– Setur-MA comemora avanço no número de visitantes com São Luís e Imperatriz puxando o crescimento (Foto: Divulgação)
O Maranhão encerrou o mês de julho de 2025 com crescimento no número de desembarques aéreos. Relatório divulgado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) aponta que o estado recebeu 118.164 passageiros, resultado 17,03% superior ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 100.970 desembarques.
Os dados analisados pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA) são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e mostram que a capital maranhense se destacou como principal porta de entrada. O Aeroporto Internacional Marechal Hugo Cunha Machado contabilizou 100.985 desembarques em julho, crescimento de 17,72% em relação ao mesmo mês do ano anterior (85.787). Já em Imperatriz, a segunda maior cidade do estado, a alta foi de 13,63%, com 17.179 desembarques contabilizados, frente aos 15.119 passageiros registrados em 2024.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, comemorou os resultados atribuídos ainda à temporada junina bem como às férias escolares.
“Cada passageiro que chega ao Maranhão representa mais oportunidades de negócios, emprego e renda. É um ciclo positivo que beneficia desde grandes empreendimentos até o pequeno empreendedor local. Nosso trabalho é tornar o Maranhão cada vez mais competitivo no mercado turístico nacional e internacional”, ressaltou.
O fluxo aéreo total, que soma embarques e desembarques, também avançou. Entre janeiro e julho, a movimentação aumentou 10,98% em relação ao mesmo período de 2024. Apenas em julho, o avanço foi de 15,91%. Em São Luís, o fluxo aéreo registrou recorde histórico, superando em 14,05% a marca de 2018, até então a maior registrada.
Segundo o coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), Igor Almeida, o crescimento da chegada de passageiros está atingindo novas metas e ampliando as oportunidades para o estado.
“Os desembarques são os dados mais importantes, porque revelam diretamente o volume de pessoas que chegam ao estado. Esse avanço demonstra que o Maranhão está atraindo mais visitantes e se fortalecendo como destino turístico. Os resultados de 2025 estão superando as nossas expectativas, e, também, marcas históricas registradas nos meses anteriores”, disse.
Mais 6.792 famílias foram inseridas no programa Maranhão Livre da Fome nos municípios de Sambaíba, Mirador e Colinas, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão fez a entrega dos cartões que dão acesso ao maior programa de transferência de renda da história do estado. Nas três cidades, também foram entregues e autorizados obras e serviços estaduais nas áreas de saúde, educação, esporte, infraestrutura e geração de emprego e renda.
“Aqui temos gestão municipal de excelência e a parceria com o governo estadual já garantiu a reforma completa do hospital municipal, a pavimentação das vias urbanas e a construção de pontes. Hoje, viemos inaugurar o 192º Restaurante Popular e entregar 483 cartões do Maranhão Livre da Fome, para garantir que essas famílias tenham comida na mesa, assistência à saúde e capacitação para o trabalho”, declarou Orleans Brandão, em Sambaíba.
Com a prefeita Fátima Dantas, o secretário também assinou ordens de serviço para reforma da praça Matriz, construção do portal da cidade, implantação do Colégio Militar e da Estação Tech, para a capacitação tecnológica dos jovens. Também foram entregues 12 carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, e anunciados mais quatro quilômetros de pavimentação de ruas.
“Agradecemos ao governador e ao secretário Orleans, por trabalharem por Sambaíba. Quando Município e Estado trabalham juntos, com o mesmo objetivo, a população é quem ganha”, declarou a prefeita Fátima Dantas.
Mais 892 famílias foram beneficiadas pelo Maranhão Livre da Fome em Mirador. No município, ao lado da prefeita Domingas Cabral, Orleans também inaugurou no município a Areninha Esportiva, entregou uma ambulância e 12 carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda. “Anunciamos ainda mais cinco quilômetros de pavimentação de ruas desta cidade, sempre ampliando nossa parceria pelo desenvolvimento de Mirador”, acrescentou o secretário de Assuntos Municipalistas.
