Iracema Vale acompanha entrega de viatura e ambulância em Barreirinhas e visita a 40ª vaquejada do município

Iracema Vale, governador Brandão, Orleans Brandão, Vinícius Vale e outras autoridades no ato de entrega de viatura e ambulância em Barreirinhas

Agência Assembleia

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), acompanhou, no sábado (26), a entrega de equipamentos para o município de Barreirinhas, ao lado do governador Carlos Brandão. Foram entregues uma nova viatura para reforçar o trabalho do 2º Batalhão da Polícia Militar de Turismo (BPTur) e uma ambulância que vai ampliar os atendimentos do Hospital Regional de Barreirinhas. A comitiva também prestigiou a 40ª edição da vaquejada do município.

As entregas de equipamentos fazem parte do compromisso do Governo do Estado com a melhoria da segurança e da saúde pública no interior do Maranhão. Para Iracema Vale, os investimentos representam o cuidado com a população e atenção às demandas mais urgentes do município.

“O governador Carlos Brandão tem feito um excelente trabalho em todo o Maranhão. Em Barreirinhas, o povo reconhece isso, assim como o compromisso que tanto ele, quanto Orleans Brandão, têm o município. Nestes seis meses de gestão do prefeito Vinícius Vale, a cidade só avançou e o povo sabe do compromisso dele com as pessoas e, com o apoio do governo, isso tem se consolidado”, disse Iracema Vale.

Iracema Vale disse que os investimentos em Barreirinhas representam o cuidado do governador Brandão com a população e às demandas mais urgentes do município

Na ocasião, o governador Carlos Brandão enalteceu as conquistas de Barreirinhas, sob a liderança de Vinícius Vale. “Barreirinhas está em festa, o povo está feliz porque a gente tem trazido muitos benefícios para a cidade. E isso ocorre em todos os municípios com os diversos programas e obras que temos implementado no nosso estado. O nosso governo olha para os invisíveis, governamos com carinho, com amor, e é gratificante saber que a vida das pessoas está melhorando”, afirmou.

Vaquejada

Após a agenda institucional, a presidente da Alema, o governador e sua comitiva prestigiaram a programação da 40ª Vaquejada de Barreirinhas, realizada no Parque Chico Pedro. O evento movimenta a economia local com exposição de animais, feira de negócios, gastronomia e apresentações culturais.

Iracema Vale, governador Brandão e comitiva em frente ao Hospital Regional de Barreirinhas, que foi beneficiado com uma ambulância

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, presente ao evento, destacou o empenho do prefeito Vinícius Vale em retornar com a vaquejada, uma festa aguarda pela população local e visitantes.

“Quero parabenizar o Vinicius por ter voltado a realizar essa vaquejada. A cidade está cheia, hotéis lotados. Barreirinhas já é uma cidade turística, e esse evento tem uma tradição muito grande. E, por isso, o governo do estado fez um esforço e ajudou a fazer essa grande festa que gera emprego e renda, movimentando a economia”, enfatizou Orleans Brandão.

Estavam presentes ainda no evento o secretário de Planejamento, Vinícius Ferro; o prefeito de Barreirinhas, Vinícius Vale; o prefeito de Urbanos Santos, Clemilton Barros; entre outras lideranças políticas da região.

Hildo Rocha, Guilherme Paz e Zezão entregam veículos para a gestão municipal

O município de Governador Luiz Rocha recebeu mais um benefício viabilizado por meio de parceria entre os deputados Hildo Rocha (MDB), Guilherme Paz (Avante) e o prefeito Zezão (MDB). Desta vez, foram entregues para a população: uma ambulância, uma picape strada e outro veículo para a Secretaria de Ação Social.

Durante a cerimônia de entrega dos veículos, realizada na Câmara Municipal, o deputado Hildo Rocha destacou a importância da parceria com o município e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento local.

“Nessa parceria com o prefeito Zezão, com o deputado estadual Guilherme Paz, e com o governador Carlos Brandão, permite que o município de Governador Luiz Rocha receba benefícios importantes. Hoje, por exemplo, fizemos a entrega de um veículo para a assistência social, outro para administração e o terceiro que chegará essa semana que é uma ambulância. Esses veículos irão contribuir para que a prefeitura possa atender a população com mais presteza, com mais eficiência”, destacou Hildo Rocha.

Apoio do governador Carlos Brandão

Ainda de acordo com o parlamentar, o governador Carlos Brandão e o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também são parceiros indispensáveis para que os municípios maranhenses possam crescer e se desenvolver, a exemplo do que acontece atualmente em Governador Luiz Rocha.

