POLITICA: O governador Carlos Brandão usou a rede social para informar sobre as diretrizes de sua pauta com o presidente Lula durante a reunião realizada nesta sexta-feira (31), em Brasília.
Com o propósito de defender a municipalidade e qualidade de vida à população, Brandão publicou a foto com Lula revelando harmonia e lealdade política, demonstração de alinhamento de propostas e objetivos politicos bem definidos.
“Boa conversa com o presidente Lula. Falamos da causa comum de cuidar das pessoas, cenário politico do Maranhão, do andamento de grandes obras realizadas em parceria com o governo federal como a avenida Metropolitana, Nova Litorânea, investimentos em saneamento básico e de muitas obras pelo PAC.”, publicou o governador.
O resultado da parceria entre o governador Carlos Brandão e o presidente Lula está nas pesquisas de opinião que comprovam a aprovação da população ao modelo de gestão implantado no Maranhão e ao projeto político defendido pelo grupo que comanda o executivo estadual.
– Com investimento de R$ 150 milhões, a fábrica aumenta em 45% sua capacidade produtiva e a linha consolida o Maranhão como um polo produtivo regional (Foto: Rodrigo Ribeiro)
A Solar Coca-Cola, uma das maiores fabricantes do Sistema Coca-Cola no Brasil, inaugurou nesta quinta-feira (30) sua nova linha de produção de embalagens PET na fábrica de São Luís (MA). O evento celebrou um investimento de mais de R$ 150 milhões, e contou com a presença do governador Carlos Brandão, que foi recebido pelo diretor-presidente da Solar, André Salles.
O novo aporte na unidade de São Luís representa um marco para a operação local. Com a modernização, a fábrica aumentará sua capacidade produtiva em 45% e criará novos postos de trabalho. Estrategicamente, o investimento permitirá que a unidade alcance a autossuficiência na produção de garrafas PET e consolidará São Luís como um polo produtivo regional para a Solar, passando a abastecer também os mercados do Piauí e de Tocantins.
O governador Carlos Brandão participou da inauguração da nova linha de produção de refrigerantes. A iniciativa reafirma a confiança do setor privado no ambiente de negócios do estado e reforça o momento de expansão econômica vivido pelo Estado.
“O Maranhão vive um novo ciclo econômico, e a chegada de investimentos como este é prova concreta desse avanço. O nosso estado cresce acima da média nacional e segue liderando o PIB do Nordeste, com um crescimento estimado de 3,5% neste ano, segundo o Banco do Brasil. Esse é o resultado de um trabalho planejado, que une responsabilidade fiscal, incentivo à produção e valorização do nosso povo. Para que possamos aproveitar ao máximo esse cenário de oportunidades, seguiremos investindo na capacitação da nossa mão de obra, garantindo que o maranhense esteja preparado para ocupar o espaço que merece nesse novo momento de prosperidade e desenvolvimento”, destacou o governador.
Este investimento é a primeira etapa de um plano robusto da Solar Coca-Cola para o Maranhão, que prevê um aporte total de R$ 400 milhões entre 2025 e 2029. “Este é um momento de muito orgulho para a Solar e reflete nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento do Maranhão. Recebemos o governador Carlos Brandão em nossa fábrica para celebrar conosco este passo fundamental para o futuro da nossa indústria no estado”, afirma André Salles, diretor-presidente da Solar Coca-Cola.
Geração de empregos
A Solar Coca-Cola é uma força econômica significativa no Maranhão, gerando 2.400 empregos diretos, atendendo 50 mil pontos de venda e operando 12 centros de distribuição, entre próprios e terceiros.
Além dos investimentos industriais, a empresa mantém um forte vínculo com a comunidade. Em 2025, a Solar foi reconhecida pelo Great Place to Work (GPTW) como a melhor empresa para se trabalhar no Maranhão. A companhia também desenvolve talentos locais por meio de iniciativas como o Coletivo Jovem Coca-Cola, que já formou mais de 10 mil jovens maranhenses, e o programa Portas Abertas, focado na inclusão de mulheres da localidade na equipe.
Sobre a Solar Coca-Cola
A Solar é uma das maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola e conta com 13 fábricas espalhadas pelo Brasil. Com cerca de 120 centros de distribuição, entre próprios e terceirizados, a empresa atua em aproximadamente 70% do território brasileiro, operando nas regiões Norte, Nordeste e em parte do Centro-Oeste.
