Deputados ressaltam que obras estruturantes do governo Brandão ficarão para a história

 

POLITICA: Deputados da base governista na Assembleia Legislativa ressaltaram, na sessão plenária desta terça-feira (30), o comprometimento e o trabalho do governador Carlos Brandão (PSB) ao enumerar obras em diversas regiões do Maranhão. Os parlamentares Ricardo Arruda (MDB), Daniella (PSB), Ana do Gás (PCdoB), Adelmo Soares (PSB), Catulé Júnior (PP), João Batista Segundo (PL) e Fred Maia (PDT) assinalaram ações em municípios como Grajaú, Caxias, Humberto de Campos, Pedreiras, além de cidades da Baixada Maranhense.

Ricardo Arruda agradeceu e destacou a obra de construção do aeroporto de Grajaú, um pedido seu atendido pelo governador; do Centro de Hemodiálise e a pavimentação da MA-006, sonhos antigos da população. Ele destacou que as ações ficarão como legado. “Isso é que vai marcar a sua gestão. Obras estruturantes, necessárias e que ficarão para a história do nosso estado”, destacou.

Para o deputado, as iniciativas do governo mostram que ele está no caminho certo. “Eu me sinto com meu mandato legitimado, com tantas obras importantes, tantas iniciativas do Governo do Estado que puderam chegar por reivindicação nossa, mas, sobretudo, por sensibilidade do governador Carlos Brandão às necessidades do nosso povo”.

Ações concretas
Ana do Gás repercutiu a entrega pelo governo de 2.700 kits para agricultores familiares de 111 municípios, em parceria com a Fetaema. Também destacou a quarta rodada do programa Tempo de Semear, que garante crédito a esse segmento. “Quero fazer aqui um reconhecimento especial e justo ao nosso governador Brandão, que tem demonstrado, com atitudes concretas, seu olhar sensível, municipalista e profundamente humano”.

Ela criticou o grupo de oposicionistas, que ataca o governador com afirmações infundadas e, também, agradeceu o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, pelo trabalho realizado. “Orleans tem dialogado diariamente com todos os representantes, visitando as comunidades, ouvindo a demanda, fazendo essa ponte necessária entre o governo do Estado e os municípios. Ele é hoje uma referência de gestão próxima, moderna e comprometida com todas as bases”, assinalou.

Os deputados Adelmo Soares, Daniella e Catulé Júnior trataram sobre ações realizadas em Caxias, tendo citado serviçoes em outras cidades também. Adelmo destacou o governo pelo ineditismo em diversas iniciativas, a exemplo da entrega de 10 mil tablets a estudantes do município e a inauguração do Centro de Ciências da Saúde da Uema.

“A passagem do governador Carlos Brandão na nossa cidade, acompanhado do secretário Orleans Brandão, nos trouxe muito mais benefícios, mais avanços para a cidade”, afirmou Adelmo.

Daniella destacou ações na educação e saúde de Caxias e Açailândia e reafirmou seu compromisso com o grupo político do governador. “Eu quero, mais uma vez, reafirmar o meu compromisso com o povo do Maranhão, com esse grupo político liderado pelo governador Carlos Brandão, que tanto tem feito pelo nosso estado. Tenho muito orgulho de caminhar de mãos dadas com ele, com o seu secretariado, e dizer que a gente está aqui para somar”, afirmou.

Catulé Júnior falou sobre ter acompanhado agenda em Humberto de Campos, ao lado do secretário Orleans Brandão, que representou o governo, assinou ordens de serviço e entregou cartões do Maranhão Livre da Fome. Também tratou sobre a celebração do aniversário de Caxias, junto com o governador Carlos Brandão. “Quero aqui render meus agradecimentos ao governador por ser um amigo da cidade de Caxias e um amigo do Leste Maranhense”, disse.

Baixada e Médio Mearim
João Batista Segundo observou o trabalho realizado pelo governador na Baixada Maranhense, em especial na rodovia MA-014. “Milito na região, sou da região, venho dizer que a Baixada nunca teve um olhar tão especial como está tendo pelo nosso governador Carlos Brandão”, assegurou.