“Graças ao apoio do governador Carlos Brandão e do secretário de Assuntos Municipalistas, nós temos conseguido viabilizar grandes benefícios para Governador Luiz Rocha nos setores da educação, da saúde e da infraestrutura, entre outros. Tudo isso é resultado de uma grande parceria que vem trazendo melhorias para a população de Governador Luiz Rocha”, afiançou Hildo Rocha.

Parceria produtiva

O prefeito Zezão agradeceu aos deputados e reforçou a importância dos veículos que foram doados para a administração municipal.

“Nós só temos a agradecer aos deputados Hildo Rocha e Guilherme Paz pelo trabalho em parceria com a nossa administração que resulta sempre em bons resultados para o nosso município. Agradeço também a valiosa ajuda do nosso governador Brandão e do secretário Orleans Brandão. Essa parceria tem dado bons resultados e nós vamos prosseguir trabalhando firme a fim de alcançarmos novos benefícios”, comentou Zezão.

Gratidão aos parceiros

A vice-prefeita Geraldina Silva Almeida também expressou sua gratidão aos parceiros da administração do prefeito Zezão.

“Na minha experiência política, nunca vi deputados tão presentes na vida do município como esses dois. A nossa alegria é grande em receber Guilherme Paz e Hildo Rocha, dois parceiros da nossa administração que tem contribuído muito para o desenvolvimento de Governador Luiz Rocha”, sublinhou Geraldina.

Impactos positivos

A secretária de Saúde, Vanessa de Oliveira, destacou o impacto positivo da parceria do deputado Hildo Rocha.

“Eu, como Secretária de Saúde, só tenho a agradecer mais uma vez ao Hildo pela parceria. O Hildo é o nosso padrinho da saúde. E sempre que ele vem aqui é para trazer benefícios para a população”, declarou Vanessa.

A aquisição dos três veículos, pela prefeitura de Governador Luiz Rocha, é mais uma demonstração do compromisso dos deputados Hildo Rocha e Guilherme Paz com o desenvolvimento do município, evidenciando a forte parceria entre o município, deputados e o governo estadual, na busca por melhorias na qualidade de vida da população luiz-rochense.

Governador Carlos Brandão entrega nova ponte de concreto, pavimentação da MA-278 e anuncia mais benefícios em São Francisco do Maranhão

Com foco no fortalecimento dos municípios e na parceria com os gestores locais, o governador Carlos Brandão segue realizando entregas e inaugurando obras em diversas cidades do estado. Nesse domingo (27), os moradores de São Francisco do Maranhão foram contemplados com intervenções na área de infraestrutura, assinatura de ordens de serviço em diferentes setores e a entrega de carrinhos do Programa Mais Renda.

A agenda começou com uma visita ao Festival de Verão do Médio Sertão, realizado na Praia do Rio Parnaíba, evento que contou com atrações nacionais e programação diversificada.

Em seguida, foram entregues a nova ponte de concreto, que liga os municípios de São Francisco do Maranhão e Barão de Grajaú, e 67 km de pavimentação asfáltica na rodovia MA-278, obras executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

“Essa é a nova ponte, com 24 metros de concreto, para garantir melhor mobilidade entre São Francisco do Maranhão e Barão de Grajaú. Nosso governo trabalha para proporcionar mais qualidade de vida à população”, afirmou o governador.

Para ampliar os benefícios à população, Carlos Brandão assinou ordens de serviço nas áreas de infraestrutura, educação e cidadania. Entre os projetos autorizados estão a construção de quatro novas pontes, a revitalização da urbanização do Morro da Santa Cruz e a adesão ao Programa Rua Digna.

“Quero agradecer ao governador pela visita e pela parceria. O que ele está fazendo aqui é pela população. São obras importantes, que beneficiam muita gente e melhoram a qualidade de vida do nosso povo”, declarou o prefeito de São Francisco do Maranhão, Francisco do Posto.

Também foram autorizadas as obras da Praça da Família, do Portal da Cidade, de um Colégio Militar, uma Estação Tech e uma unidade do Viva/Procon — o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão.

Inclusão produtiva com o Programa Mais Renda

Durante o evento, o governador realizou a entrega de carrinhos do Programa Mais Renda, iniciativa voltada à inclusão socioprodutiva de famílias que buscam gerar ou ampliar renda própria. Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), mais de 4 mil carrinhos já foram entregues em todo o estado.

