuntos Municipalistas também entregou, com o prefeito Chiquinho do Banco, seis carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, e anunciou a pavimentação asfáltica de três quilômetros de vias urbanas, a implantação do Viva Procon, da Estação Tech e do Colégio Militar, e a instalação do portal da cidade.