Vitória do Mearim recebe obras e programa de combate à fome

A semana começou com entregas e assinatura de ordens de serviço para novos investimentos estaduais em Vitória do Mearim. Representando o Governo do Estado, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve nesta segunda-feira (6) no município para inaugurar obras educacionais e entregar cartões do programa Maranhão Livre da Fome a 708 famílias vitorienses.

“Hoje, entregamos uma escola que há 40 anos não passava por reforma, e os alunos nos receberam felizes por terem uma estrutura de qualidade, climatizada e com quadra poliesportiva. Com o programa Educação de Verdade, eles terão também alimentação na escola, e todos receberão tablets para estarem conectados com o mundo do conhecimento. Neste governo, as obras educacionais têm sido prioridade”, destacou Orleans Brandão.

Com o prefeito Nato da Nordestina, o secretário reinaugurou o Centro de Ensino Dr. Raimundo Magno Alves da Silva. Com seis salas de aula e 308 alunos, a escola estadual recebeu novo telhamento, instalações elétricas e hidrossanitárias, forro em PVC, pintura e acabamento, piso e reforma da quadra poliesportiva.

 

Eles também entregaram a 708 famílias os cartões do Programa Maranhão Livre da Fome, que receberão R$ 200 mensais, assistência à saúde e capacitação para ingressar no mercado de trabalho. O maior programa de transferência de renda da história do Maranhão foi criado para complementar a renda de 430 mil pessoas que ainda estavam passando fome no estado. Serão cerca de R$ 200 mil mensais injetados na economia de Vitória do Mearim.

“Estamos entregando obras em todo o Maranhão, mas nada disso adiantaria se o governo acabar e ainda tiver famílias na extrema pobreza, pessoas passando fome. Por isso estamos investindo tanto no programa Maranhão Livre da Fome”, acrescentou Orleans Brandão.

O secretário de Assuntos Municipalistas assinou, ainda, as ordens de serviço para requalificação da Praça da Matriz para Praça de Eventos, a construção do portal da cidade, o asfaltamento de cinco quilômetros de vias públicas, e anunciou a implantação do Viva Procon. Também entregou 10 motores de rabeta (apoio à economia ribeirinha) e 08 carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda.

“Essa praça tem quase 50 anos que não recebia nenhuma obra, e é uma das mais bonitas desta região. E sei que a nossa beira-rio, com nosso cais e a praça, também vai chegar, porque esse é um governo de compromisso”, declarou o prefeito Nato da Nordestina. “De mãos dadas com o município, vamos continuar trabalhando por uma Vitória do Mearim cada vez melhor”, afirmou Orleans Brandão.

“Estamos enfrentando problemas históricos”, afirma Orleans Brandão

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, afirmou que o Governo do Estado está resolvendo problemas históricos do Maranhão, como a precariedade das estradas estaduais na Baixada Maranhense e a pobreza extrema. Em Matinha, ao acompanhar o governador Carlos Brandão na entrega de obras e assinatura de ordens de serviços, ele destacou que são mais de 3 mil obras realizadas nos últimos três anos, reforçando a parceria com os municípios.

“Hoje, temos mais de 10 frentes de trabalho nas MAs da Baixada e, em breve, voltaremos para entregar essas obras, mostrando o nosso compromisso com a Baixada Maranhense e com todas as regiões do Maranhão. Este é o governo das obras impossíveis, que vem enfrentando de verdade problemas históricos, e mudando para melhor a vida dos maranhenses”, enfatizou o secretário de Assuntos Municipalistas

Orleans também destacou o programa Educação de Verdade, que mostra a verdadeira prioridade dada à educação no Maranhão pelo governo estadual. São mais de R$ 100 milhões investidos por mês para oferecer alimentação de qualidade nas escolas estaduais, para garantir transporte escolar adequado e conectividade aos 250 mil estudantes da rede estadual de ensino.

O secretário ainda citou como diferencial do atual governo a ampliação da maior rede de segurança alimentar da América Latina, que já conta com 200 restaurantes populares, e o maior programa de transferência de renda, que é o Maranhão Livre da Fome: além do recurso para compra de alimentos, também oferece assistência à saúde e capacitação para o mercado de trabalho. “Nos últimos três anos, mais de um milhão de pessoas saíram da extrema pobreza no Maranhão. Mas ainda havia cerca de 430 mil maranhenses passando fome em nosso estado. Essas famílias hoje estão sendo vistas, e temos a convicção de que daqui a dois anos vamos entrar para história, acabando com a fome em nosso estado”, enfatizou Orleans.