“O Mais Renda é uma oportunidade muito boa para quem precisa aumentar a renda. Agradeço demais por essa iniciativa do governador, que tem nos ajudado muito”, afirmou a beneficiária Gracenilde Campos Serra.

Outra beneficiária, Tailane Costa Bastos, relatou como o programa transformou sua vida:

“O Programa tem sido uma benção em minha vida. Antes, eu trabalhava com minha sogra, e depois que ganhei o carrinho se abriram portas, porque eu consigo sustentar minha família, conquistar minhas coisas. Então, realmente foi um diferencial”, relatou Tailane.

Investimentos em espaços esportivos

Durante seu discurso, o prefeito Francisco do Posto solicitou ao governador a reforma e ampliação de dois estádios de futebol localizados em povoados do município. Brandão prontamente atendeu ao pedido e apresentou o projeto de revitalização dos espaços esportivos.

Em Pinheiro governo do Maranhão entrega cartões do programa Maranhão Livre da Fome e anuncia novos investimentos

O domingo (27) foi de agenda municipalista do Governo do Maranhão em Pinheiro. Na cidade, o governador Carlos Brandão entregou cartões do programa Maranhão Livre da Fome, além de serviços de saúde e cidadania. Também foram anunciadas novas obras de infraestrutura para o município.

A agenda começou no Festejo de Santo Inácio de Loyola de Pinheiro, Patrimônio Imaterial e Cultural do Maranhão, que conta com o apoio do Governo do Maranhão. Na ocasião, Brandão foi recebido pelo pároco, padre Domingos Higino.

Em seguida, ocorreu a solenidade de entrega dos cartões do programa Maranhão Livre da Fome, no Iema Pinheiro, para 323 beneficiários.
Também foram ofertados serviços de saúde como consultas e exames oftalmológicos e atendimento odontológico, assim como emissão de documentos como RG, CPF e cartão do SUS.

O governador Carlos Brandão ressaltou que a entrega dos cartões do programa Maranhão Livre da Fome neste domingo faz parte de uma extensa agenda para levar os benefícios do programa para todo o estado.

“A gente tem andado o Maranhão inteiro para entregar os cartões do programa Maranhão Livre da Fome e aproveitamos para cumprir nossos compromissos assumidos durante nossas reuniões com os prefeitos. Hoje, também anunciamos a pavimentação da estrada sede do município até o Povoado Pacas, mais 10 quilômetros de pavimentação em vias urbanas e diversos outros investimentos”, assinalou Brandão.

O prefeito André da Ralpnet frisou a importância do programa para as famílias vulneráveis de Pinheiro. “Hoje, é um dia importante para a nossa cidade e que vai fazer a diferença na vida das pessoas que têm mais necessidade. Agradeço à parceria do governador Carlos Brandão e da nossa parte também vamos reforçar as nossas ações de assistência social para essas famílias”.

Maranhão Livre da Fome

Por meio do Programa Maranhão Livre da Fome, o Governo do Estado busca erradicar a fome nos 217 municípios maranhenses, garantindo um complemento financeiro de R$ 200 às famílias beneficiárias do Bolsa Família que, mesmo recebendo o auxílio federal, ainda vivem com renda mensal inferior a R$ 218 per capita (por pessoa), portanto, permanecem abaixo da linha da pobreza extrema.

Além desse valor, famílias incluídas no programa que têm crianças de 0 a 6 anos de idade recebem um adicional de R$ 50 por criança. O programa também garante assistência médica e capacitação profissional para os beneficiários.

Jackiane Souza, mãe de três filhas, é uma das beneficiárias do programa na cidade. “Minha filha mais velha é especial e a caçula é asmática. Com esse benefício, que chegou em boa hora, a cesta básica não vai ser tão pesada, pois não vai descontar tanto do benefício do Bolsa Família. Eu agradeço ao governador Carlos Brandão por lembrar das pessoas que têm mais precisão”, disse.

Mais investimentos

Também em Pinheiro o governador Carlos Brandão entregou uma ambulância para reforçar os serviços de saúde no município e a nova sede da Unidade Regional de Educação (URE).

Brandão assinou ordem de serviço para construção de uma Praça da Família, garantindo espaço de lazer, convivência e atividades físicas para os moradores.

O governador também assinou ordem de serviço para as obras de pavimentação da Estrada Pinheiro/Pacas, na MA-006, totalizando 10 quilômetros.

A construção da estrada vai melhorar o fluxo viário, reduzir acidentes e facilitar o escoamento da produção entre Pinheiro e o distrito de Pacas, regiões de grande importância econômica para a Baixada Maranhense.