Em Colinas, onde 5.417 beneficiários foram incluídos no programa Maranhão Livre da Fome, ao lado do prefeito Renato Santos, Orleans destacou os grandes investimentos feitos pelo governo estadual em todo o Maranhão e em Colinas: “Temos um prefeito arrojado, que já nos ajudou a trazer areninhas esportivas, o Parque Linear, a reforma de escolas, mais de 20 quilômetros de pavimentação asfáltica, bloquetes, estamos construindo o centro de hemodiálise. Juntos, trabalhamos pelos colinenses”.
O secretário também destacou os grandes investimentos feitos em segurança alimentar, no combate à fome e na geração de emprego e renda, citando que foi inaugurado o Restaurante Popular de número 192, praticamente dobrando a quantidade de unidades já instaladas. “Também entregamos mais de 12 mil carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, para que esses pequenos empreendedores tenham melhores condições de trabalho. Esse é o nosso foco: melhorar cada vez mais a vida das pessoas”, afirmou o secretário.
Ao finalizar mais uma intensa agenda municipalista, Orleans falou sobre sua missão de rodar o Maranhão inteiro, conversando com prefeitos, vereadores e a população, para entender as necessidades de cada cidade: “Três mil obras entregues, segurança alimentar forte, mais de um milhão de pessoas saíram da extrema pobreza. Não basta obras, investimos no social. E vamos continuar trabalhando para desenvolver o estado e melhorar a vida das pessoas”.
O Governo do Estado registrou um importante aumento no número de procedimentos realizados anualmente no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). De 2021 para 2024, houve um salto de mais de 70% na média anual de cirurgias. O crescimento, também observado em cirurgias cardíacas pediátricas, neurológicas e em procedimentos como angioplastia e cateterismo, é resultado dos investimentos feitos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no hospital, referência em alta complexidade na rede estadual.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou os avanços obtidos. “Evolução a gente sabe que não se mede só em números, mas, quando os números contam histórias boas, a gente faz questão de mostrar. Deixo registrado o meu orgulho de fazer parte desse momento da história da Saúde, de poder contribuir com todo esse avanço, fruto do trabalho de altíssima qualidade da equipe do hospital, que tem se destacado e se dedicado para isso”, afirmou.
Até 2021, a média de cirurgias do HCM era de 4,4 mil procedimentos por ano. Em 2024, o número chegou a 9,4 mil — quase o dobro do registrado anteriormente. Em relação às cirurgias cardíacas pediátricas, que não passavam de 90 ao ano, houve crescimento contínuo: 105 em 2022, 119 em 2023 e 125 em 2024.
Também foi registrado aumento nas cirurgias neurológicas. Até 2021, eram realizadas cerca de 440 por ano; desde 2022, esse número praticamente dobrou. Procedimentos de angioplastia e cateterismo também cresceram: antes eram 350 angioplastias anuais, agora são 730. Já o cateterismo, que não chegava a 900 procedimentos por ano, atualmente alcança cerca de 2 mil.
“Os avanços no HCM resultam de projetos apresentados à SES e efetivamente colocados em prática, com o objetivo de reduzir o tempo de espera por exames e cirurgias. Soma-se a isso o compromisso das equipes da unidade em oferecer um atendimento humanizado, pautado na responsabilidade social — uma marca do governo Carlos Brandão”, destacou o diretor-geral do HCM, Edilson Medeiros.
Reconhecimentos
Em 2022, o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) recebeu a Certificação de Acreditação Nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Dois anos depois, em 2024, a unidade também conquistou o Nível 2 de Acreditação por ter superado ao menos 70% dos padrões de Qualidade e Segurança e pela aprovação das atividades da instituição.
Com as certificações, o Maranhão tornou-se o primeiro estado da Região Nordeste a contar com um hospital público de alta complexidade com essa certificação de Acreditação.
