”O povo vai escolher a continuidade do desenvolvimento do Maranhão”, afirma Miltinho Aragão

A continuidade do governo municipalista que tem obras em todo o Maranhão foi fortemente defendida pelo prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão, em grande evento que reuniu centenas de moradores, prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas da região. No encontro, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, reafirmou o compromisso de atuar em parceria para manter o trabalho que está combatendo a pobreza e desenvolvendo o estado.

“Nunca se fez tantas obras em tão pouco tempo, mas o nosso maior legado é cuidar das pessoas. Aos ataques dos adversários, a gente responde com mais trabalho. Meu compromisso é o de ser um bom secretário de um governo que tem mais de 70% de aprovação, de continuar trabalhando para levar mais benefícios aos municípios, acordar cedo, dormir tarde e melhorar a vida de quem mais precisa”, enfatizou Orleans Brandão.

Em forte discurso, Miltinho Aragão disse à população e aos líderes políticos presentes que é o momento de refletir sobre o destino do Maranhão. Ele lembrou que, em 2021, o Maranhão se juntou em São Mateus para afirmar que a partir daquele momento tinha escolhido um líder para dar continuidade ao desenvolvimento do estado, e o nome dele era Carlos Brandão. Essa decisão foi vitoriosa e hoje ele é um dos três governadores mais bem avaliados do Brasil, trabalhando em parceria com o governo Lula e com os municípios.

“O Maranhão não pode ter quebra de continuidade no desenvolvimento que nós vivenciamos pelo governo de um grande líder político e humano. Ninguém governa bem sem humanidade, caridade e dignidade com as pessoas. É desse governante que os municípios precisam e nós temos que ter responsabilidade, temos que ter lado. O Maranhão não vai regredir e as conquistas que temos hoje têm que continuar na mesma velocidade”, destacou o prefeito de São Mateus.

Afirmando não temer a pressões e ameaças, Miltinho Aragão declarou que seu lado é o do povo, é o de quem tem respeito especialmente pelos mais humildes. E disse ter a convicção de que na hora certa a população escolherá o próximo governador optando por dar continuidade a tantos programas importantes que têm melhorado a vida das pessoas, como o Maranhão Livre da Fome, os Restaurantes Populares, a pavimentação asfáltica, o Educação de Verdade.

“Quem vai decidir o destino do Maranhão é a população, município a município. Essa turma que não atende prefeito nem vereador, que não tem humanidade, não vai ganhar de quem é humano, de quem é povo, de quem é gente, de quem é municipalista e trabalha junto com os prefeitos, pelos maranhenses. Estamos juntos com o governo Brandão e com o presidente Lula, para dar continuidade a esse trabalho grandioso pelo nosso estado”, finalizou Miltinho Aragão.

Em São Mateus, o governo estadual fez a entrega de blocos de pavimentação do Programa Mutirão Rua Nova, da reforma da quadra e do Centro de Ensino Alves Cardoso, de 36 cartões do Programa Tempo de Semear, e de seis carrinhos do Programa Minha Renda/Mais Renda. Também foram inseridas 475 famílias no programa Maranhão Livre da Fome.

Para o município foram autorizadas mais obras estaduais: sete quilômetros de pavimentação asfáltica;
construção do Parque Ambiental da cidade; Revitalização das Praças da Av. Antônio Pereira Aragão.

Governo do Estado fortalece parceria com o município de Codó

A importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios foi mais uma vez destacada nesta quarta-feira (05), desta vez na cidade de Codó, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, foi recebido pelo prefeito Chiquinho Oliveira (PT) e pelo deputado estadual Francisco Nagib, para a inclusão de famílias codoenses no programa Maranhão Livre da Fome. Eles também entregaram equipamentos e anunciaram mais investimentos estaduais no município.

“O governo Brandão não estaria com 71% de aprovação se não tivesse a parceria do governo Lula. Da mesma forma os municípios precisam do Estado e estamos trabalhando juntos para realizar grandes obras pelo desenvolvimento do Maranhão. Nós estamos aqui hoje para afirmar que o prefeito Chiquinho e o município de Codó podem contar com o governo estadual”, afirmou Orleans Brandão.