Também serão feitos 10 quilômetros de pavimentação de vias urbanas e a requalificação da saída de Pinheiro na divisa com Santa Helena. Brandão também anunciou a construção do portal de entrada da cidade e a entrega de um veículo para uso nas ações de educação, um para a assistência social e outro para a Câmara Municipal de Pinheiro, para uso nos atendimentos dos vereadores à população.

Barreirinhas

Na noite do sábado (26), o governador Carlos Brandão esteve em Barreirinhas onde participou da 40ª edição da Vaquejada de Barreirinhas. Realizada no Parque Chico Pedro a 40ª edição da Vaquejada de Barreirinhas conta com exposição de animais, feira de negócios e shows de artistas locais e nacionais.

No local, Brandão visitou os estandes institucionais do Governo do Maranhão e a praça de alimentação do evento, que conta com espaço para os beneficiários dos programas de inclusão socioprodutiva do Governo do Maranhão Mais Renda e Minha Renda, entre outros espaços.

Durante a programação da feira o governador entregou uma nova viatura para reforçar as ações do 2º Batalhão de Polícia Militar de Turismo da cidade e uma ambulância para ampliar os serviços de saúde do Hospital Regional de Barreirinhas.

Em Alto Alegre do Pindaré, Governo entrega 1.056 cartões do Maranhão Livre da Fome e 800 títulos de imóveis da área urbana

O Governo do Maranhão levou ações municipalistas para Alto Alegre do Pindaré no último sábado (26). O governador Carlos Brandão entregou 1.056 cartões a beneficiários do programa Maranhão Livre da Fome e 800 títulos de domínio de imóveis em área urbana para moradores.

Na ocasião, também foram anunciados novos investimentos para o município. A entrega dos 800 títulos de propriedade aconteceu no Complexo Esportivo Professora Flávia Maria Vasconcelos, localizado na Rua do Sol, no povoado Auzilândia.

Durante a solenidade o governador definiu o sábado como um dia de grandes conquistas para Alto Alegre do Pindaré e região. “Entregamos 800 títulos urbanos para famílias de baixa renda, garantindo dignidade e direito à moradia. Também trouxemos o Maranhão Livre da Fome, beneficiando mais de mil famílias com serviços de saúde, cidadania e a certeza de que a comida não vai mais faltar na mesa. Entregamos também ambulância para reforçar os atendimentos de saúde no município. E assim estamos fazendo em todo o Maranhão. O trabalho não para”, assinalou Brandão.

O prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Didi do PP, destacou que os 800 títulos entregues nesse sábado (26) beneficiam um total de 4 mil pessoas. “A gente só tem a agradecer pela parceria constante do Governo do Maranhão. Alto Alegre do Pindaré é o munícipio com o maior número de títulos entregues. Esta ação está transformando a história da nossa cidade”, informou.

Os títulos, que estão devidamente registrados em cartório, contemplam lotes enquadrados como Regularização Fundiária Urbana (REURB-S).

A ação é executada pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) para garantir segurança jurídica às famílias que residem nos imóveis por meio do programa Essa casa agora é minha.

Segundo o presidente do órgão, Anderson Ferreira, trata-se de uma ação inédita no estado.“Aqui em Auzilândia já tínhamos entregado títulos rurais do programa Paz no Campo e agora chegaram os títulos para os imóveis urbanos. Ainda temos cerca de mil casas no povoado para serem cadastradas e fazermos outra grande entrega de títulos, garantindo a regularização fundiária da comunidade”, afirmou Anderson Ferreira.

O município já foi beneficiado com 760 títulos de domínio rural entre 2022 e 2025, alcançando mais de 1.500 famílias e regularizando uma área de 13.592 hectares.

Ao todo, segundo dados do Iterma, por meio do programa Paz no Campo já foram entregues 22 mil títulos de propriedades rurais e 15 mil de propriedades urbanas, estas dentro do programa Essa casa agora é minha.

Para os moradores beneficiados os títulos de propriedade representam a realização de um sonho. “Finalmente tenho o documento da minha casa própria. Isso é muito importante, por isso, peço a todo mundo que faça o seu cadastro para ter o registro da sua casa. Sou muito grata ao governador Carlos Brandão”, disse Antônia Rocha.

Quem também voltou para casa com o documento do imóvel em mãos foi Albertina Medeiros. “Com a graça de Deus e a Virgem Maria agora estou com meu documento em mãos e me sinto mais segura. Também agradeço ao governador Carlos Brandão por proporcionar essa felicidade para a nossa comunidade”, comentou.