A Solar tem mais de 19 mil colaboradores e é responsável pela produção e distribuição para cerca de 380 mil pontos de venda no país, impactando positivamente mais de 80 milhões de brasileiros.
POLITICA: O deputado Adelmo Soares (PSB) fez uma fala provocativa direcionada ao grupo dinista de oposição ao comemorar o resultado da pesquisa Quaest, divulgada na terça-feira (28) pela TV Mirante e que mostrou o governo de Carlos Brandão com 71% de aprovação da população.
“Enquanto a oposição insiste muito em bater no governo, o governo nada de braçada nas realizações e concretizando o sonho das pessoas”, afirmou na sessão plenária desta quarta-feira (29), na Assembleia.
Adelmo Soares chegou a dizer que, ao ver os números da pesquisa Quaest, ficou imaginando a reação do presidente nacional do PSB, João Campos, que manobrou para tirar Brandão do partido.
“Fez uma mudança na direção do PSB do Maranhão, pensando que fez alguma vantagem. Mas aí você está tirando um governador que tem 71% de aprovação para colocar um grupo de pessoas que está tentando, de todas as formas, uma reeleição”, declarou.
O deputado Adelmo Soares também destacou o apoio da maioria do Parlamento Estadual ao trabalho que vem sendo realizado por Carlos Brandão, que ficou conhecido como o governador das obras impossíveis. “É um governo do ineditismo, que visita as obras, que recebe os prefeitos, que realiza obras, obras que nunca se imaginou serem feitas, e que estão sendo concluídas pelo governo Carlos Brandão”.
Depois de enumerar ações da gestão estadual, sentenciou: “Por isso que ele agora está com 71% de aprovação”.
O Governo do Estado segue ampliando os investimentos em infraestrutura, na geração de emprego e renda e no combate à fome. Desta vez, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve nos municípios de Senador Alexandre Costa e Governador Eugênio Barros para entregar obras e serviços que promovem desenvolvimento e melhoram a vida das pessoas.
“Voltamos ao interior trazendo mais benefícios, ampliando a rede de segurança alimentar com Restaurante Popular, entregando os cartões do Maranhão Livre da Fome, inaugurando obras como o balneário de Senador Alexandre Costa e anunciando mais investimentos, como Viva PROCON, Estação Tech, Colégio Militar”, destacou Orleans Brandão.
Em Senador Alexandre Costa, mais 513 famílias foram incluídas no Maranhão Livre da Fome, o maior programa de transferência de renda da história do estado que também garante aos beneficiários assistência à saúde e capacitação para o mercado de trabalho. Além disso, Orleans Brandão e o prefeito inauguraram o 202 º Restaurante Popular, e entregaram à população a reforma da urbanização do balneário.
“Este é um dia histórico, porque Senador Alexandre Costa passa a contar com os benefícios desse programa maravilhoso que chega para transformar a vida de muitas famílias e também incentivar o comércio local. Nosso balneário totalmente urbanizado favorece a prática de atividades físicas, trazendo mais saúde para nosso povo. Nossa gestão está alinhada com o governo estadual e grata por tantos benefícios, porque a boa política é feito com parcerias”, destacou o prefeito Dr. Nilo.
Outras 462 famílias terão os benefícios do programa de combate à fome em Governador Eugênio Barros, onde o secretário de Assuntos Municipalistas também entregou, com o prefeito Chiquinho do Banco, seis carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, e anunciou a pavimentação asfáltica de três quilômetros de vias urbanas, a implantação do Viva Procon, da Estação Tech e do Colégio Militar, e a instalação do portal da cidade.
– Passageiros do SH Vega desembarcam no Porto do Itaqui (Foto: Divulgação)
O Porto do Itaqui voltou a receber um navio de cruzeiro após quase uma década. A escala do SH Vega, da companhia suíça Swan Hellenic, ocorreu no último sábado (25) e reforçou o potencial do Itaqui como porta de entrada para o turismo marítimo e internacional. A chegada da embarcação, que atracou às 4h e desatracou às 19h, também evidenciou a eficiência operacional e a infraestrutura moderna do porto em atender diferentes tipos de navios.
Com 110 metros de comprimento, 7 decks e 10 mil toneladas de arqueação bruta, o SH Vega trouxe a bordo 61 passageiros e 112 tripulantes de diversas nacionalidades. Durante a passagem pelo estado, parte dos turistas participou de um City Tour por São Luís, enquanto outros 15 foram para Santo Amaro, na região dos Lençóis Maranhenses, um dos principais destinos de turismo ecológico do país.
