Capital maranhense celebra 413 anos com avanços em políticas estaduais nas áreas da saúde, segurança, educação e combate à fome

– Na área da saúde, Governador Carlos Brandão visita Complexo Regulador Estadual do Maranhão (Foto: Israel Pontes)

Fundada em 1612 pelos franceses Daniel de La Touche e François de Rasilly para o estabelecimento da França Equinocial, a capital do Maranhão, São Luís, completa nesta segunda-feira (8), 413 anos de história, encantos e poesia. Com mais de quatro séculos de história, a “Atenas brasileira” celebra em 2025 o fortalecimento de suas tradições e diversidade cultural, com avanços em áreas sensíveis para a população, como saúde, segurança, educação e combate à insegurança alimentar.

Tais avanços foram possíveis em função de diversas políticas públicas promovidas pelo Governo do Maranhão, que otimizaram serviços e o acesso a direitos para moradores de São Luís este ano. É o caso do novo Entreposto Pesqueiro, inaugurado em março. O entreposto é uma unidade para a venda de pescados no atacado, funcionando, inclusive, durante a madrugada para o recebimento de pescados.

O equipamento beneficia 120 comerciantes com um espaço mais adequado, higiênico e seguro para o comércio de peixes e mariscos no atacado, beneficiando feirantes e supermercados. O local funciona durante a madrugada, recebendo peixes, crustáceos e mariscos, oriundos de municípios maranhenses e estados vizinhos que abastecem feiras, mercados, supermercados e restaurantes da Região Metropolitana de São Luís, onde são comprados pelo consumidor final.

“O Entreposto Pesqueiro fortalece o consumo de pescados no estado com excelente infraestrutura. Além de dar uma condição digna de trabalho a todos, o equipamento é eficiente e ajuda também a potencializar o mercado pesqueiro”, destacou Gabriel Carvalho, coordenador do espaço.

A entrega do Entreposto Pesqueiro representou mais dignidade e qualidade de vida para os comerciantes que trabalham no local, que agora dispõem de uma estrutura mais higiênica para a venda dos seus produtos.

“Foi a realização de um sonho, que nos trouxe muitos benefícios, como um espaço digno, higienizado, onde nós podemos oferecer a nossa mercadoria com mais qualidade para os nossos clientes”, avalia Manoel Paixão, presidente da Associação dos Distribuidores de Pescados e Mariscos de São Luís.

Outro destaque é o fortalecimento da rede de segurança alimentar e combate à fome. Atualmente, já existem na cidade 15 restaurantes populares na capital. Coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), a rede de Restaurantes Populares teve início na capital maranhense até atingir a marca histórica de 190 unidades abertas.

“Somente aqui na capital já são 15 unidades, ofertando 15 mil refeições por dia aos maranhenses da Grande Ilha de São Luís que estão em situação de vulnerabilidade social. É um dos equipamentos do Governo do Maranhão mais importantes para a região metropolitana de São Luís e um dos mais bem avaliados pelo Governo do Estado. Grande orgulho poder fazer parte dessa história e de um trabalho tão essencial para famílias maranhenses”, disse o titular da Sedes, secretário Paulo Casé.

Com a oferta de alimentação saudável a preço simbólico – R$ 0,50 o café da manhã, R$ 1,00 almoço e R$ 1,00 jantar – a rede fez a diferença na vida de pessoas como a aposentada Maria dos Remédios, que é moradora do bairro Cidade Operária, em São Luís.

“É uma grande oportunidade termos na Cidade Operária um Restaurante Popular. Beneficiar muita gente que está precisando. É maravilhoso esse projeto, uma ideia brilhante”, concluiu.

 

Avanços na segurança pública

A cidade de São Luís também vem colhendo frutos do reforço do policiamento, com a queda dos indicadores de criminalidade, como homicídios dolosos. Além disso, a cidade foi beneficiada com o maior programa de reestruturação de delegacias da história do Maranhão.

Somente este ano, passaram por reforma distritos da Polícia Civil do Maranhão em bairros, como Cidade Olímpica, Cidade Operária e Turu, além de obras de reforma em Batalhões da PMMA em várias localidades, incluindo Ponta D’Areia, Vila Palmeira e região Itaqui-Bacanga.

Na avaliação do secretário de Segurança Pública,  Maurício Martins, a reforma das delegacias garante mais qualidade no atendimento à população e melhora as condições de trabalho dos agentes de segurança pública do Estado.

“O governador Carlos Brandão colocou a segurança pública no centro das prioridades do Governo por entender que a segurança é item essencial para a qualidade de vida do cidadão. As reconstruções e reformas de delegacias fazem parte desse compromisso. Já são centenas de obras, incluindo todas as delegacias da nossa capital, São Luís”, pontua.

 

Educação e saúde melhoram a vida dos ludovicenses

No campo educacional, professores e alunos da rede estadual de ensino que atuam em São Luís têm muitos motivos para comemorar. Além de 35 de obras em equipamentos educacionais já inauguradas e outras 178 em andamento, a educação estadual foi contemplada no mês passado com o lançamento do Programa Tô Conectado.

A iniciativa é voltada para o fornecimento dispositivos móveis (tablets) com acesso à internet a estudantes da rede pública estadual para promover a  inclusão digital e disponibilizar novas ferramentas para melhorar a qualidade do ensino.

Para a secretária de Estado da Educação (Seduc), Jandira Dias, o lançamento do programa é um marco “histórico para a rede estadual de ensino”. “O Tô Conectado garante inclusão digital, igualdade de oportunidades e novas possibilidades de aprendizagem. Estamos colocando a tecnologia a serviço da educação e fortalecendo o futuro da juventude maranhense”, destacou.

