Retrospectiva 2025: Com obras estruturantes, Governo do Maranhão traz novos traçados ao mapa do estado e transforma a vida da população

O avanço de grandes obras estruturantes no Maranhão é um dos marcos alcançados pelo Governo do Estado ao longo de 2025. Entregas como o Terminal de Passageiros da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental, Entreposto Pesqueiro do Maranhão, Parque das Dunas em Barreirinhas, Cais de Tutóia, Ponte sobre o Rio Preguiças, Nova Litorânea, Avenida Metropolitana, Estrada da Raposa, entre muitas outras, garantem desenvolvimento e mais qualidade de vida para milhões de maranhenses.

Todas essas obras possuem em comum o caráter estruturante para os municípios, especialmente no caso da pavimentação de vias urbanas e rodovias estaduais, criando novos caminhos para escoar a produção regional, como as Estradas do Abacaxi (São Domingos do Maranhão), do Jacaré (Penalva), MA-006 (trecho de Tasso Fragoso a Alto Parnaíba), MA-014 (trecho de Palmeirândia a São Bento). Essas grandes obras de pavimentação são executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e incluíram uma ampla gama de serviços, indo desde o trabalho de drenagem até a sinalização das vias.

O secretário de Infraestrutura, Aparício Bandeira, lembrou que os avanços ocorreram em diversas áreas e que a prestação de serviços de qualidade é um grande diferencial da gestão. “Foi um ano muito promissor para todo o governo, mas com destaque especial para a área de infraestrutura em todo o Maranhão. Tivemos grandes avanços e desenvolvimento, atendendo a população com um conjunto de serviços de excelente qualidade. Foram muitas realizações ao longo do ano e, tenho certeza, continuaremos ampliando e fortalecendo esses projetos em 2026”, destacou Aparício Bandeira.

Obras como a Estrada da Raposa, MA-203, demandaram um intenso trabalho das equipes para requalificação do trecho de quase 12 km, entre as proximidades do Viaduto Neiva Moreira até o cais da cidade. Além da pavimentação da via, a faixa de rolamento foi mais que duplicada, passando de 6 metros para 12,8 metros, possibilitando a implantação de ciclo-faixa e acostamento. As obras incluíram ainda a urbanização e sinalização de toda a área, e instalação de mais paradas de ônibus. A obra beneficiou cerca de 30 mil pessoas que utilizam a via.

Já a Avenida Metropolitana possibilitará a interligação dos municípios da Grande São Luís e já teve a primeira etapa concluída, com a entrega de um trecho de 1,6 km, entre a Vila Funil e a avenida principal do conjunto São Raimundo. A obra é essencial para solucionar problemas viários históricos, garantir fluidez no trânsito e promover a integração entre os municípios da Grande São Luís. A obra conta com mais duas etapas, que já estão em andamento.

Mais um destaque entre as grandes obras entregues pela gestão estadual é o Entreposto Pesqueiro do Maranhão. Localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, na região central de São Luís, o espaço fortalece a cadeia de pescados no estado. O Entreposto funciona de terça a domingo com início das atividades à meia-noite para a entrada de caminhões de descarga de mercadorias, e a venda para clientes a partir das 2h. O local conta com uma área de 16.944,43 m², sendo 7.800 m² de área coberta e 9.144,43 m² de estacionamento e área urbanizada.

Outro serviço de grande impacto para a população é a Ponte sobre o Rio Preguiças, em Barreirinhas, considerado o maior projeto dos últimos dez anos para o incremento do turismo no Delta do Maranhão. Essa obra representa uma nova rota de integração da sede do município de Barreirinhas com a zona rural, beneficiando mais de dez povoados na região, principalmente os situados à margem esquerda do Rio Preguiças e no entorno da área do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Esse conjunto de obras estruturantes também incluiu o planejamento estratégico para organização do fluxo de passageiros, como é o caso do Terminal de Passageiros da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental. Entregue em setembro deste ano, a estrutura funciona como um hub estratégico de embarque/desembarque de passageiros, com conforto e dignidade, para 31 destinos. O terminal possui 16 baias para embarque e desembarque de vans e mais quatro baias dedicadas a ônibus.

Os avanços também incluem obras de infraestrutura para a construção ou recuperação de espaços centrais para o turismo, como o Cais de Tutóia. Com uma estrutura moderna, segura e com capacidade para atender barcos, lanchas e passageiros, o espaço é essencial para uma das regiões turísticas mais importantes do estado, os Lençóis Maranhenses. O espaço também foi integrado à Praça da Família, que passou por reforma completa, garantindo um novo ambiente de lazer para a população de Tutóia.

Outro exemplo de obra que impacta o turismo é a revitalização do Parque das Dunas, em Barreirinhas, entregue em agosto deste ano. Foram recuperadas as fontes que estavam sem funcionamento, praças, bancos, calçamento, quiosques, além da concha acústica e construção de um estacionamento.

