Arraial do Ipem entra pra história com mais de meio milhão de visitantes

– Com uma grande estrutura, um dos principais espaços do São João do Maranhão atraiu uma multidão de apaixonados pela festa junina (Foto: Fernando dos Anjos)

O Arraial do Ipem encerrou sua programação com chave de ouro. Entre os dias 14 de junho e 13 de julho, o espaço recebeu mais de 642 mil visitantes, um verdadeiro recorde de público que entra para a história do São João do Maranhão, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). O arraial contou com uma megaestrutura de som e palco, com três espaços dedicados às apresentações: o palco principal, o palco alternativo (focado na dança) e o tradicional Barracão do Forró.

Para o secretário de Cultura, Yuri Arruda, os investimentos realizados para transformar a festa junina em referência dentro e fora do Maranhão valorizam a cultura e as potencialidades do estado. Ele destacou que o sucesso de público confirma que as ações adotadas pela gestão estadual estão no caminho certo, consolidando o Arraial do Ipem como um marco nas festividades juninas maranhenses.

“Foram trinta dias intensos de celebração, pertencimento e emoção. O Arraial do Ipem 2025 entrou para a história com mais de 642 mil visitantes e se consolidou como símbolo da força da nossa cultura. Como secretário de Cultura, me emociono ao ver tanta entrega, trabalho e amor por parte de cada colaborador, artista, empreendedor e visitante. Nada disso seria possível sem o apoio do nosso governador Carlos Brandão, que acredita na cultura como instrumento de transformação. O Maranhão pulsa forte, e o Ipem fez história mais uma vez”, declarou Yuri Arruda.

Perfil do público e infraestrutura

Entre os visitantes do Ipem, 49,1% eram adultos do sexo masculino, 45,3% do sexo feminino, e 5,6% eram crianças. Os dias com maior fluxo de público foram o sábado e o domingo, com registros de 126,38 mil e 132,77 mil visitantes, respectivamente. O pico de público por hora chegou a 7.490 pessoas, resultado da ampliação da área para as atrações principais, com palco maior e espaço mais amplo para o público.

A estrutura do Arraial contou com área acessível, espaços instagramáveis, fraldário para garantir conforto aos pais com crianças e o Parque Mundo Encantado, que ofereceu uma diversidade de atrações para o público infantil. A economia também foi movimentada com a presença de grandes marcas, comerciantes e o Espaço do Empreendedor, que reuniu mais de 100 micro e pequenos empreendedores locais, em regime de revezamento, expondo produtos típicos do Maranhão.

Com esses números e estrutura, o Arraial do Ipem entra para a história do São João do Maranhão, reafirmando o slogan deste ano:“O maior do mundo é aqui no Maranhão.”

Municipalismo forte: Brandão recebe mais 11 prefeitos e atinge a marca de 123 gestores municipais do MA já atendidos

– Governador e sua equipe de trabalho ouviram demandas específicas de cada município e autorizaram obras (Foto: Brunno Carvalho)

Mais 11 prefeitos de cidades maranhenses foram recepcionados individualmente pelo governador Carlos Brandão, nesta segunda-feira (14), durante audiências realizadas na sala de reuniões do Palácio dos Leões, em São Luís (MA). Ao todo, o chefe do Poder Executivo estadual já recebeu a visita institucional de 123 gestores e gestoras municipais desde o início do ano. A meta do governo é atender pleitos de todos os 217 municípios do estado.

Durante os encontros, o governador e sua equipe de trabalho, composta por parte do seu secretariado, ouviram demandas específicas de cada município e autorizaram obras, serviços e novos investimentos para cada cidade. “A parceria com os municípios é essencial para levarmos mais obras, serviços e qualidade de vida à população. Seguimos firmes no compromisso com o municipalismo”, informou Brandão nas redes sociais.

Foram recepcionados nesta segunda-feira os prefeitos de: Esperantinópolis, Joselândia, Turilândia, Fortuna, Bom Lugar, Conceição do Lago Açu, Alto Alegre do Pindaré, Vitória do Mearim, Paraibano, Igarapé do Meio e Matões. A prefeita de Esperantinópolis, Simone Carneiro, participou da reunião e acredita que o contato direto com o governador do Estado garante novas possibilidades de desenvolvimento para todos os municípios do Maranhão.

“Todas as cidades precisam dessa parceria entre Estado e município para que possamos alcançar um desenvolvimento maior, uma evolução significativa para toda a nossa população. Agradeço imensamente pelo convite e pela calorosa recepção do nosso governador”, disse a prefeita.

Mais investimentos e novos pleitos

As reuniões com os prefeitos reforçam a agenda municipalista defendida pela atual gestão estadual e garantem a autorização de obras e o repasse de novos equipamentos públicos para as cidades. Esse foi o caso da Prefeitura de Fortuna, que participou da audiência com o governador representada pelo prefeito e por vereadores da cidade. Como resultado imediato da reunião, o município recebeu uma nova ambulância, e uma viatura policial para reforçar a segurança pública.