Alunos da rede estadual, como Daryellen Damillen, acreditam que com o equipamento em mãos, estudantes como ela ganham um recurso adicional no processo de aprendizagem. “Eu fiquei muito emocionada em receber esse tablet. É um incentivo enorme para os nossos estudos, porque agora vamos ter mais acesso a conteúdo, pesquisas e ferramentas que vão nos ajudar a aprender cada vez mais”, ressaltou.

O Tô Conectado é um dos eixos do macroprograma estadual Educação de Verdade. Os tablets são pré-configurados para não receber aplicativos de jogos e nem mesmo redes sociais, tendo como finalidade exclusiva a oferta de novos recursos pedagógicos aos alunos, no ambiente digital, para melhoria dos indicadores educacionais do estado e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na saúde, desde o começo do ano, São Luís ganhou o Complexo Regulador Estadual do Maranhão, localizado no bairro São Francisco, que atende a todo o Maranhão. O local reúne serviços como a Central de Transplantes, o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e a Central de Marcação de Consultas e Exames, promovendo maior eficiência e integração no atendimento à população.

Para o secretário de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, o espaço facilita a regulação dos pacientes aos serviços do SUS, prestados na Rede Estadual de Saúde. “Mas não apenas isso, o Complexo Regulador representa também que estamos investindo no bem-estar e melhoria da qualidade de trabalho dos nossos servidores, colocando-os em ambiente adequado, integrado e moderno”, pontuou.

Outro avanço no setor de saúde foi a abertura da nova instalação da Central de Atendimento do Disque Saúde. A central passou de 50 para 200 pontos, o que garante mais agilidade aos usuários. Também foi implantada uma Unidade de Resposta Audível (URA) com tecnologia inteligente, que otimiza o direcionamento das demandas e agiliza o processo de agendamento.

Na data em que São Luís comemora 413 anos, o Governo do Estado, por meio da SES, entrega à população a reforma dos 22 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos, o Banco de Leite e a reforma do setor de Emergência e Recepção da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), no bairro Cohab Anil I.

Governo do Maranhão promove modernização da infraestrutura de São Luís no aniversário de 413 anos da capital maranhense

– Novo Cais do Quebra Pote deu mais qualidade de vida para a população (Foto: Arquivo/Secom)

Com mais de quatro séculos de história, a capital maranhense comemora seu aniversário de 413 neste dia 8 de setembro e passa por uma transformação que garante a melhoria da mobilidade para quem vive na ilha de São Luís. Por meio de grandes obras como a Nova Avenida Litorânea, Avenida Metropolitana, Cais do Quebra Pote e Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental, o Governo do Maranhão está modernizando e ampliando a infraestrutura da capital maranhense.

As intervenções viárias preparam São Luís para o futuro e, além disso, garantem o acesso de todos aos mais diversos pontos da cidade. Um exemplo disso é a execução do prolongamento da Avenida Litorânea que inclui mais 7 quilômetros de nova via e é considerada uma intervenção de função múltipla, pois irá conectar os municípios, proteger o meio ambiente, estimular o turismo e organizar o crescimento urbano da orla da Ilha de São Luís.

As obras foram vistoriadas na segunda-feira (1º), pelo governador Carlos Brandão. Até o momento, 35% dos serviços já foram executados como a terraplanagem no trecho do Olho d’água, com 1,2 quilômetro de extensão, e o enrocamento no trecho da praia do Meio e na praia do Araçagy, onde também já foi iniciada a imprimação do solo para futuro asfaltamento.

“Estamos executando obras que estão transformando a Grande São Luís. São obras que trazem mais mobilidade, prestação de serviços com mais conforto e segurança, mais empregos e que dão mais qualidade de vida para nossa população”, destaca o governador Carlos Brandão.

O projeto inclui ciclovia ao longo de toda a avenida, 10,2 quilômetros de calçadas amplas, 3 faixas de rolamento por sentido, sendo 1 exclusiva para ônibus ao lado da qual serão instalados novos abrigos para os usuários do transporte coletivo. Também será feito estacionamento a 45º do lado esquerdo da via, canteiro central em piso intertravado e iluminação pública em LED.

Um trecho da via será referente a uma ponte sobre o Rio Jaguarema, que fará a integração direta do novo eixo viário com a Avenida Atlântica, no Araçagi. Assim será possível dar mais fluidez ao tráfego, acessibilidade e conexão entre áreas urbanas.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, obras como a da Nova Avenida Litorânea são ações prioritárias para o planejamento viário do estado. “A mobilidade, aliada à qualidade de vida e à segurança, sempre foi uma pauta de grande relevância para nós da Sinfra. O Governo do Maranhão tem demonstrado que leva essa demanda a sério, não apenas na capital, mas em toda a Grande Ilha, como também no Maranhão. A obra de extensão da Litorânea e o avanço da Avenida Metropolitana, que vão integrar ainda mais os municípios com segurança e economia de tempo, são a prova de como estamos avançando nesse compromisso”, afirmou.

 

Conectando a Ilha

Assim como a obra da Avenida Litorânea, outra importante construção está em andamento e vai colaborar para deixar a cidade conectada. A Avenida Metropolitana representa uma das ações mais estratégicas do Governo do Estado para a melhoria da mobilidade urbana na Ilha de São Luís. A obra é essencial para solucionar gargalos históricos, garantir fluidez no trânsito, melhorar a acessibilidade regional e promover a integração entre os municípios que compõem a Grande Ilha de São Luís: São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

Quando estiver totalmente concluída, a Avenida Metropolitana será um novo Anel Viário da Grande Ilha, promovendo a integração de 1 milhão de pessoas nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa com um tráfego mais seguro e eficiente. Ao todo, 50 bairros dos quatro municípios serão beneficiados, atendendo milhares de pessoas.