O prefeito de Matinha, Nilton Everton, ratificou as declarações de Orleans Brandão. Ele exaltou a parceria com o governo que vem transformando o estado realizando obras impossíveis: “Aqui posso citar a nossa MA-014 que esperamos por 19 anos e agora está sendo construída como deveria e terá muita durabilidade. Somos gratos por essa estrada que é muito importante para o desenvolvimento do nosso município e de toda a região. E o Maranhão Livre do Fome é um diferencial na vida de 1.163 famílias e também na economia do município, que terá incremento de mais de R$ 250 mil todo mês. Essas obras são para quem tem coragem, compromisso e responsabilidade, e quer cuidar de verdade do povo”.

Orleans destaca prioridade do governo à segurança alimentar ao inaugurar 200º Restaurante Popular

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, participou da inauguração do 200º Restaurante Popular, no Monte Castelo, e destacou a importância do maior programa de segurança alimentar da América Latina. Ele lembrou que os investimentos feitos pelo governo estadual nos últimos três anos tiraram mais de um milhão de pessoas da pobreza extrema no Maranhão.

“Este equipamento é mais um marco do combate à fome e à pobreza extrema no Maranhão. O Restaurante Popular coloca comida de qualidade e preços simbólicos na mesa de quem não pode comprar. Esta é uma política pública prioritária para o Governo do Estado, que vai chegar a todos os 217 municípios”, destacou ele.

Orleans parabenizou o governador Carlos Brandão, por sempre priorizar a expansão da rede de Restaurantes Populares, mesmo nos momentos de dificuldade financeiras do Estado. Nesses equipamentos, o cidadão tem acesso a café da manhã a R$ 0,50, almoço a R$ 1,00 e jantar a R$ 1,00. “Sempre pensando nos que mais precisam, estamos reduzindo a pobreza extrema e a fome no Maranhão. Esses resultados positivos são apontados por instituições renomadas, como o IBGE e a Fundação Getúlio Vargas”, acrescentou o secretário de Assuntos Municipalistas.

Ao parabenizar a equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), responsável pelos Restaurantes Populares, Orleans também destacou programas importantes, como o Minha Renda e o Mais Renda, e o Maranhão Livre da Fome. “Temos a missão de levar essas importantes políticas públicas a todos os 217 municípios, e esse trabalho vai continuar, para melhorar a vida dos maranhenses”, finalizou o secretário.

Festa da Juçara chega à sua 56ª edição no Maracanã com novidades e valorização da tradição maranhense

Em São Luís, um dos eventos mais tradicionais da cultura popular maranhense, a Festa da Juçara, chega à sua 56ª edição neste domingo 5 de outubro e se estende até o último domingo do mês 26 e outubro.

Realizada no Parque da Juçara, no bairro Maracanã, zona rural da capital maranhense, a festa promete ser a maior da história, reunindo milhares de pessoas em uma programação que valoriza a tradição e apresenta novidades na estrutura e atrações culturais.

Com sua primeira realização no ano de 1970, por iniciativa da professora Rosa Mochel, que identificou a grande quantidade de juçarais no Maracanã, o festejo tornou-se um símbolo da identidade cultural do estado, reunindo famílias inteiras em torno do costume de apreciar a juçara com farinha d’água e camarão seco, além de outras comidas típicas e apresentações artísticas.

Programação e Estrutura

A edição de 2025 — realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), via lei de incentivo à cultura — contará com 50 barracas padronizadas, além do Programa Mais Renda, que visa a oferecer variações de pratos preparados com a juçara, além da feira de artesanato.

A festa terá dois grandes espaços:
— Arena Gastronômica Rosa Mochel – dedicada às barracas e apresentações culturais;
— Arena Cultural Juçara com Farinha – palco de grandes shows de artistas maranhenses.
O público poderá prestigiar as apresentações na arena gastronômica das 11h às 23h, enquanto a arena cultural funcionará das 16h às 23h.  A expectativa é que mais de 8 mil pessoas passem pelo Parque da Juçara a cada domingo.

Tradição e Novidades

Entre os diferenciais desta edição está o resgate da missa de abertura, que retorna à programação oficial, como símbolo da fé e da identidade comunitária. Outro destaque é o palco 360º, que permitirá maior interação entre artistas e público. Além de fortalecer a tradição cultural, a Festa da Juçara também gera oportunidades de renda para empreendedores locais, fortalecendo a economia da zona rural de São Luís.