“Uma reunião muito produtiva, na qual várias obras serão anunciadas pelo governador para o município de Fortuna. Vamos receber uma ambulância, uma viatura da Polícia Militar e estou aqui muito satisfeito, junto com a comitiva de vereadores de Fortuna. Só tenho a agradecer pela recepção do governador”, declarou o prefeito de Fortuna, Sebastião Costa.

Para Paulo Curió, prefeito de Turilândia, município localizado na Baixada Maranhense, o encontro com o governador foi essencial para retomar projetos e iniciar novas ações que envolvam a parceria entre Estado e prefeitura municipal.

“A palavra hoje é gratidão ao nosso governador Carlos Brandão. Trouxemos as pautas do nosso município — algumas antigas e outros novos pleitos — e o nosso governador prontamente nos atendeu. Tenho certeza de que a nossa Turilândia, que vem se destacando com obras em parceria com o Governo do Estado, vai se desenvolver ainda mais nesse novo momento”, avaliou Paulo Curió.

Carlos Brandão participou das reuniões acompanhado dos secretários de Estado Aparício Bandeira (Infraestrutura), Tiago Fernandes (Saúde), Sebastião Madeira (Casa Civil), Alberto Bastos (Monitoramento de Ações Governamentais), Márcio Machado (Governo), Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas), entre outros gestores de pastas governamentais.

Governo do Maranhão entrega obras de urbanização na Lagoa da Jansen

O Parque Ecológico da Lagoa da Jansen, um dos cartões postais de São Luís, ganhou novos espaços que vão garantir o uso ambientalmente adequado da região pela população. Neste domingo (13), o governador Carlos Brandão entregou uma série de obras de urbanização, incluindo duas praças. Também foram vistoriadas as obras de um novo complexo esportivo que estão sendo executadas no local.

Além as obras de urbanização, o Governo do Maranhão também entregou a reforma e ampliação da 1ª Companhia Especializada em Combate a Incêndio Urbano, localizada na Lagoa da Jansen, e carrinhos dos programas de inclusão socioprodutiva Mais Renda e Minha Renda para trabalhadores da região do parque ecológico.

Após as entregas e vistorias de obras, o governador Carlos Brandão fez uma avaliação positiva das ações do Governo do Maranhão no Parque Ecológico da Lagoa da Jansen, ressaltando que o trabalho, além de valorizar a região, também contribui para a preservação ambiental.

“O Governo do Maranhão tem ampliado e melhorado a infraestrutura urbana das áreas de lazer em todos os municípios e aqui em São Luís não é diferente. Estes novos espaços na Lagoa da Jansen vão atrair mais turistas e a população local, que agora contam com uma estrutura adequada e segura. Além de embelezar a cidade, evitamos o mau uso dessa região, preservando também o meio ambiente”, assinalou Brandão.

 

Obras de urbanização

As obras de urbanização entregues contemplam duas praças e a ponte do Mirante da Lagoa. As obras foram executadas por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov).

Com 5.094,50 m² de área, a Praça José Chagas foi totalmente reformada. Foi executada a construção de novos canteiros com plantio de árvores, bancos, instalação de postes de iluminação pública, instalação de lixeiras, novo piso em granilite e pintura do portal já existente. Também foi entregue uma estátua em homenagem ao poeta paraibano radicado no Maranhão, onde construiu sua obra literária.

Outro espaço entregue pelo governador Carlos Brandão foi a praça Professor Bolbi Miranda do Nascimento, local que antes era apenas um calçadão, sem nenhum tipo de equipamento. Após a reforma foram construídos novos canteiros, com plantio de novas árvores, construção de bancos, aplicação de granilite em todo piso, instalação de iluminação cênica, instalação de um novo playground, com piso emborrachado, construção de banheiros públicos e instalação de uma guarita para melhor segurança.

A praça conta com 1.928,15 metros quadrados mais um playground de 388,75 metros quadrados. Na ocasião, o governador Carlos Brandão também assinou o decreto estadual que nomeia a praça em homenagem ao do engenheiro civil e de segurança do trabalho radicado em São Luís desde a década de 1970, onde destacou-se, entre outras áreas, na sua atuação na Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Também foi entregue a ponte de acesso ao Mirante Lagoa. A ponte foi totalmente revitalizada e recebeu iluminação cênica e agora é um lugar perfeito para um passeio tranquilo e atividade física com uma bela vista.

 

Corpo de Bombeiros

O Governo do Maranhão também entregou as obras de reforma e ampliação da 1ª Companhia Especializada em Combate a Incêndio Urbano, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), localizada na Lagoa da Jansen.

O prédio recebeu obras de reforma e ampliação, dobrando a área construída e oferecendo melhor estrutura para os militares especializados. A estrutura agora conta climatização, alojamentos masculino e feminino, almoxarifado, depósito, sala administrativa, salas de serviço, estar e comando, sistema de abastecimento de água, entre outros espaços, proporcionando mais conforto, acesso e funcionalidade ao efetivo.