Neste ano, o governador Brandão já inaugurou a primeira etapa que está beneficiando a população. Quem já vive no dia a dia as melhorias geradas pela entrega do primeiro trecho da avenida é a agente de combate a endemias, Rozilene Cruz. “A nova Avenida Metropolitana veio para dar mais mobilidade ao trânsito nessa região e nosso governador Carlos Brandão está de parabéns pelo trabalho. Uma linda avenida que tem um calçadão onde podemos fazer nossa caminhada com segurança. A população só tem agradecer”, disse.

 

Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental

Previsto para ser inaugurado dentro da programação de entregas de obras em comemoração aos 413 anos de São Luís, o Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental foi projetado para transformar a mobilidade da região, conectando São Luís a diversos municípios vizinhos com conforto, segurança e acessibilidade.

O agente de viagens Diego Jorge viaja com frequência para a Baixada Maranhense e acredita que o novo terminal vai melhorar a mobilidade. “Com o espaço de vendas adequado e também com infraestrutura, conforto e segurança, melhoram as vendas e conseguimos, inclusive, indicar para os turistas seguirem para outros pontos de nosso estado por este terminal”, elogiou.

Construído em uma área total de 6.386 metros quadrados e com um investimento de R$ 9 milhões, o projeto inclui 16 baias para embarque e desembarque de vans, além de quatro baias dedicadas a ônibus e estacionamento para automóveis particulares que realizam pequenas viagens. Além disso, o terminal possui oito guichês de venda de passagens, cobertura com estrutura metálica e telha termoacústica, faixas de pedestres elevadas e bancos em concreto natural, 24 bancas para comerciantes, banheiros, iluminação e paisagismo.

O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Adriano Sarney, ressaltou a importância desta obra. “Esse projeto nasceu da escuta da população e do compromisso em atender uma demanda que existe há quase 30 anos: oferecer um espaço digno, seguro e confortável para os trabalhadores e usuários do transporte alternativo. Será uma grande transformação que vai impactar mais de 2 milhões de pessoas por ano e dezenas de municípios”, informou.

 

Fortalecimento do turismo

Assim como o Terminal de Passageiros, outro presente que a ilha ganhou está sendo essencial para fortalecer o segmento turístico e a cadeia produtiva da cidade: o Cais do Quebra Pote. A obra vai reforçar a vocação turística da região e também possibilitará o escoamento do pescado e da produção agrícola da comunidade.

“Com a urbanização completa, garantimos mais segurança, acessibilidade e dignidade para a população. Além de valorizar a pesca e a agricultura familiar, que são fundamentais para a economia do Quebra Pote, o novo cais fortalece o turismo, incentiva os esportes náuticos e amplia as oportunidades para o desenvolvimento da comunidade. O Governo do Maranhão segue firme no compromisso de transformar realidades e promover o progresso com inclusão e respeito à nossa cultura”, observou o presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem), Leônidas Araújo.

Todo o entorno do cais foi urbanizado, com a construção de bancos, delimitação de áreas verdes, pavimentação com blocos sextavados de concreto, drenagem superficial (meio-fio e sarjetas), muro de contenção, arquibancada, acessibilidade com piso tátil e rampa para Pessoa com Deficiência (PCD). Outro atrativo do cais foi a construção do Santuário de São Pedro, monumento que reforça a cultura local e enriquece o turismo na região.

Governador Carlos Brandão visita estandes durante encerramento da 65ª Expoema e avalia edição 2025 como um sucesso total

– Governador Carlos Brandão visita estandes da Expoema no último dia da feira agropecuária (Foto: Gilson Teixeira)

A 65ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) foi encerrada no domingo (7). Durante oito dias, produtores rurais puderam prospectar e fechar novos negócios e a população teve acesso a diversos serviços, além de uma ampla programação cultural. O governador Carlos Brandão compareceu ao último dia de exposições, visitou os estandes institucionais do Governo do Maranhão e avaliou de forma positiva a Expoema 2025.

A Expoema 2025 aconteceu de 31 de agosto a 7 de setembro, no Parque Independência, em São Luís. Realizada pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), em parceria com o Governo do Estado, a Expoema 2025 foi marcada pela evolução das raças, valorização da trajetória dos produtores, e inovações que transformaram o setor agropecuário nos últimos anos.

A feira de exposições contou com shows, mostras agropecuárias, competições, capacitações e um grande leque de serviços e ações de cerca de 30 órgãos estaduais. Também foi instalado o Gabinete Itinerante, medida do Governo do Maranhão que aproxima a população e a gestão estadual. Graças a esta iniciativa, foi possível debater ações diretamente com os produtores rurais, resultando em decretos e projetos de lei voltados exclusivamente para o desenvolvimento do setor.

Na noite de domingo (7), o governador Carlos Brandão visitou a Expoema, passando por diversos estandes e conversando com a população. Ele avaliou a edição 2025 da feira agropecuária como um sucesso.

“Nós encerramos mais uma Expoema, a edição de 65 anos, e foi um sucesso total na venda de animais, comercialização de máquinas e suprimentos agrícolas. Também tivemos diversos cursos de capacitação e grandes shows. E também é muito importante destacar a presença das famílias, pois a Expoema sempre foi uma festa popular. Se este ano foi tão bom, todos podem se preparar já para o ano que vem que será ainda melhor”, assinalou.

O presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão, Ricardo Ataíde, destacou a edição 2025 da Expoema como a maior já realizada. “Este ano nós superamos todos os recordes das edições anteriores. A marca Expoema é muito forte e chega aos 65 anos como este grande evento cultural e de negócios no estado. O público lotou a Expoema como não víamos há muitos anos para acompanhar toda a programação, os serviços e os shows. Tudo isto foi possível graças à parceria de sempre do Governo do Maranhão”, pontuou Ricardo Ataíde.