Programação oficial da 56ª Festa da Juçara

Arena Gastronômica Rosa Mochel
9h – Santa Missa
13h – Charlinho Dias
16h – Samba de Mina
18h – Lúcio Cordas
20h – BMB Brilho da Ilha
21h – BMB Santa Fé
22h – Bruno Shinoda
Arena Cultural Juçara com Farinha
16h – Japa do Arrocha
18h – Jhony Boy
20h – Groovaê
22h – Eilima Vasconcelos

SERVIÇO
O QUÊ: 56ª edição da Festa a Juçara
ONDE: Parque da Juçara – Maracanã, São Luís
QUANDO: Início no domingo, 5 de outubro, às 9h, com missa de abertura
QUANTO: Gratuito

Governo inaugura o Restaurante Popular de número 200 em São Luís

O Governo do Maranhão chega a um marco histórico na política de segurança alimentar: a inauguração do Restaurante Popular de número 200, programado para este sábado (4), no bairro Monte Castelo, em São Luís (MA), a partir das 8h. A nova unidade, localizada na Rua Arimatéia Cisne, s/nº, vai garantir refeições de qualidade a preços acessíveis para a população da região do entorno do Hospital do Câncer Aldenora Bello. O evento contará com a participação do governador Carlos Brandão.

Com capacidade para oferecer diariamente 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares, o restaurante se soma à maior rede pública de restaurantes populares da América Latina. Ao todo, já são 200 unidades implantadas em 177 municípios, consolidando a meta do Governo do Maranhão de levar o programa para todos os municípios do estado.

O marco evidencia o compromisso da gestão estadual com a segurança alimentar e nutricional da população, garantindo refeições saudáveis e de qualidade e fortalecendo uma política pública que combate a fome.

Com a nova unidade, o programa chega à marca de mais de 200 mil refeições servidas diariamente em todo o estado, reafirmando seu papel essencial no enfrentamento à insegurança alimentar.

Serviço

O quê: Inauguração do Restaurante Popular nº 200

Quando: Sábado (4), a partir das 8h.

Onde: Rua Arimatéia Cisne, s/nº, bairro Monte Castelo, São Luís (MA).

Instituto Opinião confirma crescimento de Orleans Brandão na disputa pelo governo

 

POLITICA: A disputa pelo Governo do Maranhão começa a esquentar. A última pesquisa divulgada pelo conceituado Instituto Opinião mostrou um surpreendente crescimento do atual secretário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão. Levantamento foi realizado de 22 a 25 de setembro.

Na pesquisa estimulada, o jovem político já ocupa a segunda colocação na corrida pelo Palácio dos Leões com 26,7% das intenções de votos contra 32,1% do primeiro colocado, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

Considerando que o prefeito da capital maranhense já está em segundo mandato e é mais conhecido do eleitor, o resultado mostra um desempenho destacável de Orleans.

O secretário tem feito um trabalho elogiado pela abrangência e presença em todos os municípios maranhenses com muitas entregas de obras e programas sociais, mesmo com pouco tempo no cargo.

Governo do Maranhão realiza 5º sorteio de beneficiários do programa Tempo de Semear

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), vai realizar, nesta sexta-feira (3), o 5º sorteio de beneficiários do programa Tempo de Semear. O sorteio ocorrerá no auditório da Sagrima, às 14h30, e será voltado para a Mesorregião Leste Maranhense.

O último sorteio da 1ª etapa do programa contará com o maior número de agricultores e municípios contemplados. Ao todo, serão 1.215 produtores familiares sorteados, distribuídos em 28 municípios. Cada produtor receberá um auxílio financeiro no valor de R$ 2 mil para aquisição de sementes, insumos e equipamentos agrícolas.

Os seguintes municípios serão contemplados neste sorteio: Afonso Cunha, Aldeias Altas, Alto Alegre do Maranhão, Anapurus, Brejo, Buriti, Buriti Bravo, Caxias, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Duque Bacelar, Jatobá, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Paraibano, Parnarama, Passagem Franca, Pastos Bons, Peritoró, São João do Soter, São João dos Patos, Sucupira do Norte, Timbiras, Timon e Urbano Santos.

Sobre o programa
O Tempo de Semear busca oferecer maior agilidade e flexibilidade na aquisição dos produtos, permitindo que os agricultores aproveitem o período ideal de plantio e ampliem sua produção e aumentem sua produtividade.