“O nosso porto é conhecido, principalmente, pelos recordes em movimentação de cargas. Porém, hoje, atingimos mais um marco histórico ao receber o SH Vega. Depois de uma década, o Maranhão recebe turistas estrangeiros, vindos pelo modal transporte aquaviário. É o Porto do Itaqui fortalecendo sua relação porto-cidade e fazendo parte desse planejamento estratégico do estado do Maranhão ao potencializar a nossa riqueza turística”, destacou o assessor especial de assuntos estratégicos do Porto do Itaqui, Ítalo Ribeiro.
A escala integrou o roteiro internacional do cruzeiro, que partiu de Belém e seguiu para Fortaleza, Recife, Salvador e Balneário Camboriú. O Porto do Itaqui foi escolhido como ponto estratégico por reunir condições técnicas seguras, eficiência no atendimento e localização privilegiada, que conectam o Maranhão às principais rotas marítimas do mundo.
O retorno de uma embarcação de cruzeiro ao Itaqui registrou um novo momento para o turismo e para a economia do estado. A última escala de cruzeiro ocorreu em 19 de março de 2016, quando o navio francês Le Lyrial trouxe cerca de 200 turistas franceses a São Luís. Além desse registro, o Porto do Itaqui recebeu, em março de 2015, o navio Europa 2, de bandeira alemã. Na oportunidade, 150 passageiros tiveram a oportunidade de conhecer um pouco de São Luís antes de seguir viagem rumo à Guiana Francesa.
POLITICA: Uma pesquisa da Quaest apontou que 71% dos maranhenses aprovam o governo de Carlos Brandão (sem partido), um aumento de nove pontos percentuais em relação ao último levantamento realizado pelo instituto no estado, em abril. A gestão do governador foi desaprovada por 23% — contra 31% de seis meses atrás. Outros 6% não souberam ou não responderam.
O levantamento foi contratado pela TV Mirante, afiliada da Globo no Maranhão, e será divulgado pela emissora logo mais. A Quaest reuniu 1.404 pessoas, de 15 a 20 de outubro, em 66 municípios do estado.
Ex-vice-governador de Flávio Dino, Brandão rompeu com o grupo político do ministro do STF e é aliado de Lula. Ele deixou o PSB no mês passado, depois que o comando do partido no estado foi cedido à senadora Ana Paula Lobato, ex-suplente de Dino.
O governo foi aprovado por 79% dos entrevistados que se identificaram como lulistas. E teve 63% de aprovação entre os autodeclarados bolsonaristas.
A população do Sul do Maranhão participou com muita alegria e gratidão da inauguração da Rodovia MA-006, um trecho de 90 quilômetros entre os municípios de Tasso Fragoso e Alto Parnaíba. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou que é mais uma obra histórica entregue por um governo de grandes realizações, em todas as regiões do estado.
“Hoje é mais um dia histórico de um governo marcado pela realização de obras impossíveis. Essa estrada desejada há mais de 20 anos tira a população de Tasso Fragoso e Alto Parnaíba da poeira no verão e da lama no inverno, acabando com o isolamento desses municípios e trazendo progresso para toda a região. A MA-006 é a realização de um sonho”, enfatizou Orleans Brandão.
Como secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans declarou-se orgulhoso de participar ativamente de um governo que ouve os gestores municipais e a população, e tem obras em todas as cidades: “O governador Carlos Brandão combate a fome com os Restaurantes Populares e o programa Maranhão Livre da Fome, também traz geração de emprego e renda com a fábrica da Inpasa em Balsas, realizando obras impossíveis que promovem desenvolvimento. E ainda faremos muito mais para o Maranhão continuar avançando”.
Foram mais de R$ 71 milhões investidos em serviços de conservação, restauração, drenagem, sinalização e pavimentação asfáltica de 90 quilômetros da MA-006, para dar trafegabilidade, segurança e durabilidade de todo o trecho. A obra garante um corredor seguro e eficiente para usuários e cargas, com manutenção preventiva e padrões modernos de engenharia.
