Maranhão Livre da Fome chega aos municípios de Santa Quitéria, Urbano Santos e Brejo

– Comemoração do início do programa Maranhão Livre da Fome em Urbano Santos (Foto: Gilson Teixeira)

Mais um passo importante no combate à fome e à pobreza foi dado no Maranhão neste fim de semana com a chegada das ações do programa Maranhão Livre da Fome às cidades de Santa Quitéria do Maranhão, Brejo e Urbano Santos. O governador Carlos Brandão acompanhou a ação com parte do secretariado estadual, o momento incluiu a entrega e desbloqueio do cartão do programa aos beneficiários, além de ações de saúde, cidadania e anúncio de capacitação profissional.

“Estamos percorrendo o estado inteiro. Aqui, em Santa Quitéria vamos entregar cartões para mais de 1.400 famílias, com isso mais de 6 mil pessoas serão beneficiadas. É um investimento de R$ 350 mil todo mês que vai circular na economia para a compra de alimentos. Noventa mil famílias vão receber esse benefício e vamos retirar 430 mil pessoas da extrema pobreza”, declarou o governador.

O cartão Maranhão Livre da Fome é destinado a famílias que estão abaixo da linha da pobreza, ou seja, famílias que possuem menos de R$ 218,00 por pessoa para se manterem a cada mês. A identificação dessas famílias foi feita pela gestão estadual a partir do cruzamento de dados federais e a lista com o nome dos beneficiários pode ser consultada publicamente pelo site https://maranhaolivredafome.ma.gov.br/beneficiarios

O benefício mensal no valor de R$ 200,00 e mais R$ 50,00 por cada criança de até seis anos é pago às famílias por meio do Cartão Maranhão Livre da Fome, um cartão pré-pago na função crédito exclusivo para a compra de produtos de gênero alimentício. Com ele, as famílias podem adquirir itens essenciais em estabelecimentos com CNAEs, registro que garante que estão aptos para a comercialização de alimentos.

Em Santa Quitéria do Maranhão estão registradas 1.462 famílias que, a partir de agora, poderão contar com o benefício do governo estadual e ampliar suas rendas, garantindo comida na mesa. O programa também conta com cursos profissionalizantes para que os beneficiários conquistem autonomia financeira.

“O terceiro eixo do Maranhão Livre da Fome é a capacitação profissional dos beneficiários para que possam se preparar para o mercado de trabalho ou tenham o seu próprio negócio. São várias opções e as pessoas serão capacitados a partir de uma grande parceria que estamos fazendo com empresas públicas e privadas”, informou o governador Carlos Brandão.

 

Revitalização na MA-034

Na ocasião, o governador também anunciou a conclusão do projeto para a requalificação da via principal que corta a cidade, a MA-034, transformando-a em um cartão-postal para a região do Baixo Parnaíba. Outras obras anunciadas foram a ampliação do sistema de abastecimento de água, a partir de uma nova adutora do Rio Parnaíba até o município, e a reforma e ampliação da escola municipal Heitor Pedrosa.

A prefeita de Santa Quitéria do Maranhão, Sâmia Moreira, lembrou que várias outras ações da gestão estadual beneficiam a população do município, como a recente entrega de ambulância, portais de entrada e saída da cidade, computadores em escola pública do ensino médio para uso dos estudantes e articulação para implantação de uma unidade do Procon.

“O governador Carlos Brandão está ajudando as famílias que estão em uma situação de pobreza acentuada e ao mesmo tempo trazendo renda que aquecerá a economia. É uma renda que será distribuída e vai ajudar as famílias e o comércio”, destacou a prefeita.

Entre os beneficiários em Santa Quitéria do Maranhão está Cristiane Pereira, que teve acesso aos atendimentos na área da saúde e definiu o programa como esperança para novos dias. “Esse cartão vem em boa hora, pois sou mãe de sete filhos, então agradeço a todos que criaram esse programa, especialmente ao governador Carlos Brandão”, disse.

 

Benefícios em Brejo e Urbano Santos

Na cidade de Brejo, a entrega dos cartões foi realizada na unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), no povoado do Morro Alegre. A prefeita da cidade, Thâmara Castro, destacou a importância do benefício para as mais de 1.800 famílias que estão registradas na cidade no Maranhão Livre da Fome.