O benefício será concedido exclusivamente a uma única pessoa por unidade familiar de produção agrária, em parcela única, via cartão de débito, e só poderá ser utilizado em lojas agropecuárias autorizadas pelo programa.

Um dos destaques do programa é a determinação de que, no mínimo, 30% das vagas de cada município sejam destinadas às mulheres agricultoras. A medida visa corrigir desigualdades históricas e fortalecer o protagonismo feminino no campo.

SERVIÇO

O quê: Governo do Maranhão realiza 5º sorteio de beneficiários do programa Tempo de Semear.

Quando: Sexta-feira (3), às 14h30.

Onde: Auditório da Sagrima – Edifício Via Manhattan (9º andar) – Rua Perdizes, nº 3, Qd. 35. Jd. Renascença, São Luís (MA).

Deputado Adelmo Soares participa de agenda intensa em Caxias com ações em educação, cultura e saúde

Governador Carlos Brandão, Adelmo Soares, Orleans Brandão e Fábio Gentil na solenidade de entregas em Caxias

Assecom / Dep. Adelmo Soares

O deputado estadual Adelmo Soares (PSB) marcou presença em uma série de eventos em Caxias, durante o último fim de semana, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do município e o bem-estar da população.

Entre os destaques, o parlamentar acompanhou o governador Carlos Brandão na entrega da reconstrução e ampliação do Centro de Estudos em Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A instituição, que destina 50% das vagas aos estudantes da rede pública, representa um importante investimento na formação acadêmica e no futuro dos jovens maranhenses.

No Ginásio João Castelo, Adelmo Soares participou da entrega de mais de 10 mil tablets aos alunos da rede estadual, fortalecendo o acesso à tecnologia e oferecendo suporte ao processo de aprendizagem.

A agenda cultural incluiu a reinauguração da Academia Caxiense de Letras, ocasião em que o deputado Adelmo Soares e o governador Carlos Brandão receberam o diploma de Membro Benemérito, a maior honraria concedida pela instituição, em reconhecimento aos serviços prestados à cultura local.

Deputado Adelmo Soares com o governador Carlos Brandão e membros da Academia Caxiense de Letras durante a entrega do diploma de Membro Benemérito da entidade

Mutirão da Saúde e Beleza

Além disso, pelo Gabinete Social, Adelmo Soares coordenou mais um Mutirão da Saúde e Beleza na Escolinha Tia Joana, no bairro Volta Redonda, oferecendo atendimentos e serviços à população, reforçando ações que promovem saúde e cidadania.

Durante o evento, o parlamentar também anunciou a chegada do Mutirão da Prótese Dentária para o município de Caxias, que em breve será realizado na Clínica Sorrir. O projeto vai garantir acesso gratuito a próteses dentárias, devolvendo autoestima e qualidade de vida a quem mais precisa.

De acordo com Adelmo Soares, o mandato tem sido “marcado pelo trabalho e pela presença constante junto ao povo, levando dignidade e ampliando oportunidades”.

Com essa agenda diversificada, o deputado Adelmo Soares reafirma seu compromisso com a educação, cultura, saúde e cidadania, fortalecendo o trabalho em prol da população de Caxias e do Maranhão.

Beneficiária escolhe óculos durante o Mutirão da Saúde e Beleza realizado em Caxias
Exames e testes também foram oferecidos durante o mutirão para a população

Osmar Filho inicia semana com agenda na região dos Lençóis Maranhenses

Deputado Osmar Filho com secretário Orleans Brandão e outras autoridades durante entrega de serviços públicos na região dos Lençóis Maranhenses

Assecom / Dep. Osmar Filho / Foto Hamilton Jr

O deputado estadual Osmar Filho (PDT) iniciou a semana com uma intensa agenda de compromissos no interior do Maranhão e em São Luís. Na segunda-feira (29), ele acompanhou o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, em ações realizadas nos municípios da região dos Lençóis Maranhenses.

Em Primeira Cruz, 175 famílias receberam os cartões do programa “Maranhão Livre da Fome”, que garantem R$ 200 mensais para a compra de alimentos, além de acesso a serviços de saúde e cursos de capacitação. Também foram entregues uma ambulância – indicação do parlamentar, além de uma unidade do Proncon e, anunciadas obras de recuperação de estradas.