A inauguração contou com a participação dos prefeitos Rubens Japonês (Alto Parnaíba), Kelson Richard (Tasso Fragoso), Accioly Cardoso (São Raimundo das Mangabeira), (Alan da Marisol (Balsas), Paula Coelho (Riachão), Jaime Fonseca (Carolina), Germano Coelho (Loreto), Fátima Dantas (Sambaíba), Helder Nunes (São Félix de Balsas) e Mariana (Nova Colinas)
“Desde 2017 estamos lutando por essa obra, que marca o recomeço do desenvolvimento de Alto Parnaíba. A pavimentação asfáltica é fundamental para a população, produtores e empresários. Essa interligação vai dar dignidade no transporte, facilita o acesso a saúde e a tantos outros serviços. Nossa cidade há mais de 20 anos não recebia a visita de um governador, e hoje temos tantas autoridades aqui presentes. Nossa população agradece por essa grande obras”, declarou o prefeito Rubens Japonês.
“Este é de verdade um governo municipalista, que abre as portas, ouve os prefeitos e atende as necessidades da nossa população”, concluiu o prefeito Kelson Richard.
– Inauguração do trecho de 90km da MA-006 ligando Tasso Fragoso a Alto Parnaíba (Fotos: Rodrigo Ribeiro, Fernando dos Anjos e Maurício Albino)
Uma nova realidade, com mais conforto e segurança, passa a fazer parte da vida dos moradores de Tasso Fragoso: a MA-006 foi requalificada ligando o município a Alto Parnaíba. A obra foi inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (27) e comemorada pela população. O serviço foi desenvolvido pelo Governo do Maranhão e contemplou a conservação, restauração e pavimentação asfáltica de 90 km da rodovia.
A obra foi realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e, além da parte de pavimentação, também abrangeu serviços de drenagem superficial com a construção e desobstrução de sarjetas, bueiros e meio-fio, assegurando o adequado escoamento das águas pluviais. Com a melhoria do trecho, a gestão estadual reafirma seu compromisso com a mobilidade e o fortalecimento da infraestrutura rodoviária maranhense.
“São 90 quilômetros de asfalto novo, tudo requalificado, pintado, com meio-fio, sarjeta e drenagem. Isso facilitará a mobilidade da população e o transporte de grãos da região de Tasso Fragoso, Alto Parnaíba e do Matopiba, com grãos que vêm do Tocantins e Piauí. Também ajudará a salvar vidas, pois com essa estrada as ambulâncias chegarão mais rápido”, afirmou o governador Carlos Brandão, durante a entrega da obra.
O prefeito de Tasso Fragoso, Kelson Richard, acompanhou o momento solene, que colocou fim a uma espera de vários anos. Na ocasião, ele lembrou que a parceria com a gestão estadual tem contribuído para garantir o bem-estar dos maranhenses em todas as regiões do estado.
“Sempre que vamos a São Luís temos portas abertas e uma comunicação muito fácil com o governador e os seus secretários. É um governo realmente municipalista. Então, graças a essa comunicação, é que hoje estamos recebendo esse sonho transformado em realidade que é a pavimentação da MA-006”, observou Kelson Richard.
Para o prefeito de Alto Parnaíba, Rubens Japonês, a obra estadual garante dignidade para a população e possibilita o desenvolvimento das atividades econômicas na região, seja de pequenos e micro empresários, como os comerciantes locais, aos grandes produtores.
“Essa obra é fundamental tanto para a população quanto para empresários da região, pois todos sabem da dificuldade que se passa quando não há estrada. A primeira coisa que se quer é o asfalto para dar dignidade na saúde, dignidade no bem-estar e na vida de cada um. É preciso ter meios de interligação e no nosso caso faltava de Tasso [Fragoso] com Alto Parnaíba”, relatou.
Com os investimentos da gestão estadual, o acesso ao município vizinho ficou muito mais rápido e seguro, como explica a estudante Maria Eduarda Sousa, que mora em Alto Parnaíba. “Nós usamos muito essa estrada. Antes demorávamos umas duas horas e meia a três horas para chegar a Tasso Fragoso por conta da estrada ser muito ruim. Mas agora, depois da obra, demoramos apenas duas horas”, contou.
Também de Alto Parnaíba, o pedreiro Irineu Júnior aprovou a união de forças do governo estadual e municipal. Ele afirmou que antes era muito difícil fazer a travessia para Tasso Fragoso ou mesmo para Balsas, mas que tudo mudou.