“É com muita alegria que recebemos esse programa que vem para ajudar os brejenses. É um programa de muita sensibilidade do governador e recebemos com muita gratidão. Sabemos que temos 6.800 habitantes que recebem o Bolsa Família, mas que hoje não é suficiente e com o Maranhão Livre da Fome vai melhorar”, destacou a prefeita.

Para a lavradora Josélia Maria Viana, a oportunidade de fazer as consultas médicas também foi elogiada. “Eu vou fazer o exame de vista e isso é muito bom, pois tem muitas pessoas que precisam e não têm condições. Então essa é uma oportunidade e estou muito feliz, eu tenho duas crianças e o cartão vai me ajudar muito”, disse.

No município de Urbano Santos mais de 900 famílias estão registradas para receber o cartão. De acordo com o prefeito da cidade, Clemilton Barros, a medida garante dignidade para estas famílias e vai aquecer a economia com a circulação do recurso, que é destinado exclusivamente para a compra de alimentos.

“Esse projeto é fundamental para levar alimento para as famílias que mais precisam, em Urbano Santos temos quase mil famílias beneficiadas. Agradeço também pela participação do secretário [de Estado de Assuntos Municipalistas] Orleans Brandão que tem trabalhado em todos os projetos para melhorar a vida da população”, ressaltou Clemilton Barros.

Presente na solenidade de entrega do benefício, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, ressaltou o compromisso social da gestão estadual que através do municipalismo está ajudando todos os municípios do estado.

“É uma forma carinhosa, acolhedora e humana de tratar as pessoas. O governador Carlos Brandão é assim. Estou muito grata, pois quando o povo se alegra, isso também enche o nosso coração de alegria”, elogiou.

Para a lavradora Gracilene Sousa dos Santos, o trabalho conjunto da gestão estadual e municipal em favor dos que mais precisam é um exemplo positivo. “Para a gente que depende de muita coisa ter uma renda a mais com esse benefício é importante. Eu agradeço pelo cartão e pela consulta, ainda mais que se precisar de óculos é de graça”.

Grupos de bumba boi marcam noite de sábado do Vamos Festejar

– Convento das Mercês virou palco do Vamos Festejar (Foto: Handson Chagas)

O Convento das Mercês é o grande palco da cultura maranhense durante o mês de julho, recebendo as atrações do projeto Vamos Festejar: São João nas Férias. Os grupos de bumba boi foram o grande destaque da noite de sábado (19) que contou com apresentações do Boi Encanto da Ilha, Boi da Madre Deus, Boi Pirilampo, Boi Brilho da Ilha, Boi de Santa Fé e Boi da Maioba, além do Tambor de Crioula Crioulo do Nordeste e o grupo Coco Pirinã

Realizado pela Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), o evento é uma celebração à cultura maranhense valorizando as tradições populares.

“O nosso estado é uma potência de cultura com uma explosão de ritmos, de cores e de sotaques que o mundo precisa conhecer e o Convento das Mercês é um teatro aberto que as pessoas vêm para apreciar a cultura, fazer a experiência da gastronomia, da música, das cores, de todos os ritmos dessa cultura popular do Maranhão. O que acontece aqui é uma celebração dessa diversidade. Isso é fruto de um investimento forte que o governador Carlos Brandão tem feito na área cultural”, declarou o presidente da FMRB, Kécio Rabelo.

Pensando na inclusão e acessibilidade foi preparado o Espaço Kids para a criançada. Também é possível o empréstimo de abafadores de ruídos para crianças neuroatípicas, que contam com o Espaço Girassol, um ambiente seguro e acolhedor. As apresentações contam, ainda, com intérprete de Libras e espaços reservados para idosos, gestantes, pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida ou com crianças de colo.

Para quem visitou o Convento das Mercês na noite de sábado tudo estava perfeito. A assistente social Isis Oliveira destacou a valorização da cultura maranhense com o ‘Vamos Festejar: São João nas Férias’.

“Eu considero um evento muito importante, pois consigo ver todos os tipos de manifestação cultural e vemos pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, e com isso a cultura vai sendo enraizada de geração em geração. Eu vejo aqui que o Governo do Maranhão valoriza muito a cultura local”, comentou.

Além das apresentações culturais, os visitantes também podem conhecer um pouco mais da festa em duas exposições sobre o tema no Convento das Mercês. Uma delas é a Mestres Cantadores do Maranhão, que reúne grandes nomes do bumba meu boi. A outra exposição é a Festas e Festanças do Maranhão, com 30 obras em xilogravura sobre o tambor de crioula, sotaques de bumba meu boi e danças.