O CBMMA recebeu ainda, neste domingo, um caminhão auto bomba tanque, uma caminhonete Triton e dois veículos Toyota Yaris.

O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, ressaltou que o Governo do Maranhão tem se empenhado nos investimentos e reestruturação das bases operacionais do Corpo de Bombeiros.

“É com grande satisfação que celebramos a entrega da nossa unidade na Lagoa, uma demonstração do compromisso do Governo do Maranhão com a valorização da nossa tropa e com a segurança da população maranhense. Essa nova estrutura nos permitirá ampliar a capacidade de resposta, oferecer melhores condições de trabalho aos nossos militares e, sobretudo, prestar um serviço ainda mais eficiente aos maranhenses”, enfatizou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.

Em funcionamento desde 2022, a unidade atende ocorrências de incêndios, vazamentos de gás, realiza resgates, atendimentos pré-hospitalares, além de promover treinamentos, palestras e simpósios voltados à prevenção e combate a princípios de incêndio.

 

Mais obras e entregas na Lagoa da Jansen

Além das entregas das praças José Chagas e Professor Bolbi Miranda do Nascimento e das novas instalações da 1ª Companhia Especializada em Combate a Incêndio Urbano, do CBMMA, o Governo do Maranhão segue com outras obras em execução no Parque Ecológico da Lagoa da Jansen.

Por isso, o governador Carlos Brandão também vistoriou as obras do novo Complexo Esportivo da Laguna da Jansen, que contempla 1 quadra de tênis, 3 poliesportivas e 2 de areia. Os serviços estão quase prontos e, em breve, o complexo será mais um polo atrativo para quem pratica atividades esportivas. As obras estão sendo executadas pela Segov.

Brandão também entregou 7 carrinhos do programa Minha Renda e 5 carrinhos e 3 fritadeiras do programa Mais Renda para comerciantes que já atuam na região da Lagoa da Jansen. Com isso o Governo do Maranhão amplia suas ações de inclusão socioprodutiva e disciplina o uso do espaço urbano.

Escola de tempo integral na zona rural de Milagres é inaugurada pelo Zé Augusto com participação de Hildo Rocha

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) participou da solenidade de inauguração da ampliação e modernização da Escola Municipal Clemente Marques Macatrão, unidade de ensino em tempo integral, localizada no povoado São Roque, no município de Milagres.

A escola, que hoje tem 11 salas de aulas, começou a funcionar com apenas uma sala, com menos de 20 alunos. Hoje a escola tem 230 alunos matriculados. O deputado Hildo Rocha ressaltou o impacto positivo da escola na formação dos estudantes de São Roque e região.

“Esta escola oferece ensino em tempo integral, com o aluno participando de atividades durante dois turnos, sob a orientação de diversos profissionais bem treinados e qualificados. A escola é grandiosa, confortável; tem excelentes profissionais e uma gestão eficiente. Esse conjunto proporciona o bom desempenho dos alunos no Ideb. Percebo a felicidade e o orgulho do prefeito Zé Augusto com esta escola, com estes alunos, com os profissionais que trabalham aqui, com a gestora da escola”, afiançou Hildo Rocha.

Liderança eficaz

Ainda de acordo com o parlamentar, a liderança do prefeito Zé Augusto é um diferencial no bom desempenho da educação ofertada pelo governo municipal.

“Zé Augusto sabe liderar sua equipe, ele está sempre presente, supervisiona, e cobra constantemente os responsáveis pela educação, acompanha de perto o trabalho desempenhado pelos profissionais da educação e sabe ouvir o povo. Por tudo isso, parabenizo tanto o prefeito, por seu comprometimento com a qualidade do ensino, quanto a população de Milagres, por poder contar com um prefeito dedicado que valoriza e investe na educação dos jovens do município”, destacou Hildo Rocha.

Parceiro acessível

O prefeito Zé Augusto reforçou o papel das escolas na transformação social do município e agradeceu a presença do deputado Hildo Rocha, parlamentar que o prefeito definiu como “um parceiro acessível e comprometido com o município de Milagres e seu povo.

“Em nossa gestão, unimos esforços para proporcionar qualidade de vida e cidadania. As escolas são fundamentais para isso, oferecendo ensino de qualidade e oportunidades futuras de trabalho. Nosso compromisso é garantir melhorias nas escolas, na saúde e na infraestrutura, assegurando melhor qualidade de vida para toda a nossa população. Agradeço ao deputado Hildo Rocha um parceiro acessível e comprometido com o município e com a nossa população. A nossa parceria com o deputado Hildo Rocha é fundamental para o progresso de nosso município”, afirmou Gugu.

Deputado atuante e dedicado

A secretária de Educação, Aline Silva Caldas Rodrigues, destacou a importância do evento e agradeceu a presença do deputado Hildo Rocha.