Fred Maia pontuou ações na área de segurança e educação na região do Médio Mearim e elogiou o fato do secretário Orleans Brandão atender ligações de todos e prontamente encaminhar solução para a demanda apresentada, a exemplo da obra de reforma do colégio Oscar Galvão, em Pedreiras. “A gente fica feliz em saber que a gente liga para as autoridades e as autoridades imediatamente atendem”, disse.

Iracema Vale destaca investimentos na agricultura familiar como ferramenta de desenvolvimento social

Deputada Iracema Vale durante ato de entrega de kits para a agricultura familiar feita pelo governador Carlos Brandão

Agência Assembleia / Fotos J. Cardoso

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na sexta-feira (26), de solenidade promovida pela Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema), voltada ao fortalecimento da agricultura familiar.

Iracema Vale destacou a importância do investimento contínuo na agricultura familiar como ferramenta de desenvolvimento social e econômico. “Estamos falando de famílias que produzem o alimento que chega à mesa dos maranhenses. Valorizar esses trabalhadores é investir diretamente na segurança alimentar e na geração de renda em nosso estado”, afirmou a parlamentar.

Na ocasião, foram entregues pelo Governo do Estado 2.700 kits de apoio à produção agrícola, beneficiando agricultores e agricultoras familiares de 111 municípios maranhenses. Os equipamentos distribuídos incluem 1.500 kits de irrigação, 500 roçadeiras, 500 forrageiras e 200 motores rabeta, destinados a associações, entidades parceiras e sindicatos de trabalhadores rurais filiados à Fetaema.

Na ato, o governador Carlos Brandão comemorou as ações voltadas para a agricultura familiar. “Essa é a maior entrega que o governo já fez. Eu fico muito feliz em atender 2.700 famílias que trabalham na agricultura familiar do nosso estado”, afirmou.

Iracema Vale, governador Brandão e outras autoridades entregam cartão-auxílio para agricultores investirem na aquisição de sementes e insumos

Tempo de Semear

Além das entregas, a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima) realizou o 4º sorteio de beneficiários do programa ‘Tempo de Semear’, que, desta vez, contemplou 23 produtores da mesorregião Oeste Maranhense. Os contemplados receberão um auxílio financeiro no valor de R$ 2 mil, por meio de cartão de débito, para investir na aquisição de sementes, insumos e equipamentos agrícolas em estabelecimentos comerciais autorizados.

A presidente da Fetaema, Ângela Silva, destacou a importância das parcerias institucionais para o avanço da agricultura familiar no Maranhão e agradeceu o apoio recebido: “Esse é um momento de grande conquista para os trabalhadores e trabalhadoras do campo. Agradecemos ao Governo do Estado e aos parceiros pelo compromisso com a nossa luta e por acreditarem na força da agricultura familiar”, afirmou.

Na cerimônia, deputada Iracema Vale destacou a importância do investimento contínuo na agricultura familiar

Também participaram do evento o Secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB); o secretário de Agricultura e Pecuária Sagrima, Fábio Gentil (PP); os deputados estaduais, Antônio Pereira (PSB), Ana Gás (PCDB); além de prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas.

Representantes de entidades voltadas à agricultura familiar participaram do ato de entrega dos kits

Parceria com Governo do Estado garante mais benefícios a Primeira Cruz

Primeira Cruz é mais um município inserido no programa Maranhão Livre da Fome, onde 175 famílias receberam seus cartões e passaram a ter acesso a R$ 200 mensais para a compra de alimentos, além de assistência à saúde e cursos de capacitação para o mercado de trabalho. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, representou o Governo do Estado na agenda desta segunda-feira (29) na cidade e também fez a entrega de outras obras e serviços estaduais para a população.

“Nossa trabalho é por todos os municípios do Maranhão, e a parceria das secretarias de assistência Social também é indispensável para o sucesso do programa de combate à fome, que além de garantir alimentação a essas famílias, movimenta a economia da cidade. Daqui a dois ou três anos, vamos poder dizer que no Maranhão não existe mais fome, não existe mais extrema pobreza”, enfatizou Orleans Brandão, ao lado do prefeito Guilherme Carneiro Aguiar, dos deputados federal Pedro Lucas e estadual Osmar Filho, e demais autoridades estaduais e municipais.