Para Osmar Filho, a agenda é um reflexo da integração entre o Legislativo e o Executivo em prol do desenvolvimento da região: “Estamos fortalecendo as políticas públicas que fazem diferença na vida das pessoas. É um trabalho coletivo que garante dignidade e oportunidades para a população da região”, afirmou o deputado, ao lado do prefeito do município, Dr. Guilherme.

O deputado destacou emendas parlamentares de sua autoria destinadas à reforma de escolas, apoio à saúde e incentivo a ações culturais em Primeira Cruz, além da realização de mutirões oftalmológicos que garantiram consultas e entrega de óculos à população. Ele aproveitou a oportunidade para anunciar um novo mutirão oftalmológico, desta vez abrangendo a zona rural do município e, ainda, para solicitar ao governo estadual a construção de uma nova areninha, como forma de ampliar o acesso ao esporte, ao lazer e manifestações culturais.

Osmar Filho e outras autoridades celebram a entrega de diversos benefícios aos municípios da região dos Lençóis Maranhenses

Osmar lembrou que as ações do Governo do Maranhão também contemplaram os municípios de Humberto de Campos e Santo Amaro, reforçando o compromisso com famílias em situação de vulnerabilidade social.

Encerrando o dia, o parlamentar participou, ao lado da esposa, vereadora Clara Gomes (PSD), do Festejo de São Francisco de Assis, no bairro do São Francisco, em São Luís, onde acompanhou a programação e a missa da paróquia.

Feirinha Itinerante da Agricultura Familiar valoriza produtos agroecológicos e cultura popular na região do Pages

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), por meio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), realizam neste mês a Feirinha Itinerante da Agricultura Familiar.

O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá na Praça da Bíblia, em Açailândia, no dia 10 de outubro, e na Avenida Elias Haickel – Centro, em Pindaré Mirim, no dia 15 de outubro, sempre das 17h às 22h, reunindo agricultores familiares, comunidades tradicionais e consumidores em um espaço de comercialização, troca de saberes e valorização da cultura popular.

A feirinha oferecerá produtos frescos e diversificados, como frutas, hortaliças, alimentos da reforma agrária, artesanato, doces, produtos do babaçu e variedades típicas da agricultura familiar. A programação contará ainda com espaços para comercialização de produtos processados, mudas ornamentais e frutíferas, além de apresentações culturais de tambor de crioula, bumba-meu-boi, músicas indígenas e outras manifestações artísticas regionais.

“Estamos rodando o Maranhão com a Feirinha Itinerante da Agricultura Familiar, ampliando o acesso dos agricultores à comercialização e oportunizando geração de renda aos agricultores familiares em cada localidade onde o evento é realizado. A agricultura familiar produz alimentos saudáveis e as Feiras são espaços de mostrar as potencialidades da produção rural e segurança alimentar à população”, disse Bira do Pindaré, secretário de Estado da Agricultura Familiar.

Com apoio das prefeituras municipais, associações de agricultores familiares, sindicatos rurais, cooperativas, comunidades indígenas, quilombolas, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, a iniciativa busca fortalecer os mercados locais, ampliar a visibilidade dos produtos agroecológicos e incentivar práticas sustentáveis na Amazônia Maranhense.

O público poderá desfrutar de gastronomia típica, preparada com produtos agroecológicos (como açaí, tapioca, beiju, mingau e caldos) e participar de atividades formativas – oficinas, palestras, minicursos e rodas de conversa sobre boas práticas de comercialização, manipulação de alimentos e mercados institucionais.

A iniciativa também oferecerá informações sobre acesso a políticas públicas, crédito rural e oportunidades de capacitação técnica.

“A Feirinha Itinerante é mais do que um espaço de comercialização. Ela é um ponto de encontro entre agricultores familiares, povos tradicionais e consumidores urbanos, valorizando os saberes do campo e fortalecendo a economia local. Nosso objetivo é aproximar quem produz de quem consome, mostrar a diversidade e a qualidade da agricultura familiar maranhense e incentivar práticas sustentáveis que preservam a Amazônia Maranhense. Ao levarmos essa iniciativa para diferentes municípios, ampliamos oportunidades, geramos renda e reforçamos a identidade cultural de cada território”, reforça a coordenadora geral do Pages, Mariana Nóbrega.

A ação é estratégica para valorizar produtos da sociobiodiversidade como mandioca, mel, açaí, babaçu, hortaliças, artesanato e fortalecer a identidade cultural da região, estimulando circuitos curtos de comercialização, geração de renda, inclusão social e preservação ambiental.