Em dezembro do mesmo ano, o HCM recebeu autorização do Ministério da Saúde (MS) para realizar retirada e transplante de fígado e rim, por meio da Portaria nº 2.363, sendo a primeira unidade de alta complexidade da SES a executar esses procedimentos.
POLITICA: Pesquisa da Econométrica, divulgada pela TV Mirante e pelo Portal Imirante, mostra que não há mais diferença entre os dois primeiros colocados na corrida pelo Palácio dos Leões 2026.
Eduardo Braide (PSD), prefeito de São Luís, que em consultas anteriores do mesmo instituto chegou a ter 3 vezes mais intenções de voto do que Orleans Brandão (MDB), secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, viu essa diferença derreter: hoje os dois estão tecnicamente empatados. O prefeito ludovicense em declínio e o secretário do municipalismo estadual em ascensão.
Hoje, de Braide para Orleans, 1,7% de diferença. A amostra admite oscilação de até 2,7 pontos percentuais, o que significa dizer que, na prática, não se pode afirmar com precisão qual dos dois está na dianteira. O dado mais significativo é que, da primeira rodada (dezembro de 2024) e a mais recente (agosto de 2025), enquanto Braíde oscilou de 30,4% para 31,3%, Orleans escalou de 11,9% para 29,6%, saindo do último dentre os 4 postulantes para empate técnico em primeiro.
No mesmo período, Lahésio Bonfim (Novo) oscilou para baixo, de 21,8% para 19,2%, enquanto Felipe Camarão (PT), que tinha 15,6%, despencou para 10,7%.
A Econométrica ouviu 1.305 pessoas em todo o Maranhão, entre 11 e 15 deste mês.
Solenidade de entrega do Título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela Unesco ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Agência Assembleia
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu oficialmente, nesta sexta-feira (15), o Certificado de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela Unesco. A cerimônia ocorreu no Parque das Dunas, em Barreirinhas, e celebrou o reconhecimento obtido em julho de 2024, durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Nova Déli, na Índia.
Durante a cerimônia, o governador Carlos Brandão lembrou das missões internacionais realizadas para defender a candidatura dos Lençóis. “Percorremos o mundo para mostrar que o Maranhão tem um dos ecossistemas mais ricos e singulares do planeta. Este título é um reconhecimento global e uma responsabilidade que assumimos de preservar e desenvolver de forma sustentável esta joia natural”, afirmou.
A diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, lembrou do papel da gestão ambiental. “Proteger este território é garantir que futuras gerações também possam viver a experiência única de caminhar por dunas e lagoas de água cristalina. É preservar esse raríssimo ecossistema para outras gerações”, disse.
Governador Carlos Brandão, deputada Iracema Vale, prefeito Barreirinhas, Vinícius Vale, e outras autoridades na entrega do Título
Importância do título
Segundo a Unesco, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses cobre 156.562 hectares, sendo cerca de 90 mil hectares compostos por um vasto campo de dunas com lagoas temporárias e permanentes. Com a inclusão dos Lençóis e do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG), o Brasil passou a ter 25 Patrimônios Mundiais, sendo 15 culturais, 9 naturais e 1 misto.
O evento reforçou o potencial turístico e cultural dos Lençóis Maranhenses, consolidando sua imagem como um dos destinos naturais mais importantes do planeta.
O ato reforçou o potencial turístico dos Lençóis Maranhenses, consolidando sua imagem como um dos destinos naturais mais importantes do planeta
O município de Lajeado Novo receberá mais investimentos estaduais, além das obras e serviços que já estão em andamento. Neste sábado (16), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve na cidade para prestigiar a XIX Cavalgada de Lajeado Novo e assinar ordens de serviços, ao lado do prefeito Itaires Tratorzão, deputados e lideranças da região.
“Viemos prestigiar a cavalgada, que é uma tradição no Maranhão, e também anunciar mais investimentos. Aqui, em parceria com a gestão do prefeito Itaires, já temos obras importantes, como o Viva Procon, o Restaurante Popular, a Estação Tech e a pavimentação de ruas. Juntos faremos muito mais por Lajeado Novo”, declarou Orleans Brandão.