Além da entrega dos cartões do Maranhão Livre da Fome, Orleans inaugurou o Viva Procon, que garantirá a emissão de documentos e outros serviços de cidadania à população, e também levou uma ambulância nova para fortalecer o sistema municipal de saúde, e oito carrinhos do programa Mais Renda para pequenos empreendedores da cidade.

O prefeito de Primeira Cruz afirmou que somente com vontade de trabalhar e parcerias será possível mudar a realidade do município. Por isso, ele fez questão de agradecer e reconhecer ao Governo por aproximar o Estado dos municípios com a criação da Secretaria de Assuntos Municipalistas, que tem à sua frente um secretário que ouve os gestores e dá encaminhando às demandas.

“O Maranhão Livre da Fome é um programa fantástico, que dá dignidade a essas famílias que estavam esquecidas. E o Viva Procon é um sonho de toda a população, que precisava ir a outros municípios tirar uma simples identidade. Temos a certeza de que com esses parceiros Primeira Cruz viverá dias melhores”, finalizou o prefeito.

Governo do Estado leva mais benefícios para Brejo de Areia

O município de Brejo de Areia também recebe importantes investimentos estaduais em infraestrutura, serviços de cidadania, inclusão digital e proteção social. Representando o Governo do Estado, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e a prefeita Geyse Costa estiveram juntos, neste domingo (28), em entregas e assinaturas de ordens de serviço que garantirão melhores condições de vida para a população.

“Viemos para esta cidade promissora, de gente trabalhadora e honesta, com ações concretas e tirando do papel obras e serviços que trazem desenvolvimento para o município. Hoje, entregamos oito carrinhos do programa Mais Renda e uma ambulância nova para o sistema municipal de saúde. E já autorizamos quatro quilômetros de asfalto para os bairros Serra da Onça e Brejo Novo, a implantação do Colégio Militar, do VIVA/PROCON, da Estação Tech e do Portal de Entrada da Cidade”, declarou Orleans Brandão.

A agenda no município contou ainda com a inclusão de 421 famílias no programa Maranhão Livre da Fome. “Mais que transferência de renda, para garantir comida na mesa, essas famílias também estão recebendo assistência oftalmológica e terão a oportunidade de ter capacitação para o trabalho. Nosso governo tem um trabalho grandioso na saúde, na educação, na infraestrutura e em tantas outras áreas, mas o maior legado será acabar com a pobreza extrema no Maranhão. E fico muito feliz em fazer parte dessa história”, enfatizou o secretário.

A prefeita Geyse Costa declarou que Brejo de Areia vive um momento histórico, graças à parceria com o Governo do Estado. “Celebramos hoje grandes conquistas com o anúncio de obras importantes para nossa cidade, além do Maranhão Livre da Fome, que garante alimentação a essas famílias e também beneficia a economia do nosso município. Estamos construindo um Brejo de Areia melhor, trabalhando com pessoas comprometidas como o governador Carlos Brandão e o secretário Orleans“, ressaltou ela.

Santa Luzia recebe pacote de obras do governo estadual

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, mostrou a importância da parceria do Governo do Estado com os municípios ao entregar obras e serviços e autorizar um pacote de novos investimentos estaduais em Santa Luzia. Em mais um sábado de agenda no interior do estado, ele destacou que o foco é tirar as políticas públicas do papel para melhorar a vida dos maranhenses.

“Viemos aqui inaugurar escola e distrito policial, inaugurar areninha esportiva, entregar carrinhos do programa Minha Renda e assinar 13 ordens de serviço, o maior pacote de investimentos estaduais da história de Santa Luzia. Nosso compromisso é tirar todas as obras do papel, para melhorar de verdade a vida das pessoas. Com a parceria dos gestores municipais e todas as lideranças que apoiam nosso trabalho, estamos levando benefícios a todas as cidades do Maranhão”, enfatizou Orleans Brandão.