E o público também avaliou de forma positiva a edição 2025 da Expoema. “Gostei da infraestrutura. Mesmo estando lotado dá para circular tranquilamente. A programação de shows foi muito boa também. Por isso, vim aproveitar o último dia”, disse o professor Leonardo Garcez.

O engenheiro agrônomo Edaciano Furtado elogiou a diversidade de serviços. “Tem muitas opções de comida e com preços para todos os públicos. Essa edição teve muita opção diferenciada entretenimento também. Muito boa a organização em geral”, comentou.

 

Visitas aos estandes

A visita do governador Carlos Brandão à Expoema começou pelo stand do projeto Recicla Maranhão pela Agência Executiva Metropolitana (Agem) onde conheceu a Central de Compostagem montada para a Expoema 2025. Por meio da iniciativa os resíduos orgânicos, como restos de comida e sobras das cozinhas, gerados durante os dias de evento foram destinados às ilhas de compostagem montadas no local, onde passam por um processo controlado, até serem transformados em adubo e biofertilizante.

Ainda como parte do Recicla Maranhão, seis cooperativas de catadores de materiais recicláveis atuaram durante todos os dias, fazendo a coletiva seletiva no Parque Independência, inclusive após o encerramento das programações diárias, encaminhando para a reciclagem todos os itens recolhidos.

 

Educação e inovação

Já no estande do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Brandão conheceu diversos projetos de inovação e sustentabilidade desenvolvidos por estudantes e professores das diversas unidades do Maranhão. Um desses projetos foi o “Uso de placas solares para o consumo sustentável de energia”, desenvolvidos por alunos do Iema Pleno Jardim América, em São Luís.

A aluna do 1º ano da unidade, Nycolli Beserra, 16 anos, explicou o projeto para o governador. “O principal objetivo desse projeto é diminuir os impactos ambientais causados pela energia hidroelétrica, e fazer com que a energia solar fique cada vez mais acessível para todas as classes”, disse.

Ainda na área da educação, o governador visitou o estande da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), onde alunos e professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) expuseram diversas iniciativas da universidade. Uma das iniciativas que chamou a atenção do governador foi a Apimel Company, que atua na valorização da cadeia do mel de abelha tiúba no Maranhão.

O professor do Departamento de Biologia do CCA da Uema, Maurício Bezerra, esclareceu que a Apimel Company é apoiada pela Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema (Marandu) com o objetivo de ampliar a distribuição de colônias de abelhas tiúbas em larga escala para os municípios maranhenses.

“Atualmente, existe um déficit dessas colônias no mercado. Então, quem tem as colônias acaba centralizando o mercado. Nossa ideia é distribuir essas colônias pelo Maranhão, pois além de reduzimos o déficit e ampliarmos a produção de mel, também termos um modelo didático, instrumental, para as aulas de biologia, fortalecendo também a educação”, relatou Maurício Bezerra.

 

Geração de emprego e renda

O governador Carlos Brandão encerrou sua visita ao último dia da 65º Expoema na Praça de Alimentação do Programa Mais Renda. Durante os oito dias de evento os beneficiários do programa tiveram um espaço exclusivo para comercializarem seus produtos e garantir um incremento na renda mensal.

Beneficiária do programa há 4 anos, Adriana Garcia encerrou o último dia de vendas com comercialização total dos produtos. “Hoje, último dia do evento, já acabou toda a batata frita e os pastéis que eu trouxe para a venda do dia. Estou finalizando com os cachorros-quentes e vou voltar para casa com tudo vendido”, comemorou.

Maria dos Anjos Costa, vendedora de churrasquinho e batata frita, é beneficiária do programa há apenas 8 meses e também comemorou as vendas. “Quase todo o churrasco que eu trouxe para o domingo já foi vendido e até o fim da noite devo vender tudo. Valeu muito à pena passar esses dias aqui na Expoema”, contou.

O Mais Renda é um programa de inclusão socioprodutiva do Governo do Maranhão que tem o objetivo fortalecer a geração de emprego, renda e empreendedorismo de famílias em situação de vulnerabilidade social.  O programa já beneficiou 5.563 empreendedores nas atividades de alimentação, beleza, confeitaria e costura, em 158 municípios do Maranhão até julho deste ano.

Só na gestão Brandão foram entregues 2.474 equipamentos, em 76 municípios. Os beneficiários recebem kit de negócio composto por fardamento oficial, utensílios e equipamentos, como carrinhos adequados à venda de alimentos ou no manuseio da área da beleza.

Governo do Estado inaugura em São Luís Terminal de Passageiros da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, inaugura na próxima terça-feira (9), às 8h30, o novo Terminal de Passageiros da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense, localizado no Centro, próximo ao Anel Viário.

Beneficiando diretamente a população de 28 municípios das duas microrregiões, o terminal oferece 16 baias para embarque e desembarque de vans, além de quatro baias dedicadas a ônibus, e estacionamento para automóveis particulares que realizam pequenas viagens.

O terminal possui também oito guichês de venda de passagens, cobertura com estrutura metálica e telha termoacústica, faixas de pedestres elevadas, bancos em concreto natural, 24 bancas para comerciantes e artesãos, além de banheiros e sistema eletrônico de bilhetagem unificado.

São aproximadamente 2.500 m² de área construída, oferecendo uma infraestrutura moderna para usuários, operadores, empreendedores e turistas.

O novo espaço foi projetado para facilitar a mobilidade para pessoas que moram ou trabalham na Baixada ou no litoral ocidental do estado, conectando São Luís a dezenas de municípios das microrregiões, com conforto, segurança e acessibilidade.

O terminal funcionará 24 horas por dia, com as bilheterias operando conforme os horários das cooperativas e empresas de transporte. A administração estará sob responsabilidade da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).

Com base na demanda histórica das duas regiões beneficiadas, a estimativa da MOB é que o Terminal de Passageiros da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense atenda aproximadamente 3.900 passageiros por dia, consolidando-se como ponto estratégico de embarque e desembarque.