O secretário assinou ordens de serviço para reforma do CRAS, implantação do Colégio Militar Tiradentes, urbanização das margens da BR-226, reforma do Hospital Municipal, implantação de dois portais da cidade, e a entrega de carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda.
“A Secretaria de Assuntos Municipalistas foi a melhor iniciativa do governo, pois o secretário Orleans recebe e ouve todos os prefeitos. É graças a essa parceria que tantas obras e serviços estaduais estão chegando a Lajeado Novo. Somos gratos a toda essa atenção que só traz benefícios à nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Da programação em Lajeado Novo também participaram a deputada Janaína, além de prefeitos e vereadores de São João do Paraíso, Sítio Novo, Fortaleza dos Nogueira, Montes Altos, Porto Franco e São Pedro dos Crentes.
“Nos próximos dias estaremos entregando obras e ações em cerca de 15 municípios, porque independentemente de cor partidária dos gestores, nosso governo está focado em trabalhar por todo o Maranhão”, finalizou Orleans Brandão.
Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o deputado Hildo Rocha (MDB) repercutiu a importância da construção da Inpasa, no município de Balsas, no Sul do Maranhão. A Inpasa, maior biorrefinaria de grãos da América Latina, tem como matérias-primas o milho e o sorgo, usados na produção de biocombustíveis e de óleos vegetais.
“Com a inauguração de uma moderna planta industrial da Inpasa, no município de Balsas, no sul do Estado, inicia-se um novo capítulo na história econômica do Maranhão”, enfatizou o parlamentar.
Geração de empregos
Hildo Rocha destacou que a biorrefinaria instalada em Balsas tem capacidade de processar 2 milhões de toneladas de milho e sorgo por ano, produzindo anualmente cerca de 925 milhões de litros de etanol, 490 mil toneladas de DDGS (produto para nutrição animal) e 47 mil toneladas de óleo vegetal e opera com o conceito de economia circular e com sistema de cogeração de energia a partir de biomassa, garantindo eficiência e sustentabilidade.
“Durante a fase de implantação foram gerados mais de 3 mil empregos e só na operação da indústria mais de 500 colaboradores já atuam. A expectativa é de que pelo menos 10 mil empregos indiretos serão criados em poucos meses”, destacou o parlamentar.
Apoio do governador Carlos Brandão
De acordo com Hildo Rocha a instalação em Balsas de uma unidade da maior biorrefinaria da América Latina é resultado da visão e do esforço do governador Carlos Brandão.
“Ele foi atrás desta empresa lá do Mato Grosso, para que ela se instalasse no Maranhão, e deu todas as condições necessárias para que isso acontecesse. Tudo que precisava, ele fez, para que essa indústria se instalasse no Maranhão”, disse Hildo Rocha.
Impactos positivos confirmam acerto do governo maranhense
Rocha enfatizou que os impactos positivos decorrentes da iniciativa do governador Carlos Brandão já podem ser mensurados.
“Só nos primeiros sete meses desse ano mil novas empresas já registraram CNPJ com endereço na cidade de Balsas, graças a instalação dessa indústria. E a tendência é que criadores de suínos, bovinos e frangos também se instalem no município porque a oferta de ração vai aumentar e os preços do principal insumo para a criação de animais, sem o custo do transporte, em Balsas e região certamente irão ser um atrativo à parte”, afiançou Hildo Rocha.
– Brandão assinou ordem de serviço para diversos investimentos em Icatu (Foto: Brunno Carvalho)
Mais três municípios maranhenses receberam as ações do Programa Maranhão Livre da Fome neste sábado (16). O governador Carlos Brandão fez a entrega dos cartões aos beneficiários de Icatu, Santa Rita e Bacabeira, além de ter anunciado novos investimentos de infraestrutura, saúde, esporte e cidadania para melhorar a vida da população nas cidades.