 

Ao lado do prefeito Juscelino Marreca e dos deputados André Fufuca e Marreca Filho, o secretário de Assuntos Municipalistas entregou a reforma do Centro de Ensino Travassos Furtado, a mais antiga unidade de ensino de Santa Luzia, e destacou que mais de R$ 100 milhões estão sendo investidos pelo Governo do Estado no programa Educação de Verdade.

“Além das mais de 600 escolas reformadas e ampliadas, também estamos elevando a qualidade da alimentação e do transporte escolar, e conectando nossos alunos”, disse Orleans Brandão, que ainda entregou a reforma do 1º Distrito Policial e Núcleo de Atendimento à Mulher, 08 carrinhos dos programas Mais Renda e Minha Renda, e inaugurou a Areninha no Povoado Santo Onofre.

O prefeito Juscelino Marreca declarou sua gratidão ao governo estadual por ser sensível às causas municipalistas: “Orleans Brandão veio trazer as políticas públicas para o nosso povo e assinou hoje o maior número de ordens de serviço da história de Santa Luzia. Só temos gratidão ao Governo do Estado, porque é no município que as coisas acontecem, onde precisamos resolver os problemas”.

Foram autorizadas as obras de pavimentação asfáltica de 10 km de vias urbanas; de implantação de quatro sistemas simplificados de abastecimento de água nas localidades Faisa, Vila do Incra, Campo Grande e Vila Pantanala Delegacia; as reformas do Centro de Ensino José Mariano Muniz, da Unidade Integrada Abdon Braide, e da Escola Municipal Deuris de Deus Moreno Dias Carneiro; a implantação do Colégio Militar 2 de julho na Unidade Integrada Acadêmico José Sarney; a reforma do Estádio Municipal; a implantação da Estação Tech; a instalação dos Portais da Cidade, a reforma das praças da Matriz e da Saudade (Bairro Batatal), a construção de Posto de Saúde no Povoado Santo Onofre e a reforma do Mercado Municipal.

Brandão é o primeiro governador do Maranhão a receber Medalha da Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) fez a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial pela primeira vez a um governador do Maranhão.

Carlos Brandão recebeu na noite dessa sexta-feira (26) o reconhecimento, que é concedido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), por ter contribuído com o setor produtivo por meio de políticas de incentivo fiscal, simplificação de processos e atração de novos investimentos.

A solenidade fez parte da comemoração de 57 anos da Fiema na defesa dos interesses do setor produtivo maranhense. A honraria é destinada a autoridades, empresários e personalidades que se destacam por sua contribuição significativa ao desenvolvimento da indústria no Brasil.

O governador Carlos Brandão agradeceu a honraria, compartilhando a homenagem com toda a sua equipe de governo. “Para mim é um orgulho estar recebendo uma grande honraria da CNI, da Fiema, instituições tão importantes para o nosso estado e país. Quero dividir essa premiação com toda a nossa equipe de governo, pois uma boa gestão tem que ter parceria com os empresários, com o setor produtivo, missão que tem sido desempenhada com êxito. Essa medalha aumenta ainda mais nossa responsabilidade e compromisso com uma gestão focada no desenvolvimento, crescimento econômico e geração de empregos”, afirmou.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, disse que, neste ano, a Federação tem a satisfação de homenagear um líder cujo compromisso com o desenvolvimento do estado é inegável e que tem demonstrado uma sensibilidade ímpar às demandas do setor produtivo.

“Estamos aqui para comemorar dois grandes feitos: o primeiro é maioridade da Fiema, que completa 57 anos de existência de muito trabalho em torno das indústrias do Maranhão. O segundo é a condecoração ao governador Carlos Brandão, por toda a contribuição que ele tem dado por meio de um grande trabalho que ele está fazendo, motivo de honra para nós maranhenses, pois temos um governador que vem se destacando em nível nacional pelo trabalho que vem fazendo, pelas parcerias que tem estabelecido com a classe empresarial, mais especificamente da indústria, pois ele compreende que só dessa forma a gente pode, juntos, continuar desenvolvendo o nosso estado”, destacou Baldez.