“É uma honra estar aqui hoje celebrando mais um avanço importante no setor da educação do nosso município. O prefeito Zé Augusto sempre demonstrou grande carinho pela população, contribuindo com a educação, a saúde e outras áreas essenciais. Importante destacar também a importância do apoio deputado Hildo Rocha, eficiente apoiador do nosso prefeito, um parlamentar atuante e dedicado que tem contribuído muito com a administração do prefeito Zé Augusto”, declarou Aline.

A diretora da Escola Clemente Marques Macatrão, Any Carvalho Castelo Branco, também destacou a importância da reinauguração da escola de tempo integral e elogiou a parceria do governo municipal com o deputado Hildo Rocha.

“Hoje, temos e felicidade de comemorar a concretização de um sonho: a reforma e ampliação da nossa escola de tempo integral. Nosso objetivo é criar um ambiente acolhedor e facilitador para o processo de aprendizado dos estudantes. Em nome de todos os profissionais que trabalham Escola Municipal Clemente Marques Macatrão, manifesto a nossa gratidão e agradeço também, de forma especial, ao nosso deputado federal Hildo Rocha por sua dedicação, por estar sempre presente prestigiando a população de Milagres do Maranhão”, enfatizou Any.

Brandão vistoria obras do segundo trecho da Avenida Metropolitana, que já está em fase de terraplanagem

O Governo do Maranhão está executando uma das maiores obras de mobilidade urbana da história da Região Metropolitana de São Luís: a Avenida Metropolitana, que irá interligar 50 bairros dos quatro municípios da Grande Ilha. O governador Carlos Brandão vistoriou as obras do segundo trecho da via e destacou que os serviços estão adiantados. O primeiro trecho foi entregue em abril deste ano.

O segundo trecho da Avenida Metropolitana vai do bairro São Raimundo até o Parque Independência. Nesta etapa já foram concluídos os serviços de drenagem profunda e estão em execução os de terraplanagem.

“Nós estamos vistoriando o segundo trecho da Avenida Metropolitana, em frente à Expoema. Esta obra vai transformar a mobilidade urbana da Grande São Luís. Mesmo com as dificuldades do período de chuvas as obras não foram interrompidas em nenhum momento. Além de mais mobilidade, esta obra trouxe mais empregos e vai dar mais qualidade de vida para nossa população”, informou o governador após a vistoria realizada na sexta-feira (12).

Marcos André Mota Carvalho, engenheiro fiscal da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), que está executado as obras, informou que a segunda etapa da avenida corresponde a 7,86 quilômetros do total de toda a extensão do novo corredor viário da Grande Ilha, que tem previsão de entrega para novembro deste ano.

“Apesar de um período extremamente chuvoso que tivemos este ano, de janeiro até agora, já estamos com 30% dos serviços executados. Conseguimos progredir na parte de drenagem profunda e terraplanagem. Esta obra vai desafogar o trânsito de São Luís, recebendo parte dos veículos que vem da entrada de São Luís e os deslocando para a MA-201 (Estrada de Ribamar), favorecendo os quatro municípios da Ilha”, explicou Marcos André Mota Carvalho.

Além do trecho que vai do bairro São Raimundo até o Parque Independência, também já estão em obras o trecho 3, que vai do Parque Independência até a Avenida Guajajaras; o trecho, do Parque Independência até a Rotatória da Universidade Estadual do Maranhão; e o trecho final, do Viaduto Neiva Moreira até a MA-201 (Estrada de Ribamar).

Primeiro trecho
O primeiro trecho da Avenida Metropolitana foi entregue pelo governador Carlos Brandão em abril deste ano e já está melhorando o tráfego na região. Com 1,6 quilômetro o trecho entregue vai da Vila Funil (KM 2 da BR-135) até a Avenida Principal do Conjunto São Raimundo, em São Luís.

A construção da via representa uma das ações mais estratégicas do Governo do Maranhão para a melhoria da mobilidade urbana na Ilha de São Luís. Ao todo, a nova avenida terá cerca de 11 quilômetros de extensão.

A obra é essencial para solucionar problemas viários históricos, garantir fluidez no trânsito, melhorar a acessibilidade regional e promover a integração entre os municípios que compõem a Grande Ilha, já que o sistema viário atual que atende toda a região beneficiada opera acima da capacidade, com longos tempos de espera nas paradas de ônibus, especialmente nos horários de pico.

Corredores como as avenidas Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque, que atendem a áreas estratégicas para o descolamento como Forquilha e Cohab, enfrentam graves congestionamentos, comprometendo o deslocamento de milhares de pessoas diariamente.

Avenida Metropolitana
Quando totalmente concluída, a Avenida Metropolitana será um novo Anel Viário da Grande Ilha, promovendo a integração de milhares de pessoas que moram em 50 bairros da área beneficiada nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa com um tráfego mais seguro e eficiente.

A nova avenida contará com três faixas de rolamento para veículos em cada um dos dois sentidos, abrigos para usuários do transporte coletivo, calçadas de ambos os lados, ciclovia e canteiro central com iluminação.