Durante a entrega dos cartões, o governador Carlos Brandão destacou que, em dois anos, mais de 1 milhão de pessoas saíram da pobreza no Maranhão, conforme dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas que ainda há cerca de 500 mil maranhenses nessa condição e são estas pessoas que estão beneficiadas pelo Maranhão Livre da Fome, programa que, além de garantir comida na mesa da população, agrega diversos serviços para ampliar a atenção em saúde e o acesso ao mercado de trabalho.
“Estamos levando o Maranhão Livre da Fome para todos os municípios para fortalecer o combate à insegurança alimentar. Além disso, também estamos garantindo acesso facilitado a serviços de saúde e a profissionalização dos beneficiários. Também aproveitamos para anunciar novos investimentos que melhorem o dia a dia das pessoas nas cidades, como: obras de pavimentação, reforma de escolas, hospitais e muitas outras. É um pacote amplo de ações para garantir o desenvolvimento dos municípios”, assinalou Brandão.
Icatu
Em Icatu, 1.036 beneficiários receberam o cartão do Programa Maranhão Livre da Fome. A entrega aconteceu no Colégio Militar Tiradentes XXXIII. Além da entrega dos cartões, foram prestados diversos serviços para os beneficiários, como a realização de consultas oftalmológicas e triagem para cirurgia de catarata e pterígio, de enfermagem, testes rápidos de glicemia e aferição da pressão arterial. O Sorrir Móvel fará atendimento odontológico. Também foi feita a emissão de Carteira de Identidade.
O prefeito de Icatu, Walace Azevedo, agradeceu ao Governo do Maranhão pela parceria. “Para nós é um momento de gratidão, pois 1.036 famílias icatuenses estão sendo beneficiadas e a partir de hoje terão condições de alimentar seus filhos. Além disso, elas estão recebendo atenção em saúde e capacitação profissional. É uma transformação importante da realidade dessas famílias. Agradeço ao governador Carlos Brandão por esse trabalho e pela parceria com o nosso município”, pontuou.
Entre as beneficiárias do programa está a família de Lurdilene Costa. “Esse cartão vai me ajudar muito. Eu sou mãe solo, trabalho em outra cidade para sustentar meus filhos. Essa renda do cartão chegou em uma hora ótima. Eu vou poder dar café, almoço e janta para meus filhos”, comemorou.
O vendedor Raimundo Silva também recebeu um cartão para sua família. “Esse programa é muito importante. É uma ajuda para quem está precisando, pois aumenta nossa renda e a gente bota comida na nossa mesa”, comentou.
Mãe de 6 filhos, Maria Raimunda também agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo programa. “Eu sou mãe solo e me viro para poder sustentar seis filhos. Tenho certeza que, assim como eu, todo mundo que está aqui hoje está muito feliz com a entrega desse cartão. Agradeço a Deus e ao governo do estado por esse benefício”, disse.
Mais investimentos para Icatu
Ainda em Icatu, o governador Carlos Brandão assinou ordem de serviço para a execução de 5 quilômetros de pavimentação asfáltica e o termo de autorização para adesão de Icatu ao programa Rua Nova. As duas iniciativas vão melhorar a mobilidade urbana no município.
Também foram assinados termos de autorização para construção de areninha esportiva, reforma de hospital, implantação de 1 poço artesiano para ampliar o abastecimento d’água na cidade e a construção do portal de entrada do município.
Brandão também autorizou a implantação de uma unidade do Viva/Procon para garantir a prestação de serviços de cidadania, uma Estação Tech para promover a inclusão digital, oferecer capacitação profissional e estimular o empreendedorismo na cidade.
Foram entregues, também, 20 carrinhos do Programa Mais Renda para fortalecer o empreendedorismo e a inclusão socioprodutiva.