A entrega dos títulos de propriedade tanto na área urbana quanto a rural garante segurança jurídica, dignidade, direito à moradia formalizada, fomento à cidadania e à valorização imobiliária.

Maranhão Livre da Fome

Já a entrega dos 1.056 cartões do programa Maranhão Livre da Fome aconteceu no Iema de Alto Alegre do Pindaré, onde também foram realizadas ações de atenção primária em saúde, como aferição de pressão arterial, vacinação, atendimento odontológico, testes rápidos para hepatites, HIV e sífilis, além da distribuição de medicamentos.

A lavradora Gracilene Pereira Martins é uma das beneficiárias do programa no município. “É uma felicidade muito grande receber esse cartão porque a gente pode ir ao mercado fazer compras para os nossos filhos. Eu já recebo o Bolsa Família, mas todo dinheiro extra que entra para a gente ajuda muito. E também fiz consulta de vista e vou receber meus óculos, que eu não ia ter condições de comprar. Muito obrigado, governador Carlos Brandão”, comemorou.

Quem também recebeu o cartão do programa foi Ana Mikaella Carvalho. “Para mim é muito importante esse esforço do Governo do Maranhão para ajudar as mulheres mãe de família de Alto Alegre do Maranhão. A gente recebeu o cartão, fez várias consultas, então, de uma só vez ganhamos vários benefícios”, disse.

Por meio do Programa Maranhão Livre da Fome, o Governo do Estado busca erradicar a fome nos 217 municípios maranhenses, garantindo um complemento financeiro de R$ 200 às famílias beneficiárias do Bolsa Família que, mesmo recebendo o auxílio federal, ainda vivem com renda mensal inferior a R$ 218 per capita (por pessoa), portanto, permanecem abaixo da linha da pobreza extrema.

Além desse valor, famílias incluídas no programa que têm crianças de 0 a 6 anos de idade recebem um adicional de R$ 50 por criança.
“O programa contempla, ainda, assistência em saúde e capacitação profissional para os beneficiários. Com isso, ampliamos o acesso à atenção básica em saúde e damos condições para que as famílias mais vulneráveis tenham uma formação, um emprego e uma renda própria, ganhando, no futuro, sua independência financeira”, explicou Paulo Casé, secretário de Estado de Desenvolvimento Social.

Mais investimentos

Ainda em Alto Alegre do Pindaré, Brandão assinou ordem de serviço para a implantação de 5 quilômetros de asfalto em diversos bairros da cidade, melhorando a mobilidade urbana, dando mais segurança ao trânsito e acabando com incômodos para os moradores como poeira, lama e buracos.

Também foi feita a entrega uma ambulância para fortalecer o serviço de saúde no município.

Trata-se de ambulância tipo B (Suporte Básico), equipada com ar-condicionado, cilindros de oxigênio, maca retrátil, prancha, cadeira de rodas e kit de primeiros socorros e possibilidade de adaptação para Suporte Avançado (USA).

Pindaré-Mirim comemora aniversário e recebe mais obras estaduais

A comemoração dos 102 anos de Pindaré-Mirim foi marcada pela entrega de obras e a assinatura de ordens de serviço para mais investimentos estaduais no município. Representando o governador Carlos Brandão (PSB), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), participou da programação ao lado do prefeito Dr. Alexandre e reafirmou a parceria que já garantiu vários benefícios para a população.

“Em Pindaré, já fizemos a reforma e modernização do hospital municipal e asfaltamento de ruas, estamos trabalhando na pavimentação da estrada que liga Pindaré a Santa Inês, uma obra desejada há 50 anos, e hoje viemos entregar a Estação Tech, para a formação tecnológica dos jovens; a reforma da Delegacia de Polícia, melhorando as condições de trabalho dos nossos policiais, e 149 títulos de propriedade para que as pessoas tenham segurança jurídica em suas moradias. Tudo isso graças a essa parceria que só beneficia a população”, destacou Orleans Brandão.

O secretário de Assuntos Municipalistas também assinou ordens de serviço para reforma do Estádio Municipal e a implantação da Escola Militar Tiradentes em Pindaré-Mirim. Acompanhado do prefeito, Orleans vistoriou as obras da quadra poliesportiva do IEMA e a construção do cais da cidade, que aguarda o nível do rio baixar para ser concluída. “Até o final deste ano, entregaremos mais esse investimento, que vai favorecer o desenvolvimento do turismo na cidade”, afirmou.