Ao receber o secretário de Assuntos Municipalistas, o prefeito de Codó fez questão de declarar que, embora tenha sido adversário político do governador Carlos Brandão em sua reeleição, sempre pode contar com o apoio do governo do Estado. “Não podemos ter governo contra governo. Nossa gestão só terá sucesso com o governo Lula e governador Brandão ao nosso lado. Quem ganha é o povo de Codó”, afirmou Chiquinho Oliveira.

Orleans Brandão fez a entrega dos cartões do programa Maranhão Livre da Fome a 509 famílias codoenses, e agradeceu a Francisco Nagib por ter sido um dos deputados estaduais responsáveis pela aprovação do maior programa de transferência de renda do estado, na Assembleia Legislativa. “Daqui a dois ou três anos, você poderá afirmar que contribuiu para acabar com a fome no Maranhão”, enfatizou o secretário.

O Governo do Estado também entregou ao município de Codó uma ambulância nova, kits de equipamentos agrícolas, 10 carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda. Também foi anunciada a implantação da segunda unidade do Restaurante Popular, desta vez no bairro Trizidela. “Vamos ampliar o diálogo com a gestão municipal para beneficiar cada vez mais os codoenses”, finalizou Orleans Brandão.

Brandão vistoria obras estruturantes na Baixada Maranhense

O governador Carlos Brandão vistoriou duas importantes obras de infraestrutura que vão transformar a mobilidade e impulsionar o desenvolvimento da Baixada Maranhense: a Travessia da Baixada e a implantação da estrada que liga São Bento a Bequimão. As intervenções integram o conjunto de investimentos do governo do Maranhão voltados à melhoria da infraestrutura viária e à integração das regiões do estado.

A estrada entre Bequimão e São Bento conta com 27 quilômetros de extensão e vai reduzir em mais de 50 quilômetros o trajeto até o Cujupe, principal ponto de ligação entre a Baixada e a capital. Incluindo a sede do município, de Três Marias a São Bento, são mais 24 quilômetros, totalizando 80 quilômetros de recapeamento asfáltico.

O projeto garante mais mobilidade, segurança e conforto para motoristas, produtores e trabalhadores da região. Atualmente, os serviços avançam na etapa de terraplanagem e sub-base. Em seguida, será executada a base com revestimento primário e, por fim, o revestimento superficial duplo, que confere maior resistência e durabilidade ao asfalto.

Brandão também acompanhou o andamento da Travessia da Baixada, considerada um dos maiores desafios de engenharia em execução no estado. A primeira etapa do projeto, com cerca de 30 quilômetros, parte da sede de São João Batista até a margem do rio Mearim, que marca a divisa natural com Anajatuba. A segunda, com 14 quilômetros, segue da margem oposta do rio até a sede do município de Anajatuba. Quando concluída, a obra vai reduzir em mais de três horas o tempo de deslocamento até a Baixada Maranhense, além de facilitar o escoamento da produção local e impulsionar o turismo na região.

Durante a vistoria, o governador destacou a importância da obra para a integração da Baixada e para o escoamento da produção agrícola e pesqueira, reforçando o compromisso do governo com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

“Esta obra é um verdadeiro desafio da engenharia. A implantação dessa obra é bastante complexa — muitos não tiveram a coragem de fazer — e hoje nós encaramos esse projeto como uma realidade, reduzindo em mais de três horas o acesso à Baixada Maranhense e garantindo mais conforto, segurança, mobilidade e valorização para a população. Um verdadeiro sonho que está se tornando realidade”, comemorou o governador.

As duas frentes de trabalho representam um marco na infraestrutura do Maranhão, conectando cidades, gerando emprego e renda e promovendo desenvolvimento com sustentabilidade. O governo do estado segue investindo na pavimentação e recuperação de rodovias estratégicas, ampliando o acesso a serviços, educação, saúde e mercados, e melhorando a mobilidade em todas as regiões.