Santa Rita e Bacabeira
Em seguida, o governador Carlos Brandão foi para o Centro de Convenções José Gonçalo, no KM-71, da BR-135, em Santa Rita, onde ocorreu a entrega dos cartões do Programa Maranhão Livre da Fome para 748 beneficiários da cidade e mais 56 de Bacabeira.
A prefeita de Bacabeira, Naila Gonçalo, falou da importância do programa para a cidade. “O Maranhão Livre da Fome é fruto da sensibilidade do governador Carlos Brandão em olhar para as necessidades das famílias maranhenses e vai fazer a diferença para a população de Bacabeira, pois comida na essa é sinônimo de dignidade”, afirmou.
No local, também foram ofertados serviços de consulta oftalmológica e da atenção primária em saúde. Durante a solenidade, foi assinada de ordem de serviço para obras de 5 quilômetros de pavimentação asfáltica em Santa Rita.
Milton Gonçalo, prefeito de Santa Rita, afirmou que o programa vai levar dignidade para as famílias beneficiadas no município. “Deixo meu ‘muito obrigado’ ao governador Carlos Brandão porque esse auxílio de R$ 200,00 vai dar mais dignidade para a população vulnerável da nossa cidade. Além disso, ele também está atendendo ao nosso pedido por mais asfalto para o município”, frisou.
A lavradora Idiana Lima é uma das beneficiárias do programa e disse que o auxílio vai ajudar muito sua família. “Vai melhorar muito para a gente porque é a certeza daquele valor todo mês só para comprar comida e o que vier do trabalho já ajuda em outras despesas. Por isso, agradeço muito por essa iniciativa do Governo do Maranhão”, comentou.
A pescadora Lidiane Rocha também agradeceu pelo programa. “Esse programa vai ajudar muito em casa para comprar mantimento. E além disso eu pude consultar da vista. Já era uma coisa que eu estava precisando há muito tempo e não conseguia e hoje eu saio daqui com o cartão para comprar comida para meus filhos e já com o encaminhamento para ganhar meus óculos novos”, comemorou.
Maranhão Livre da Fome
O Programa Maranhão Livre da Fome foi criado para erradicar a fome e a extrema pobreza no estado, sendo instituído pela Lei Estadual 12.502/2025. As famílias selecionadas recebem o Cartão Maranhão Livre da Fome, um cartão pré-pago na função crédito exclusivo para a compra de produtos do gênero alimentício em estabelecimentos previamente cadastrados.
O benefício corresponde a R$ 200,00 mensais, exclusivo para a compra de alimentos, concedido a famílias que, estando no CadÚnico e mesmo recebendo o Bolsa Família, ainda vivem com renda per capita inferior a R$ 218,00. As famílias com crianças de 0 a 6 anos recebem, ainda, R$ 50,00 adicionais por filho.
O município de Lajeado Novo receberá mais investimentos estaduais, além das obras e serviços que já estão em andamento. Neste sábado (16), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve na cidade para prestigiar a XIX Cavalgada de Lajeado Novo e assinar ordens de serviços, ao lado do prefeito Itaires Tratorzão, de deputados e lideranças da região.
“Viemos prestigiar a cavalgada, que é uma tradição no Maranhão, e também anunciar mais investimentos. Aqui, em parceria com a gestão do prefeito Itaires, já temos obras importantes, como o Viva PROCON, o Restaurante Popular, a Estação Tech e a pavimentação de ruas. Juntos faremos muito mais por Lajeado Novo”, declarou Orleans Brandão.
O secretário assinou ordens de serviço para reforma do CRAS, implantação do Colégio Militar Tiradentes, urbanização das margens da BR-226, reforma do Hospital Municipal, implantação de dois portais da cidade, e a entrega de carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda.
“A Secretaria de Assuntos Municipalistas foi a melhor iniciativa do governo, pois o Orleans recebe e ouve todos os prefeitos. É graças a essa parceria que tantas obras e serviços estaduais estão chegando a Lajeado Novo. Somos gratos a toda essa atenção que só traz benefícios à nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Da programação em Lajeado Novo também participaram a deputada Janaína, além de prefeitos e vereadores de São João do Paraíso, Sítio Novo, Fortaleza dos Nogueiras, Montes Altos, Porto Franco e São Pedro dos Crentes.