Ao todo, estão sendo investidos R$ 118 milhões na construção do novo corredor viário. A via está sendo construída pelo Governo do Maranhão em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades.

Com mais de 17 milhões de toneladas de cargas movimentadas, Porto do Itaqui registra o melhor primeiro semestre da história

– Porto do Itaqui registra o melhor primeiro semestre da história (Foto: Divulgação)

O Porto do Itaqui encerrou o primeiro semestre de 2025 com um desempenho histórico. De janeiro a junho foram movimentadas 17,2 milhões de toneladas de cargas, o que representa um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2024 e 7% acima do volume planejado para o período. O resultado consolida o melhor primeiro semestre da história do Itaqui.

Os granéis sólidos lideraram a movimentação, respondendo por cerca de 70% do total, com destaque para a soja, que somou 8 milhões de toneladas, 10% acima do ano anterior. Fertilizante também teve desempenho expressivo, com quase 2 milhões de toneladas movimentadas, superando em 39% o volume de 2024. Já ferro gusa e cobre apresentaram crescimentos relevantes, com altas de 20% e 19%, respectivamente.

A respeito dos granéis líquidos, que representaram 25% da movimentação total, o destaque foi o sebo, com aumento de 70% em relação ao ano anterior. A soda cáustica e os derivados de petróleo também registraram crescimento, reforçando a diversificação da carga operada no porto.

“Esses resultados são possíveis devido à eficiência logística do Itaqui. Estamos cada vez mais empenhados em trazer inovação e agilidade às nossas operações para levar desenvolvimento a todo o Maranhão”, explicou o diretor de operações do Porto do Itaqui, Carlos Roberto Frisoli.

 

Impacto econômico

A partir do desempenho recorde do Porto do Itaqui no primeiro semestre de 2025, ocorrem mudanças positivas na economia maranhense por meio da expansão da produção, da demanda por insumos e da capacidade logística. Além disso, resultados consistentes aumentam a confiança de investidores públicos e privados, o que pode atrair novos empreendimentos industriais, logísticos e agrícolas para o Maranhão.

“Esse aumento nas cargas movimentadas mostra que o porto está operando com eficiência e atraindo mais negócios. Isso fortalece a imagem do Maranhão como um hub logístico confiável em todo o Brasil”, destacou a presidente em exercício do porto, Isa Mary Mendonça.

 

Mais capacidade de movimentação

Para continuar em constante crescimento, o porto investe em iniciativas que visam reforçar a sua capacidade de movimentação. Uma desses investimentos é o Berço 98, que está em construção e aumentará a capacidade de exportação em mais de 8 milhões de toneladas por ano e o faturamento anual em cerca de 20%.

Outro marco importante foi o início das operações ship to ship no Berço 108, em julho de 2025. Esse tipo de operação viabiliza a transferência de carga de navio para navio. Com isso, os demais Berços permanecem disponíveis para outras atividades, reduzindo o tempo de espera das embarcações e aumentando a produtividade do Itaqui. Agora, há dois berços operando com ship to ship (Berços 106 e 108).

 

Principais destaques

 

Granel sólido (toneladas)

Soja: 8.848.157 – 10% acima do ano anterior e 5% acima do planejado;

Fertilizante: 1.980.868 – 39% acima do ano anterior e 33% acima do planejado;

Ferro Gusa: 316.896 – 20% acima do ano anterior e 27% acima do planejado;

Cobre: 453.402 – 19% acima do ano anterior e 15% acima do planejado.

 

Granel líquido (toneladas)

Derivados: 4.131.327 – 07% acima do ano anterior e 08% acima do planejado;

Soda Cáustica: 50.374 – 10% acima do ano anterior e 12% acima do planejado;

Sebo: 21.881 – 70% acima do ano anterior e 18% acima do planejado.

 

Carga geral (toneladas)

Trilhos: 16.094 – 16% acima do ano anterior e 130% acima do planejado.

Hildo Rocha se reúne com ministro da Saúde, Alexandre Padilha

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) foi recebido em audiência pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir demandas de diversos municípios maranhenses entre as quais a construção de um novo hospital na cidade de Estreito e a aquisição de um prédio para funcionar o Socorrão, na cidade de Imperatriz.

A reunião é mais uma ação que denota o compromisso do deputado Hildo Rocha e de autoridades estaduais e municipais em buscar melhorias na saúde do Maranhão, com o apoio do Ministério da Saúde.

Novo hospital para Estreito

Hildo Rocha agradeceu ao Padilha pela receptividade e pelo interesse em atender as demandas do povo maranhense, em especial as duas demandas mais relevantes discutidas durante o encontro.

 

“Agradeço ao ministro Alexandre Padilha por nos receber hoje aqui no Ministério da Saúde, para conversarmos sobre as demandas importantes do Estado do Maranhão, entre elas a necessidade de um novo hospital para a cidade de Estreito. O hospital antigo está muito deteriorado. Então, o prefeito Lés Cunha, que está conosco também, precisa do apoio do governo federal para construir, o mais rápido possível, um novo hospital para oferecer serviços de qualidade para a população de Estreito”, destacou Hildo Rocha.