Brandão comemora 2º lugar no Resultado Primário do Ranking de Competitividade dos Estados

O Maranhão obteve um excelente resultado em gestão fiscal e alcançou o segundo lugar no indicador de Resultado Primário do Ranking de Competitividade dos Estados. Na classificação, o índice faz parte do pilar de Solidez Fiscal, no qual o Maranhão conquistou uma histórica segunda colocação, atrás apenas do Espírito Santo em todo o país.

O Resultado Primário é calculado pela diferença entre receita primária – obtida pelas arrecadações em impostos, contribuições, entre outros – e a despesa primária empenhada no ano – gastos com saúde, educação, infraestrutura e funcionalismo, por exemplo -, sem incluir os juros da dívida pública no cálculo. A diferença entre as duas foi dividida pelo PIB nominal do estado para gerar o ranqueamento do CLP em Resultado Primário. A boa colocação do Maranhão no índice, subindo quatro posições em relação ao ano anterior, mostra a capacidade do estado de gerar superávit fiscal e manter bom equilíbrio nas contas públicas.

Os avanços se traduzem em uma escalada expressiva de 18 posições no pilar Solidez Fiscal, uma das maiores da série histórica do ranking. Nas redes sociais, o governador Carlos Brandão destacou o feito.

“Esse indicador positivo é reflexo de uma gestão responsável e nos permite seguir honrando compromissos e investindo em ações e obras que melhoram a vida dos maranhenses”, observou Brandão.

Cumprimento das metas fiscais
Além disso, bons resultados também foram obtidos no índice de despesa com pessoal, cujo desempenho foi superior à média nacional, com pontuação de 98,7; na Regra de Ouro (diferença entre as despesas de capital empenhadas e a receita de operações de crédito, dividida pela receita corrente líquida), em que o estado subiu 15 posições em relação ao ano anterior; no Índice de Liquidez (obrigações financeiras divididas pelo quantitativo de caixa bruto), em que o Maranhão subiu 14 posições; e na Solvência Fiscal (dívida consolidada líquida dividida pela receita corrente líquida), com avanço de quatro posições.

Para o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, a subida no Resultado Primário reflete os avanços do Governo do Maranhão não somente em solidez fiscal, mas também em liquidez, qualidade e transparência.

“Cada bom resultado como esse demonstra o quanto a gestão do governador Carlos Brandão é empenhada diariamente em cumprir as metas fiscais, garantir a governança eficiente e dar mais capacidade ao estado para atrair investimentos. É com muito trabalho de todo o Governo do Maranhão que trilhamos o caminho certo para desenvolvermos o estado cada vez mais”, frisou.

Deputados destacam ações do governo em diversas regiões do Maranhão

Fred Maia, Daniella e Júnior Cascaria destacaram obras e ações que estão sendo realizadas pelo governador Carlos Brandão

Agência Assembleia

A sessão plenária desta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa foi marcada por falas de deputados destacando ações do governo do Estado em diversas regiões do Maranhão.

“Onde você for, não tem uma cidade no Maranhão que não tenha a obra do Governo do Estado e, diga-se de passagem, obras de grande relevância que mudam a característica, principalmente da qualidade social das pessoas, levando mais dignidade e respeito”, afirmou Fred Maia.

Ao parabenizar o governador Carlos Brandão, o parlamentar ressaltou a sensibilidade do gestor e o trabalho do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, em atender às demandas dos municípios. “Dá todo esse apoio, atendendo os prefeitos para que essas obras sejam cada vez mais ágeis”, afirmou.

O deputado Fred Maia também elogiou serviços como o da estrada que vai ligar Urbano Santos a Barreirinhas. “Vai trazer dignidade para todo aquele povo e vai ligar a região central do Maranhão, a região sul do Maranhão, o Médio Mearim todo com o Apolo turístico de Barreirinhas, onde as pessoas vão poder fazer o turismo, gerar emprego”, observou.

Investimento na malha viária
Júnior Cascaria destacou o trabalho que vem sendo realizado por Carlos Brandão no estado, ressaltando o investimento na malha viária.