Em Pedreiras, o governo reformou o Parque João do Vale, com a modernização do espaço, pintura da pista de cooper e ciclismo, identificação de acessibilidade nas vias e revitalização das quadras.

A recuperação dos parques estaduais é coordenada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) e ocorre em todas as regiões do estado, incluindo a capital, onde foram contemplados os Parques da Lagoa da Jansen, Rangedor, APA Itapiracó, Vila Palmeira e São João Paulo II. Este apoio da Segov também está presente em diversas outras parcerias com os municípios, como a instalação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAAs), com quase 80 entregas este ano, em 31 municípios.

“O ano de 2025 foi e tem sido um ano muito importante para o Governo do Maranhão, afinal, avançamos e produzimos como nunca em prol do desenvolvimento do nosso estado. É motivo de alegria perceber que estamos dando continuidade e avanço às determinações feitas pelo governador Carlos Brandão, desempenhando papéis importantes em diversos eixos, em todo o território maranhense”, explicou o secretário da Segov, Márcio Machado.

Os serviços também alcançam a maior rede da América Latina de Restaurantes Populares. Foram entregues 16 novas unidades apenas este ano, totalizando mais de 200 equipamentos em todo o estado. Além disso, ainda há obras em 20 municípios, ampliando essa política pública de grande relevância para o combate à fome e que garante acesso a refeição de qualidade por apenas R$ 1,00 (almoço e jantar), e R$ 0,50 (café da manhã).

Levando serviços de cidadania a todas as regiões do estado, segue em expansão a rede de unidades do Viva/Procon. Somente em 2025, foram entregues 20, chegando à marca de 117 unidades em todo o Maranhão. Com o Viva/Procon é possível solicitar a emissão de RG, CPF, antecedentes criminais, carteira de trabalho digital, além de atendimentos do Detran e outros serviços públicos essenciais.

As ações também se estendem à pavimentação de vias com o Programa Rua Nova, que teve um investimento de cerca de R$ 30 milhões este ano. Foram entregues quase 5 milhões de blocos de concreto, tornando possível a pavimentação de 63 quilômetros de vias, em 103 cidades. Com o programa, são firmadas parcerias com os municípios para mutirões de pavimentação das vias públicas, com a contratação de mão de obra local, gerando trabalho e renda, e garantindo mais mobilidade urbana nas cidades.

Programa Mãos à Obra
Outra importante linha de ação é o Programa Mãos à Obra, que foi criado para a manutenção dos prédios públicos da rede estadual nos 217 municípios do estado. Ao longo de 2025 foram mais de 100 serviços em atividade, sendo 44 em execução; 27 entregues; e 32 em fase de visitas técnicas e levantamentos. O programa fomenta a inclusão de serviços de micro e pequenas empresas, além de empresas individuais, e prevê que o efetivo das empresas contratadas deve ter pelo menos 51% de mulheres, sendo 10% de mulheres vítimas de violência doméstica ou em situação de vulnerabilidade.

“Por meio de parcerias com as gestões municipais, em diálogo constante, temos conseguido resultados importantes e inéditos, reforçando a necessidade de um serviço ainda mais eficiente aos maranhenses, com cidades e regiões que poderão, alguns de forma inédita, ter acesso à água, alimentação, certidões, ruas pavimentadas, entre tantos outros serviços, por meio da atuação estratégica, planejada e eficiente da secretaria”, concluiu o titular da Segov, Márcio Machado.

Governo do Estado inaugura fábrica de beneficiamento de pescados no município de Matinha

O governador Carlos Brandão inaugurou, nesta terça-feira (16), a fábrica de beneficiamento de pescados do povoado Itans, em Matinha, na baixada maranhense. A inauguração marca uma virada de página para a cadeia produtiva local, que agora tem a capacidade de dobrar o lucro dos trabalhadores com a venda do produto beneficiado.

A agenda de Brandão no município foi intensa, incluindo a assinatura de decretos de incentivo fiscal e a entrega de equipamentos e certificados.

​A fábrica, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria de Estado de Governo (Segov), beneficiará a produção de pescadores e aquicultores, agregando valor à tilápia e outras espécies cultivadas na região.

​“Hoje, aqui, eles têm tecnologia, sabem fazer a produção e têm produtividade com um bom resultado, mas precisava dessa fábrica de beneficiamento de pescados também para agregar valor”, explicou o governador Carlos Brandão, destacando o impacto econômico imediato da nova estrutura. “Estavam vendendo peixe natural e vão passar a beneficiar. O quilo do peixe natural é cerca de R$ 10, beneficiando vai para R$ 20. E, com isso, eles vão lucrar mais com a atividade”, observou Brandão.

De acordo com o governador, o próprio Governo do Maranhão será um grande cliente da produção beneficiada para atender as escolas da rede pública estadual e os restaurantes populares, que fornecem cerca de 200 mil refeições todos os dias.

O governador também mencionou melhorias na logística com operações tapa-buracos” que melhoram os acessos para chegada da ração e escoamento da produção, e classificou a entrega como uma “virada de página” para a baixada maranhense e, em especial, para Matinha.

