Maranhão na COP30 – Estado capta quase R$ 900 milhões para investir na agenda ambiental

Maranhão na COP30 – Estado capta quase R$ 900 milhões para investir na agenda ambiental

O Maranhão encerrou sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), com saldo positivo na agenda ambiental. Ao longo de duas semanas de negociações, o estado captou quase R$ 900 milhões em recursos para investir em projetos ambientais no estado. Os novos investimentos são resultado da boa recepção das iniciativas apresentadas pelo Governo do Maranhão nos debates realizados nas zonas Azul e Verde da conferência.

O governador Carlos Brandão afirmou que, com os novos investimentos, será possível ampliar os programas voltados para a preservação do meio ambiente e a geração de emprego e renda atrelados ao desenvolvimento sustentável.

“Participar da COP30 foi decisivo para o Maranhão. Firmamos acordos estratégicos, garantindo cerca de R$ 900 milhões em investimentos para proteção ambiental, regularização fundiária e desenvolvimento sustentável, para restaurar nossas florestas e fortalecer a bioeconomia. A parceria internacional que levará cabos submarinos da Europa ao Maranhão também foi um passo importante na conectividade, inovação e novas oportunidades. É o estado entrando, de fato, no mapa do mundo”, assinalou.

Projetos apresentados
Durante as duas semanas de COP30, o Governo do Maranhão apresentou projetos desenvolvidos no estado que têm reconhecimento nacional e internacional pelos seus resultados na mitigação dos impactos ambientais. Entre os programas apresentados estão o Floresta Viva Maranhão, Terra para Elas, Pacto pela Paz, Maranhão Sem Queimadas.

O Estado também aproveitou a programação da conferência para lançar o Bolsa Agente Comunitário Ambiental e três novos parques ecológicos, que ficarão localizados em Colinas, Pastos Bons e São Mateus, além do Complexo de Atins. Todas essas iniciativas serão ampliadas ou executadas com os recursos captados durante a COP30.

Recuperação de áreas degradadas
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) aplicará R$ 168,2 milhões em diversos projetos. Desse total, serão destinados R$ 105 milhões para mecanização da agricultura familiar, tornando-a mais sustentável; R$ 15 milhões para os novos parques ecológicos (Colinas, Pastos Bons e São Mateus); R$ 20 milhões para ações de regularização fundiária; e R$ 1 milhão para o Parque do Itapiracó.

O Governo do Maranhão também garantiu R$ 18 milhões em recursos para o Programa Bolsa Agente Comunitário Ambiental, que foi lançado durante a COP30. O novo programa beneficiará comunidades tradicionais e povos originários com a concessão de 5 mil bolsas mensais no valor de R$ 300,00. Além disso, os beneficiários que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica serão qualificados, de forma a reconhecê-los como agentes provedores de serviços, valorizando seus saberes e práticas de manejo, fortalecendo práticas sustentáveis, reduzindo o desmatamento e queimadas, restaurando áreas degradadas e promovendo educação ambiental.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, os resultados obtidos na COP refletem o trabalho de um governo comprometido com um futuro cada vez mais sustentável.

“Com o governador Carlos Brandão, o Maranhão se destacou na COP30, apresentando avanços concretos para proteger as florestas e fortalecer a produção sustentável, ampliamos a participação do Maranhão na agenda climática e conquistamos novas parcerias e acordos que irão resultar em mais investimento e mais resultados para as políticas públicas ambientais”, avaliou.

Serão investidos, ainda, R$ 6 milhões para o Complexo de Atins, que será uma estrutura integrada instalada no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, voltada para fortalecer a gestão, a proteção e o atendimento ao visitante. O espaço reunirá serviços essenciais como segurança, apoio à saúde, heliponto para emergências dentro do parque e as sedes operacionais dos órgãos ambientais envolvidos na gestão da região, incluindo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Sema e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A implantação do complexo foi viabilizada pela Sema e marca o primeiro investimento do governo do Maranhão em uma unidade de conservação federal em parceria direta com o ICMBio.

O estado captou também R$ 2 milhões para a Residência Estágio de Pós-Graduação. O programa conta com especialistas qualificados para apoiar a elaboração e execução de planos, programas, projetos e pesquisas voltados ao uso racional e sustentável dos recursos naturais, bem como à implementação de ações de controle, fiscalização, defesa e recuperação do meio ambiente, em conformidade com as diretrizes da Política Estadual de Meio Ambiente.

Serão investidos mais R$ 1,2 milhão para mais um viveiro do Floresta Viva Maranhão, que está em expansão para novos municípios. Em Anajatuba, está em fase final a construção de mais um viveiro, que vai gerar oportunidades, apoiar famílias e ampliar o alcance das ações. Os próximos viveiros serão instalados em Colinas, São Mateus e Pastos Bons, onde serão integrados a parques ambientais.

Regularização fundiária
Já o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) captou R$ 71 milhões para dois de seus programas mais estruturantes na área fundiária: Terras para Elas e Paz no Campo.

Por meio da assinatura do termo de elegibilidade com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foram garantidos R$ 53 milhões do Fundo Amazônia para ampliar o Paz no Campo. Com o recurso, o governo prevê regularizar 800 mil hectares de terras, entregar 20 mil novos títulos de terra e titular 20 territórios quilombolas em 85 municípios da Amazônia Legal, incluindo São Luís.

O presidente do Iterma, Anderson Ferreira, destacou que o Paz no Campo já se consolidou como uma das maiores iniciativas estaduais de regularização fundiária em curso no país. “O programa já beneficiou mais de 22.700 famílias, com mais de 18.500 títulos de terra entregues, incluindo a titulação de 29 comunidades quilombolas. Agora, vamos ampliar as ações, pois a COP30 marca um novo capítulo para o Maranhão. Esse conjunto de recursos e parcerias nos permite ampliar o trabalho, chegar a mais famílias e garantir dignidade onde o Estado mais precisa estar. Regularizar terra é cuidar de gente, é proteger nossas florestas e fortalecer nossas comunidades”, afirmou.

Já o Terra para Elas ganhou aporte de R$ 18 milhões do Fundo ONU Canadá. Com o recurso, o projeto prevê regularizar 2.500 propriedades em nome de mulheres e capacitar outras 5 mil beneficiárias em bioeconomia, manejo sustentável e desenvolvimento produtivo. A proposta é que a regularização fundiária venha acompanhada de qualificação técnica e fortalecimento das cadeias produtivas locais, especialmente a do babaçu.

Economia Verde
Já o Investe Maranhão fez a prospecção de R$ 650 milhões do Fundo Silvania, por meio de um acordo com a Mercuria Energy Group, multinacional suíça referência em comercialização de commodities e em projetos de transição energética e economia verde. A parceria tem como objetivo um acordo voltado à restauração florestal e políticas de sustentabilidade no estado.

Outro investimento importante firmado durante a COP30 foi a parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que vão cofinanciar projetos voltados à ampliação da conectividade digital na Amazônia, com a instalação de cabos submarinos de fibra óptica nos Estados do Maranhão e do Pará, beneficiando cerca de 15 milhões de pessoas.

“Fechamos um investimento total de até US$ 180 milhões no Maranhão, que incluirá entre 350 e 500 quilômetros de cabos submarinos e um data center no estado. As ações desenvolvidas na COP30 reafirmam o compromisso do Governo do Maranhão com a proteção dos biomas, o fortalecimento de políticas ambientais e o avanço de projetos estruturantes de impacto socioambiental para o desenvolvimento do Estado”, informou Cauê Aragão.

COP30
A COP30 aconteceu de 10 a 21 deste mês, reunindo chefes de Estado, organizações internacionais e representantes da sociedade civil de mais de 190 países para discutir soluções frente às mudanças climáticas globais.

Peritoró comemora 29 anos recebendo obras estaduais

Os 29 anos de Peritoró foram comemorados com muitos benefícios para a população, graças à parceria entre o Governo do Estado e o Município. Em uma programação festiva, o sábado (22) foi de entrega de mais obras e serviços em agenda de trabalho coordenada pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e pelo prefeito Dr. Júnior.

“Há dois meses fizemos algumas promessas à população de Peritoró. E hoje, no aniversário da cidade, voltamos aqui para entregar importantes obras e serviços, além de garantir a conclusão de outros investimentos, como a pavimentação asfáltica de cinco quilômetros de vias urbanas. É esse o trabalho que o governo do estado tem feito em todo o Maranhão, em parceria com os municípios, para melhorar a vida dos maranhenses”, destacou Orleans Brandão.

O Governo do Estado entregou à população de Peritoró o Farol do Saber Luiza Lima Milhomem, a Estação Tech, a praça Dulce Almeida e quadra poliesportiva da Unidade Escolar Municipal Dulce Almeida, além de 327 óculos do Programa Cuidar de Olhos e 42 cartões do Programa Tempo de Semear, que garante a compra de insumos a agricultores familiares. A agenda ainda incluiu uma vistoria nos serviços de pavimentação asfáltica em 5 quilômetros de vias urbanas e a inauguração de importantes obras municipais: os quiosques da Avenida do Filipinho e o Largo de Independência

“Este é o verdadeiro governo municipalista, que está próximo dos prefeitos, que enxerga quem trabalha, que faz com que esse Maranhão cresça e se desenvolva em todas as áreas. E o Orleans cumpre muito bem a missão de conhecer as necessidades de cada cidade e buscar as soluções. Em menos de 60 dias entrega obras e serviços prometidos, mostrando que gestão se faz com trabalho”, disse o prefeito doutor Júnior.

“Aceito a missão de ser pré-candidato a governador”, afirma Orleans em Caxias

POLITICA: Em um grande encontro político articulado pelo ex-prefeito Fábio Gentil em Caxias, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, falou pela primeira vez de sua pré-candidatura ao governo do Maranhão e afirmou estar pronto para o desafio eleitoral do próximo ano. “Este é um projeto que tem o apoio de um forte grupo político e ganhou a confiança da população que reconhece a grande gestão realizada pelo governo Carlos Brandão. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história e vamos dar continuidade a essa missão de trabalhar todos os dias para melhorar a vida dos maranhenses”, declarou ele.

Ao lado de Fábio Gentil, do prefeito de Caxias Gentil Neto, das deputadas Daniela e Amanda Gentil, prefeitos, vereadores e demais lideranças da região, Orleans fez um breve relato da experiência acumulada nos três anos de atuação à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, conquistando com muito trabalho a confiança de quem não acreditava na sua competência, apenas por ser jovem e sobrinho do governador.

“Comecei ouvindo as lideranças municipais sobre as demandas de cada cidade, e depois fui conhecer pessoalmente as necessidades da população, para buscar as soluções no Governo do Estado. Hoje, vejo que ajudei a construir o maior programa de transferência de renda, a levar o maior programa de pavimentação asfáltica a todas as regiões, a dobrar o número de restaurantes populares, triplicamos a rede de hemodiálise. É muito trabalho pelo Maranhão e tenho muito orgulho de fazer parte do desenvolvimento do nosso estado, combatendo a pobreza extrema, gerando emprego e renda”, enfatizou o secretário.

Sobre sua pré-candidatura a governador em 2026, com o apoio de um grupo político que conta com mais de 180 prefeitos e 80% dos deputados estaduais, Orleans disse que aceita com muito orgulho o desafio de ser candidato para dar continuidade a uma gestão que tem mais de 70% de aprovação: “Vamos percorrer os municípios para mostrar o grande trabalho que temos feito por todo o Maranhão. Tenho convicção de que temos feito muito e ainda faremos muito pelos maranhenses”.

Com novas entregas, Governo garante mais educação, tecnologia e segurança no Maranhão

– Governo do Maranhão entrega Estação Tech em São Pedro da Água Branca (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), realizou importantes ações de entrega de obras e de serviços por todo o território maranhense, contemplando diversas regiões e fortalecendo diversos setores, da tecnologia à educação, segurança e garantia de direitos.

No oeste maranhense, por exemplo, foram três importantes entregas nos últimos dias: uma Estação Tech no município de São Pedro da Água Branca, além de uma unidade Viva Procon na cidade e, também, em Buriticupu.

Visando fortalecer a Baixada Maranhense, a Segov também aumentou a segurança no município de Santa Helena com a entrega da nova delegacia e garantiu mais assistência aos baixadeiros com a inauguração de uma Estação Tech e um Restaurante Popular em Penalva.

Ainda no norte do estado, o Governo do Maranhão autorizou, em Barreirinhas, a implantação da estrada de acesso ao povoado Mandacaru, medida que visa a ampliação do turismo na região e a garantia de mobilidade nos Lençóis Maranhenses.

Já no leste maranhense, a Segov reforçou o compromisso com os cidadãos ao modernizar equipamentos públicos como a entrega de um Restaurante Popular em Buriti.

“Conseguimos garantir, em diversas regiões do Maranhão, espaços e unidades que irão acelerar, ainda mais, nossos índices educacionais, de segurança e de assistência aos milhares de maranhenses que moram ali. Desta forma, seguimos com nosso trabalho feito com excelência, sempre tendo o cidadão maranhense com foco principal das nossas atividades”, destaca o secretário de governo Márcio Machado.

Nos próximos dias, outra agenda de destaque do Governo do Maranhão, por meio da Segov, será a inauguração de uma Estação Tech e um Farol do Saber, ambos em Peritoró, também no Leste Maranhense.

Plano de Reestruturação das Delegacias do MA

Em 2025, o Governo do Maranhão também tem se destacado no Plano de Reestruturação de Delegacias, a maior ação de reforma já realizada pela gestão estadual para revitalização dos espaços, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores e de atendimento aos cidadãos.

Lançado em abril de 2023 e desenvolvida pela Segov, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-MA), a iniciativa alcançou, em pouco mais de dois anos, a meta de mais de metade das unidades entregues. No total planejado, são mais de 140 unidades beneficiadas.

Governo entrega 204º Restaurante Popular em Buriti

A inauguração do 204º Restaurante Popular mostrou a força da parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Buriti, que está possibilitando a execução de uma série de obras e serviços estaduais no município. Em agenda de trabalho com o prefeito André Gaúcho, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também fez a entrega de óculos do programa Cuidar dos Olhos e de cartões do programa Tempo de Semear para 54 agricultores da região.

“Hoje entregamos mais um restaurante popular da maior rede de segurança alimentar do Brasil, no mesmo dia em que finalizamos a inclusão de 95 mil famílias no programa Maranhão Livre da Fome. Estamos trabalhando por todos os municípios e com orgulho de fazer parte de um governo que vai entrar para história por acabar com a fome em nosso estado”, destacou Orleans Brandão.

Ao citar outros investimentos estaduais que estão em andamento ou que serão iniciados em Buriti – como o Viva Procon, a Estação Tech, o Colégio Militar e o calçamento de ruas com bloquetes por meio do programa Rua Nova -, o secretário de Assuntos Municipalistas ressaltou que muitas dessas obras só acontecem existe a parceria entre o governo estadual e os municípios. “Agradecemos ao prefeito por nos ajudar a trazer tantos benefícios para a população de Buriti. Quando a gente une as mãos quem ganha é o povo”, afirmou.

O prefeito André Gaúcho listou todas as obras já entregues, as que estão em andamento e as que foram autorizadas para agradecer ao Governo do Estado por receber os projetos do município e torna-los realidade. “A resposta a todo esse trabalho é o carinho dessas pessoas, que reconhecem todos os benefícios que estão recebendo”, finalizou.

Estado e Município garantem benefícios à população de Buriticupu

A parceria entre o Governo do Estado e o município garante melhorias na assistência à saúde e na prestação de serviços de cidadania à população de Buriticupu. Nesta sexta-feira (14), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, o secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes, e o prefeito João Carlos visitaram o prédio onde funcionará o Centro de Hemodiálise e participaram da inauguração do 120º Viva Procon e de outras obras municipais.

“As parcerias são necessárias, porque ninguém faz nada sozinho. A Prefeitura de Buriticupu hoje nos entrega o espaço onde funcionará o Centro de Hemodiálise mantido pelo governo estadual, em um amplo plano de expansão anunciado pelo governador Carlos Brandão que ampliará de 250 para 700 o número de cadeiras de hemodiálise em todo o Maranhão, facilitando o tratamento das pessoas que dele necessitam”, destacou Orleans Brandão.

O prefeito João Carlos disse que o sistema de saúde municipal vive um novo ciclo, graças ao apoio do Governo do Estado. Ele destacou que o pleno funcionamento do Centro de Hemodiálise realizará um sonho da população, principalmente dos 40 pacientes de Buriticupu que necessitam desse tratamento e hoje precisam buscar em outro município.

Até o final de 2025, a rede de hemodiálise do Maranhão terá aumento de 101% da capacidade instalada e contemplará 17 das 19 regiões de saúde, garantindo que 89% dos serviços de hemodiálise sejam fornecidos pela gestão pública estadual.

A agenda de trabalho também incluiu a entrega do Viva Procon, onde a população de Buriticupu terá acesso ao Balcão do Cidadão e os serviços do Detran e de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN); da Carteira de Trabalho Digital; da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista). Também foi inaugurada a Rodoviária Municipal, construída pela Prefeitura de Buriticupu.

Investimentos estaduais levam desenvolvimento aos municípios

A entrega de obras e serviços em Itinga do Maranhão reforçou o compromisso do Governo do Estado com a interiorização das políticas públicas e a valorização dos municípios maranhenses. Nesta quarta-feira (13), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e a prefeita Paula do Quininha, acompanhados de outras autoridades locais e estaduais, entregaram à população investimentos que promovem cidadania, desenvolvimento tecnológico, inclusão produtiva e combate à fome.

“Ampliamos os programas, serviços e investimentos em obras para levar melhorias a todos os municípios. Em Itinga, estamos concluindo o hospital, iniciamos o mercado, construindo o Centro de Convenções e o Centro da Juventude, e vamos trazer oito quilômetros de pavimentação asfáltica. Mas a nossa maior obra é cuidar das pessoas, por isso hoje incluímos 258 famílias de Itinga no maior programa de combate à fome da história do Maranhão”, declarou Orleans Brandão, antes de explicar o funcionamento do programa Maranhão Livre da Fome.
Por meio da parceria entre Governo do Estado e Município, também foram entregues à população de Itinga o Viva Procon (espaço dedicado à defesa do consumidor e acesso a serviços de cidadania), a Estação Tech (serviço de inclusão digital, capacitação tecnológica e estímulo à inovação com salas de informática, robótica e coworking) e cartões do programa Tempo de Semear a 28 agricultores, que receberam auxílio financeiro no valor de R$ 2 mil, para a aquisição de sementes, insumos e equipamentos agrícolas.

Ao final da agenda de trabalho, a prefeita de Itinga destacou a importância da parceria com o governo estadual para desenvolver o município. “Para uma cidade ter desenvolvimento precisa de educação, cidadania e oportunidade. É o que recebemos com essas Importantes obras e ações que estão chegando a Itinga. Quando Estado e município andam de mãos dadas, quem ganha é o povo”, finalizou Paula do Quininha.

Cidelândia recebe obras e novos investimentos do Governo do Estado

O Governo do Estado continua entregando obras e anunciando novos investimentos em Cidelândia, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve novamente nesta quarta-feira (12) para uma agenda de trabalho com o prefeito Eustáquio Sampaio. Desta vez, foram entregues à população três modernas praças que estimulam o comércio local e favorecem o lazer e a convivência social.

“Nosso trabalho é intenso em todo o estado, são muitas obras e ações que levam desenvolvimento aos municípios e melhoram a vida das pessoas. Recentemente estivemos em Cidelândia entregando o Viva Procon, estamos concluindo a Estação Tech, hoje inauguramos três praças e as máquinas já chegaram para fazer quatro quilômetros de pavimentação asfáltica até o povoado São João. Tem sido assim em todos os municípios”, destacou Orleans Brandão.

Construídas pelo governo estadual, foram inauguradas a Praça de Alimentação de Cidelândia, um espaço moderno com área de alimentação, banheiros acessíveis, paisagismo e cozinha de apoio no Centro da cidade; a Praça Raimundo Pimentel, que favoreceu a organização do transporte local (moto-táxi e táxi), melhorando a mobilidade e segurança urbana; e a Praça Ananias Pinto, requalificação de 1.018,63 m² com paisagismo, bancos, ponto de ônibus e iluminação.

“Declaramos nossa gratidão ao governo estadual por entregar três lindas e acessíveis praças no coração de Cidelândia. Este governo municipalista, que abre as portas, atende os prefeitos e faz os investimentos que promete, merece todo o nosso apoio e reconhecimento. Caminharemos juntos, porque queremos uma cidade e um Maranhão melhor para todos, principalmente para os mais fragilizados”, afirmou o prefeito Eustáquio Sampaio.

A agenda em Cidelândia ainda incluiu a entrega de 20 Cartões do Programa Tempo de Semear, com créditos de R$ 2 mil a agricultores familiares para aquisição de insumos, um estímulo à produção rural e fortalecimento da agricultura familiar, com reserva de 30% das vagas destinadas a mulheres.

Parceria com governo estadual garante mais obras a Rosário

O Governo do Estado segue entregando obras e serviços e ampliando os investimentos em todos os municípios maranhenses. Na quinta-feira (06), o prefeito Jonas Magno e a população de Rosário receberam o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, em mais uma agenda de trabalho que garantiu benefícios nas áreas de infraestrutura, educação, produção agrícola e geração de emprego e renda.

“Voltamos a Rosário para entregar mais obras, como temos feito em todos os municípios do Maranhão, porque as obras precisam sair do papel para melhorar de verdade a vida das pessoas. E é só o começo. Ainda há muita coisa boa para acontecer nessa sólida parceria do Governo do Estado com a gestão do prefeito Jonas Magno”, afirmou Orleans Brandão.

Na agenda de trabalho em Rosário, o secretário de Assuntos Municipalistas entregou a ampla reforma do Centro de Ensino Luiza Sousa Gomes, os cartões do Programa Tempo de Semear que vão garantir R$ 2.000,00 a 42 agricultores familiares, além dos carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, que melhoram as condições de trabalho de pequenos produtores.

Também foram autorizadas as obras de implantação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água no Quilombo Boa Vista, da Estação Tech, e a pavimentação asfáltica de 10 km de ruas do município. Orleans Brandão e o prefeito Jonas Magno também visitaram a área onde deverá ser implantada uma fábrica têxtil, com previsão de gerar 200 vagas de emprego diretas.

“Governo que tem trabalho merece ser reconhecido. Precisamos estar unidos, trabalhando juntos para melhorar a vida das pessoas. E é dessa forma, em parceria com o Governo do Estado, que estamos realizando tantas obras em Rosário. A população está aqui também para reconhecer e agradecer”, finalizou o prefeito Jonas Magno.

Cerca de R$ 200 mil é destinado para o programa Fomento Rural em São José de Ribamar

– SAF promove investimentos no Programa Fomento Rural em São José de Ribamar (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), e o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), realizaram neste sábado (8),  o anúncio de quase R$ 200 mil em investimentos destinados ao Programa Fomento Rural no município de São José de Ribamar.

O recurso visa o desenvolvimento de 42 projetos agropecuários e não agropecuários, envolvendo atividades como horticultura, roça, criação de galinha, comércio, revenda de roupas, lanchonete e padaria. Os projetos foram distribuídos nas comunidades Mutirão, Vieira, Jota Câmara II, Caúra e na comunidade quilombola Santana, beneficiando diretamente famílias que integram a agricultura familiar local.

Katiane Santos, é agricultora familiar da comunidade Jota Câmara, e disse que o programa está ajudando a melhorar sua criação de galinhas. “Eu não tinha o recurso para fazer galinheiro e o recurso chegou no momento certo. Recebi a primeira parcela do recurso e comprei os materiais para montar o galinheiro, e já comecei a vender os frangos e os ovos. Só tenho a agradecer ao programa por esse incentivo que já tem ajudado a mim e outras famílias”, disse a beneficiária.

A liderança da comunidade Mutirão, Anderson Lisboa, reforçou que o programa Fomento Rural tem ajudado as famílias que voltaram a sonhar em melhorar suas rendas e seus negócios. “Um impacto importante esse programa, que pela primeira vez beneficiará nossos agricultores de São José de Ribamar. Esse recurso chega para dar continuidade e fortalecer não só projetos agrícolas, mas também os não produtivos localizados no meio rural. Um recurso que gera economia a toda comunidade, agradecemos à SAF pelo programa que já está mudando a vida das famílias,” reforçou.

Segundo o secretário da SAF, Bira do Pindaré, que acompanhou o anúnico do programa no município de São José de Ribamar, ressaltou o impacto da iniciativa. “Com muita alegria estou aqui no município para afirmar que esse projeto é fruto de uma parceria da gestão entre o presidente Lula e o governador Carlos Brandão. A execução desse projeto é a união de esforços com a meta de alcançar mais de 9 mil em todo Maranhão. O sentido do Fomento é oferecer oportunidade para o beneficiário ter sua produção, renda, viver de seu trabalho digno.  Cada beneficiário recebe duas parcelas e investe naquela atividade que mais tem aptidão. Para nós, é muito importante saber que o projeto está dando certo em São José de Ribamar e vamos lutar para que o projeto seja ampliado e beneficie mais famílias,” destacou.

Programa Fomento Rural

O Programa Fomento Rural combina duas estratégias: acompanhamento social e produtivo, além da transferência direta de recursos financeiros não reembolsáveis no valor de R$ 4,6 mil por família, destinados ao desenvolvimento de projetos produtivos e não produtivos. A SAF já concluiu 640 fomentos, beneficiando 13 municípios e totalizando quase R$ 3 milhões investidos diretamente nas mãos dos agricultores.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o programa é uma política pública que apoia famílias agricultoras, garantindo autonomia, segurança alimentar e incentivo à produção.