“Hoje, ele vem priorizando tanto as MAs como as vicinais”, disse.

O parlamentar também assinalou ações do governo no combate à criminalidade. “Unificaram na hora certa e correram para a rua na hora certa para dar mais paz e mais tranquilidade ao nosso povo, que muito precisa”, disse.

Auxílio
Na mesma linha, a deputada Daniella (PSB) abordou a importância da proposição que institui o Projeto Órfãos do Feminicídio, já encaminhado pelo governador Carlos Brandão à Assembleia Legislativa.

“Um projeto que assegura mais direitos para as nossas crianças e adolescentes que são vítimas também desse bárbaro crime que acomete mulheres”, atestou, ressaltando a parceria do Ministério Público na ação.

A parlamentar pediu apoio dos colegas e urgência na votação do projeto. “Quem precisa do auxílio, quem precisa do suporte não só financeiro, mas também todo o suporte social, psicossocial, não pode esperar”, ressaltou.

Governo do Estado leva mais obras à Baixada Maranhense

A Baixada Maranhense recebeu mais investimentos do governo estadual segunda-feira (03), quando o governador Calos Brandão e o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, estiveram nos municípios de Turilândia e Cururupu para inaugurar obras, anunciar mais realizações e incluir famílias no programa Maranhão Livre da Fome.

“O que nos motiva a trabalhar cada vez mais é saber que estamos melhorando a vida das pessoas, principalmente as que mais precisam. O governador Carlos Brandão está realizando obras impossíveis, mas o seu maior legado é ser humano”, afirmou Orleans Brandão, ao destacar que o governo enfrenta problemas históricos da Baixada Maranhense, onde também está ampliando o combate à pobreza extrema.

Orleans lembrou que, em parceria com a gestão municipal, o Governo do Estado já realizou importantes obras em Turilândia, como a reforma completa do hospital municipal e a implantação do Restaurante Popular. E agora os investimentos estaduais estão sendo ampliados para promover o desenvolvimento da cidade e melhorar as condições de vida da população. Foram 650 famílias incluídas no programa Maranhão Livre da Fome, e anunciadas obras de pavimentação asfáltica e de construção do cais da cidade.

Em Cururupu, outras 715 famílias foram incluídas no programa Maranhão Livre da Fome. No município foram entregues as obras reforma do Colégio Estadual Joana Batista, incluindo a quadra poliesportiva, e autorizados 06 quilômetros de pavimentação asfáltica, a implantação de Estação Tech e do Colégio Militar 2 de julho na Unidade Integrada Municipal Herculana Vieira II, além da construção da quadra poliesportiva no Centro de Ensino Gervásio Protásio e da reforma do Mercado Municipal.

“O Maranhão está no caminho certo, e esse grande trabalho tem que continuar. Político comprometido diz o que pode fazer pela população e cumpre, e não faz promessas que não saem do papel. Por isso o governador Carlos Brandão e o secretário Orleans têm todo o respeito e a gratidão da população de Cururupu”, afirmou o prefeito Aldo Lopes.

Com expansão acelerada, Itaqui é o porto que mais cresce no Nordeste

A partir de uma gestão estratégica, o Porto do Itaqui registrou o maior crescimento em movimentação de cargas entre os portos do Nordeste no período de janeiro a agosto deste ano, um progresso de 8,45% em relação ao ano anterior. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), esse avanço contribuiu para o aumento de 1,14% no número total de cargas dos portos nordestinos que, juntos, movimentaram 213,9 milhões de toneladas, o maior volume de movimentação de cargas desde 2021.

No total, o Itaqui movimentou 24,9 milhões de toneladas entre janeiro e agosto, principalmente com operações de grãos e combustíveis.

“Esse desempenho da região Nordeste está acima da média brasileira e comprova que os investimentos realizados geram resultados concretos. No Itaqui, estamos nos modernizando, expandindo a nossa infraestrutura e trabalhando para alcançar novos marcos de desenvolvimento para o Maranhão”, explica a presidente do porto do Itaqui, Oquerlina Costa.