“Encontramos o município com muitas dificuldades, mas com muito trabalho e parcerias conseguimos avançar. Recebemos o Viva Procon, o portal da cidade, o Restaurante Popular, a Estação Tech, a Escola Militar, a regularização fundiária, e muitas outras obras estão em andamento. Somos gratos por essa parceria, e Orleans tem sido um grande amigo da nossa cidade, sempre aberto a nossas solicitações”, declarou Dr. Alexandre.

Deputado Hildo Rocha reforça pedido por obras e equipamentos no Maranhão e destaca parceria com a Codevasf durante reunião com novo presidente da empresa

Durante encontro com o novo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco, do Parnaíba e Itapecuru (Codevasf), Lucas Felipe Oliveira, o deputado federal Hildo Rocha (MDB) reforçou a importância de acelerar a execução de obras no Maranhão e destacou a parceria com a instituição para o desenvolvimento do estado.

“Estamos fazendo uma visita ao novo diretor-presidente da Codevasf, Dr. Lucas, a fim de parabenizá-lo, lhe desejar boa sorte e êxito no seu novo cargo na companhia. Também aproveitei para tratar sobre o andamento de algumas obras da Codevasf no Maranhão”, declarou o parlamentar.

De acordo com Hildo Rocha, no Maranhão existem inúmeras obras importantes em execução, sendo que algumas já estão bem adiantadas. Entre os municípios que estão com obras em execução e projetos a serem iniciados estão:

Amarante, Bacabal, Brejo, São João do Paraíso, Barra do Corda, Cantanhede, Grajaú, Imperatriz, Lago do Junco, Jenipapo dos Vieiras, Matões do Norte, Nina Rodrigues, Santa Quitéria, São José de Ribamar e São Luís, entre outros.

Alguns exemplos

No município de Brejo, por exemplo, a Codevasf está construindo uma unidade de beneficiamento de mandioca (casa de farinha); na cidade de Lago do Junco, uma unidade de produção de polpa de frutas e no município de Amarante uma fábrica comunitária de extrato de tomate, obras bem adiantadas, já em fase realmente de conclusão, e uma fábrica de farinha do município que será administrada pela Cooperativa Cooprama.

Nos municípios de Cantanhede, Jenipapo dos Vieiras e São João do Paraíso foram iniciadas as obras de pavimentação em bloquetes, mas nunca concluídas porque a Construservice, construtora contratada pela Codevasf, deu um cano na empresa e nunca concluiu as obras.

Equipamentos agrícolas e rodoviários

Hildo Rocha também lembrou ao presidente Lucas Felipe que foram realizadas centenas de parcerias entre a Codevasf e o mandato dele para adquirir, também de forma pioneira, mais de trezentos equipamentos doados para as entidades e prefeituras.

“Fui o primeiro deputado federal maranhense a destinar recursos para compra de tratores agrícolas, escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, tratores de esteira, patrol, pá carregadeira, caçambas, caminhões de lixo, caminhões pipas, caminhões, barracas de feiras, entre outras dezenas de equipamentos. Já foram mais de trezentos equipamentos e dezenas de unidades produtivas que conseguem aumentar a renda dos pequenos empreendedores rurais do Maranhão “, enfatizou Hildo Rocha.

Lideranças políticas do Sertão Maranhense declaram apoio a Orleans

Reunidos em um encontro articulado pelo prefeito de São Domingos do Maranhão, Kléber Tratorzão, dezenas de lideranças políticas dos municípios de São Domingos, São João dos Patos, Mirador, Gonçalves Dias, Dom Pedro, Jatobá, Graça Aranha, Buriti Bravo, Lago dos Rodrigues, Santa Filomena, São José dos Basílios, Fortuna, Paraibano, Joselândia, Presidente Dutra e Colinas declararam apoio à pré-candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, ao governo do Estado em 2026. Foi mais um grande ato político que mostra o crescimento do nome do secretário para a disputa eleitoral de 2026.

“Com a experiência de quem está no quarto mandato de prefeito, tenho a convicção de que somente com unidade e trabalho podemos transformar o nosso município e o nosso estado. Por isso, hoje reunimos nosso grupo político e todas as lideranças do Sertão para apresentar Orleans como nosso pré-candidato a governador, porque o grandioso trabalho que vem sendo realizado por Carlos Brandão e sua equipe tem que ter continuidade”, afirmou Kléber Tratorzão, sob aplausos de vereadores, prefeitos e outros líderes políticos presentes no almoço em São Domingos, que também contou com a participação do deputado federal André Fufuca.