O Vamos Festejar é promovido pela FMRB, por meio da Lei de Incentivo Estadual e conta com o patrocínio da EM Vidros e apoio cultural da deputada federal Roseana Sarney.

Setur-MA fortalece ações de regionalização e acompanha entrega de obras no sul do Maranhão

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) participou, na manhã da última quinta-feira (17), de agenda institucional nos municípios de Governador Edison Lobão (Ribeirãozinho) e Ribamar Fiquene, com o objetivo de ampliar a regionalização do turismo no sul do estado.

A comitiva, que contou com a presença do governador Carlos Brandão e do secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão, entregou obras estruturantes, como os acessos às praias de Sumaúma que fica em Ribamar Fiquene e dos Curtumes em Ribeirãozinho (Governador Edison Lobão). Essas ações contribuem diretamente para o fortalecimento da atividade turística na região.

O representante da Setur-MA, superintendente da Chapada das Mesas, Beto Kelnner, avaliou os esforços voltados à consolidação de novos destinos no Mapa do Turismo Brasileiro. Ribamar Fiquene, por exemplo, está em processo de adesão ao programa e se prepara para compor oficialmente o Polo Chapada das Mesas.

“A entrada de Sítio Novo do Maranhão no Polo Serras, Guajajara, Timbira e Kanela representa um passo importante para o fortalecimento do turismo na região sul do estado. Essa movimentação estimula também cidades como Montes Altos e Formosa da Serra Negra, que já fizeram parte do Polo Chapada, a retornarem ao Mapa do Turismo e se tornarem elo entre os polos Serras e Chapada. Essa integração é estratégica para criar rotas mais coesas e atrativas”, afirmou Kelnner.

Na ocasião, a equipe da Setur-MA também se encontrou com o prefeito de Sítio Novo do Maranhão, Antônio Coelho, que foi parabenizado pelo empenho em inserir o município no Mapa do Turismo Nacional. A secretaria reforçou o apoio às ações locais, como a emissão de carteiras de artesão, adesão ao Cadastur e outras ferramentas de profissionalização e ordenamento da atividade turística.

Mudanças Climáticas: Brandão participa da “Global Policy Dialogue”, evento internacional no Espírito Santo em preparação para a COP30

Comitiva estadual liderada pela governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou nesta quinta-feira (17), em Vitória (ES), de painel do evento internacional “Global Policy Dialogue”, atividade preparatória para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro deste ano, em Belém (PA).

Com o tema “Promovendo o financiamento climático e transições justas no caminho até a COP30”, o “Global Policy Dialogue” reúne líderes de vários países e de todo o Brasil e segue com programação até esta sexta-feira (18), com série de sessões temáticas e grupos de debates sobre o tema.

Participam do evento no estado do Espírito Santo, representantes da África do Sul, Alemanha, Argentina, Barbados, Canadá, China, Equador, França, Índia, México, Reino Unido, Uruguai, Estados Unidos e União Europeia, além de governantes de  vários estados brasileiros.

A identificação e recomendação de medidas, parcerias e iniciativas para promover transições justas, permitindo que os países alcancem o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza enquanto enfrentam a mudança climática é um dos motes do evento. Além de representar o Maranhão, Carlos Brandão participou do encontro como porta-voz do Consórcio Interestadual Amazônia Legal, entidade pública que reúne os nove estados da região: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Durante o evento, Brandão apresentou a gestores brasileiros e estrangeiros, cases de sucesso, no campo das políticas ambientais, implementadas pelo poder público estadual do Maranhão, a exemplo dos programas, a exemplo dos programas Floresta Viva. Maranhão Sem Queimadas, Terras Para Elas e Paz no Campo.

“A gente, nesse momento, aproveita para mostrar a experiência que estamos tendo no Maranhão. Não adianta a gente chegar na COP apenas com críticas, a gente tem que mostrar soluções, e nós temos várias soluções, vários projetos que têm dado certo, inclusive programas aprovados por órgãos internacionais, como é o caso da ONU, que acabou de aprovar um programa do Maranhão chamado Terra para Elas”, pontuou Carlos Brandão.