A projeção da MOB é que o fluxo de passageiros aumente progressivamente com ajustes na organização do transporte alternativo e a integração ao sistema de ferry boat.

Serviço:
O quê: Inauguração do novo Terminal de Passageiros da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense
Quando: Terça-feira (9) às 8h30
Onde: Avenida Senador Vitorino Freire, próximo ao Entreposto Pesqueiro do Maranhão, no Aterro do Bacanga, Centro Histórico de São Luís (MA)

Brandão recebe mais oito prefeitos e reforça diálogo municipalista pelo Maranhão

O governador Carlos Brandão recebeu, nesta sexta-feira (5), mais oito prefeitos maranhenses em reuniões presenciais no Palácio dos Leões, em São Luís. Os encontros seguem a estratégia de fortalecer o diálogo direto com as gestões municipais e ampliar a presença do governo do Estado em todas as regiões.

Nesta rodada, participaram os prefeitos: Caçula Coelho (Presidente Médici), Jhulio Sousa (Poção de Pedras), Amin Quemel (Carutapera), Romulo Arruda (São Pedro dos Crentes), Mecinho (São João Batista), Abnadar Portela (Capinzal do Norte), Itaires Tratorzao (Lajeado Novo) e Chiquinho do Banco (Governador Eugênio Barros).

Durante as audiências, cada gestor municipal apresentou demandas, prioridades e projetos de suas cidades, sendo ouvido pelo governador e sua equipe de secretários. Desde o início de 2025, já foram recebidos 133 prefeitos no Palácio dos Leões e também na Agemsul, quando Brandão esteve em agenda na Região Tocantina.

“Mais um dia de municipalismo, discutindo várias ações, como construção e reforma de escolas, praças, pavimentação de vias urbanas, hospitais, Maranhão Livre da Fome e diversas outras ações que o governo do Maranhão está executando nos municípios. E vamos continuar nesta pegada. Seguiremos atendendo os prefeitos e prefeitas, bem como liberando os recursos para melhorar a vida das pessoas nas cidades”, destacou Brandão.

Para o prefeito Jhulio Sousa, de Poção de Pedras, ter este momento de diálogo é uma grande satisfação. “Estou muito feliz em estar aqui com a equipe do governador, que vai atender os pleitos da nossa cidade. Com asfalto, investimento na área esportiva, Escola Militar, Estação Tech, portal novo na entrada da cidade e muito mais. Só tenho a agradecer ao secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e todo o secretariado”.

Já o prefeito de São Pedro dos Crentes, Rômulo Arruda, falou da expectativa para as melhorias necessárias na infraestrutura do município. “Saio muito otimista dessa audiência. Trouxe as demandas, não só do nosso município, mas também da nossa MA-138 e das pontes de concreto usadas na região. Saímos cheios de esperança de dias melhores para São Pedro dos Crentes. Teremos asfalto nas vias urbanas, prolongamento da Avenida Governador Luiz Rocha, algo que vai contribuir muito com a vida do povo que sofre com a poeira em suas casas. Para mim foi muito gratificante esse encontro. Gratidão à equipe do governo do Maranhão e ao governador, por toda a sua receptividade”, finalizou Rômulo.

As reuniões dão continuidade à agenda de aproximação permanente entre o governo estadual e as prefeituras, assegurando que políticas públicas sejam implementadas de forma descentralizada e eficaz.

Brandão institui os programas “Esta Casa Agora é Minha” e “Paz no Campo” durante Gabinete Itinerante

Garantir regularização fundiária, moradia digna e segurança jurídica: estas são as premissas centrais dos Programas “Esta Casa Agora é Minha” e “Paz no Campo”, iniciativas estaduais que foram oficialmente instituídas neste sábado (6), pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão.

A solenidade de assinatura das Medidas Provisórias (MPs) que instituíram os dois programas foi realizada na sede da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), localizada no Parque Independência, em São Luís (MA), palco da 65ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), durante a terceira edição do Gabinete Itinerante.

Para Carlos Brandão, a presença do Gabinete Itinerante do Governador na Expoema fortalece o diálogo com setores produtivos, impulsiona políticas públicas direcionadas ao campo e democratiza o acesso da população às ações governamentais.


“O nosso governo criou o modelo do Governo Itinerante. O que significa isso? Trazer todo o governo para dentro da Expoema, não só a parte das secretarias do agro, mas também as secretarias que funcionam no governo, para que a população tenha conhecimento. É uma maneira de aproximar o governo da população”, frisou o governador.

Regularização fundiária urbana e rural
Antes de assinar as MPs, o governador Carlos Brandão participou do plantio de mudas de ipê amarelo na Praça dos Criadores, na entrada da sede da Ascem, acompanhado do presidente da Associação, Ricardo Ataíde, do secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Bira do Pindaré, e do presidente do Iterma, Anderson Ferreira.

Na sequência, foram apresentados, em coletiva de imprensa, mais detalhes sobre os dois programas. O Programa Estadual “Esta Casa Agora É Minha” visa instituir a Regularização Fundiária Urbana (Reurb). O processo acontece mediante a concessão de títulos de propriedade, implantação de infraestrutura básica e demais medidas de inclusão social, ambiental, jurídica e urbanística.

De acordo com o presidente do Iterma, Anderson Ferreira, a meta do governo estadual é atingir a marca de 10 mil títulos de regularização entregues até o final de 2025, e 20 mil títulos em 2026.

“O governador viu a necessidade de atender quem mora nas cidades, que não tem o documento da sua casa. Começamos a fazer a regularização, por meio da Reurb, e a parcerias com as prefeituras é fundamental. Já entregamos 4 mil títulos e temos mais 5 mil que estão em processamento”, detalhou Anderson.   Após a assinatura, a minuta do documento será encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) para apreciação, transformando a Medida Provisória em um arcabouço legal permanente, para garantia de moradias dignas e cidades mais justas e ordenadas.