“Hoje a estrada está um tapete graças a Deus, mas antes era só buraco. Então está ótima essa estrada e todo dia eu ando por aqui. Quando tinha que sair daqui para ir a Balsas gastava quatro horas e agora é metade disso”, disse.
O aposentado Levi Borges é morador de Tasso Fragoso e afirmou que esperou pela obra por muitos anos e que agora é uma satisfação ver a estrada concluída. “Essa obra melhorou muito porque antes estava uma tristeza. Essa estrada só quebrava carro e agora ficou boa, está em primeiro lugar de boa”, afirmou.
Para o empresário Paulo Companheiro, a via trará mais desenvolvimento para toda a região. “Eu sou pecuarista de Tasso Fragoso e sei a importância do que é uma estrada. A gente vê que esse é um governo que busca os municípios, trazendo desenvolvimento. Hoje a pecuária faz parte do sul do Maranhão e ter estradas é fundamental”, observou.
A solenidade de inauguração também contou com a presença do ministro André Fufuca; dos deputados federais Aluísio Mendes e Márcio Honaiser; das deputadas estaduais Andreia Rezende e Vivianne Martins; além dos prefeitos Alan da Marissol (Balsas), Acciolly Cardoso (São Raimundo das Mangabeiras), Jayme Fonseca (Carolina), Paula Coelho (Riachão), Germano Coelho (Loreto), Fátima Dantas (Sambaíba), Dra. Mariana Ribeiro (Nova Colinas), Hélder Nunes (São Félix de Balsas); entre outras autoridades.
O governador Carlos Brandão anunciou, por meio das redes sociais, o reforço das ações de segurança pública na Grande Ilha e a ampliação do número de prisões realizadas nas últimas semanas. Segundo o chefe do executivo estadual, somente esta semana 35 pessoas foram presas, sendo 17 delas nas últimas 24 horas. Nos últimos dois meses, mais de 2 mil criminosos foram retirados de circulação em todo o Maranhão.
Escolas e faculdades
As operações contam com o apoio do Batalhão de Choque (BPChoque), da Rotam e do Motopatrulhamento, que permanecem em campo de forma intensiva. O foco é garantir a segurança da população, combater grupos criminosos e reforçar a presença do Estado nas ruas, bem como evitar que a disseminação de informações falsas prejudique o trabalho das forças policiais. Brandão também destacou em suas redes sociais que nenhuma ocorrência foi registrada em escolas, faculdades, universidades ou mesmo nas áreas adjacentes a essas instituições.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, reafirmou o compromisso do sistema de segurança com o enfrentamento à criminalidade e tratou do combate à desinformação.
“Há muito tempo reforçamos o policiamento nas grandes avenidas, o chamado corredor de segurança, e também estamos nos bairros. Não existe qualquer ocorrência nos colégios para o fechamento dessas escolas. O que ocorre são fake news que promovem justamente este tipo de manifestação, que são praticadas por famílias preocupadas com a segurança pública. Vamos apurar essas denúncias que só atrapalham a vida do cidadão comum”, afirmou.
O Governo do Maranhão segue atuando de forma integrada e preventiva, com foco na proteção da população e no fortalecimento das ações que asseguram paz e estabilidade em toda a Grande Ilha.
POLITICA: Ao chamar a atenção para as perseguições políticas e jurídicas que o governador Carlos Brandão enfrenta todos os dias, o deputado Davi Brandão (PSB) apontou que, se o chefe do Executivo estadual estivesse exercendo seu mandato com tranquilidade, teria entregue muito mais obras e serviços aos maranhenses.
“Como seria ainda maior o governador Carlos Brandão e o seu governo se ele pudesse ter tido a tranquilidade para administrar e a paz e o sossego para poder realizar ainda mais obras”.
O parlamentar também rechaçou as tentativas, sem sucesso, da oposição de diminuir os impactos das ações do governo. “Nós vemos a dificuldade que o governador tem todo santo dia”, disse.
Davi Brandão reforçou que, mesmo com todas as dificuldades, o governador duplicou o número de Restaurantes Populares, ampliou o número de cadeiras de hemodiálise no Maranhão, criou programas como o Maranhão Livre da Fome e o Tô Conectado, além de já ter tirado do papel várias obras consideradas impossíveis e que, hoje, são realidade.
“Precisou vir um sertanejo corajoso, com força de vontade e com um coração muito grande, para poder cuidar do povo do Maranhão da forma que tem cuidado”, declarou.