​Na sequência da agenda, o governador assinou o decreto que institui incentivo fiscal para o setor de piscicultura do Maranhão e o decreto de incentivo fiscal à cadeia produtiva do pescado, medidas que estimulam ainda mais a produção.

​O subsecretário da Sedes, Lívio Correia, celebrou a conquista, ressaltando o esforço dos trabalhadores. “É um marco de transformação de vidas. O pessoal vêm lutando para implementar essa produção há décadas. Hoje, eles têm uma produção média de 66 toneladas por mês, quer dizer, já têm condições de abastecer outros municípios e estados do Nordeste”.

​A Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres) entregou 100 certificados da Rede de Saberes, programa que capacitou pescadores, marisqueiras e aquicultores de Matinha em técnicas de beneficiamento e conservação do pescado.

​Alana Meireles, aluna do curso de beneficiamento, está contente com as novas habilidades e possibilidades. “O curso de beneficiamento de pescados que a gente teve em Matinha trouxe vários benefícios, a gente obteve vários conhecimentos sobre como beneficiar o pescado, como criar quibe, torresmo, carne de hambúrguer e outros alimentos, a partir do nosso pescado. Quero agradecer ao governador, Carlos Brandão, por trazer essa grande oportunidade para nossa cidade”, relatou.

​A engenheira de pesca da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp-MA), Ana Clara, detalhou sobre as técnicas da produção de subprodutos a partir da entrega: “A Agerp esteve presente desde o início da implantação da piscicultura em Itans. Então, é uma honra trazer os subprodutos do pescado, como panga e tambatinga. É de uma relevância gigantesca, porque eles vão ter um ótimo resultado”, enfatizou.

​A agenda se encerrou com a distribuição de 70 kits de motores de rabeta pela Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepa), beneficiando 11 entidades ligadas à pesca em Matinha e municípios vizinhos, como Penalva, São João Batista, Viana, Cajari e São Vicente Ferrer. O governador também realizou a entrega do Plano de Desenvolvimento da Baixada (PDB), documento essencial para o planejamento regional.

​O prefeito de Matinha, Nilton Everton, agradeceu o apoio do Governo. “É uma satisfação receber o governador Carlos Brandão em nosso município, ter um momento de conversa com ele, de colocar as nossas demandas, um governador municipalista que atende às reivindicações. E, principalmente, ouvir dele que irá nos atender”.

​O deputado Estadual, Osmar Filho, presente no evento, reforçou a fala. “O governador não só fez a escuta ativa, como fez novos anúncios e entregas. A gente só tem a agradecer pelo compromisso não só com a cidade, mas com toda a região”, acrescentou.

Governador Brandão recebe título de Cidadão Imperatrizense e cumpre extensa agenda na Região Tocantina

– A entrega do título de Cidadão Imperatrizense ocorreu em solenidade promovida pela Câmara de Vereadores (Foto: Brunno Carvalho)

O governador Carlos Brandão iniciou uma extensa agenda na Região Tocantina nesta quarta-feira (10). Em Imperatriz, ele foi homenageado com o título de Cidadão Imperatrizense, concedido pela Câmara de Vereadores. Ao longo do dia, também prestigiou a solenidade de inauguração da nova sede do Fórum Desembargador Raimundo Freire Cutrim e a abertura da programação de Natal 2025, promovida pela Prefeitura Municipal.

A entrega do título de Cidadão Imperatrizense ocorreu em solenidade promovida pela Câmara de Vereadores, em reconhecimento pelos trabalhos prestados para o desenvolvimento social, econômico e cultural de Imperatriz.

O governador Carlos Brandão afirmou estar honrado com o título. “É muito gratificante o reconhecimento do nosso trabalho em parceria com o município, que tem trazido muitos benefícios para a população na educação, saúde, assistência social, segurança pública, infraestrutura e diversas outras áreas. Esse título nos estimula a continuar trabalhando para trazer muito mais conquistas para a cidade”, declarou.

Brandão também destacou que, em reconhecimento à importância política, social, econômica e cultural de Imperatriz para o Maranhão, sancionou a lei que oficializou a cidade como a segunda capital do Estado e que o governo, em breve, entregará as instalações onde funcionarão a sede do Executivo estadual e a residência oficial do governador no município.

Inauguração do Fórum Desembargador Raimundo Freire Cutrim

Nesta quarta-feira (10), o governador Carlos Brandão também participou da inauguração do novo Fórum da Comarca de Imperatriz, o Fórum Desembargador Raimundo Freire Cutrim.

Brandão definiu as novas instalações como um marco para a Justiça do Maranhão. “É uma importante entrega, que garante dignidade a todos da Região Tocantina. Em apoio, o Governo do Maranhão fez a nova via de acesso ao fórum, um investimento de R$ 10 milhões, garantindo mais conforto e rapidez para quem precisa dos serviços e para quem vai atender a nossa população”, informou.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, destacou os esforços para a execução da obra, que contou com investimento de R$ 100 milhões. As novas instalações vão abrigar 23 varas e mais de 300 servidores.

“O Judiciário maranhense entrega hoje um grande prédio, moderno, acessível, sustentável, que vai fazer diferença em todo o sistema de justiça nesta cidade e em toda a Região Tocantina”, assinalou Froz Sobrinho.

Lançamento da programação “Natal Imperatriz 2025”

Ainda como parte do primeiro dia de agenda em Imperatriz, o governador Carlos Brandão acompanhou o prefeito Rildo Amaral no lançamento da programação do Natal de Imperatriz 2025. A solenidade ocorreu no calçadão da Avenida Getúlio Vargas, no Centro, onde foi instalada a decoração natalina.

Em apoio à prefeitura, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), instalou, na Avenida Beira-Rio, uma das 26 árvores de Natal oficiais do projeto estadual “Natal do Maranhão 2025: Aqui Quem Brilha é a Nossa Gente”. A cidade ainda contará com video mapping na fachada da Catedral de Nossa Senhora de Fátima.

“Com isso, além de garantir um espaço onde as famílias podem se reunir com conforto e segurança, estamos fortalecendo o comércio local. O Natal é esse momento de celebrar as conquistas que a cidade teve ao longo do ano e desejar muita paz e alegrias para as famílias de Imperatriz”, afirmou Brandão.

Já o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, afirmou que o período natalino é um momento de celebração em família. “É uma honra poder entregar a decoração natalina do Calçadão de Imperatriz em parceria com o Governo do Estado, a Associação Comercial e a Associação de Lojistas para fazer o maior Natal do Maranhão. Agora as famílias contam com um bonito espaço onde podem se reunir e celebrar”, declarou.

A população ficou encantada e enalteceu a iniciativa. Para a professora Maria Silva, o período natalino é sinônimo de amor, paz e união. “Para mim, o melhor momento do ano é o Natal, porque ele reflete a bondade e a presença viva de Jesus nas nossas vidas. Esta decoração está de parabéns. Eu amei. Está belíssima”, comentou.

O operador Sandro Gonzaga também aprovou. “O Natal é símbolo de família reunida e da alegria das crianças. É muito gratificante ver o governo trazer essa decoração e essas apresentações de Natal para a gente”, disse.

Agenda municipalista em Imperatriz

Até sexta-feira (12), o governador Carlos Brandão cumpre extensa agenda na cidade de Imperatriz. Nesta quinta-feira (11), ele lança o Programa Bolsa Estadual para Conselheiros Tutelares, criado pela Medida Provisória nº 526/2025. A iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) concede bolsa mensal de R$ 500,00, condicionada à participação em formação continuada.

Na ocasião, também serão formalizados o termo de adesão e acordos de cooperação técnica com a Fundação Escola de Governo (Egma) e a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), que atuarão na capacitação permanente dos conselheiros tutelares. A solenidade está marcada para começar às 15h.

Às 17h, serão entregues tablets e fardamentos para os agentes comunitários do município de Estreito, totalizando 18 equipamentos para os agentes comunitários de endemias (ACE), 94 para os agentes comunitários de saúde (ACS) e mais 112 aparelhos para servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Estreito.

Seguindo com a agenda municipalista em Imperatriz, na sexta-feira (12), às 9h, Brandão entrega 987 tablets do programa “Tô Conectado” para estudantes do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), ampliando ações de inclusão digital.

Governo do Maranhão inaugura novo Restaurante Popular em São Luís e chega à marca de 206 unidades em todo o estado

A maior rede pública de restaurantes populares da América Latina segue em expansão e, no sábado (6), o Governo do Maranhão entrega a unidade 206, em São Luís. O novo Restaurante Popular fica no Galpão Maracanã, localizado na Avenida Engenheiro Emiliano Macieira, no Tibiri. A inauguração acontece às 11h e conta com a presença do governador Carlos Brandão.

A nova unidade do Restaurante Popular vai garantir refeições de qualidade a preços acessíveis para a população da zona rural de São Luís, servindo diariamente 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares. As refeições são vendidas pelo valor de R$ 1,00 o almoço e jantar, cada, e R$ 0,50 o café da manhã.

Desta forma, São Luís chega ao número de 18 restaurantes populares. Somados com os demais em funcionamento nos municípios de São José de Ribamar (3 unidades), Paço do Lumiar (1 unidade) e Raposa (1 unidade), a Grande Ilha conta hoje com 23 restaurantes populares.

Com a nova unidade, o programa chega à marca de 206 mil refeições servidas diariamente nos 181 municípios que já contam com restaurantes populares em todas as regiões do Maranhão, reafirmando seu papel essencial no enfrentamento à insegurança alimentar.

O marco evidencia o compromisso do poder público estadual com a segurança alimentar e nutricional da população, garantindo refeições saudáveis e de qualidade e fortalecendo uma política pública que combate à fome. Em 2024 foram servidas 43.200 mil refeições entre café, almoço e jantar, em todos os municípios do estado que já contam com restaurantes populares.

Governo entrega Restaurante Popular da Madre Deus e chega à marca de 205 equipamentos em todo o estado

– As unidades garantem segurança alimentar para os que mais precisam e estará presente em todos os 217 municípios (Foto: Brunno Carvalho)

O Governo do Maranhão inaugurou, nesta quinta-feira (4), o Restaurante Popular da Madre Deus, alcançando a marca de 205 unidades em todo o estado. O equipamento garante comida de qualidade, preparada com orientação de nutricionistas, ao preço simbólico de R$ 1,00 para almoço ou jantar, e café da manhã por apenas R$ 0,50 — totalizando um gasto de apenas R$ 2,50 pelas três refeições do dia. O Maranhão detém a maior rede de restaurantes populares da América Latina.

Durante a inauguração, o governador Carlos Brandão reafirmou a meta de instalar unidades em todos os 217 municípios maranhenses. Ele ressaltou que, somada às demais políticas da área de assistência social, a expansão da rede contribui para o combate à extrema pobreza, o que permitiu a saída de quase 1 milhão de maranhenses dessa situação de vulnerabilidade.

“Dobramos o número de restaurantes populares no nosso estado e teremos unidades em todos os 217 municípios, garantindo alimentação de qualidade. São três refeições: o café da manhã, o almoço e o jantar. Qualquer pessoa pode ter acesso a essa alimentação e, mais do que o preço simbólico, é a qualidade que importa, especialmente para garantir às pessoas de baixa renda uma alimentação saudável”, observou Brandão.

O Restaurante Popular da Madre Deus tem capacidade para servir, diariamente, 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares. Com isso, o programa alcança a marca de mais de 200 mil refeições servidas por dia em todas as regiões do Maranhão, reafirmando seu papel essencial no enfrentamento à insegurança alimentar.

Com a nova unidade, São Luís chega a 17 restaurantes populares. Somadas às unidades de São José de Ribamar (3), Paço do Lumiar (1) e Raposa (1), a Grande Ilha passa a contar com 21 equipamentos.

O marco evidencia o compromisso do poder público com a segurança alimentar e nutricional da população, fortalecendo o combate à fome. Ao longo do ano passado, foram servidas 43,2 milhões de refeições — entre café da manhã, almoço e jantar — nos municípios que já contam com restaurantes populares.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, a inauguração de mais uma unidade dessa grande rede é resultado do esforço da gestão estadual em enfrentar a extrema pobreza e a fome.

“É um momento muito importante aqui na Madre Deus, onde estamos testemunhando a sensibilidade e a coragem do governador, que mais que duplicou os restaurantes populares. Temos a meta de, em breve, ter unidades em todos os 217 municípios. Esse governo criou importantes programas sociais e tem enfrentado a extrema pobreza e a fome. Eu fico muito grato por participar desse momento histórico”, afirmou.

A chegada do equipamento de segurança alimentar foi elogiada pela população. A dona de casa Elizabeth Rocha fez questão de acompanhar a inauguração. “É maravilhoso ter um Restaurante Popular para nos atender. Sou moradora da região, e para todos que vivem aqui representa economia, com o valor de R$ 1,00 a refeição”, comentou.

Para a cuidadora Maria Eulina, essa política pública é essencial em todas as regiões do estado. “O governo está de parabéns. Eu vim hoje justamente para provar, e aprovei. Espero que esse trabalho tenha continuidade no nosso Maranhão, pois muitas pessoas necessitam. É muito importante a presença de um Restaurante Popular”, disse.

Brandão entrega estrada de Santana em São João Batista e vistoria Travessia da Baixada

O governo do Maranhão entregou a pavimentação do trecho que liga o Povoado Santana, no Entroncamento da MA-314, à sede de São João Batista.
A estrada, com mais de 15 km de extensão, recebeu investimento de R$ 29,8 milhões e vai oferecer um trajeto mais seguro, confortável e acessível para quem depende da via todos os dias.

“A estrada de Santana estava totalmente destruída e, com isso, a gente vai melhorar o escoamento da produção, transporte de pacientes e alunos através de ambulâncias”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

A obra, realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), incluiu serviços de terraplanagem, instalação de base e sub-base, construção de bueiros e toda a parte de drenagem para garantir o escoamento da água da chuva.

A pavimentação foi finalizada com asfalto de alta qualidade (CBUQ), que aumenta a durabilidade da estrada e melhora o desempenho no tráfego diário.

Com a nova estrada, moradores de Santana, São João Batista e comunidades próximas passam a ter melhor acesso a serviços de saúde, educação e transporte escolar.

A obra também facilita o escoamento da produção agrícola e pesqueira da região, além de reduzir o tempo de deslocamento e os custos de transporte.

Impacto que já começa a ser sentido no dia a dia: a estrada, antes marcada por dificuldades, agora oferece mais segurança e tranquilidade para quem precisa trabalhar, estudar ou vender sua produção no centro do município.

“A estrada antes era só lama, tinha muito buraco, e hoje está sendo entregue pelo governador. É uma obra importante para o nosso município, só temos que agradecer”, disse o funcionário público e morador Izandro Mota.

Travessia da Baixada
O governador Carlos Brandão também vistoriou o andamento de outras obras importantes daquela região, como a Travessia da Baixada.

“São obras muito importantes para a Baixada Maranhense, começam na sede de Anajatuba e vão até a beira do Rio Mearim. Esse trecho já está praticamente pronto. Vai ter um terminal e, de lá, vamos atravessar com a balsa até aqui, em São João Batista, com mais 30 km de asfalto até o centro da cidade”, explicou Carlos Brandão – ressaltando que a proposta é reduzir em até três horas o acesso à Baixada.

“É um desafio para a engenharia, porque nós estamos fazendo uma obra dentro de uma área pantanosa. É uma travessia. Ninguém acreditava nisso, e fazemos para o povo chegar mais rápido às suas casas”, completou o governador do Estado.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, pontuou que a entrega atende diretamente diversos povoados de São João Batista, destacando que a Secretaria teve papel decisivo no processo, ao ouvir a demanda da população e encaminhar ao governador. “O municipalismo saiu do papel. Hoje, a gente realiza mais um sonho da comunidade. A estrada de Santana vira realidade. Estou muito feliz por fazer parte dessa história”, afirma.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, “essa rodovia é uma obra importante para a região de São João Batista, interligando povoados e promovendo desenvolvimento”. Ele ainda integrou a comitiva que vistoriou também o Cais do Porto da Raposa, em São João Batista.

O prefeito Mecinho considera que as melhorias estão trazendo mudanças significativas. “Vivemos o melhor momento do município, com muitas entregas e muitas obras. Não só com recursos próprios, mas também com a parceria do governo do Estado, que estendeu a mão e tem nos ajudado a desenvolver São João Batista.”

Governador Carlos Brandão entrega estrada de Santana em São João Batista

O Governo do Maranhão entregou a pavimentação do trecho que liga o Povoado Santana, no Entroncamento da MA-314, à sede de São João  Batista.
A estrada, com mais de 15km de extensão, recebeu investimento de R$ 29,8 milhões e vai oferecer um trajeto mais seguro, confortável e acessível para quem depende da via todos os dias.

“A estrada de Santana estava totalmente destruída e, com isso, a gente vai melhorar o escoamento da produção, transporte de pacientes através de ambulâncias e de alunos”, ressaltou o Governador Carlos Brandão.

A obra, realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), incluiu serviços de terraplenagem, instalação de base e sub-base, construção de bueiros e toda a parte de drenagem para garantir o escoamento da água da chuva.

A pavimentação foi finalizada com asfalto de alta qualidade (CBUQ), que aumenta a durabilidade da estrada e melhora o desempenho no tráfego diário.

Com a nova estrada, moradores de Santana, São João Batista e comunidades próximas passam a ter melhor acesso a serviços de saúde, educação e transporte escolar.
A obra também facilita o escoamento da produção agrícola e pesqueira da região, além de reduzir o tempo de deslocamento e os custos de transporte.

Impacto que já começa a ser sentido no dia a dia: a estrada, antes marcada por dificuldades, agora oferece mais segurança e tranquilidade para quem precisa trabalhar, estudar ou vender sua produção no centro do município.

“A estrada, antes era só lama, tinha muito buraco e, hoje, está sendo entregue pelo governador. É uma obra importante para o nosso município, só temos que agradecer”, disse o funcionário público e morador Izandro Mota.

O Governador Carlos Brandão também vistoriou o andamento de outras obras importantes daquela região, como a Travessia da Baixada.

“São obras muito importante para a Baixada Maranhense, começa na sede de Anajatuba até a beira do Rio Mearim. Esse trecho já está praticamente pronto. Vai ter um terminal e, de lá, vamos atravessar com a balsa até aqui, em São João Batista, com mais 30 km de asfalto até o centro da cidade”, explicou Carlos Brandão – ressaltando que a proposta é reduzir em até três horas o acesso à baixada.

“É um desafio para a engenharia,  porque nós estamos fazendo uma obra dentro de uma área pantanosa. É uma travessia. Ninguém acreditava nisso e fazemos para o povo chegar mais rápido às suas casas”, completou o governador do Estado.

O secretário de Estado de Assuntos Munipalistas, Orleans Brandão, pontuou que a entrega atende, diretamente, diversos povoados de São João Batista, destacando que a Secretaria teve papel decisivo no processo, ao ouvir a demanda da população e encaminhar ao governador. “O municipalismo saiu do papel. Hoje, a gente realiza mais um sonho da comunidade. A estrada de Santana vira realidade. Estou muito feliz por fazer parte dessa história”, afirma.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, “essa rodovia é uma obra importantes para a região de São João Batista, interligando povoados e promovendo desenvolvimento”. Ele também integrou a comitiva que vistoriou ainda o cais do Porto da Raposa, em São João Batista.