Parcerias e financiamento

A identificação e recomendação de medidas, parcerias e iniciativas para promover transições justas, permitindo que os países alcancem o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza enquanto enfrentam a mudança climática é um dos motes do evento. O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) do Maranhão, Pedro Chagas e o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Anderson Ferreira, acompanharam o governador durante o encontro e apresentaram aos participantes projetos bem-sucedidos implantados no Maranhão, que podem ser replicados em outros estados e países.

“Aqui o governador falou sobre o Floresta Viva, falou sobre o Maranhão Sem Queimadas, sobre os programas Paz no Campo e Terras Para Elas e falou um pouco sobre a agência Investe Maranhão. Tudo isso para organismos internacionais e grandes financiadores estrangeiros que vêm olhando para esses programas como referência, olhando que esses programas estão dando certo na prática”, frisou o secretário Pedro Chagas.

A “Global Policy Dialogue” também  aborda estratégias para ampliar o financiamento climático para os países em desenvolvimento e os debates sobre estratégias para aprimorar a capacidade da governança climática global e da cooperação internacional para o clima. “Aqui estão vários players, vários financiadores que estão querendo colocar recursos internacionais para desenvolver essas boas práticas. Então, o Maranhão sai na frente e aqui a gente vai, com certeza, fazer grandes parcerias para levar mais recursos e ampliar as nossas ações em nosso estado”, afirmou o presidente do Iterma, Anderson Ferreira.

O anfitrião do encontro, o governador do Espírito Santo e presidente do Consórcio Brasil Verde, Renato Casagrande, destacou a importância da captação de financiamento para aplicabilidade de políticas inovadores que promovam a sustentabilidade ambiental e climática.

“A gente discutiu aqui financiamento, transição justa, nesse tema de mudança climática. A gente pôde apresentar aquilo que o Maranhão está fazendo, o que o Espírito Santo está fazendo e o que outros estados e outros países estão fazendo. Aqui temos representantes de 15 países e de diversas entidades debatendo diversos temas de implementação, em especial sobre financiamento e transição justa”, ressaltou Renato Casagrande.

Mudanças climáticas e economia

O presidente da COP 30, embaixador André Corrêa do Lago foi um dos participantes do diálogo e enfatizou a importância econômica de medidas contra as mudanças climáticas para estados e municípios em todo o planeta. “Às vezes as pessoas acham que é economicamente menos interessante ser sustentável e combater mudanças do clima, mas nós já temos amplas demonstrações do quanto é exatamente o contrário, ou seja, combater mudanças do clima é muito bom para a economia, é bom para criar emprego, é bom para o desenvolvimento”, destacou André Lago.

O governador Carlos Brandão lembrou que há forte relação entre a presença de florestas preservadas e baixos indicadores sociais. Brandão antecipou que propôs taxação de grandes empresas poluidoras pela emissão de dióxido de carbono (CO²), para a aplicação de políticas públicas e programas ambientais.

“É importante que a gente tenha atividades sustentáveis, mas mais importante ainda é garantir o financiamento disso, dessas atividades, porque, lamentavelmente, onde tem as maiores florestas do mundo é onde está o maior índice de pobreza. Eu defendo que a gente possa criar uma taxa para as grandes empresas poluidoras dentro do mundo, que emitem gás carbono, que possam contribuir com programas que sejam debatidos, que sejam aprovados, que tenham atividades ambientais e que possam ser implementadas e acompanhadas”.

Brandão inaugurou importantes obras em Governador Edison Lobão e Ribamar Fiquene

– Brandão inaugura obras em Governador Edison Lobão e Ribamar Fiquene (Foto: Rodrigo Ribeiro)

Após participar de extensa agenda de entregas e anúncios de obras e serviços em comemoração ao aniversário de 173 anos de Imperatriz, o governador do Estado, Carlos Brandão, também esteve nesta quarta-feira (16) em mais duas cidades da mesorregião oeste maranhense: Governador Edison Lobão e Ribamar Fiquene, onde autorizou novo investimento em infraestrutura e inaugurou obra em fortalecimento ao turismo na região.

O primeiro destino foi Governador Edison Lobão (Ribeirãozinho), onde foi assinada a ordem de serviço para início das obras na estrada que dá acesso ao setor coureiro do município, o que vai garantir a pavimentação e melhorias da estrada vicinal que liga a zona urbana ao setor produtivo de couro.