José Filho, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepe), representando a CNI, destacou a atuação do governador Carlos Brandão em diversos projetos que estimulam a economia. “Estou feliz em testemunhar hoje, aqui, esta homenagem a uma pessoa de admirável trajetória, que é o governador Carlos Brandão, que no setor público é motivo de inspiração para todos nós. Que se destaca pela aprovação de importantes projetos de redução de pobreza e incentivo econômico”.

*Mérito Industrial*
Entre as autoridades internacionais que já receberam a Medalha da Ordem do Mérito Industrial estão o príncipe Charles Philip. Entre os homenageados brasileiros estão presidentes, ministros de estado, governadores e empresários, como Juscelino Kubitschek, Geraldo Alckmin, Albano Franco (SE) e Roberto Marinho (Grupo Globo), respectivamente.

No Maranhão, já receberam a distinção os empresários Nasareno Andrade dos Santos (Grupo Elétrica Visão), Francisco Carlos Oliveira (Grupo FC Oliveira), Parmênio Mesquita (Grupo Canopus), Pedro Augusto Tizianel (Agro Serra), Ricardo Nascimento (Siderurgia AVB) e José Augusto Murad Duailibe (Construtora Escudo).

Governo do Estado revitalizará praças do Anjo da Guarda

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, foi recebido por vereadores, lideranças comunitárias e moradores do Anjo da Guarda, na noite de quinta-feira (25), para ouvir as pessoas e entender as demandas da comunidade. No encontro, ele anunciou que o Governo do Estado fará a completa revitalização do conjunto de praças do bairro onde acontece o espetáculo da Via Sacra, realizado na Semana Santa pelo Grupo Grita.

“A Via Sacra é um espetáculo que impressiona, um trabalho teatral fantástico que eleva a religiosidade e impulsiona o turismo religioso, atraindo católicos do Maranhão e do Brasil para São Luís. E nós que estamos sempre conversando com nossos vereadores sobre as necessidades da nossa capital, hoje viemos aqui também para ouvir as pessoas e reafirmar o compromisso do Governo do Estado em trabalhar por todos os municípios”, declarou Orleans Brandão.

Ao lado dos vereadores André Campos, Raimundo Penha, Wendell Martins e Marquinhos, o secretário de Assuntos Municipalistas recebeu dos dirigentes do Grupo Grita a solicitação de reconstrução da Praça do Recanto, a reforma do Teatro Itapicuraíba e a revitalização das Praças da Ressurreição e do Anjo. Ao longo do ano, as praças também funcionam como importantes pontos de cultura para a juventude e para os grupos artísticos locais.

“Assim como estamos percorrendo todo o estado, indo até os municípios conhecer as necessidades e levar as melhorias que a população precisa, também visitamos os bairros de São Luís, conversando com os vereadores, as lideranças comunitárias e os moradores. Nosso compromisso é estar presente e buscar as soluções”, finalizou Orleans Brandão.

Catulé Júnior acompanha entrega de obras e serviços do Governo do Estado em Matões

Deputado Catulé Júnior reforçou seu compromisso com a população maranhense e destacou o trabalho do governador Brandão

Assecom / Dep. Catulé Júnior

O município de Matões foi contemplado, nessa terça-feira (23), com uma série de ações do Governo do Estado, em ato que contou com a presença do governador Carlos Brandão, do deputado estadual Catulé Júnior e de secretários estaduais.

Entre os benefícios entregues à população estão 1.107 cartões do Programa Maranhão Livre da Fome, além de carrinhos dos programas Mais Renda e do Minha Renda, voltados ao fortalecimento da economia popular. Também foi inaugurada a obra de reforma das instalações da Delegacia de Polícia Civil de Matões e assinadas autorizações para novas obras e serviços.

Em seu pronunciamento, o deputado Catulé Júnior reforçou seu compromisso em estar próximo da população e destacou o trabalho do governador Carlos Brandão: “O governador, junto com o secretário Orleans, tem percorrido todo o estado, e eu tenho a felicidade de acompanhá-lo em muitas cidades nessas agendas. O que é mais gratificante é que onde ele chega, além de fazer muitas entregas e assinar ordens de serviço, hoje ele é o governador que tem mais obras em toda a história do Maranhão, com mais de 3 mil obras entregues e em andamento. É por isso que você conta com o meu apoio, por isso que defendemos esse governo, que tem cara e cheiro de povo”.