Já na zona rural, o Programa Paz no Campo se destaca como um marco que já resultou na entrega de mais de 18.500 títulos, regularizando mais de 242 mil hectares e beneficiando mais de 22 mil famílias.

Em 2024, o Iterma alcançou marca recorde, com a entrega de mais de 5.000 títulos. A projeção para 2025 é ainda mais ambiciosa, com a expectativa de mais de 10.000 novos títulos entregues até o final do ano.

Paz no Campo – Em agosto deste ano, o Programa Paz no Campo foi contemplado com o Prêmio “Solo Seguro”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), referente à edição 2024/2025. A premiação representa a chancela oficial do Poder Judiciário a projetos que identificam, reconhecem e disseminam as melhores práticas em regularização fundiária urbana e rural em todo o Brasil.

“De 143 projetos de todo o Brasil, o Iterma ganhou em primeiro lugar com a melhor regularização fundiária rural do país. Nós ganhamos esse prêmio. O Maranhão está se destacando nessa questão da regularização fundiária. Nós pegamos a expertise, sabemos como fazer e isso trouxe prêmios para o Maranhão”, celebrou o governador Carlos Brandão.

O programa segue o modelo do Projeto Terra Para Elas, que tem como objetivos garantir o acesso à terra e fortalecer a autonomia econômica das mulheres rurais, por meio da regularização fundiária, da inclusão produtiva e da igualdade de gênero. A iniciativa prevê a entrega de 2.500 títulos e a capacitação de 5.000 mulheres em áreas como bioeconomia, manejo sustentável e empreendedorismo, com prioridade para agricultoras familiares, extrativistas, quilombolas, indígenas e assentadas da reforma agrária.

Tempo de Semear
Ainda como parte dos compromissos agendados para o 3º Gabinete Itinerante do Governador, houve o lançamento Programa Tempo de Semear, que será coordenado e executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) e vai conceder auxílio financeiro aos agricultores maranhenses para a aquisição de sementes, insumos e equipamentos agrícolas, por meio de cartão de débito, em estabelecimentos comerciais autorizados a efetuarem a comercialização no Estado do Maranhão.

O auxílio do programa será concedido por meio de crédito disponibilizado em cartão bancário, no valor de R$2.000,00 por beneficiário, pago em parcela única. O Cartão Tempo de Semear poderá ser utilizado várias vezes até que o saldo seja esgotado ou até expirar a sua validade, que coincidirá com o final do ano agrícola em curso, neste caso, em 30 de junho de 2026.

“Nós vamos distribuir um cartão e o agricultor vai ter o dinheiro dentro do cartão mesmo e ele vai comprar na casa de produtos veterinários. Ele compra, já leva e já planta, para que não possa ter nenhum prejuízo. A gente aquece o comércio local e o produtor fica mais independente. É um programa feito para o pequeno produtor”, destacou o governador.

Vagas exclusivas para mulheres produtoras – Para garantir a equidade de gênero, o programa Tempo de Semear destinará, no mínimo, 30% das vagas a serem sorteadas em cada município para as mulheres. A iniciativa visa corrigir as disparidades históricas e fomentar a inclusão das mulheres no setor agrícola.

O primeiro sorteio do programa foi destinado a agricultores de seis municípios do Sul do Maranhão (Loreto, Estreito, Sambaíba, Riachão, São Raimundo das Mangabeiras e Carolina), no total 115 produtores foram contemplados. A região foi escolhida para o sorteio de abertura por ser a primeira a iniciar o período de plantio no estado. Nesta primeira etapa vão ser beneficiados 4.000 produtores rurais maranhenses, distribuídos em 100 municípios do estado.

Expoema com o Maranhão Zona Livre da Febre Aftosa sem Vacinação
Outro ponto destacado durante a coletiva foi a realização da primeira edição de uma Expoema com o Maranhão já certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como Zona Livre da Febre Aftosa. O reconhecimento aconteceu em cerimônia na sede da OMSA, em Paris, França, em junho deste ano.

O presidente da Ascem, Ricardo Ataíde, parabenizou o empenho do Poder Executivo estadual para obtenção do novo status sanitário do rebanho maranhense, que agora figura mais competitivo no mercado interno e externo.

“Nós estamos em festa, comemorando 65 anos de Expoema, um marco muito importante para a agropecuária do Maranhão. Somos hoje Zona Livre da Aftosa sem Vacinação. É um esforço do dia a dia do produtor, juntamente com a mão amiga do governador Carlos Brandão, que não mediu esforços para conseguir esse título”, finalizou Ataíde.

– Brandão participa da inauguração da ponte sobre o Rio Parnaíba (Foto: Gilson Teixeira)

A nova ponte que liga o Piauí ao Maranhão foi inaugurada nesta sexta-feira (5). Localizada na BR-330, o viaduto liga as cidades de Santa Filomena (PI) a Tasso Fragoso (MA). A inauguração foi feita pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e contou com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão. Também participaram da solenidade o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias; e o prefeito de Tasso Fragoso, Kelson Richard.

A estrutura de concreto armado e com aproximadamente 123 metros de extensão, instalada sobre o Rio Parnaíba, vai beneficiar o escoamento de grãos na região do Matopiba (enclave formado por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), uma das maiores fronteiras agrícolas do país, facilitando o escoamento da produção e o desenvolvimento econômico da região de Balsas (MA).