Novo Socorrão para Imperatriz

O deputado destacou ainda a situação de Imperatriz, que também necessita de uma nova unidade de atendimentos de urgência e emergência.

“Temos também um pedido de Imperatriz, para a aquisição de um novo prédio para o Socorrão. Para agilizar a concretização dessa demanda, discutimos sobre a possibilidade de aproveitar um prédio que foi construído para receber um hospital particular. O presidente Lula esteve recentemente na cidade e conversou com o prefeito Rildo Amaral que se mostrou bastante favorável à aquisição desse prédio, mas tudo depende de recursos e de outros fatores. Viemos aqui junto com a vice-prefeita Carol e o secretário de Saúde, Flamarion Amaral, para discutirmos essa demanda com o ministro Padilha”, explicou Hildo Rocha.

Compromisso com o povo maranhense

O ministro Alexandre Padilha reforçou seu compromisso com as demandas do Maranhão e destacou a importância dos pleitos apresentadas pelo deputado Hildo Rocha e demais integrantes da comitiva maranhense.

“Todas as demandas que foram discutidas durante a nossa reunião são muito importantes. Imperatriz é uma cidade polo da região que lida diariamente com um grande fluxo de atendimentos no setor da saúde. A cidade de Estreito também está crescendo rapidamente e o antigo hospital já não oferece mais condições para acolher os pacientes adequadamente. Iremos avaliar todas as propostas para que possamos avançar na ideia de adquirir o prédio já existente para o Socorrão de Imperatriz e sobre a necessidade de construirmos um novo hospital na cidade de Estreito”, afiançou o ministro.

Esforço notável

Ainda de acordo com o ministro Padilha, o prefeito Léo Cunha tem demonstrado bastante interesse em melhorar os serviços de saúde ofertados pelo município.

“O prefeito Léo já esteve aqui em outras oportunidades, sempre acompanhado do deputado Hildo Rocha, em busca de soluções para as dificuldades do município, no setor da Saúde Pública e, na medida do possível, temos atendido os pleitos do prefeito e continuaremos nos esforçando em busca de melhorias, tanto para Estreito quanto para outros municípios maranhenses”, declarou Padilha.

“Mais uma vez estou vindo aqui pedir ao ministro, em nome do povo do Estreito, uma nova estrutura de atendimento de Saúde para a nossa população. O hospital da nossa cidade é antigo, tem mais de 60 anos. Precisamos, portanto, do apoio do governo federal para que possamos construir, urgentemente, um novo hospital”, argumentou o prefeito Léo Cunha.

 

Orleans Brandão participa da inauguração da Casa da Mulher Maranhense em Barra do Corda

O Maranhão passa a contar com mais um importante equipamento para o enfrentamento à violência contra as mulheres com a inauguração da quarta Casa da Mulher Maranhense, inaugurada segunda-feira (07) em Barra do Corda pelo governo estadual, representado pela secretária da Mulher, Abigail Cunha, e pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

Da solenidade também participaram o prefeito Rigo Teles, o secretário estadual de Planejamento, Vinícius Ferro, prefeitos e lideranças políticas da região.

“A secretária Abigail tem sido guerreira na determinação de expandir para todas as regiões do Maranhão esse equipamento público de acolhimento, de proteção e orientação às mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de diversas formas de violência. Só havia a Casa da Mulher Brasileira em São Luís, hoje já são quatro, e vamos chegar às 18 regionais do estado, graças também à parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. E temos também as carretas da Mulher, levando assistência à saúde aos municípios”, avalia Orleans Brandão.

Abigail Cunha destacou que a inauguração do equipamento reforça o compromisso do Governo do Estado de interiorizar as políticas públicas e afirmar, com clareza, que o Maranhão não tolera a violência contra a mulher. “A Casa da Mulher Maranhense de Barra do Corda mostra o compromisso do Governo do Maranhão com a vida e a dignidade das mulheres. Este espaço foi pensado para acolher, proteger e transformar realidades. Aqui, as mulheres terão não apenas atendimento especializado e ágil, mas também respeito, escuta qualificada e apoio para reconstruírem suas vidas”, enfatizou.

Ao citar os resultados positivos da parceria do Governo do Estado com os municípios, Orleans Brandão fez questão de parabenizar também os prefeitos Rigo Teles, de Barra do Corda, e Gilson Guerreiro, de Grajaú, pelas gestões que estão realizando, e reafirmar a determinação de levar as políticas públicas a quem mais precisa, em todas as 217 cidades maranhenses. “Barra do Corda já recebeu pavimentação de ruas e perfuração de poços, centro esportivo, hospital e escolas reformadas. Hoje, inauguramos a Casa da Mulher e estamos concluindo a instalação de um grande Centro de Hemodiálise, e assinamos ordem de serviço para reforma da 15ª delegacia da Polícia Civil, dentro do plano de restruturação que já reformou mais de 150 delegacias, além de dar melhores condições de trabalho para os policiais, que também foram valorizados com aumento salarial”, ressaltou o secretário de Assuntos Municipalistas.

Orleans Brandão anunciou, ainda, que o governo levará mais de mil quilômetros de asfalto para todos os municípios, a partir de agosto. “Além dos 40 quilômetros de asfaltamento já realizado, Barra do Corda receberá mais 10 quilômetros de pavimentação asfáltica. Os barra-cordenses também terão a reforma completa da UPA. Há muita coisa boa acontecendo, e vamos continuar trabalhando muito por todos os maranhenses”, concluiu ele.

Casa da Mulher Maranhense

Fruto de uma articulação interinstitucional do Governo do Maranhão, a Casa da Mulher Maranhense foi idealizada para garantir às mulheres da Regional de Barra do Corda acesso direto e centralizado a serviços especializados, proporcionando agilidade nos processos judiciais, apoio psicológico e proteção integral.

Coordenada pela Semu, em parceria com a Segov, a Casa reúne no mesmo espaço órgãos essenciais da rede de proteção à mulher e foi estruturada para oferecer um atendimento eficiente e humanizado, promovendo acolhimento digno às mulheres em situação de violência.

Instalada em um ponto estratégico e de fácil acesso, a Casa da Mulher Maranhense de Barra do Corda abrigará a Vara de Violência Doméstica, com sala de audiência e gabinete para o(a) juiz(a); o Ministério Público, com gabinete da Promotoria Especializada contra Violência Doméstica e Familiar; a Defensoria Pública do Estado; a Delegacia Especializada da Mulher, com sala de investigação e atendimento; o gabinete da Patrulha Maria da Penha; além de um alojamento de passagem e serviços de atendimento psicossocial, compondo uma rede completa de amparo e resposta rápida às vítimas.

Vila Palmeira e Liberdade: Arraiais encerram atividades neste domingo (13)

Mesmo com o ápice do São João do Maranhão 2025 já ter passado, a programação cultural continua a todo vapor no mês de julho, com diversas atrações que vão desde o tradicional Bumba meu boi, Tambor de Crioula, Cacuriá, quadrilha, Dança Portuguesa, até shows, forró pé de serra e apresentações locais.

Neste momento, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), reforça sua preocupação em continuar levando os festejos e as tradições para os bairros, por isso, até este domingo (13), acontecem os Arraiais da Vila Palmeira e Liberdade, com muita música, culinária, brincadeira e atrações que só o Maranhão tem.

No Parque da Vila Palmeira, as atrações se adiantam e começam na quarta-feira (09/07), com Quadrilha Mocinha do Sertão, Cacuriá da Vila Goreth, Banda Rick Farrada, e Atração Nacional. No dia seguinte, haverá Dança Portuguesa Majestade de Coimbra, Cacuriá do Candinho, Quadrilha Brilho do Tamancão e a banda Mastruz com Leite.

A partir da quinta-feira (10), na praça do Viva, o Arraial da Liberdade conta com o Tambor de Crioula Fruto da Raça, Dança Portuguesa Encanto de Portugal, Grupo Piaçaba, Cacuriá 100 Vergonha, BMB da Madre Deus e Nossa Vibe. Na sexta-feira (11), a programação começa com Tambor de Crioula Divino Salve Liberdade, Cacuriá Mirim de Ildene, Quadrilha Flor de Vinagreira, e tem prosseguimento com BMB de Axixá, BMB União da Baixada, Boi de Pindaré, e Vamu de Samba.

Veja a programação completa dos Arraiais:

ARRAIAL DA VILA PALMEIRA
09/07 – QUARTA-FEIRA
20h – Quadrilha Mocinha do Sertão
21h – Cacuriá da Vila Goreth
22h – Banda Rick Farrada
23h – Atração Nacional

10/07 – QUINTA-FEIRA
20h – DP Majestade de Coimbra
21h – Cacuriá do Candinho
22h – Quadrilha Brilho do Tamancão
23h – Atração Nacional

11/07 – SEXTA-FEIRA
20h – TC Oriente
21h – Quadrilha Juventude da Esperança
22h – Cacuriá Seguidores de Cristo
23h – BMB de Morros
00h – BMB de Ribamar
01h – BMB da Fortaleza

12/07 – SÁBADO
20h – BMB de Cacabeira de Humberto de Campos
21h – BMB de São Simão
22h – Companhia Chegança
23h – BMB de Santa Fé
00h – BMB da Maioba
01h – BMB de Barbosa

13/07 – DOMINGO
18h – Dança do Boiadeiro Brilho do Sertão
19h – Cacuriá Menina Sapeca
20h – Fernando de Carvalho
21h – Cacuriá Balaio de Rosa
22h – BMB Novilho Branco
23h – BMB da Floresta
00h – Atração Nacional

ARRAIAL DA LIBERDADE
10/07 – QUINTA-FEIRA
19h – TC Fruto da Raça
20h – DP Encanto de Portugal
21h – Grupo Piaçaba
22h – Cacuriá 100 Vergonha
23h – BMB da Madre Deus
00h – Nossa Vibe

11/07 – SEXTA-FEIRA
19h – TC Divino Salve Liberdade
20h – Cacuriá Mirim de Ildene
21h – Quadrilha Flor de Vinagreira
22h – BMB de Axixá
23h – BMB União da Baixada
00h – Boi de Pindaré
01h – Vamu de Samba

12/07 – SÁBADO
19h – TC Mestre Felipe
20h – Cacuriá da Marise
21h – Quadrilha Flor do Sertão
22h – BMB de Nina Rodrigues
23h – BMB Oriente
00h – BMB de Jaguarema
01h – Eraldo Ébano

13/07 – DOMINGO19h – TC de Santa Bárbara
20h – Cacuriá da Basson
21h – Boizinho Barrica
22h – Banda Filhos de Jah
23h – Banda Raiz Tribal
00h – Dressah

Governistas rebatem oposição e pontuam avanços da atual gestão em diversas regiões do estado

POLITICA: Na sessão desta quarta-feira (9), os deputados Arnaldo Melo (PP), Solange Almeida (PL), Cláudia Coutinho (PDT), Antônio Pereira (PSB), Neto Evangelista (União), Ricardo Arruda (MDB), Catulé Júnior (PP) e Eric Costa (PSD), todos da base governista, rebateram informações infundadas ditas pela oposição. Também destacaram avanços do Maranhão na gestão do governador Carlos Brandão (PSB) em diversas regiões.

A deputada Solange Almeida agradeceu a construção do Centro de Hemodiálise de Santa Inês, que será entregue em breve à população. “Antes de tudo, agradecer, porque é um centro muito esperado, que vai atender a 12 cidades daquela região”, disse, reforçando que o governador está seguindo todos os trâmites para garantir o pleno funcionamento da unidade.

Cláudia Coutinho fez um pedido direcionado ao grupo de oposição: “Vamos deixar nosso governador trabalhar. Vamos fazer uma oposição com responsabilidade”, afirmou. Também ressaltou que, por meio de indicação sua, uma escola construída em 1955 está passando por obra de reconstrução. “Política se faz com união, e política se faz com liderança”, disse, informando que, antes, a unidade foi reformada nos governos de José Reinaldo Tavares e Roseana Sarney.

Antônio Pereira também cobrou sensatez do grupo de opositores ao governo. “Acho que devemos tratar essas questões com muita seriedade. Nós não podemos fazer oposição por oposição”. E também defendeu que Brandão é o líder natural da sucessão estadual. “Um governador, que está já no último ano do seu mandato, não pode pensar numa reeleição? Não pode pensar num projeto de sucessão? Pode sim. Todos pensaram”, argumentou.

*Rotina*
Arnaldo Melo destacou ser rotineira a participação do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, em atos do governo. “Nenhuma novidade. O secretário Orleans, que trata de Assuntos Municipalistas, inaugurar uma obra e também autorizar, em nome do governador Carlos Brandão, a construção ou a reforma ou a ampliação de, inclusive, obras como asfaltamento de ruas, melhoramento de estradas vicinais”, disse.

E observou: “O governo está presente nos 217 municípios e não é justo que se faça uma crítica a um trabalho rotineiro de um governo que está aí atuante”.

O deputado Neto Evangelista reafirmou que já foi desmascarada a artimanha da oposição de fazer uma cobrança fake na tribuna sobre uma obra prestes a ser inaugurada para, quando o governo entregar o serviço, os opositores alegarem que só foi feita por causa da cobrança. “Essa retórica, essa narrativa, já é conhecida e não vai colar, portanto”, assegurou.

*Caminho certo*
Ricardo Arruda, por sua vez, assinalou que as falas da oposição, pedindo a conclusão de obras que já estão sendo finalizadas pelo governo, mostram como o governo está no caminho certo. “Ruim seria se a oposição estivesse aqui apontando a necessidade de se ampliar a quantidade de Centros de Hemodiálise. Mas a Oposição vem dizer o quê? Precisa concluir. De fato, precisa concluir”, observou.

Catulé Júnior exaltou o caráter democrático e municipalista do governador Brandão ao citar a nova sede administrativa em Imperatriz, que recebeu críticas da oposição. “Ao colocar uma segunda sede administrativa do governo em Imperatriz, isso demonstra com clareza, sem nenhuma dúvida, que o governador tem este carinho e esta atenção especial em relação à Imperatriz”, disse.

Na mesma linha, o deputado Eric Costa reforçou os benefícios de uma sede do governo na Região Tocantina. “É a presença do governo, que o governo vai continuar investindo em Imperatriz, que o governo não vai deixar cidade sem uma atenção especial, com investimento em segurança, com investimento em infraestrutura. E não só em Imperatriz, mas em toda a região”, defendeu.