O prefeito Mecinho considera que as melhorias estão trazendo mudanças significativas. “Vivemos o melhor momento do município, com muitas entregas e muitas obras. Não só com recursos próprios, mas também com a parceria do Governo do Estado, que estendeu a mão e tem nos ajudado a desenvolver São João Batista.”

Maranhão é o 7º estado do país e 3º do Nordeste com maior taxa de crescimento, aponta Centro de Liderança Pública

O Maranhão é o 7º estado do país com maior taxa de crescimento. É o que mostram os dados do Centro de Liderança Pública (CLP), que divulgou o Ranking dos Estados com maior Taxa de Crescimento. O Maranhão também aparece em 3º lugar do Nordeste. O resultado é reflexo das políticas do Governo do Maranhão para a atração de novos investimentos e fortalecimento da economia.

Segundo o levantamento do CPL, baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o estado apresentou uma taxa de crescimento de 4,54%. O indicador, que faz parte do pilar de Potencial de Mercado do Ranking de Competitividade dos Estados, considera a média móvel de quatro períodos da taxa de crescimento anual do PIB real.

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) informou que nos últimos quatro trimestres, todos os setores da economia maranhense – agropecuária, indústria e serviços – contribuíram para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, destacando-se, em especial, a agropecuária e a indústria.

A produção de grãos cresceu, em média, 12% no período, com destaque para o milho (15,4%) e a soja (10,9%), que são os principais geradores de valor agregado na agricultura. Além disso, é imprescindível mencionar a política de atração de investimentos implementada pelo Governo do Estado que tem compromisso com a geração de emprego e renda para os maranhenses.

“O Maranhão avança a passos largos e de forma sustentada. Os investimentos privados, juntamente com os investimentos públicos em infraestrutura, têm impulsionado nosso PIB.Esses resultados comprovam o compromisso do Governo do Maranhão com a melhoria de vida da população, ao promover ações que propiciam um ambiente de geração de empregos e renda”, destacou Dionatan Carvalho, presidente do Imesc.

Júnior Marreca, secretário de Estado de Indústria e Comércio, afirmou que a posição de destaque do Maranhão entre os estados que mais crescem no país é reflexo do fortalecimento da economia pelo Governo do Maranhão. “Este destaque é resultado direto das políticas públicas assertivas que o governador Carlos Brandão lidera em nosso estado. Estamos construindo um Maranhão mais competitivo, atraindo investimentos e criando condições reais para que os maranhenses tenham mais oportunidades e qualidade de vida”, assinalou Júnior Marreca.

Como exemplo dos esforços do Governo do Maranhão para a atração de novos investimentos que gerem emprego e renda no estado, Júnior Marreca destacou a recente instalação de uma biorrefinaria em Balsas: a Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, com investimento de R$ 2,5 bilhões, cuja construção da unidade gerou 3 mil empregos e cerca de 500 profissionais foram contratados para a operação.

Os dados do Imesc mostram, ainda, que o setor secundário se destaca na geração e distribuição de energia elétrica, impulsionada principalmente pelos investimentos no segmento. Nesse sentido, um importante investimento é do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que anunciou R$ 10,3 bilhões no Maranhão por meio do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE).

“Um dos lotes destinados à instalação de linhas de transmissão foi arrematado pela empresa State Grid, que investirá R$ 18,1 bilhões ao longo dos próximos seis anos para a implantação de 1.513 quilômetros de linhas de transmissão no Maranhão, Goiás e Tocantins, além da construção das subestações conversoras de Graça Aranha (MA) e Silvânia (GO)”, ressaltou Dionatan Carvalho.

Nesse contexto, o PIB Trimestral estimado pelo Imesc para o ano de 2024 foi de 4,2%, e, até o segundo trimestre de 2025, a expectativa é de crescimento de 3,7%. Até o terceiro trimestre de 2025, comparado ao mesmo período de 2024, houve incremento de 3,6% na taxa de ocupação, com destaque para os segmentos de construção (4,9%), comércio (2,7%) e alojamento e alimentação (23,2%).

Sedes realiza primeira entrega de leite de cabra no Maranhão

– Sedes realiza primeira entrega de leite de cabra no Maranhão (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), realizou a primeira entrega oficial de leite de cabra do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite), marcando um avanço histórico para a cadeia produtiva do estado.

A produção, inteiramente oriunda do município de Raposa, simboliza o fortalecimento da agricultura familiar e a consolidação de políticas públicas que unem segurança alimentar, geração de renda e desenvolvimento local.

A distribuição contemplou 106 instituições socioassistenciais, alcançando diretamente 27 mil pessoas beneficiadas pelo Banco de Alimentos, das quais 24 mil são crianças atendidas por creches, escolas, entidades filantrópicas e equipamentos da rede de assistência social.

A ação reforça o compromisso da gestão do governador Carlos Brandão, em conjunto com o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, em garantir alimentação saudável, nutritiva e de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade.