Antes da obra, o transporte de veículos entre os dois estados era feito por balsas. A obra faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e recebeu R$ 34 milhões em investimentos do Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Durante a solenidade, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, afirmou que a ponte será um grande vetor de desenvolvimento para os dois estados. “Para fortalecer o trabalho feito pelo Governo Federal, o Governo do Maranhão está fazendo a pavimentação asfáltica de Tasso Fragoso até Alto Parnaíba, na Serra do Penitente. Por meio dessa parceria, a gente está concluindo muitas obras que estão gerando desenvolvimento para o estado e garantindo mais emprego e renda para a população”, assinalou Brandão.

Já o ministro Renan Filho destacou a importância da obra. “Esta é uma obra que vai permitir, além do escoamento, a integração da produção do Matopiba, utilizando maquinários comuns, facilitando a entrada e saída de insumos, e também a integração das pessoas que trabalham por aqui. Também discutimos aqui obras importantes para o Sul do Maranhão, como o contorno de Balsas, para que a região possa continuar produzindo tanto e ajudando o Brasil a avançar”, pontuou.

O prefeito de Tasso Fragoso, Kelson Richard, disse que a inauguração da ponte é um marco histórico para a região. “Esta é uma obra que vai alavancar a nossa economia. Além disso, o Governo do Maranhão está implantando 5 quilômetros de asfalto aqui em Tasso Fragoso, o que vai potencializar ainda mais o resultado desta obra histórica para a nossa região”, declarou.

Benefício para a população

Para quem precisa fazer a travessia entre os dois estados, a ponte representa uma transformação na rotina, que agora ficará mais segura e ágil. “Antes, era uma dificuldade para a gente, que tinha que atravessar de balsa, esperar em uma fila para conseguir vaga. Levava tempo e ainda tínhamos que pagar. Agora, melhorou 100%. É um dia de muita alegria para nós”, comentou José Lopes dos Santos, autônomo.

José dos Reis Miranda, lavrador, contou que já deixou de fazer a travessia por causa do horário de funcionamento do serviço de balsa. “Antes, se a gente chegasse ao Pontão fora do horário da balsa, não tinha como atravessar. Agora, com essa ponte, é 24 horas. A qualquer momento que a gente precisar podemos ir de um lado para o outro. Então, eu quero agradecer a todos que fizeram esta obra”, comemorou.

 

BR-330

A BR-330 é uma rodovia diagonal do Sistema Nacional de Viação (SNV), com 1.489 quilômetros de extensão, atravessando os estados da Bahia, Piauí e Maranhão. No contexto regional, está inserida na área do Matopiba, uma das mais promissoras do agronegócio brasileiro, especialmente na produção de grãos como a soja.

A pavimentação dos acessos à ponte, além da construção da ponte, cria condições favoráveis para o escoamento da produção agrícola, atração de novos investimentos e geração de empregos.

Governo leva mais investimentos a Boa Vista do Gurupi, Junco do Maranhão e Amapá do Maranhão

Obras e serviços estaduais nas áreas de educação, saúde, geração de renda e combate à fome vão melhorar a qualidade de vida da população nos municípios de Boa Vista do Gurupi, Junco do Maranhão e Amapá do Maranhão. O secretário de Assuntos Municipalistas (Seam), Orleans Brandão, esteve nas três cidades nesta quinta-feira (4), representando o Governo do Estado, para autorizar novos investimentos, entregar equipamentos e cartões a beneficiários do programa Maranhão Livre da Fome.

“Estamos todos os dias indo ao interior do Maranhão, entregando obras e serviços, levando boas notícias nessa parceria do Governo do Estado com todos os municípios. Nosso foco é trabalhar para desenvolver o estado e melhorar a vida das pessoas, e é com esse objetivo que as políticas públicas estão saindo do papel, com obras e serviços acontecendo em todas as regiões”, declarou Orleans Brandão.

Em Boa Vista do Gurupi, Orleans Brandão fez a entrega de cartões do Programa Maranhão Livre da Fome a 278 famílias, e explicou que, além do benefício mensal para a compra de alimentos, terão também assistência à saúde e cursos de capacitação para que possam ingressar no mercado de trabalho. No mesmo ato, oito carrinhos do programa Mais Renda foram disponibilizados para microempreendedores.

“Ao mesmo tempo em que fazemos o maior programa de transferência de renda da história do Maranhão, criamos as condições para que as pessoas tenham trabalho e renda”, acrescentou o secretário. No município também foi autorizada a implantação do Viva Procon e da Estação Tech para capacitação tecnológica.

Em Junco do Maranhão, outras 133 famílias foram incluídas no Programa Maranhão Livre da Fome, e mais oito comerciantes informais receberam carrinhos do Programa Mais Renda, para que tenham melhores condições de trabalho. Com o prefeito Zé Ricardo, os secretários Orleans Brandão (Seam) e Tiago Fernandes (SES), fizeram a entrega de 428 óculos a pessoas atendidas pelo programa estadual Cuidar dos Olhos.

Para o município também foi autorizada a implantação da Estação Tech, do Viva Procon, do Colégio Militar e do portal da cidade. “Expressamos nossa gratidão ao Governo do Estado por essa parceria que tantos benefícios tem trazido para Junco do Maranhão”, declarou o prefeito Zé Ricardo.

O combate à fome também chegou a Amapá do Maranhão, onde 232 famílias vão receber crédito mensal para comprar alimentos, assistência à saúde e capacitação para o trabalho. No município, Orleans Brandão também entregou 225 óculos do Programa Cuidar dos Olhos e oito carrinhos do Programa Mais Renda; autorizou a construção do estádio de futebol, do Viva Procon e da Estação Tech; e anunciou a inclusão de três quilômetros de vias urbanas do município no programa de pavimentação asfáltica do Governo do Estado.

“Amapá do Maranhão está crescendo graças à parceria com o Governo do Estado. Estamos vendo os benefícios chegando, a obra do estádio é importante para nossa cidade, onde o esporte é forte. Assim como todas as outras obras e serviços já anunciados. Continuaremos juntos, trabalhando pelo desenvolvimento do nosso município”, afirmou a prefeita Nelene Gomes.