“A pavimentação de 4km para o povoado onde se encontra um grande polo coureiro é um anúncio muito importante. São mais de 2 mil pessoas que trabalham lá. A gente precisa pavimentar essa estrada para entrada e saída de caminhões, contribuindo para o fomento do setor coureiro”, pontuou o governador Carlos Brandão.

Entre os benefícios dessa obra estão o fomento ao setor coureiro, com geração de emprego e renda; melhoria na logística, facilitando o escoamento da produção local; integração produtiva e estímulo ao desenvolvimento regional e ampliação da atuação da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul) como órgão articulador do desenvolvimento do Sul maranhense.

Na ocasião, o governador ainda anunciou que outras importantes obras estão sendo realizadas em Ribeirãozinho como as construções de Estação Tech, de Colégio Militar e a instalação de um Restaurante Popular, além de reforma ampla e completa de escola da rede estadual de ensino com construção de quadra poliesportiva coberta, bem como a pavimentação de 3km de estrada dentro da cidade com foco na melhoria da mobilidade urbana.

Sobre a estrada do setor agrícola, uma demanda muito solicitada pela população, o governador afirmou que será realizado projeto de viabilidade técnica para análise dos serviços e breve autorização das obras na estrada, que é via de acesso ao Rio Tocantins.

“São muitas e importantes obras anunciadas pelo nosso governador. Nossa população fica feliz porque tudo que está sendo feito é para o benefício das pessoas, são obras de infraestrutura, na área de educação e de capacitação. Nosso município agradece ao governador”, destacou o prefeito de Ribeirãozinho, Flávio Soares.

Na sequência, Brandão seguiu para Ribamar Fiquene. Na cidade, Brandão e comitiva entregaram a obra de pavimentação da estrada que dá acesso à Praia de Sumaúma, no Rio Tocantins, considerada a maior praia de água doce do Maranhão.

A obra de pavimentação do acesso à Praia de Sumaúma foi gerenciada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e o projeto visa o fortalecimento do turismo na região e o estímulo à geração de emprego e renda na cidade, como detalhou o governador.

“Uma importante obra que estamos inaugurando é a pavimentação de acesso à praia de Sumaúma, possibilitando que as pessoas cheguem mais rápido, com conforto e segurança. Além disso, é uma praia que possui muito comércio e gera muito emprego e renda. Enquanto uns estão se divertindo, outros estão trabalhando e garantindo sua renda”, explicou Carlos Brandão.

O prefeito de Ribamar Fiquene, Cociflan Silva, falou da importância da obra para o município. “É um sonho para esse povo. Nesse período de veraneio mais de 300 famílias se beneficiam comercializando seus produtos e essa estrada vai aumentar o turismo, trazendo mais benefícios aos trabalhadores”, disse o prefeito.

As melhorias ao município contam ainda com serviços que em breve serão realizados como a pavimentação urbana na cidade, além das inaugurações e entregas de Colégio Militar, de Estação Tech, de Viva Procon, de ambulâncias, de viaturas e de carros populares, que serão usados nas áreas de educação e assistência social.

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou o quanto o Governo do Estado tem trabalhado para garantir mais qualidade de vida à população maranhense.

“A gente tem andado por todo o estado entregando obras, entregando ações e hoje é dia da Região Tocantina onde temos trazido mais benefícios para a população. Esse acesso importantíssimo à Praia de Sumaúma vai gerar emprego e renda, vai aumentar o turismo. Anunciamos também outros importantes benefícios para a cidade. O governador está fazendo parceria com os 217 municípios para levar a todos melhor qualidade de vida”, afirmou Orleans Brandão.

Secretário de Assuntos Municipalistas participa da celebração do aniversário de Imperatriz

A força da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Imperatriz foi destaque nas comemorações pelos 173 anos da cidade, iniciadas nesta terça-feira (15). A celebração contou com a presença do governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, lideranças do Legislativo federal e estadual, prefeitos e vereadores da região.

Orleans Brandão participou da entrega da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Iolanda Eulina de Souza Cortez; do Centro de Ensino de Jovens e Adultos (CEJA); da ponte da Rua Dom Pedro; da nova sede da Unidade Regional de Educação (URE) e da drenagem e pavimentação asfáltica da avenida Nicolau Dino. A programação festiva continua nesta quarta-feira (16), dia em que Imperatriz completa 173 anos.