“Nos próximos dias estaremos entregando obras e ações em cerca de 15 municípios, porque independente da cor partidária dos gestores, nosso governo está focado em trabalhar por todo o Maranhão”, finalizou Orleans Brandão.
– Na sexta-feira (15), o evento de certificação dos Lençóis Maranhenses terá uma ampla programação no Parque das Dunas (Foto: Divulgação)
Uma grande festa será realizada nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15 de agosto, no Maranhão com a presença de representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que entregarão os certificados de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão e de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses.
A entrega dos certificados em solo maranhense foi um pedido do governador Carlos Brandão para que a população pudesse participar de um momento tão importante para a história do estado. No dia 14, a Diretora e Representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, estará na capital maranhense para a entrega dos certificados.
Já no dia 15, a comitiva da gestão estadual e a Diretora e Representante da Unesco no Brasil estarão no Parque das Dunas, em Barreirinhas, para a cerimônia de entrega do certificado de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses. O título foi concedido em julho do ano passado, durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que na ocasião foi sediada na cidade de Nova Deli, na Índia.
“É uma alegria entregar dois títulos de Patrimônio Mundial no estado do Maranhão, cuja capital, São Luís, já é reconhecida como Patrimônio Cultural. Celebramos os novos títulos do Parque dos Lençóis Maranhenses, designado Patrimônio Mundial Natural, e do Bumba Meu Boi do Maranhão, reconhecido como Patrimônio Imaterial. O patrimônio é o legado que herdamos do passado, o que vivenciamos na atualidade e o que transmitimos às gerações futuras. Assim, reconhecemos o caráter excepcional desses sítios e desses bens para toda a humanidade. Os nossos patrimônios culturais e naturais são fontes insubstituíveis de vida e inspiração”, afirmou Marlova Jovchelovitch Noleto.
O governador Carlos Brandão destacou a importância do reconhecimento dos Lençóis Maranhenses e do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão como patrimônios da humanidade. “Este reconhecimento fortalece o nosso turismo e o nosso empenho com a preservação deste tesouro natural, que é nossa grande riqueza e gera emprego e renda no nosso estado. Então, essa certificação é um momento para comemorarmos essa grande conquista para o Maranhão”, declarou.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que estará na celebração do título para os Lençóis Maranhenses, destacou o legado e a importância da preservação.
“O reconhecimento pela Unesco, concluído com a entrega do certificado, é resultado do que os Lençóis Maranhenses representam: beleza natural em suas formas imagética, acústica e paisagística, além de um ecossistema que se constituiu como habitat apropriado para a conservação da biodiversidade, inclusive para algumas espécies ameaçadas de extinção. Um paraíso natural que precisa ser protegido para as presentes e futuras gerações”, disse a ministra Marina Silva.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, ressaltou que o Bumba Meu Boi e o Parque dos Lençóis Maranhenses são duas molas propulsoras do turismo maranhense, que repercutem nacional e internacionalmente, atraindo a atenção do mundo para o estado. “O título da Unesco para os Lençóis é um marco de desenvolvimento social e econômico especialmente para os municípios que integram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e todo o Polo, que vai de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz até os Pequenos Lençóis, em Tutóia. Quando fortalecemos o turismo com promoção e divulgação, aumentamos o fluxo de visitantes, o que já aconteceu de 2024 para 2025, e geramos emprego, renda e oportunidades para os nativos e para todos que atuam na cadeia turística”, pontuou Socorro Araújo.
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
O evento desta quinta-feira, 14, de certificação do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, começa às 15h, na Casa das Minas, com apresentação da Cia Encantar. Em seguida, um cortejo dos grupos de bumba boi da Casa das Minas segue até a Capela de São Pedro.