Orleans Brandão declarou sua alegria em ver tantos amigos do Sertão Maranhense ali reunidos, convidados pelo prefeito Kleber Tratorzão e a primeira-dama Núbia Patrol. Ao agradecer pela declaração de apoio, afirmou que aceita com muita responsabilidade e trabalho a missão que a ele está sendo confiada, com o compromisso de dar continuidade ao processo de desenvolvimento do Maranhão.

“Desde o primeiro dia em que assumi o cargo de secretário, tenho andado por todo o Maranhão, ouvindo os gestores municipais, estabelecendo parcerias e levando as políticas públicas a quem mais precisa. São mais três mil obras já entregues, como os Viva Procon, os restaurantes populares, as areninhas esportivas, a pavimentação asfáltica, e outras grandes obras sonhadas pela população, como a estrada que liga São Domingos a Graça Aranha. Também estamos combatendo a pobreza com o programa Maranhão Livre da Fome, e gerando emprego e renda para as pessoas. Vamos continuar levando desenvolvimento aos 217 municípios”, enfatizou Orleans Brandão.

Governo anuncia obras de infraestrutura, tecnologia e saúde em São Domingos do Maranhão

O governador Carlos Brandão assinou, nesta quinta-feira (24), diversas ordens de serviço para obras no município de São Domingos do Maranhão. Serão pavimentados 23,5 quilômetros da estrada entre os municípios de Graça Aranha e São Domingos, além da implantação de uma Estação Tech e de um novo hospital no município.

A solenidade de anúncio de novos investimentos em São Domingos do Maranhão ocorreu durante a abertura da 6ª edição do Festival do Abacaxi, que ocorre até o domingo (27) e é uma das principais vitrines da fruticultura no estado.

Durante a solenidade o governador Carlos Brandão destacou os novos investimentos do Governo do Estado no Município. “A tão sonhada Estrada do Abacaxi vai se tornar realidade. Autorizamos a pavimentação de 23,5 quilômetros, ligando Graça Aranha a São Domingos do Maranhão e a construção de um hospital. Além disso, entregamos o novo Centro de Ensino Horácio Alves de Andrade”, pontuou o governador Carlos Brandão.

A Estrada do Abacaxi vai encurtar a distância entre os dois municípios, favorecendo a mobilidade urbana, o escoamento da produção e o acesso da população aos municípios e regiões vizinhas. Será pavimentado o trecho de Graça Aranha, na R-360, a São Domingos do Maranhão, no entroncamento da BR-135 e MA-128.

O prefeito de São Domingos do Maranhão, Kleber Tratorzão, frisou a parceria entre o Governo do Maranhão e o Município. “Já recebemos Iema, um Procon, Restaurante Popular, Praça da Família e agora está nos trazendo um hospital, que é o sonho da nossa população. E essa estrada que vai fomentar muito o nosso produtor de abacaxi”, afirmou.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, assinalou que o trabalho com foco no municipalismo tem como objetivo levar melhorias para a população. “O Governo do Maranhão tem expandido seus investimentos para todas as regionais e municípios. Essa estrada vai beneficiar muita gente, melhorar o escoamento da produção de abacaxi e o tráfego entre as duas cidades”, afirmou.

Outra ação de grande importância para a cidade foi a inauguração do Centro de Ensino Horácio Alves de Andrade, no Centro. Com parceria das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Infraestrutura (Sinfra), o prédio foi completamente reformado e agora oferece melhores condições para o aprendizado dos alunos e trabalho para os servidores.

O centro de ensino passou por reforma do telhado, das instalações elétricas e hidrossanitárias, recebeu nova pintura, novo mobiliário, adaptações para acessibilidade e climatização, garantindo um ambiente mais adequado às atividades pedagógicas.

Brandão também assinou ordem de serviço para implantação de uma Estação Tech, equipamento que promove inclusão digital, acesso às novas tecnologias e qualificação para o mercado digital.

Foi assinado, ainda, termo de autorização para implantação do Hospital Municipal de São Domingos do Maranhão, ampliando a oferta dos serviços de saúde na cidade.

Durante a agenda em São Domingos do Maranhão, o governador Carlos Brandão também participou do Festival do Abacaxi. A sexta edição do evento foi aberta nesta quinta-feira (24) e segue até domingo (27) com atrações culturais e muitas receitas com a fruta, de grande importância para a economia da região.