“Estamos mais uma vez em Imperatriz para ouvir a população e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para trazer investimentos em todas as áreas. Graças à parceria entre os governos estadual e federal, a Assembleia Legislativa e o município, somos um time focado em trabalhar por Imperatriz, trazendo obras que transformam o dia a dia das pessoas”, destacou Orleans Brandão.

O prefeito Rildo Amaral afirmou que Imperatriz vive um novo momento, de resgate do orgulho de ser imperatrizense. “Estamos muito felizes em receber quem está contribuindo para o renascimento da nossa cidade, em especial o governador Carlos Brandão e o secretário Orleans Brandão, que tem sido nosso elo com o governo, sempre atento às nossas solicitações. São mais de 30 obras sendo executadas nessa parceria tão fundamental para tirar do papel projetos que estavam travados há anos”, afirmou ele.

Imperatriz comemora 173 anos recebendo obras estaduais

 

Ao completar 173 anos, Imperatriz foi presenteada com a entrega de obras e assinatura de ordens de serviços que vão totalizar mais de 30 obras do Governo do Estado no município. Ao lado do prefeito Rildo Amaral e outras autoridades estaduais e federais, o secretário de Assuntos Municipalistas ressaltou a importância do trabalho em parceria para que a cidade tenha desenvolvimento e melhor qualidade de vida para a população.

“Estamos trabalhando por todo o Maranhão, e Imperatriz tem merecido especial atenção do governador Carlos Brandão e de toda a sua equipe. Temos vindo aqui todo mês, para conversar com as pessoas e ouvir o prefeito Rildo, por isso tanta coisa boa está acontecendo nesta cidade. Imperatriz está mais bonita, mais asfaltada, mais iluminada e com as políticas públicas chegando a quem mais precisa”, enfatizou Orleans Brandão, no segundo dia da comemoração pelo aniversário do município.

Ao agradecer a parceria dos deputados estaduais, do deputado federal JP, da senadora Eliziane Gama, do ministro André Fufuca, presentes nas festividades de Imperatriz, o secretário de Assuntos Municipalistas citou as inúmeras obras já entregues, as que estão em andamento ou serão iniciadas agora, em áreas importantes como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

“Já temos aqui um Restaurante Popular, mas vamos instalar outros dois nos bairros Bacuri e Parque Alvorada. Reinauguramos escolas totalmente reformadas e o Hospital de Alta Complexidade está em fase final. Com o apoio dos nossos parlamentares, várias ruas e avenidas estão recebendo asfalto e autorizamos mais obras de pavimentação asfáltica e drenagem. Autorizamos ainda a construção de praça, creche com 12 salas, UBS, e um novo posto policial. Estamos focados em trazer cada vez mais investimentos para ajudar o prefeito Rildo Amaral a transformar Imperatriz na cidade que a população espera”, concluiu.

Rildo Amaral agradeceu por todo o apoio que tem recebido do governo Carlos Brandão, destacando o papel de interlocutor dos prefeitos desempenhado pelo secretário de Assuntos Municipalistas: “Orleans é aquele que liga para saber das necessidades da nossa população, que está sempre presente em Imperatriz, mostrando que política se faz com diálogo e respeito às pessoas”.

Obras no Aeroporto de Barreirinhas entram na reta final

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), juntamente com a Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), Secretaria da Infraestrutura (Sinfra) e da concessionária Esaero, fará uma visita técnica ao Aeroporto de Barreirinhas, com o objetivo de apresentar os avanços na fase final das obras de reestruturação do terminal. A ação, nesta quarta-feira (16), integra os esforços do Governo do Maranhão para ampliar a conectividade aérea dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais procurados pelos públicos nacional e internacional.

O aeroporto passa por obras de ampliação e modernização que buscam elevar o padrão de conforto, segurança e operacionalidade. Entre os principais serviços em andamento estão: a conclusão do balizamento noturno, ampliação do pátio de aeronaves e melhoria do sistema de drenagem, medidas fundamentais para garantir voos mais frequentes e seguros, especialmente no período de chuvas.  A entrega final está prevista para ocorrer entre os meses de agosto e setembro deste ano.

A visita propõe um momento de diálogo, avaliação técnica e planejamento conjunto, com vistas à entrada em operação plena do aeroporto. Além das intervenções físicas, o terminal está sendo equipado com esteiras de bagagem, pórticos de inspeção com raio-X, novo sistema de videomonitoramento (CFTV) e ar-condicionado, elevando o padrão de atendimento ao turista.