Impacto positivo

As iniciativas tiveram impacto direto na vida de centenas de famílias. A dona de casa Divina Eremilta, mãe de cinco filhos, destacou o alívio que o cartão do Maranhão Livre da Fome trará à sua família: “Estou muito agradecida. Esse cartão vai nos beneficiar muito. Eu tenho 5 filhos que agora vão ter alimentação boa na mesa”.

No setor da geração de renda, a diarista Francisca Sousa, que é mãe solo, comemorou o recebimento de um carrinho do programa Mais Renda: “Para mim é muito importante receber esse carrinho. Já trabalho como diarista, mas agora vou poder trabalhar em eventos e ter uma renda extra”, disse.

Já Maria do Socorro, também beneficiada pelo programa, declarou: “Estou muito emocionada em receber esse carrinho. Vou vender meu café, meu bolo, meu dindin e fazer minha renda para me sustentar”, comemorou.

Deputado Catulé Júnior com o governador Carlos Brandão e outras autoridades durante entrega de cartões do programa ‘Maranhão Livre da Fome’, em Matões

Parcerias

Durante a solenidade, autoridades ressaltaram o papel do deputado Catulé Júnior na construção de parcerias políticas em benefício do povo maranhense. O governador Carlos Brandão ressaltou a importância da união entre Executivo e Legislativo: “Eu dizia para Catulé, que é importante os deputados para o governador, assim como é importante os vereadores para os prefeitos. A gente tem que trabalhar com unidade e parceria, sem parceria não fazemos nada”, salientou.

O secretário de Articulação Política, Rubens Pereira, afirmou: “Cumprimentar o deputado Catulé Júnior pelo trabalho, pela ajuda que tem dado ao Governo do Maranhão na Assembleia Legislativa, e com certeza o governador sabe retribuir aqueles que trabalham para ajudar a desenvolver o nosso estado”.

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também reconheceu o papel do parlamentar: “Quero agradecer ao nosso deputado Catulé. O Maranhão Livre da Fome que a gente entrega aqui tem participação sua, pois apesar do governador Carlos Brandão ter colocado o recurso, ter idealizado esse programa junto conosco, nós precisamos da Assembleia Legislativa para a sua aprovação”, enfatizou.

Adelmo Soares anuncia que governo entregará Centro de Ciências da Saúde da Uema em Caxias nesta quarta-feira

Adelmo Soares classificou a obra como imponente e inédita, afirmando que representa avanço significativo para a formação na área da saúde

Agência Assembleia

Na sessão plenária desta terça-feira (23), o deputado Adelmo Soares (PSB) ressaltou a importância da agenda do governador Carlos Brandão (PSB) em Caxias, marcada para acontecer nesta quarta-feira (24). Entre as ações está a inauguração do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), estrutura que dará suporte aos cursos de Medicina e Enfermagem.

O parlamentar classificou a obra como imponente e inédita, afirmando que ela representa um avanço significativo para a formação dos estudantes da área da saúde e para o desenvolvimento da cidade.

“É um sonho dos caxienses que agora se torna realidade. O curso de Medicina da UEMA ganha mais amparo e estrutura, demonstrando o compromisso do governador Carlos Brandão com a educação e a saúde do Maranhão”, afirmou.

O deputado acrescentou que a entrega do equipamento é também uma resposta às críticas direcionadas ao governo.
“A resposta do governador Carlos Brandão é trabalho. Todos os dias vemos inaugurações que transformam os municípios e melhoram a vida da população. Isso é compromisso com os maranhenses”, concluiu.

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Maranhão promovem mais de 900 oficiais e praças

– A promoção dos militares é um ato de reconhecimento, valorização profissional e fortalecimento das duas corporações (Foto: Gilson Teixeira)

Novecentos e vinte e nove oficiais e praças da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foram promovidos nessa segunda-feira (22), em cerimônia realizada no Comando Geral da PMMA, no bairro Calhau, em São Luís.

A promoção dos militares é um ato de reconhecimento, valorização profissional e fortalecimento das duas corporações.

A solenidade de promoção dos militares contou com a condução do governador do Estado, Carlos Brandão.   Ao todo, foram promovidos 698 policiais militares, sendo 604 praças e 94 oficiais. Dentre os oficiais promovidos, oito passam a ocupar o posto de coronel, o mais alto da carreira, e 16 ascenderam ao posto de 2º tenente, primeiro posto da carreira de oficial.  Já no CBMMA, 231 militares foram contemplados, entre eles 113 oficiais e 118 praças.

Destaque para os seis oficiais que atingiram o posto de coronel, incluindo a coronel Amanda Coelho, primeira mulher a alcançar o posto de coronel combatente no Corpo de Bombeiros.

Dentre os oficiais do CBMMA, 62 militares foram promovidos ao posto de 2º tenente. “Mais uma data importante para o sistema de segurança do nosso estado. Essas promoções servem para motivar os militares e, ao mesmo tempo, como reconhecimento pelo trabalho desempenhado. E temos uma novidade: pela primeira vez, em 121 anos, promovemos uma mulher ao posto de coronel combatente do Corpo de Bombeiros. Isso é motivo de muito orgulho, é a valorização das mulheres na nossa tropa do Corpo de Bombeiros”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

A coronel Amanda Coelho agradeceu o reconhecimento do Corpo de Bombeiros pela sua trajetória na corporação. A militar foi a primeira mulher a  ser formada em uma turma de oficiais do CBMMA e foi a primeira a alcançar a mais alta patente militar.

“Isso é um reconhecimento do trabalho, um reconhecimento das mulheres, a capacidade que a gente tem de chegar onde a gente quiser. Eu tenho dito muito que eu estou abrindo portas para outras coronéis. É um marco histórico para a instituição e para o Governo do Estado do Maranhão. Estou muito feliz, muito realizada, e que isso possa ser o início de uma grande história”, destaca a militar.

Mais de 4,4 mil promoções: valorização dos militares

As promoções concedidas por mérito ou antiguidade representam o reconhecimento do Governo do Estado à dedicação dos profissionais da segurança pública e um incentivo à valorização dos militares pelo compromisso com a proteção da sociedade e a garantia da paz.

“É um dia muito importante que representa o investimento feito pelo governador do estado do Maranhão. É o reconhecimento, a valorização dos nossos policiais militares e bombeiros militares com essa promoção. Dessa forma, a instituição se fortalece, os policiais se sentem privilegiados e quem ganha com isso é a sociedade com a maior proteção, com um policiamento muito mais forte”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins.

Fortalecimento das corporações

Desde 2022, o governo Carlos Brandão já efetivou 4.414 promoções para militares, reafirmando o compromisso com a valorização profissional, a motivação dos policiais e bombeiros militares, e o fortalecimento das corporações.

Desse total, 3.708 contemplaram oficiais e praças da PMMA e 706 promoções foram destinadas para oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar. Para o comandante geral da PMMA, coronel Wallace Amorim, o momento é de reconhecimento da atuação individual e coletiva dos promovidos e representa um novo ciclo na carreira militar dos agentes promovidos.

“É muito importante esta data porque é um novo ciclo que começa na vida desses profissionais. É mais do que simplesmente colocar uma estrela ou uma insígnia. Isso vai causar mais impacto na atuação desses policiais”, avalia o coronel Wallace Amorim.

Promoção Post-mortem

O ato de cerimônia de promoção dos praças e oficiais da PMMA e do CBMMA também contou com a promoção Post- mortem do tenente-coronel Marco Aurélio de Jesus Pio ao posto de coronel.

Marco Aurélio faleceu em 2023, ao sofrer um mal súbito após uma partida de futebol. A homenagem foi entregue a familiares do militar.

A cerimônia no Comando Geral da PMMA também contou com a presença de prefeitos de cidades maranhenses, secretários de Estado e representantes dos poderes Legislativo e judiciário.