No Festival do Abacaxi Brandão visitou os estandes institucionais do Governo do Maranhão e acompanhou a certificação de 90 alunos participantes do Curso de Manipulação de Produtos à Base de Abacaxi e de 45 alunos do Curso de Drinks, promovidos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

Também foi assinado, por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), um acordo de cooperação técnica com o Ibama.

Governo do Maranhão faz entregas em Presidente Dutra, Pastos Bons e Colinas nesta sexta-feira (25)

A sexta-feira (25) será marcada por uma agenda municipalista do Governo do Maranhão nos municípios de Presidente Dutra, Pastos Bons e Colinas. Nas cidades, o governador Carlos Brandão entrega obras de educação e infraestrutura, cartões do Programa Maranhão Livre da Fome e anuncia novos investimentos voltados à população.

A agenda tem início às 8h, em Presidente Dutra, com a entrega da reforma do Centro de Ensino Eurico Ribeiro. Localizada na Rua do Comércio, no Povoado Angical, a unidade foi totalmente reestruturada.

O centro passou por reforma do telhado, das instalações elétricas e hidrossanitárias, recebeu nova pintura, novo mobiliário, adaptações para acessibilidade e climatização, garantindo um ambiente mais adequado às atividades pedagógicas.

Na sequência, o governador inaugura dois sistemas simplificados de abastecimento de água: um no Bairro de Fátima e outro no Bairro Campo Dantas. Os sistemas vão garantir o fornecimento de água tratada diretamente nas residências, eliminando a necessidade de buscar água em poços artesianos distantes.

Ainda em Presidente Dutra, será assinada ordem de serviço para novos investimentos. Serão executados 17 quilômetros de pavimentação asfáltica, beneficiando diversos bairros e contribuindo para resolver problemas como poeira, buracos e lama que afetam o cotidiano dos moradores.

O Hospital Regional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra também passará por reforma completa para garantir a prestação dos serviços de saúde com qualidade e conforto para os pacientes.

Outros cinco sistemas de abastecimento de água serão implantados para ampliar o serviço na cidade. Além disso, será inaugurada uma unidade da Estação Tech, promovendo inclusão digital, acesso às novas tecnologias e qualificação para o mercado digital.

Pastos Bons

À tarde, o governador Carlos Brandão participa das comemorações pelos 261 anos de Pastos Bons, onde também realiza entregas de obras, cartões do Programa Maranhão Livre da Fome e novos anúncios de investimentos.

Entre as entregas, estão 5 quilômetros de pavimentação asfáltica em vias urbanas, um sistema de abastecimento de água no Bairro Poeirão, uma ambulância para reforçar a saúde pública e uma viatura policial para ampliar a segurança no município.

Brandão também fará o lançamento do Programa Maranhão Livre da Fome em Pastos Bons e entregará os cartões para os beneficiários na cidade. Para garantir a inclusão socioprodutiva de famílias em situação de vulnerabilidade, também serão entregues sete carrinhos do programa Mais Renda e sete do Minha Renda.

Reforçando o combate a incêndios no período de estiagem, serão entregues kits do Programa Maranhão sem Queimadas.

Além disso, serão assinadas ordens de serviço para a construção de três portais de entrada da cidade, urbanização das praças do Povoado Santa Fé e do Parque da Cidade, implantação de uma Estação Tech e execução de mais três quilômetros de pavimentação urbana.

Finalizando a agenda em Pastos Bons, o governador participa da inauguração das obras de asfaltamento nos bairros São José e Poeirão, além da pavimentação e iluminação em LED do Anel Viário Raimundo Francisco Gaspar. Ele também fará visita técnica às obras do Colégio Militar.

A programação inclui ainda a participação de Brandão na abertura da 1ª Corrida da Cidade, evento que integra as comemorações pelo aniversário do município, promovidas pela prefeitura local.

Colinas

O encerramento da agenda acontece em Colinas, onde o governador participa de solenidade na Praça Dias Carneiro, no Centro, para assinatura de ordem de serviço voltada à urbanização da entrada da cidade. Também será entregue um veículo destinado ao Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com foco nas mulheres rurais.

Na ocasião, serão ainda entregues três sistemas simplificados de abastecimento de água que beneficiarão os povoados Miranda, Fio e Centro da Floresta.

SERVIÇO:

O quê: Entrega de obras de educação, infraestrutura, cartões do Programa Maranhão Livre da Fome e anúncio de novos investimentos em Presidente Dutra, Pastos Bons e Colinas;

Onde:

8h – Presidente Dutra;

12h – Pastos Bons;

17h30 – Colinas.

Quando: Sexta-feira, 25