Também estão em andamento os processos regulatórios junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Comando da Aeronáutica, incluindo homologações do novo pátio, do balizamento e do sistema PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão).

“O Aeroporto de Barreirinhas será uma ponte direta para o mundo conhecer ainda mais as belezas do nosso estado. A visita técnica é uma oportunidade de apresentar com transparência e compromisso a obra do Governo do Estado que vai trazer mais desenvolvimento para o Maranhão”, destacou Socorro Araújo, secretária de Estado do Turismo.

Além de facilitar a chegada de visitantes ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a estrutura aeroportuária renovada deve impulsionar cadeias produtivas locais, promover empregos e atrair novos investimentos para o setor turístico. A visita também será um momento de diálogo entre os setores públicos e privados envolvidos na promoção do destino, com foco em planejamento integrado e estratégias para a futura operação do terminal.

 

Serviço

O quê: Visita técnica ao Aeroporto de Barreirinhas.

Quando: Nesta quarta-feira,16 de julho, às 9h30

Onde: Município de Barreirinhas (MA).

Apoio ao empreendedorismo: Governo do Maranhão participa da abertura do Transformar Juntos – Maranhão 2025

A vida da população é transformada a partir do nível de desenvolvimento social e econômico das cidades. Por isso, para pensar o futuro a partir dos municípios, está acontecendo em São Luís a segunda edição do Transformar Juntos – Maranhão. O governador Carlos Brandão participou da abertura do evento que busca debater a melhoria do ambiente de negócios no estado.

Organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e correalizado pelo Governo do Maranhão, o Transformar Juntos – Maranhão foi aberto nesta terça-feira (15) e segue até a quarta-feira (16), no Multicenter Negócios & Eventos, no bairro Cohafuma, em São Luís. O evento reúne gestores públicos e lideranças locais para debater políticas públicas e desenvolvimento territorial, com vistas à melhoria do ambiente de negócios nos 217 municípios maranhenses.

O superintendente do Sebrae, Albertino Leal, enfatizou os desafios para o futuro. “Agora, precisamos avançar ainda mais, consolidar as boas práticas aqui compartilhadas, ampliar o alcance das soluções, integrar os eixos de atuação de forma sistêmica, com apoio técnico, marcos legais adequados e foco em resultados. Transformar exige escolhas e juntos temos todas as condições de fazer com que essa escolha se torne política pública eficaz nas nossas cidades”, disse ele.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo de Sousa, e o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho, também participaram da solenidade de abertura da 2ª edição do Transformar Juntos – Maranhão.

Durante a cerimônia, o governador Carlos Brandão ressaltou a importância da parceria com o Sebrae para que as ações de apoio às micro e pequenas empresas desenvolvidas pelo Governo do Maranhão cheguem com mais agilidade e eficiência aos municípios. “O Transformar Juntos – Maranhão vai reunir os articuladores do Governo do Maranhão, dos municípios e do Sebrae para que a gente possa estreitar ainda mais essa parceria, modernizando a gestão pública e levando os resultados para os municípios. Já temos a Sala do Empreendedor em todos os 217 municípios, e isto tem fortalecido a capacitação dos empreendedores, conforme a aptidão econômica de cada município, afinal, 94% dos empreendimentos maranhenses são micro e pequenas empresas”, assinalou Brandão.

O governador Carlos Brandão  destacou, ainda, iniciativas do Governo do Maranhão para incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. No início deste mês foi assinado termo de cooperação entre o Governo do Estado, Banco do Nordeste (BNB), Sebrae e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para garantir a ampliação de microcrédito para micro e pequenos empreendedores que atuam em solo maranhense.“Fruto desta parceria, o Banco do Nordeste vai financiar cerca de R$ 1,4 bilhão por meio do seu programa de microcrédito, e o Governo do Estado vai pagar os juros das operações no valor de R$ 21 mil, ampliando os negócios e facilitando a vida desses empreendedores. Só com essa parceria vamos atingir R$ 3 bilhões em investimentos nas micro e pequenas empresas. A parceria inclui a instalação de Salas do Empreendedor em todas as unidades do Viva/Procon e em outras 50 do próprio Sebrae, aumentando a capilaridade do acesso ao crédito no nosso estado”, explicou o governador Brandão.