Brandão apresenta programa Tô Conectado para ministro da Educação, Camilo Santana, que destaca a importância da iniciativa

– Governador Carlos Brandão apresenta Tô Conectado para ministro da Educação, Camilo Santana (Foto: Brunno Carvalho)

Nesta quinta-feira (4), o governador Carlos Brandão esteve reunido com o ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília (DF). Durante o encontro foram debatidas novas parcerias e apresentado o programa Tô Conectado, do Governo do Maranhão. A iniciativa foi destacada pelo ministro por sua importância para a inclusão tecnológica dos alunos da rede pública estadual.

Durante a reunião na sede do Ministério da Educação (MEC), o governador detalhou o macroprograma Educação de Verdade, lançado pelo Governo do Maranhão em agosto deste ano.

Entre os eixos do programa está o Tô Conectado, que contempla a distribuição de cerca de 250 mil tablets para alunos da rede pública estadual, das escolas da educação básica, nas modalidades Atendimento Educacional Especializado (AEE), Educação de Jovens e Adultos (EJA), fundamental, médio, quilombola e anexos.

O governador Carlos Brandão convidou o ministro Camilo Santana para participar da entrega dos tablets, em Imperatriz. “Faremos uma grande entrega em Imperatriz para mais de 20 mil alunos e gostaria da participação do ministro Camilo Santana para que ele possa ver pessoalmente o alcance deste programa, que é um marco na educação pública do Maranhão, pois garante inclusão digital, mais aprendizado e formação profissional”, enfatizou.

Na oportunidade, o governador também pediu o apoio do MEC para ampliar o programa. “A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão tem interesse em levar este programa para as escolas da rede municipal. O ministro sabe das dificuldades financeiras que as prefeituras do Brasil enfrentam, principalmente nas pequenas cidades. Por isso, peço que o ministro estude a possibilidade de apoiar esta iniciativa que vai garantir um salto no ensino público do Maranhão e do Brasil”, destacou Brandão.

O ministro Camilo Santana parabenizou o governador Carlos Brandão pelo programa Tô Conectado que afirmou ser uma importante e pioneira iniciativa do Governo do Maranhão.

“Discutimos várias questões importantes para a educação pública com o governador Carlos Brandão como a alimentação e o transporte escolar, o ensino técnico-profissionalizante entre outros temas. Mas quero destacar as iniciativas do Governo do Maranhão como o Tô Conectado, que está fazendo a inclusão tecnológica dos alunos do ensino médio do Maranhão, inclusive, usando tecnologia brasileira. É uma iniciativa importante que certamente vai mudar para melhor os índices da educação no estado”, ressaltou.

Camilo Santana também sugeriu uma parceria do MEC com o Governo do Maranhão para incluir nos tablets questões de edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que os alunos possam praticar o exame e melhorarem seu desempenho nas provas.

“O MEC-Enem é uma iniciativa na qual o ministério está trabalhando para que os alunos possam estudar e se preparar melhor para as provas. Em breve, o Governo do Maranhão pode ser o primeiro a aderir a esta nova iniciativa, disponibilizando o programa nos tablets que já estão sendo entregues para os alunos”, completou Camilo Santana.

 

Tô Conectado

O Tô Conectado é um dos eixos do macroprograma Educação de Verdade que inclui, ainda, o Transporte Escolar de Verdade e o programa “Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes”.

Por meio do “Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes”, é ofertada alimentação balanceada durante os 200 dias letivos. Os estudantes do turno matutino recebem lanche e almoço; no turno vespertino, almoço e lanche; já os alunos do turno noturno recebem janta.

O Transporte Escolar de Verdade vai complementar o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e assegurar transporte gratuito, seguro e acessível, visando reduzir os índices de evasão escolar e fortalecer a permanência dos estudantes nas instituições de ensino, prioritariamente os da zona rural e áreas remotas.

O Tô Conectado também inclui a distribuição de chromebooks para os professores da rede estadual de ensino para auxiliar no planejamento das aulas, elaboração de provas, atividades escolares, lançamento de notas e em cursos de capacitação e formação continuada.

Governo entrega tablets para estudantes, serviços e obras em Paço do Lumiar

A parceria do Governo do Maranhão com a gestão municipal tem garantido uma série de obras e serviços ao município de Paço do Lumiar. Nesta quarta-feira (3), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, foi recebido pelo prefeito Fred Campos para uma agenda de trabalho que incluiu a entrega de obras e equipamentos.

“O Governo do Estado é parceiro dessa gestão que tem realizado obras de qualidade em Paço do Lumiar. Nosso foco é melhorar a vida das pessoas”, declarou Orleans Brandão, que esteve no município para fazer a entrega de 500 tablets com internet do programa Tô Conectado para alunos do Centro Educa Mais Domingos Vieira Filho. Ao todo, mais de 250 mil estudantes de toda a rede estadual serão beneficiados pelo programa educacional.

Juntos, o secretário Orleans Brandão e o prefeito Fred Campos também inauguraram uma quadra poliesportiva construída pela Prefeitura de Paço do Lumiar, vistoriaram as obras de pavimentação no bairro Presidente Vargas, realizada pela gestão municipal, e por fim entregaram a pavimentação do Bairro Vila São José II, executada pelo Governo do Estado.

“Reconhecemos todo o investimento que Paço do Lumiar tem recebido do Governo do Estado em asfalto, em educação, em praças. No Parque Horizonte fizemos mais de 15 ruas de pavimentação em bloquete, o Estado está pavimentando a Avenida Quatro, a Avenida Dois e transversais. Juntos, estamos construindo um bairro modelo nesta cidade de mais de 160 mil moradores”, finalizou Fred Campos.