A ação inaugura um novo capítulo para o PAA Leite no Maranhão, que amplia sua atuação com o leite caprino, um alimento de alto valor nutricional, especialmente importante para o desenvolvimento infantil.

Além do impacto social, a iniciativa fortalece a produção local, garantindo mercado seguro para os agricultores familiares.

Um dos parceiros desse projeto é o produtor José Assub, proprietário dos Laticínios Liberdade e referência na criação de cabras leiteiras no município. Ele acompanhou todas as etapas do projeto, desde a organização da cadeia produtiva até a consolidação dessa primeira entrega e destacou a importância do momento para os produtores locais.

“É uma conquista muito grande para quem trabalha no campo todos os dias. Ver nosso leite chegando a tantas crianças e famílias é motivo de orgulho. Esse programa valoriza o produtor e dá esperança para que a gente continue crescendo”, afirmou.

A secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, destacou que o Banco de Alimentos também dará início a um ciclo de capacitações voltadas às instituições beneficiadas, garantindo melhor aproveitamento do alimento e fortalecendo as ações de educação alimentar e nutricional.

“Estamos entregando um produto de altíssima qualidade nutricional. Além da distribuição, vamos qualificar as instituições com formações sobre manipulação, armazenamento e uso do leite de cabra em preparações diversas. É uma política completa, que alimenta, orienta e transforma”, ressaltou.

O resultado é fruto direto da parceria entre o Governo do Maranhão, por meio da Sedes e a gestão municipal de Raposa que vem investindo na organização da cadeia produtiva, na melhoria das condições de trabalho dos produtores e na ampliação da capacidade de entrega. O modelo fortalece o desenvolvimento regional e contribui para reduzir desigualdades territoriais, uma das diretrizes centrais da política estadual de segurança alimentar.

A parceria entre Estado e Município tem permitido ampliar oportunidades para os pequenos produtores, garantindo remuneração justa e a permanência das famílias no campo. Com a entrada da produção de Raposa no PAA Leite, o programa reforça seu papel estratégico na dinamização da economia local e no incentivo à produção sustentável.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, a entrega representa mais um avanço importante na consolidação das políticas de segurança alimentar do Maranhão. “Estamos valorizando o produtor local, fortalecendo a agricultura familiar e levando alimento de qualidade para quem mais precisa. Quando Estado e município trabalham juntos, os resultados aparecem de forma concreta e transformam a vida das pessoas”, destacou.

A chegada do leite de cabra ao PAA reforça o protagonismo do Maranhão no Nordeste e demonstra que investir na produção local é investir no futuro do estado.

Deputados estaduais vistoriam obra de requalificação da MA-014

Ana do Gás, Fred Maia e João Batista Segundo vistoriaram o trabalho de requalificação da MA-014

Agência Assembleia

A requalificação da MA-014, no trecho que compreende os municípios de Vitória do Mearim e Pinheiro, foi vistoriada nesta quinta-feira (20) pelos deputados estaduais Ana do Gás, Fred Maia e João Batista Segundo. A obra está sendo executada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura (SINFRA).

No total serão 156km de via recuperada com pavimentação adequada e previsão de entrega ainda este ano, que beneficiará milhares de famílias que moram na região da Baixada Maranhense.

O deputado estadual Fred Maia acompanhou de perto cada trecho da revitalização da via, que está recebendo o tratamento específico para cada tipo de solo. “Estamos muito felizes com o que a gente está vendo. Estamos aqui para mostrar a verdade e dizer sobre a coragem e a determinação que o Governo do Estado está tendo de fazer esse trabalho aqui na MA-014”, disse.

No total serão 156km de via recuperada com pavimentação adequada e previsão de entrega ainda este ano

De acordo com o engenheiro da SINFRA, José Bruzaca, a obra iniciou no mês de junho e 140km já foram revitalizados com a devida atenção em diversos pontos, em especial a trechos alagados.

“Cada ponto da via está recebendo um tratamento específico, com microrrevestimento e pedra de macadâmia, por exemplo. Uma obra bem feita que será entregue em seis meses à população depois de anos de espera”, disse.

A deputada estadual Ana do Gás destacou a importância da obra para o estado, esperada há anos pela população. “Viemos vistoriar um sonho sendo realizado. Nós viemos ver com os nossos próprios olhos e levar para o povo do Maranhão notícias sobre esse benefício da MA-014. O governador Carlos Brandão tem sido, de fato, o governador das obras impossíveis, tem tirado os projetos do papel, e é preciso que o Maranhão todo tenha conhecimento disso”, pontuou a deputada.

Obra iniciou no mês de junho e 140km já foram revitalizados, com a devida atenção em diversos pontos

O deputado João Batista Segundo explicou que o trecho não recebia manutenção desde a gestão do ex-governador José Reinaldo Tavares. “A população da Baixada tem muito a ganhar com essa estrada, que já é realidade. É realidade, porque a gente vê hoje o trabalho sendo feito e eu fico muito feliz de poder fazer parte desse momento, juntamente com o nosso governador Carlos Brandão”.