O secretário-geral da Governadoria, Luís Fernando Silva, afirmou que, além do foco no fortalecimento do empreendedorismo, o Transformar Juntos – Maranhão é fundamental para a modernização da gestão pública.“O Transformar Juntos – Maranhão parte da ideia do municipalismo, uma convicção adotada pelo governador Carlos Brandão desde o início da sua gestão. Não existe estado forte sem município forte e sem a participação popular. Vou ministrar uma palestra no painel Cidades Inteligentes, trazendo minha experiência como ex-prefeito de São José de Ribamar, quando a cidade foi 1º lugar estadual e nacional no Prêmio Cidade Empreendedora”, disse Luís Fernando.

 

Maranhão Digital Empresas

Por meio da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), o Governo do Maranhão assinou termo de cooperação técnica com o Sebrae para dar continuidade à expansão do programa Maranhão Digital Empresas, permitindo a automatização dos serviços da Jucema em 60 municípios maranhenses. A iniciativa representa um passo decisivo rumo à digitalização completa dos serviços de registro empresarial no estado.

Sérgio Sombra, presidente da Jucema, falou da importância desse programa. “O primeiro local que um empreendedor busca quando vai abrir seu negócio é o município, para saber da legalidade daquele empreendimento. Com o Maranhão Digital Empresa nós tornamos mais rápido e menos burocrático, simplificando todo o processo de abertura e legalização dos novos negócios na rede municipal, incentivando a geração de emprego e renda”, explicou.

 

Transformar Juntos – Maranhão

O Transformar Juntos 2025 tem como objetivo impulsionar a transformação dos territórios a partir da integração entre gestão pública, empreendedorismo e inovação, promovendo um desenvolvimento sustentável, inclusivo e competitivo para o Maranhão. Dentro dessa agenda estratégica, a Jucema participa com três ações de destaque.

O Governo do Maranhão participa do evento com um stand institucional reunindo a Jucema, e as secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e do Trabalho e Economia Solidária (Setres). Nesse espaço, técnicos estarão à disposição do público para prestar informações e apresentar os programas e ações do Governo do Estado voltados para o ambiente de negócios no Maranhão.

Governador Carlos Brandão entrega pacote de obras e ações no aniversário de 173 anos de Imperatriz

Para reforçar as ações municipalistas da gestão estadual, o governador Carlos Brandão participa das comemorações pelo aniversário do município de Imperatriz, que completa 173 anos nesta quarta-feira (16). O governador estará presente já na terça-feira (15), às 14h, ocasião em que inicia a entrega de obras estaduais no município, começando pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

Ao longo da tarde, serão entregues outras obras estaduais, incluindo a reforma da Unidade Regional de Educação (URE), a pavimentação da Avenida Nicolau Dino e a reforma do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Também serão celebrados vários atos pela gestão municipal, como a inauguração da ponte da Rua Dom Pedro I. Durante a noite, às 19h, haverá missa solene na Igreja Santa Tereza D’Ávila e, em seguida, show na Avenida Beira-Rio.

Na quarta-feira (16), o governador participa das atividades comemorativas desde o início da manhã, incluindo a Corrida 16 de Julho organizada pela prefeitura. Em seguida, visita os mutirões de saúde que estão sendo realizados na cidade e depois o local onde será implantada a fazenda escola do Centro de Ciências Agrárias da Uemasul, que ficará na Rua Ceará no bairro Nova Imperatriz.

Outros atos de gestão estadual e municipal

Ainda na quarta-feira, ocorrerão mais ações estaduais com destaque para a assinatura de ordens de serviço que totalizam mais de R$ 30 milhões em investimento na cidade, incluindo serviços de drenagem e pavimentação de vias, posto policial, creche e vários espaços da Uemasul, como policlínica veterinária, prédio do curso de Medicina, reforma do Centro de Ciências da Saúde, entre outros.

Também será entregue uma ambulância; Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAAs) para os bairros Cacauzinho, Esperantina e Vila Davi II; e haverá a nomeação dos professores aprovados no concurso para docência na Uemasul.

SERVIÇO

O quê: Governador Carlos Brandão entrega pacote de obras no aniversário de 173 anos de Imperatriz.

Quando: Nesta terça (15), às 14h.

Onde: No CEJA, Rua Leôncio Pires Dourado, s/n, Bacuri – Imperatriz.