A soja foi a grande responsável por impulsionar esse número, com alta de quase 17% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 16,1 milhões de toneladas. Deste valor, o Porto do Itaqui, sozinho, movimentou 12,5 milhões de toneladas. Com uma infraestrutura moderna e estratégica, o Itaqui é hoje a principal via de escoamento da produção agrícola do sul do Maranhão, além de atender regiões vizinhas como Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Bahia e Pará.

A escolha do Porto do Itaqui como rota para exportações é resultado direto de sua infraestrutura altamente integrada. A partir do acesso ferroviário eficiente, por meio da Ferrovia Norte-Sul, Estrada de Ferro Carajás e Transnordestina, além de berços profundos e especializados, o porto oferece vantagens logísticas que reduzem significativamente o custo por tonelada movimentada, tornando-o uma opção competitiva e preferencial para grandes embarques.

Crescimento contínuo
Para sustentar o ritmo acelerado de crescimento, o Porto do Itaqui está investindo em sua expansão. Uma das principais obras em andamento é a construção do Berço 98, que ampliará a capacidade operacional do terminal em 8 milhões de toneladas. A modelagem da operação desse novo berço foi planejada para democratizar o acesso dos produtores ao escoamento de cargas, promovendo uma estrutura mais aberta, eficiente e descentralizada, alinhada às demandas do mercado e ao potencial logístico da região.

Governo do Estado entrega cartões do Programa Maranhão Livre da Fome para 653 famílias de Turilândia

– Entrega de cartões do Maranhão Livre da Fome em Turilândia (Fotos: Dney Justino e Gilson Teixeira)

Mais 653 famílias maranhenses agora têm a certeza de comida na mesa todos os dias. Nesta segunda-feira (3), em Turilândia, o Governo do Maranhão entregou cartões para os beneficiários do Programa Maranhão Livre da Fome. No município também foram assinadas ordens de serviço para a implantação de 6 quilômetros de asfalto e a construção de cais, refeitório e uma quadra poliesportiva, além de terem sido entregues carrinhos dos programas Mais Renda e Minha Renda.

A solenidade de entrega e desbloqueio dos cartões foi realizada no Colégio Militar Tiradentes – Unidade XXXVI e contou com a presença do governador Carlos Brandão.

Os beneficiários também tiveram acesso a serviços de saúde como consultas oftalmológicas pela rede estadual de saúde e atendimentos da atenção primária a partir de parceria da rede municipal de saúde.

Durante a entrega dos cartões, o governador Carlos Brandão afirmou que o Maranhão Livre da Fome amplia as ações do Governo para garantir a segurança alimentar das famílias maranhenses.

“O Programa Maranhão Livre da Fome é, sem dúvida, um dos maiores programas de segurança alimentar da nossa história recente. Com esta ação municipalista, de grande relevância para todo o Maranhão, 430 mil pessoas vão sair da extrema pobreza, com cartões para compra de alimentos. Aqui, em Turilândia, estamos investindo em diversas frentes, de forma que nossa parceria com a Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Paulo Curió, de longa data, tem dado excelentes benefícios para a população”, disse Brandão.

O prefeito de Turilândia, Paulo Curió, destacou a parceria entre o município e o Governo do Maranhão, que anunciou novos investimentos na cidade. “Quero agradecer a parceria do governador Carlos Brandão e todos que estão aqui anunciando um pacote de obras e de benefícios para a nossa população. O governo municipal, o governo estadual e o governo federal são parceiros de Turilândia e a gente vem construindo essa parceria há bastante tempo e quem vai ganhar é a população de Turilândia”, disse.

Para os beneficiários do Programa Maranhão Livre da Fome a iniciativa representa mais tranquilidade no sustento das suas famílias.

“Foi uma surpresa. Eu fiquei aguardando porque disseram que iam entrar em contato. E é bom demais, porque a gente que não tem salário fixo, que não tem emprego, sabe como é. Esse cartão vem como um complemento da renda. Chegou numa boa hora. Eu fiquei feliz por mim e pelas famílias que foram contempladas” relatou a dona de casa Raimunda Santos.