Às 16h, será realizada uma entrevista coletiva, no Ceprama, com a presença de representantes do governo estadual e da Unesco. A programação continuará na Capela de São Pedro com apresentação da Companhia Barrica, às 17h, seguida da solenidade de certificação e encerramento com show de Betto Pereira.
Participam do cortejo, a partir das 16h, os grupos de bumba meu boi Encanto da Ilha, Maracanã, Guimarães, Lendas e Magias, Meu Tamarineiro, Novilho Branco, Morros, Maioba, Sonhos, Axixá, Upaon-Açu e Santa Fé.
O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, afirmou que a entrega dos certificados é um marco histórico para o Maranhão e para todos que vivem e mantêm viva a cultura, pois receber da Unesco o reconhecimento do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade é a consagração de séculos de resistência, criatividade e amor dos maranhenses pela sua cultura.
“Este título é fruto do trabalho e da dedicação de mestres, brincantes, artesãos, músicos, costureiras, bordadeiras, pesquisadores e de cada pessoa que, ao longo das gerações, contribuiu para que essa manifestação chegasse até aqui com tanta força. É o mundo inteiro reconhecendo o valor da nossa tradição, a riqueza dos nossos saberes e a potência do nosso povo”, assinalou Yuri Arruda.
Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão
O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro de 2019 pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. A manifestação maranhense foi o sexto elemento brasileiro a integrar a lista da Organizaçao.
Também já receberam o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, no Brasil, a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003); o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005); o Frevo, expressão artística do Carnaval de Recife (2012); o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013); e a Roda de Capoeira (2014). No ano passado, a lista foi ampliada com o reconhecimento do Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal.
O reconhecimento do bumba meu boi reafirma a unicidade da riqueza cultural maranhense e a importância dessa cultura popular que mobiliza todo o estado. No Maranhão, o bumba boi se diferencia justamente por ser uma multiplicidade de grupos e uma variedade de estilos, motivo da definição como complexo cultural. O bem cultural reúne ainda uma relação fé, arte e festa, sendo um importante traço da identidade cultural maranhense.
Lençóis Maranhenses: Patrimônio Natural da Humanidade
Na sexta-feira (15), o evento de certificação dos Lençóis Maranhenses terá uma ampla programação no Parque das Dunas, em Barreirinhas, começando às 14h, com atrações culturais. Às 15h30, está programada uma entrevista coletiva. Estarão presentes o governador Carlos Brandão, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; a Diretora e Representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires. A abertura oficial está marcada para as 16h e, após a solenidade, diversas atrações culturais se apresentarão a partir das 19h.
Brandão fez uma forte campanha nos últimos anos para o reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade, conseguindo apoios importantes como o do presidente Lula e o do ex-presidente José Sarney, que enviaram cartas para a diretora-geral da Unesco, Audrey Azulay, reforçando a importância da candidatura do destino maranhense.
Em sua carta, o presidente Lula destacou as belezas naturais do Lençóis Maranhenses, constantemente buscadas por turistas, artistas e diversas outras pessoas. Ele ressaltou a importância ecológica e econômica do Parque Nacional para o Maranhão e para o Brasil.
O presidente descreveu o destino como o local onde “o deserto e o mar se encontram, criando uma paisagem única”.
Já o ex-presidente José Sarney ressaltou o engajamento do governador na conservação do local. “Pelo conhecimento da região e também dos esforços do governo brasileiro e do governo do Estado do Maranhão – estando o governador Carlos Brandão pessoalmente engajado – na conservação de todo o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, vale a pena acrescentar minha voz ao pedido de classificação que foi apresentado à Unesco nos últimos anos”, dizia trecho da carta.
Brandão participou de várias missões internacionais para defender a riqueza dos Lençóis Maranhenses e sua importância como patrimônio mundial para o desenvolvimento e preservação da região. O reconhecimento oficial ocorreu em 26 de julho do ano passado, com a chancela do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco.