Orleans destaca prioridade do governo à segurança alimentar ao inaugurar 200º Restaurante Popular

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, participou da inauguração do 200º Restaurante Popular, no Monte Castelo, e destacou a importância do maior programa de segurança alimentar da América Latina. Ele lembrou que os investimentos feitos pelo governo estadual nos últimos três anos tiraram mais de um milhão de pessoas da pobreza extrema no Maranhão.

“Este equipamento é mais um marco do combate à fome e à pobreza extrema no Maranhão. O Restaurante Popular coloca comida de qualidade e preços simbólicos na mesa de quem não pode comprar. Esta é uma política pública prioritária para o Governo do Estado, que vai chegar a todos os 217 municípios”, destacou ele.

Orleans parabenizou o governador Carlos Brandão, por sempre priorizar a expansão da rede de Restaurantes Populares, mesmo nos momentos de dificuldade financeiras do Estado. Nesses equipamentos, o cidadão tem acesso a café da manhã a R$ 0,50, almoço a R$ 1,00 e jantar a R$ 1,00. “Sempre pensando nos que mais precisam, estamos reduzindo a pobreza extrema e a fome no Maranhão. Esses resultados positivos são apontados por instituições renomadas, como o IBGE e a Fundação Getúlio Vargas”, acrescentou o secretário de Assuntos Municipalistas.

Ao parabenizar a equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), responsável pelos Restaurantes Populares, Orleans também destacou programas importantes, como o Minha Renda e o Mais Renda, e o Maranhão Livre da Fome. “Temos a missão de levar essas importantes políticas públicas a todos os 217 municípios, e esse trabalho vai continuar, para melhorar a vida dos maranhenses”, finalizou o secretário.

Expo Indústria chega ao fim neste domingo celebrando o fortalecimento dos negócios no Maranhão

– Governador Carlos Brandão na Expo Indústria 2025 (Foto: Gilson Teixeira)

O Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, é palco do maior evento multissetorial do Norte e Nordeste, a 6ª Expo Indústria Maranhão, que termina neste domingo (5). O Governo do Maranhão é um dos correalizadores da mostra, organizada pelo Sistema Fiema. Com o tema “Inteligência Artificial: uma nova revolução”, a Expo Indústria 2025 tem como foco a apresentação de soluções tecnológicas de ponta para estimular a competitividade das indústrias e o desenvolvimento sustentável.

A estimativa dos organizadores é que a Expo Indústria Maranhão 2025 gere R$ 320 milhões em negócios, fortalecendo o Maranhão no circuito nacional de feiras industriais. O evento conta com oito espaços temáticos: Plenarium (palestras e conferências), Arena do Crédito (soluções financeiras), Terminal de Inovação (startups), Expo Summit (painéis), Maranhão Fashion Week (moda), Expo Fornecedores e o Marapão (panificação e confeitaria).

“É o momento dos empresários exporem seus produtos, com novas tecnologias, com inovação. É o momento de empresários fazerem negócios. Não tenho dúvida que essa é a maior feira do Nordeste e nós somos patrocinadores desse evento porque a gente acredita, primeiro, no momento que a gente está vivendo, que é de inovação”, enfatizou o governador Carlos Brandão.

A gestão estadual se faz presente com estandes e ações das Secretarias de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), Turismo (Setur), Meio Ambiente (Sema), Juventude (Seejuv), além da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Investe Maranhão e Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmeq).

No evento, a Seinc apresenta ao público programas como o Juros Zero, iniciativa voltada para micro e pequenos empreendedores formais ou informais, onde é possível solicitar créditos de até R$ 22 mil e ter os juros das parcelas abatidos pelo governo estadual. Também estará presente o Armazém do Empreendedor, trazendo o que o Maranhão tem de melhor em produtos e serviços, além de ser uma forte vitrine para as cadeias produtivas e empreendedores maranhenses.

Já no estande da Setur será possível explorar a conexão entre turismo, cultura e economia criativa. No total, a Expoindústria deve contar com mais de 50 mil visitantes nos mais de 250 estantes.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema),  Edilson Baldez, celebrou a parceria entre os setores público e privado na realização do evento.  “Sem o Governo do Estado dificilmente nós realizaríamos este evento. Agradeço pelas parcerias que nós temos feito, que nós temos desenvolvido, coisa que há muito tempo não acontece no Maranhão, essa parceria, essa aproximação do poder público com a iniciativa privada”, afirmou.

Acesse a página oficial do evento na internet (expoindustriama.com.br) e confira a programação completa.

Governo inaugura o Restaurante Popular de número 200 em São Luís

O Governo do Maranhão chega a um marco histórico na política de segurança alimentar: a inauguração do Restaurante Popular de número 200, programado para este sábado (4), no bairro Monte Castelo, em São Luís (MA), a partir das 8h. A nova unidade, localizada na Rua Arimatéia Cisne, s/nº, vai garantir refeições de qualidade a preços acessíveis para a população da região do entorno do Hospital do Câncer Aldenora Bello. O evento contará com a participação do governador Carlos Brandão.

Com capacidade para oferecer diariamente 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares, o restaurante se soma à maior rede pública de restaurantes populares da América Latina. Ao todo, já são 200 unidades implantadas em 177 municípios, consolidando a meta do Governo do Maranhão de levar o programa para todos os municípios do estado.

O marco evidencia o compromisso da gestão estadual com a segurança alimentar e nutricional da população, garantindo refeições saudáveis e de qualidade e fortalecendo uma política pública que combate a fome.

Com a nova unidade, o programa chega à marca de mais de 200 mil refeições servidas diariamente em todo o estado, reafirmando seu papel essencial no enfrentamento à insegurança alimentar.

Serviço

O quê: Inauguração do Restaurante Popular nº 200

Quando: Sábado (4), a partir das 8h.

Onde: Rua Arimatéia Cisne, s/nº, bairro Monte Castelo, São Luís (MA).

Governo celebra 10 anos de funcionamento Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago de Pinheiro

“Quando tive o acidente de moto fui logo encaminhado para este hospital, atendido de imediato;, fiz a cirurgia, o atendimento foi excelente e o tratamento tá indo muito bem”. O relato é do estudante José Augusto Ribeiro, 20 anos, morador do município de Presidente Sarney. Ele foi atendido no ambulatório de ortopedia, um dos serviços oferecidos pelo Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, aos 42 municípios da Baixada maranhense.

O estudante faz parte dos mais de cinco milhões de pacientes atendidos ao longo dos 10 anos de funcionamento da unidade de saúde. Já a dona de casa Ana Clara dos Santos detalhou como tem sido o tratamento do filho Deivid Rikelmy de Sousa, 11 anos, internado na clínica pediátrica. “Ao chegar no hospital, meu filho foi bem atendido, recebeu uma boa medicação e não precisou passar por uma nova cirurgia. O tratamento foi só à base de medicamento, está evoluindo bem e ainda esta semana vamos para casa”, comenta esperançosa a moradora de São João dos Patos.

Unidade pertencente à rede pública estadual de saúde, o Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, completou esta semana a primeira década de atividades, com a marca de 5,3 milhões de atendimentos prestados. A celebração da data contou com uma intensa programação, incluindo  Corrida Solidária e campanha especial de doação de sangue. Os evento movimentaram a rotina dos servidores do hospital, atletas e moradores de Pinheiro.

A auxiliar administrativa Tamires Frazão, 27 anos, moradora da cidade, chegou em primeiro lugar entre as corredoras da categoria feminina e elogiou a iniciativa. “Participar dessa corrida foi muito especial, não só pelo pódio, mas pelo o que a corrida foi capaz de mobilizar. Pessoas que nunca tinha corrido vieram para celebrar conosco as conquistas do hospital que é referência e dar todo suporte necessário e ajudar muita gente”, ressaltou. Em relação à Campanha de doação de sangue, foram coletadas ao todos 163 bolsas.

A diretora administrativa do hospital, Luciana Melo, avaliou as ações realizadas como positivas.  “A Corrida Solidária e a campanha de doação de sangue foram um verdadeiro sucesso. Foi um momento de união, engajamento e consciência sobre a importância de doar vida através do sangue.  Um evento que marca a história e reforça o nosso compromisso com a saúde e com a vida”.

Números
Em dez anos de funcionamento, o Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago prestou um total de 5.365.088 de atendimentos, entre cirurgias, consultas, internações e procedimentos de enfermagem e multidisciplinares.

As internações somaram 44.963; 30.009 cirurgias; 265.556 consultas médicas e 1.262.878 consultas multidisciplinares;  661. 207 procedimentos de enfermagem e 5.696 multidisciplinares, além de 3.047.605 Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT).

Zona Rural de São Luís receberá mais obras estaduais

POLITICA: Centenas de moradores das comunidades do Coqueiro, Juçara e Vila Samara receberam o anúncio de novos investimentos do governo estadual nas áreas de infraestrutura e abastecimento d’água, em reunião com o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, na noite desta quinta-feira (2). O encontro, organizado pelo ex-vereador Chico Carvalho e o vereador Astro Ogum, foi mais uma oportunidade para escutar a população de São Luís e buscar soluções para as suas necessidades.

“Assim como estamos indo a todos os municípios do Maranhão, ouvindo as pessoas para entender suas necessidades e levar as obras e serviços estaduais, também temos a missão de conversar com as lideranças e com a população de São Luís. E aqui já sabemos do desejo de vocês de ter uma praça com quadra, que a partir da próxima semana começaremos a construir. O Coqueiro precisa de melhor abastecimento d’água, e adianto que a equipe da Caema virá fazer um levantamento para definir as ações necessárias. Assim como a Rua do Mirinzal, que agora tem o nosso compromisso de que será asfaltada”, enfatizou Orleans Brandão.

Ao garantir aos moradores que o governo estadual ampliará sua presença na zona rural de São Luís, Orleans listou os grandes investimentos que estão sendo feitos no Maranhão, como os programas Educação de Verdade, de pavimentação asfáltica e de combate à fome em todo o estado. “Estamos realizando obras grandiosas em São Luís, como a avenida Metropolitana e a extensão da avenida Litorânea, mas também indo aos bairros, ouvindo as lideranças e as comunidades, para que possamos melhorar a vida das pessoas. Essa é a nossa missão e o nosso compromisso”, afirmou o secretário.

Líder político com décadas de atuação parlamentar, Chico Carvalho fez questão de agradecer e destacar a forte presença do atual governo estadual na zona rural de São Luís. “A estrada do Portinho a Jacamin foi asfaltada, beneficiando cinco bairros daquela ilha. O Quebra-Pote ganhou o porto com duas praças e quase todas as suas ruas pavimentadas, assim como o Coqueiro e o Recanto Verde. A avenida Metropolitana começa no Funil e vai facilitar o acesso a Santa Bárbara. E o secretário Orleans está sempre disponível para ouvir as nossas demandas e buscar as soluções no governo”, reconheceu o ex-vereador.

Os moradores receberam com muito entusiasmo o compromisso de Orleans Brandão em dar encaminhamento às demandas das comunidades. “O Maranhão tem se reconstruído com um governo de prosperidade e de muitas obras, trabalhando por dias melhores para todos os maranhenses. Por isso, tem todo o nosso reconhecimento e gratidão”, finalizou o vereador Astro de Ogum.

Instituto Opinião confirma crescimento de Orleans Brandão na disputa pelo governo

 

POLITICA: A disputa pelo Governo do Maranhão começa a esquentar. A última pesquisa divulgada pelo conceituado Instituto Opinião mostrou um surpreendente crescimento do atual secretário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão. Levantamento foi realizado de 22 a 25 de setembro.

Na pesquisa estimulada, o jovem político já ocupa a segunda colocação na corrida pelo Palácio dos Leões com 26,7% das intenções de votos contra 32,1% do primeiro colocado, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

Considerando que o prefeito da capital maranhense já está em segundo mandato e é mais conhecido do eleitor, o resultado mostra um desempenho destacável de Orleans.

O secretário tem feito um trabalho elogiado pela abrangência e presença em todos os municípios maranhenses com muitas entregas de obras e programas sociais, mesmo com pouco tempo no cargo.

Governo do Maranhão realiza 5º sorteio de beneficiários do programa Tempo de Semear

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), vai realizar, nesta sexta-feira (3), o 5º sorteio de beneficiários do programa Tempo de Semear. O sorteio ocorrerá no auditório da Sagrima, às 14h30, e será voltado para a Mesorregião Leste Maranhense.

O último sorteio da 1ª etapa do programa contará com o maior número de agricultores e municípios contemplados. Ao todo, serão 1.215 produtores familiares sorteados, distribuídos em 28 municípios. Cada produtor receberá um auxílio financeiro no valor de R$ 2 mil para aquisição de sementes, insumos e equipamentos agrícolas.

Os seguintes municípios serão contemplados neste sorteio: Afonso Cunha, Aldeias Altas, Alto Alegre do Maranhão, Anapurus, Brejo, Buriti, Buriti Bravo, Caxias, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Duque Bacelar, Jatobá, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Paraibano, Parnarama, Passagem Franca, Pastos Bons, Peritoró, São João do Soter, São João dos Patos, Sucupira do Norte, Timbiras, Timon e Urbano Santos.

Sobre o programa
O Tempo de Semear busca oferecer maior agilidade e flexibilidade na aquisição dos produtos, permitindo que os agricultores aproveitem o período ideal de plantio e ampliem sua produção e aumentem sua produtividade.

O benefício será concedido exclusivamente a uma única pessoa por unidade familiar de produção agrária, em parcela única, via cartão de débito, e só poderá ser utilizado em lojas agropecuárias autorizadas pelo programa.

Um dos destaques do programa é a determinação de que, no mínimo, 30% das vagas de cada município sejam destinadas às mulheres agricultoras. A medida visa corrigir desigualdades históricas e fortalecer o protagonismo feminino no campo.

SERVIÇO

O quê: Governo do Maranhão realiza 5º sorteio de beneficiários do programa Tempo de Semear.

Quando: Sexta-feira (3), às 14h30.

Onde: Auditório da Sagrima – Edifício Via Manhattan (9º andar) – Rua Perdizes, nº 3, Qd. 35. Jd. Renascença, São Luís (MA).

Deputado Adelmo Soares participa de agenda intensa em Caxias com ações em educação, cultura e saúde

Governador Carlos Brandão, Adelmo Soares, Orleans Brandão e Fábio Gentil na solenidade de entregas em Caxias

Assecom / Dep. Adelmo Soares

O deputado estadual Adelmo Soares (PSB) marcou presença em uma série de eventos em Caxias, durante o último fim de semana, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do município e o bem-estar da população.

Entre os destaques, o parlamentar acompanhou o governador Carlos Brandão na entrega da reconstrução e ampliação do Centro de Estudos em Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A instituição, que destina 50% das vagas aos estudantes da rede pública, representa um importante investimento na formação acadêmica e no futuro dos jovens maranhenses.

No Ginásio João Castelo, Adelmo Soares participou da entrega de mais de 10 mil tablets aos alunos da rede estadual, fortalecendo o acesso à tecnologia e oferecendo suporte ao processo de aprendizagem.

A agenda cultural incluiu a reinauguração da Academia Caxiense de Letras, ocasião em que o deputado Adelmo Soares e o governador Carlos Brandão receberam o diploma de Membro Benemérito, a maior honraria concedida pela instituição, em reconhecimento aos serviços prestados à cultura local.

Deputado Adelmo Soares com o governador Carlos Brandão e membros da Academia Caxiense de Letras durante a entrega do diploma de Membro Benemérito da entidade

Mutirão da Saúde e Beleza

Além disso, pelo Gabinete Social, Adelmo Soares coordenou mais um Mutirão da Saúde e Beleza na Escolinha Tia Joana, no bairro Volta Redonda, oferecendo atendimentos e serviços à população, reforçando ações que promovem saúde e cidadania.

Durante o evento, o parlamentar também anunciou a chegada do Mutirão da Prótese Dentária para o município de Caxias, que em breve será realizado na Clínica Sorrir. O projeto vai garantir acesso gratuito a próteses dentárias, devolvendo autoestima e qualidade de vida a quem mais precisa.

De acordo com Adelmo Soares, o mandato tem sido “marcado pelo trabalho e pela presença constante junto ao povo, levando dignidade e ampliando oportunidades”.

Com essa agenda diversificada, o deputado Adelmo Soares reafirma seu compromisso com a educação, cultura, saúde e cidadania, fortalecendo o trabalho em prol da população de Caxias e do Maranhão.

Beneficiária escolhe óculos durante o Mutirão da Saúde e Beleza realizado em Caxias
Exames e testes também foram oferecidos durante o mutirão para a população

Osmar Filho inicia semana com agenda na região dos Lençóis Maranhenses

Deputado Osmar Filho com secretário Orleans Brandão e outras autoridades durante entrega de serviços públicos na região dos Lençóis Maranhenses

Assecom / Dep. Osmar Filho / Foto Hamilton Jr

O deputado estadual Osmar Filho (PDT) iniciou a semana com uma intensa agenda de compromissos no interior do Maranhão e em São Luís. Na segunda-feira (29), ele acompanhou o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, em ações realizadas nos municípios da região dos Lençóis Maranhenses.

Em Primeira Cruz, 175 famílias receberam os cartões do programa “Maranhão Livre da Fome”, que garantem R$ 200 mensais para a compra de alimentos, além de acesso a serviços de saúde e cursos de capacitação. Também foram entregues uma ambulância – indicação do parlamentar, além de uma unidade do Proncon e, anunciadas obras de recuperação de estradas.