Mais investimentos em Turilândia

Durante a agenda em Turilândia, também foram assinadas ordens de serviço levando mais ações para a população. Na cidade, serão implantados 6 quilômetros de pavimentação asfáltica, melhorando a mobilidade urbana e dando mais segurança na locomoção da população.

Também será implantado um cais e construídos um refeitório e uma quadra poliesportiva para o Colégio Militar Tiradentes.

Para garantir renda para as famílias, também foram entregues 6 carrinhos do programa Mais Renda e outros 6 do Minha Renda.

Programa Maranhão Livre da Fome

O programa estadual combate a fome com um complemento financeiro de R$ 200,00 mensais para famílias que, mesmo já recebendo o Bolsa Família, ainda vivem com renda per capita abaixo de R$ 218,00. As famílias também recebem um adicional de R$ 50,00 por filho de até 6 anos.

O cartão fornecido pelo Programa Maranhão Livre da Fome possibilita a compra de alimentos em estabelecimentos credenciados, não sendo possível a utilização para a compra de bebidas ou outros itens, promovendo o comércio local e garantindo alimentação adequada para os que mais precisam.

Além do benefício financeiro, o programa oferece capacitação profissional para a independência financeira das famílias.

O povo reconhece o trabalho de um governo municipalista

Em Vitorino Freire, as lideranças de todos os grupos políticas locais e a população estiveram juntas para participar da inauguração de pontes e da assinatura de ordens de serviço que beneficiam as comunidades rurais e reafirmam a gestão municipalista do governo estadual. Ao lado do governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou que são mais de 3.800 obras em três anos de um governo que tem mais de 70% de aprovação popular.

“Tenho cumprido a missão de andar por todo o Maranhão, conversando com as lideranças e com a população, e conhecendo as necessidades de cada lugar. Posso afirmar que nunca se fez tanto em tão pouco tempo. Muitas pessoas não viam um governador há mais de 20 anos, e não tinham uma obra em sua cidade. Carlos Brandão tirou o municipalismo do papel, é humano, implantou o maior programa de combate à fome, está trabalhando nos 217 municípios e o povo reconhece o seu trabalho”, enfatizou Orleans Brandão.

Citando a pesquisa nacional realizada recentemente pelo instituto Quaest, o secretário de Assuntos Municipalistas destacou que o governador Carlos Brandão é o terceiro em aprovação em todo o país “porque faz uma gestão com responsabilidade, sem ligar para perseguições, trabalhando de domingo a domingo por todo o Maranhão e cuidando de quem mais precisa”. Ele voltou a dizer que o governo tem realizado obras ditas impossíveis, como a ponte do povoado Jacaré, um sonho antigo da população de Vitorino Freire. “Temos feito muito e ainda vamos fazer muito mais pelo Maranhão”, finalizou ele.

Em Vitorino Freire, foram inauguradas as pontes Hilton Maciel (povoado Jacaré), sobre o Igarapé Chapéu Velho (povoado Juçaral Mirim), e sobre o Igarapé do Fato (entre Juçaral Mirim e Jacaré). Também foram assinadas ordens de serviço para construção de Areninha Esportiva nos povoados Juçaral dos Saraivas e Juçaral Mirim, e para reforma do Estádio Bandeirão.

As pontes construídas pelo governo estadual fazem a integração entre comunidades rurais dos povoados Jacaré, Juçaral Mirim e Juçaral dos Saraivas, facilitando o transporte escolar e o acesso a serviços de saúde, melhorando o escoamento da produção agrícola e leiteira, e reduzem o tempo de deslocamento e custos logísticos.

Estado inaugura obras de infraestrutura e garante mobilidade e desenvolvimento para Vitorino Freire

Os moradores da zona rural do município de Vitorino Freire, distante 300 km de São Luís, agora contam com três pontes mistas que garantem deslocamento com segurança para as demais localidades do município. A inauguração das obras ocorreu na tarde deste sábado (1º) e foi acompanhada pelo anúncio de novas ações da gestão estadual na cidade, especialmente na área do esporte e lazer.

A primeira ponte foi entregue no povoado Jacaré, batizada com o nome de Hilton Maciel. Com 30 metros de extensão e feita em materiais como aço e concreto, a estrutura integra o eixo entre Santa Inês e Vitorino Freire. Outras duas pontes foram entregues em seguida, a ponte sobre o Igarapé Chapéu Velho, no povoado Juçaral Mirim, e a ponte sobre o Igarapé do Fato, que interliga Juçaral Mirim ao Jacaré.

“Seguimos com a nossa agenda municipalista. Essa era uma demanda antiga, histórica, da população, pois no período chuvoso essas duas cidades [Vitorino Freire e Santa Inês] ficavam isoladas […] Agradeço a todas as lideranças que nos ajudaram a montar esse projeto, de ligar os municípios através das pontes, para essa região sair do alagamento”, destacou o governador Carlos Brandão durante a solenidade de inauguração.

As obras foram executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e estão localizadas em povoados estratégicos que desempenham papel essencial tanto para o deslocamento da população quanto para o escoamento da produção agrícola.

O investimento na execução das três estruturas somou, aproximadamente, R$ 3 milhões. Feitas em aço e concreto, as pontes garantem estabilidade, resistência e durabilidade. O modelo foi escolhido considerando um elevado desempenho estrutural e condições de manutenção, consideradas de baixa necessidade.

O prefeito Ademar Magalhães, conhecido como Fogoió, agradeceu pela parceria com a gestão estadual. Ele lembrou que as pontes são apenas uma parte dos investimentos já realizados pelo Governo do Estado na região.

“Estou muito alegre por essas três pontes que foram construídas e quero agradecer ao Governo do Estado do Maranhão, que mandou um carro da polícia [para o policiamento ostensivo], Colégio Militar, cinco quilômetros de asfalto para 18 ruas do município. O governo está abraçando a causa de Vitorino Freire e hoje temos mais de 12 obras em andamento com a parceria do governo”, afirmou o prefeito.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, lembrou que o povoado fica 40 quilômetros distante da sede do município e que as obras de infraestrutura mudam a vida da população, garantindo bem-estar e segurança.

“O Governo do Estado tem investido no município, já inauguramos estádio, está em andamento o asfalto para vias urbanas, estamos reformando o Estádio Bandeirão, temos Colégio Militar, portanto o governo estadual está trabalhando em parceria com a prefeitura”, frisou o secretário.

Durante a inauguração das pontes, foi assinada a ordem de serviço para o início da pavimentação de 5 quilômetros de vias urbanas; uma Areninha Esportiva no povoado Juçaral dos Saraivas e outra no povoado Juçaral Mirim; além da reforma do Estádio Bandeirão no Povoado Jacaré. Essas ações vão contribuir para a descoberta de novos talentos no esporte e para mais qualidade de vida para os moradores da região.

Para a população, as obras representam um novo momento para a história do município. José Leandro, irmão de Hilton Maciel, homenageado em memória batizando a ponte, definiu a ocasião como de gratidão e felicidade.

“Temos várias autoridades nesse momento aqui no povoado e é um momento ímpar, um momento feliz da minha vida, da minha família, e, também, de toda a população de Vitorino Ferreira, especialmente aqui do Jacaré. Então, só tenho a agradecer”, disse.

A dona de casa Rosilene da Silva afirmou que as obras deixaram no passado um verdadeiro pesadelo para a população, especialmente para quem tem filhos e ficava preocupado com a ida até a escola, utilizando uma estrutura improvisada, no lugar de uma ponte.

“Antes era horrível, a gente quase não tinha acesso e quando tinha eu ficava morrendo de medo de passar. O ônibus escolar quase não passava, porque a ponte estava quebrada, era muito ruim. Graças a Deus melhorou, a gente agradece muito, é um sonho para todos do município, não apenas do Jacaré”, comentou.

Também morador do povoado Jacaré, o lavrador Manoel Francisco agradeceu pelo trabalho realizado. “Agora está melhor com essa ponte erguida e vai ajudar os moradores do inverno ao verão. Então, só tenho a agradecer”.