Para Osmar Filho, a agenda é um reflexo da integração entre o Legislativo e o Executivo em prol do desenvolvimento da região: “Estamos fortalecendo as políticas públicas que fazem diferença na vida das pessoas. É um trabalho coletivo que garante dignidade e oportunidades para a população da região”, afirmou o deputado, ao lado do prefeito do município, Dr. Guilherme.

O deputado destacou emendas parlamentares de sua autoria destinadas à reforma de escolas, apoio à saúde e incentivo a ações culturais em Primeira Cruz, além da realização de mutirões oftalmológicos que garantiram consultas e entrega de óculos à população. Ele aproveitou a oportunidade para anunciar um novo mutirão oftalmológico, desta vez abrangendo a zona rural do município e, ainda, para solicitar ao governo estadual a construção de uma nova areninha, como forma de ampliar o acesso ao esporte, ao lazer e manifestações culturais.

Osmar Filho e outras autoridades celebram a entrega de diversos benefícios aos municípios da região dos Lençóis Maranhenses

Osmar lembrou que as ações do Governo do Maranhão também contemplaram os municípios de Humberto de Campos e Santo Amaro, reforçando o compromisso com famílias em situação de vulnerabilidade social.

Encerrando o dia, o parlamentar participou, ao lado da esposa, vereadora Clara Gomes (PSD), do Festejo de São Francisco de Assis, no bairro do São Francisco, em São Luís, onde acompanhou a programação e a missa da paróquia.

Feirinha Itinerante da Agricultura Familiar valoriza produtos agroecológicos e cultura popular na região do Pages

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), por meio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), realizam neste mês a Feirinha Itinerante da Agricultura Familiar.

O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá na Praça da Bíblia, em Açailândia, no dia 10 de outubro, e na Avenida Elias Haickel – Centro, em Pindaré Mirim, no dia 15 de outubro, sempre das 17h às 22h, reunindo agricultores familiares, comunidades tradicionais e consumidores em um espaço de comercialização, troca de saberes e valorização da cultura popular.

A feirinha oferecerá produtos frescos e diversificados, como frutas, hortaliças, alimentos da reforma agrária, artesanato, doces, produtos do babaçu e variedades típicas da agricultura familiar. A programação contará ainda com espaços para comercialização de produtos processados, mudas ornamentais e frutíferas, além de apresentações culturais de tambor de crioula, bumba-meu-boi, músicas indígenas e outras manifestações artísticas regionais.

“Estamos rodando o Maranhão com a Feirinha Itinerante da Agricultura Familiar, ampliando o acesso dos agricultores à comercialização e oportunizando geração de renda aos agricultores familiares em cada localidade onde o evento é realizado. A agricultura familiar produz alimentos saudáveis e as Feiras são espaços de mostrar as potencialidades da produção rural e segurança alimentar à população”, disse Bira do Pindaré, secretário de Estado da Agricultura Familiar.

Com apoio das prefeituras municipais, associações de agricultores familiares, sindicatos rurais, cooperativas, comunidades indígenas, quilombolas, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, a iniciativa busca fortalecer os mercados locais, ampliar a visibilidade dos produtos agroecológicos e incentivar práticas sustentáveis na Amazônia Maranhense.

O público poderá desfrutar de gastronomia típica, preparada com produtos agroecológicos (como açaí, tapioca, beiju, mingau e caldos) e participar de atividades formativas – oficinas, palestras, minicursos e rodas de conversa sobre boas práticas de comercialização, manipulação de alimentos e mercados institucionais.

A iniciativa também oferecerá informações sobre acesso a políticas públicas, crédito rural e oportunidades de capacitação técnica.

“A Feirinha Itinerante é mais do que um espaço de comercialização. Ela é um ponto de encontro entre agricultores familiares, povos tradicionais e consumidores urbanos, valorizando os saberes do campo e fortalecendo a economia local. Nosso objetivo é aproximar quem produz de quem consome, mostrar a diversidade e a qualidade da agricultura familiar maranhense e incentivar práticas sustentáveis que preservam a Amazônia Maranhense. Ao levarmos essa iniciativa para diferentes municípios, ampliamos oportunidades, geramos renda e reforçamos a identidade cultural de cada território”, reforça a coordenadora geral do Pages, Mariana Nóbrega.

A ação é estratégica para valorizar produtos da sociobiodiversidade como mandioca, mel, açaí, babaçu, hortaliças, artesanato e fortalecer a identidade cultural da região, estimulando circuitos curtos de comercialização, geração de renda, inclusão social e preservação ambiental.